PERGUNTA de Dorothy Lamour
Prezados Francisco Bendl, Virgilio Tamberlini e Carlos Newton,
Pelos belos textos e comentários, peço a opinião de vocês. Como explicar que países que até “ontem” fizeram parte da Cortina de Ferro, que foram arrasados durante a Segunda Guerra Mundial, que ficaram 45 longos anos fechados no comunismo, que não têm um imenso território ou os recursos naturais como o Brasil e hoje estão com IDH alto, qualidade de vida, sem violência, PIB considerável, etc. etc.
###
RESPOSTA de Francisco Bendl
Hoje é Dia dos Avós, então estou acompanhado dos meus cinco netos que vieram visitar o avô e a avó. A festa foi grande, razão pela qual não dei a atenção que normalmente disponho ao blog.
Em princípio, minha cara, eu não seria a pessoa mais indicada para responder à tua pergunta, mas prometo que vou me esforçar. Rússia, Checoslováquia, Hungria, Polônia, os países Bálticos, que seriam a Lituânia, Letônia, Estônia… possuem melhor IDH que o nosso por uma única razão: Educação!
Antes da Revolução Russa de 1917 e da Segunda Guerra Mundial, esses países já detinham um nível cultural de séculos, tradição e costumes praticamente milenares. Havia base intelectual e governos voltados aos estudos, ao Ensino, diante da industrialização européia e necessidade de mão de obra qualificada à época.
Independente do regime comunista que impediu a liberdade de ir e vir, de se escolher os novos dirigentes políticos, o povo detinha consigo alto nível de aprendizado, e que não foi interrompido pelo sistema totalitário.
Por outro lado, após a Segunda Guerra, a Rússia e suas repúblicas trataram de se armar para enfrentar o Ocidente, ocasionando uma corrida industrial muito forte e enaltecendo mais ainda o Ensino em nível superior, diante da necessidade de engenheiros, cientistas, pesquisadores, descobertas e desenvolvimentos de tecnologias e métodos científicos avançados.
Portanto, a meu ver, a Educação, que tem sido desprezada pelos governos brasileiros e, principalmente pelo PT, que permitiu o avanço do analfabetismo depois de tanto tempo em baixa, é a causa principal que nos coloca muito aquém de um IDH que pudéssemos nos orgulhar e nos dar a certeza de que estaríamos sendo administrados corretamente.
Jamais estivemos sendo governados de forma que a Educação e Ensino fossem os objetivos fundamentais de nossos governantes nas últimas décadas, resultando que atualmente estejamos na dependência da exportação de commodities, no lugar de também podermos vender tecnologia ou produtos de ponta.
Assim, o Brasil limita em demasia seu próprio desenvolvimento e progresso da sociedade, carente sempre de mão de obra qualificada, mas empregando milhões de brasileiros na construção civil, que absorve o trabalhador menos preparado em termos de ensino.
Se tu lembrares, quando tivemos uma explosão na construção civil, nossos problemas foram encontrar engenheiros e mestres de obra, enquanto que pedreiros e serventes não eram dificuldades maiores.
Educação é o nosso calcanhar de Aquiles.
Ótimo, prezado Bendl. É aí que o Brasil patina de verdade – na educação, meu caro.
Grande abraço!
Outro, do meu tamanhho, Wagner.
Obrigado pelo comentário, mas acredito que seja esse mesmo o nosso maior problema, aquele que impede que saibamos escoher nossos governantes e decolemos rumo ao desenvolvimento.
Um excelente resto de domingo.
Obrigada Francisco Bendl.
Concordo plenamente. É triste.
infelizmente sem educação o Brasil
continuará andando em círculos, enquanto
seus “governantes” enriquecem e administram
contas secretas em paraísos fiscais.
abraço fraterno
http://ahduvido.com.br/os-10-paises-mais-inteligentes-do-mundo
Vejamos o que as Escrituras dizem sobre INSTRUÇÃO, ENSINO:
1 – “O Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim no monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução.”” (Ex 24,12) … … … A instrução vem de Deus.
2 – “1. E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. … 5. Vede: ensinei-vos leis e ordenações, conforme o Senhor, meu Deus, me ordenou, a fim de as praticardes na terra que ides possuir. 6. Observai-as, praticai-as, porque isto vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos, que, ouvindo todas essas prescrições, dirão: eis uma grande nação, um povo sábio e inteligente. _ 7. Haverá, com efeito, nação tão grande, cujos deuses estejam tão próximos de si como está de nós o Senhor, nosso Deus, cada vez que o invocamos? 8. Qual é a grande nação que tem mandamentos e preceitos tão justos como esta lei que vos apresento hoje? 9. Guarda-te, pois, a ti mesmo: cuida de nunca esquecer o que viste com os teus olhos, e toma cuidado para que isso não saia jamais de teu coração, enquanto viveres; e ensina-o aos teus filhos, e aos filhos de teus filhos. 10. Lembra-te do dia em que te apresentaste diante do Senhor teu Deus em Horeb, quando o Senhor me falou, dizendo: ajunta-me o povo, para que ouçam as minhas palavras, e aprendam a temer-me ao longo de toda a sua vida, e o ensinem aos seus filhos. …13. Ele deu-vos a conhecer a sua aliança, e ordenou-vos que a observásseis: as dez palavras que escreveu nas duas tábuas de pedra. 14. Ordenou-me o Senhor naquele mesmo tempo que vos ensinasse as leis e os preceitos que deveríeis observar na terra que ides possuir. … 39. Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra. 40. Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Dt 4) … … … A instrução é para passar de pai para filho para neto etc e os outros povos reconhecerão que a nação israelita é sábia e inteligente.
“Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti.”
-Deve ser por isso que os ISRAELENSES vivem tão felizes e em paz!
E o Brasil que tem a ver com isso??? ??? ??? kkk snif KKK SNIF kkk snif
…
Tem outro lado da moeda também … caso não se aceite a instrução dada pelo Senhor … confiramos:
3 – “15. Tende cuidado com a vossa vida. No dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou do seio do fogo em Horeb, não vistes figura alguma. 16. Guardai-vos, pois, de fabricar alguma imagem esculpida representando o que quer que seja, figura de homem ou de mulher, 17. representação de algum animal que vive na terra ou de um pássaro que voa nos céus, 18. ou de um réptil que se arrasta sobre a terra, ou de um peixe que vive nas águas, debaixo da terra. 19. Quando levantares os olhos para o céu, e vires o sol, a lua, as estrelas, e todo o exército dos céus, guarda-te de te prostrar diante deles e de render um culto a esses astros, que o Senhor, teu Deus, deu como partilha a todos os povos que vivem debaixo do céu.20. Quanto a vós, o Senhor vos escolheu e vos retirou da fornalha de ferro que era o Egito, para serdes o seu povo, o povo de sua herança, como o sois presentemente. …23. Tende cuidado para não esquecer a aliança que o Senhor, vosso Deus, fez convosco, e não façais uma imagem esculpida, representando o que quer que seja, como vos proibiu o Senhor vosso Deus, 24. porque o Senhor vosso Deus é um fogo devorador, um Deus zeloso. 25. Quando tiverdes filhos e netos, e, depois de vos terdes envelhecido nessa terra, vos corromperdes e fabricardes alguma imagem esculpida do que quer que seja, fazendo o que é mau aos olhos de vosso Deus e provocando assim a sua ira 26. _ tomo hoje como testemunha contra vós os céus e a terra _, certamente não tardareis a desaparecer da terra cuja possessão ides tomar agora, depois de atravessado o Jordão. Não prolongareis nela os vossos dias, mas sereis exterminados. 27. O Senhor vos espalhará entre todos os povos, e restareis poucos entre as nações, aonde vos conduzir o Senhor. 28. Lá, adorareis deuses feitos pela mão do homem, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem sentir. 29. Então procurarás o Senhor, teu Deus, e o encontrarás, contanto que o busques de todo o teu coração e de toda a tua alma. 30. Quando todos esses males tiverem caído sobre ti, mais tarde, em tal tribulação voltar-te-ás para o Senhor, teu Deus, e ouvirás a sua voz, 31. porque o Senhor é um Deus misericordioso, e ele não te quer abandonar nem te extinguir, e não se esquecerá da aliança que jurou aos teus pais. … 39. Sabe, pois, agora, e grava em teu coração que o Senhor é Deus, e que não há outro em cima no céu, nem embaixo na terra. 40. Observa suas leis e suas prescrições que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e prolongues teus dias para sempre na terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Dt 4)”
E vejam o que aconteceu com o zeloso Senhor:
4 – “1. Foi dirigida a Jeremias a palavra do Senhor nestes termos: 2. Vai e desce à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minha palavra. 3. Desci, então, à casa do oleiro, e o encontrei ocupado a trabalhar no torno. 4. Quando o vaso que estava a modelar não lhe saía bem, como sói acontecer nos trabalhos de cerâmica, punha-se a trabalhar em outro à sua maneira. 5. Foi esta, então, a linguagem do Senhor: casa de Israel, não poderei fazer de vós o que faz esse oleiro? – oráculo do Senhor. 6. O que é a argila em suas mãos, assim sois vós nas minhas, Casa de Israel. 7. Ora anuncio a uma nação ou a um reino que vou arrancá-lo e destruí-lo. 8. Mas se essa nação, contra a qual me pronunciei, se afastar do mal que cometeu, arrependo-me da punição com que resolvera castigá-la. 9. Outras vezes, em relação a um povo ou reino, resolvo edificá-lo e plantá-lo. 10. Se, porém, tal nação proceder mal diante de meus olhos e não escutar minha palavra, recuarei do bem que lhe decidira fazer. 11. Assim, portanto, dirige-te agora nestes termos à gente de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Es o que diz o Senhor: nutro o desígnio de lançar-vos uma desgraça, tenciono um projeto contra vós. Voltai todos, portanto, do mau caminho, emendai vosso proceder e vossos atos. 12. É inútil, responderão eles, seguiremos nossas idéias e cada um de nós agirá de acordo com as más inclinações de seu coração obstinado. 13. Eis por que assim fala o Senhor: Interrogai as nações pagãs: quem jamais ouviu semelhante coisa? Foi perversidade sem nome a cometida pela virgem de Israel.14. Acaso será abandonado o rochedo que domina a planície pela neve do Líbano? E esgotar-se-ão as águas fluentes, que, frescas, correm das montanhas? 15. No entanto, o meu povo me esqueceu! Incensa ídolos quiméricos, que o fazem tropeçar pelo caminho, o caminho de outrora, conduzindo-o por veredas (tortuosas) de caminhos não trilhados. 16. A um deserto será reduzida a terra, objeto de perpétuo assobio; e o que por ele passar, estupefato, meneará a cabeça. 17. À semelhança do vento de leste, eu o dispersarei ante seus inimigos. E lhe voltarei as costas e não a face no dia da desgraça. (Jr 18)”
5 – Deus mostra a Ezequiel todo seu ciúme:
“1. No sexto ano, no quinto dia do sexto mês, estava eu sentado em minha casa, com os anciãos de Judá, quando a mão do Senhor baixou sobre mim. 2. Olhei: enxerguei algo como uma silhueta humana. Abaixo do que parecia serem seus rins, era fogo e, desde os rins até o alto, havia um clarão vermelho. 3. Estendeu uma espécie de mão, e me agarrou pelos cachos dos cabelos. O espírito levantou-me entre o céu e a terra, e me levou a Jerusalém, em visões divinas, à entrada da porta interior que olha para o norte, lá onde se erige o ídolo que provoca o ciúme (do Senhor). 4. Lá se me manifestou a glória do Deus de Israel, tal como a visão que tive no vale. 5. E ele me disse: filho do homem, ergue os olhos para o norte. Levantei os olhos para o norte, e vi ao norte da porta do altar, à entrada, o ídolo que provoca o ciúme (do Senhor). 6. Filho do homem, disse-me, vês tu a abominação que praticam, como eles procedem na casa de Israel, para que eu me afaste do meu santuário? Verás, todavia, coisas muito mais graves. 7. Conduziu-me até a entrada do adro e, reparando, vi que havia um rombo no muro. 8. Filho do homem, disse-me ele, fura a muralha. Quando a furei, divisei uma porta. 9. Aproxima-te, diz ele, e contempla as horríveis abominações a que se entregam aqui. 10. Fui até ali para olhar: enxerguei aí toda espécie de imagens de répteis e de animais imundos e, pintados em volta da parede, todos os ídolos da casa de Israel. 11. Setenta anciãos da casa de Israel, entre os quais Jazanias, filho de Safã, se achavam de pé diante deles, segurando cada qual o seu turíbulo, do qual se elevava espessa nuvem de fumaça. 12. Filho do homem, disse-me ele, vês tu o que fazem os anciãos de Israel na obscuridade, cada um deles em sua câmara, guarnecida de ídolos, pensando que o Senhor não os vê, e que ele abandonou a terra? 13. E ajuntou: Verás ainda abominações mais graves que eles estão cometendo. 14. Conduziu-me, então, para a entrada da porta setentrional da casa do Senhor: mulheres estavam assentadas, chorando Tamuz. 15. Filho do homem, falou-me, tu viste? Verás ainda abominações piores do que estas. 16. Levou-me então ao interior do templo. À entrada do santuário do Senhor, entre o vestíbulo e o altar, avistei cerca de vinte e cinco homens, que, de costas para o santuário do Senhor, com a face voltada para o oriente, se prosternavam diante do sol. 17. Filho do homem, disse-me ele, vês isto? Não basta à casa de Judá entregar-se a esses ritos abomináveis que aqui se praticam? Haverá ainda ela de encher a terra de violência, e não cessará de me irritar? Ei-los que trazem o ramo ao nariz. 18. Está bem! Eu, de minha parte, procederei com furor, não terei condescendência, serei impiedoso. Inutilmente clamarão a meus ouvidos, não os ouvirei”. (Ez 8)
…
Esta é a chamada Sinagoga de Satanás!!! !!! !!! Javé seja sempre louvado pela sua eterna Misericórdia!!! !!! !!!
6 – Cabia aos levitas a instrução … “(27-41) Filhos de Levi: Gerson, Caat e Merari. Filhos de Caat: Amrão, Isaar e Oziel. Filhos de Amrão: Aarão, Moisés e Maria. Filhos de Aarão: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. Eleazar gerou Finéias e Finéias gerou Abisué, Abisué gerou Boci, Boci gerou Ozi, Ozi gerou Zaraías, Zaraías gerou Meraiot, Meraiot gerou Amarias, Amarias gerou Aquitob, Aquitob gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquimaas, Aquimaas gerou Azarias, Azarias gerou Joanã, Joanã gerou Azarias, que exerceu o sacerdócio no templo que Salomão construiu em Jerusalém. Azarias gerou Amarias, Amarias gerou Aquitob, Aquitob gerou Sadoc, Sadoc gerou Selum, Selum gerou Helcias, Helcias gerou Azarias, Azarias gerou Saraías, Saraías gerou Josedec, Josedec partiu para o exílio quando o Senhor fez com que Judá e Jerusalém fossem levados ao cativeiro por Nabucodonosor”. (1Cr 5,27) … “Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei”. (Ne 8,9)
…
Após Nabucodonosor, o do exílio de Judá … Neemias e Esdras trazem o povo de volta a Judá … até que surgem os romanos … … … como não é mais sobre instrução; passo a meditar no post do Oswaldo Aranha que trata do Israel de hoje.
Nos últimos 12 anos tivemos avanços significativos na Educação, fato reconhecido pelos organismos internacionais como a ONU. O Brasil ainda vai avançar e muito nos próximos anos com a aprovação da lei que definiu destinação de 10% do PIB para educação. Recentemente o BILL GATES elogiou também o programa BOLSA FAMÍLIA como uma bem sucedida iniciativa.
Tem cada cego!
Costuma-se afirmar que o grande problema do Brasil está na educação. Antes, porém, é preciso deixar bem claro; em que tipo de educação estamos apostando. Pois, neste país, os bandidos mais perniciosos portam formação acadêmica!
Em uma sociedade corrompida, a educação tem a torpe função de requitar os já pervertidos! Graduação em direito, por exemplo, desde os seus primódios, teve e tem uma procura massificante. Quase sempre, os indivíduos que buscam graduação em ciências jurídicas, possuem um histórico pessoal e/ou familiar, no submundo do crime. Uma vez advogados, passam a intergrar um cartel superprotetor – OAB; esses bacharelistas creem que assim adquiriram, senão conhecimentos, mas pelo menos credenciamento para distorcerem e sofismarem a LEI, bem como subornarem os agentes DELA.
O Antigo Testamento é um receituário de dominação prescrito pelos judeus aos
povos reféns do banditismo israelita. O próprio nome Israel significa: simaquia com
Deus (Deus como seu aliado em guerra).
Raciocine: No Antigo Testamento, Deus é retratado como uma propriedade
exclusiva dos judeus (hebreus). Por quê? Porque foram eles quem inventou Deus! A
mulher é descrita como um objeto do homem, no pentateuco. Por quê? Porque
aquele conjunto de livros foi escrito integralmente por homens, daí o cunho
machista. Ora, se o corpo humano consta de 206 ossos, como poderia a mulher se
resumir à fração de 1/206 de um homem, já que Eva foi feita duma costela? (Gen.
2:22).
Outra incoerência: ainda, no Antigo Testamento, Deus aparece na condição de
precursor dos métodos de destruição em massa (o aniquilamento de Sodoma e
Gomorra), Gen. 19:1-29, algo assemelhado a uma explosão nuclear. Nas dez pragas
do Egito, (Ex. 7:14 e 11:10), Deus teria sido o preconizador da guerra química
(envenenando as águas do rio Nilo), e
da guerra biológica (disseminando
gafanhotos pelo reino de faraó). Será se Deus, onisciente e todo-misericordioso,
teria cometido aquelas barbáries? Mesmo porque o Senhor já sabia previamente
que, no segundo milênio do nascimento do Seu filho unigênito, Seus ensinamentos
genocidas iriam habilitar o Bin Laden para atentar contra uma nação protestante,
os EUA, que se dizem ser habitados por um povo “santo e escolhido”?
A Deus também o papel de pivô do primeiro fratricídio lavrado na bíblia, ao ficar
grato pelas ovelhas recebidas de Abel, e se mostrando indiferente para com as
batatas de Caim. Percebendo que o Senhor não reconheceu a sua humilde oferta na
mesma medida das ovelhas doadas pelo seu irmão Abel, isso despertou um
sentimento de inveja em Caim; levando o segundo a assassinar o primeiro. (Gen.
4:8).
Aqueles escritos são apenas malícias humanas. Em estando sentenciadas nas
Sagradas Escrituras, todas as atrocidades perpetradas pelos judeus às outras tribos
recebiam uma
conotação “divina” e, como tal,
eram legitimadas
e
justificadas. Ainda hoje, israelenses (judeus) e árabes (muçulmanos) se arrastam em
um conflito milenar e sangrento, nas terras da Palestina. Tudo teria começado com
a interpretação preconceituosa de uma lenda bíblica. Ismael, filho bastardo de
Abraão com a escrava egípcia, Agar, teria dado origem ao povo árabe (Gen. 16:5-
15). E Isaac, filho legítimo de Abraão (ex-Abrão) com a sua verdadeira esposa, Sara
(ex-Sarai), haveria sido o progenitor dos judeus (Gen. 21:1-7). Então, para
desqualificá-los, os judeus tacham os árabes de descenderem do filho duma puta.
Com
efeito,
se considerarmos aquelas narrativas nefastas (assassinatos,
sequestros, estupros, pilhagens; por exemplo, leiam: Num. 31:17-18; Deut. 20:10, 13
——————————————————————————–
Page 7
e 14; 23:13; 25:11 e 12; 2º Reis 19:35; Juízes 8:10; 2ª Cron. 28:6; 13:17 e 14:19; Isa.
37:36……); uns executados pelo próprio Deus, outros pelos Seus jagunços: Davi,
Moisés etc., (cumprindo ordem divina), então, temos de dar a mão à palmatória, e
concordarmos com o Santo Ofício, como tendo sido um cumprimento fiel às
Sagradas Escrituras por parte da Igreja Católica. Acaso, imitar os ensinamentos
bíblicos constitui um pecado ou uma virtude? Inquisição que não foi exclusiva
apenas do catolicismo, o protestatismo também valeu-se de morticínios para fazer
valer seu proselitismo. João Calvino, o pai dos presbiterianos, mandou queimar na
fogueira o médico espanhol, Michel Servert Grizar. E tantos outros atos sangrentos
promovidos pelos protestantes.
Hoje muitas pessoas ficam horrorizadas ao saberem que, nas favelas das grandes
cidades, os comerciantes são obrigados a pagar pedágios para os chefes do tráfico
local, se quiserem continuar exercendo suas atividades mercantis. Ora, ora esse
critério de sujeição extorsiva já era praticado pelos “capangas de Deus”, quando
submetiam determinadas comunidades à condição de Cidades Tributárias. Para
sobreviverem sem serem molestadas pelos judeus mandões, mafiosos,
tais
comunidades-reféns tinham de transferir grande parte de sua força de trabalho e
riquezas aos seus “protetores”. (Vide em 1ª Cron. 18 e 2º Sam. 8).
O mais gozado e incoerente de tudo isso é que Deus, retratado como bandido e
sanguinário no Antigo Testamento, ainda assim, Ele personifica a figura do BEM.
Ao passo que o diabo, embora nunca tenha matado ou roubado alguém,
paradoxalmente, foi eleito como a fonte do MAL.
A MAIOR FRAUDE DA BÍBLIA pode estar nesta tentativa de ligação profética
entre Antigo e Novo Testamento, possivelmente inserida pela Igreja Católica
quando a bíblia era privativa do clero: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um
sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome
Emanuel. Isa.7:14 -Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será
chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco. Mat. 1:23 e passará a Judá,
inundando-o, e irá passando por ele e chegará até o pescoço; e a extensão de suas
asas encherá a largura da tua terra, ó Emanuel. Isa.8:8 . Curioso: todos os literatos
conterrâneos e/ou contemporâneos de Jesus Cristo, que fizeram menção ao Seu
nome – posteriormente foram flagradas supressões e inserções nas obras deles –
veementes indícios de fraude.
Como é sabido, por muitos anos, a Igreja impôs caçadas mortais aos “hereges” e
censura aos próprios cristãos. Pois, além da Santa Inquisição, houve o Index
Librorum Prohibitorum ou Libros Improbatae Lectionis, cujas leituras eram
proibidas aos fiéis, porque naqueles livros poderiam constar contraditórios que
lançariam por terra as verdades impingidas pelo Clero. Não é à toa que projetos,
tipo o GENOMA HUMANO, recebem veto ferrenho das lideranças religiosas. As
descobertas do GENOMA podem desmascarar os conceitos dos santarrões acerca
da origem da vida.
Na fábula de Adão, Eva e a serpente, no paraíso, há gritantes evidências dela ter
sido plagiada de um conto assemelhado, narrado no livro Avesta, de Zoroastro,
escrito por volta do sec. VII Antes de Cristo, portanto, anterior à Bíblia Sagrada.
No Avesta, a serpente era incorporada em Arimã, que, por corruptela ou
——————————————————————————–
Page 8
dissimilação, teria dado origem ao termo Satã. E o BEM era representado por
Ahura Masda ou Ormuzd. (Rituais Secretos – Maria Helena Farelli – Pag. 12). De
resto, apenas o fato de Deus ou Jesus terem escrito sequer uma letra na bíblia, tudo
teria sido transcrito pelos seus pretensos psicógrafos (quem escreve algo inspirado
por um ente sobrenatural), já é uma razão de sobra para esse “livro sagrado” ser
lançado na lixeira do descrédito
Estimado Benigno Dias … Vamos conferir?
“O Antigo Testamento é um receituário de dominação prescrito pelos judeus aos
povos reféns do banditismo israelita. O próprio nome Israel significa: simaquia com
Deus (Deus como seu aliado em guerra).”
…
Em dicionariodenomesproprios…com…br/israel/: “Significado do Nome Israel
Israel: Significa “ele luta com Deus”.
Tem origem no hebraico Yisrael, a partir da união dos elementos sara que significa “ele luta” e El que quer dizer “Deus” e significa literalmente “ele luta com Deus”. O primeiro elemento está calcado no termo árabe shára que quer dizer “ele estava irado, ele lutou”.
Provavelmente o seu significado vem através de uma alusão ao personagem bíblico Israel mencionado no Antigo Testamento que lutou com um anjo do Senhor. Batizado pelos seus pais como Jacó, Israel recebeu este nome por Deus e ficou conhecido como o patriarca dos hebreus, através da chamada “doze tribos de Israel”, que se tornou nome do país formado por estes descendentes, localizado no Oriente Médio asiático, que tem como capital a cidade de Tel Aviv.
O nome passou a ser adotado pelos puritanos ingleses apenas no século XVII, e atualmente é muito popular principalmente como um nome judeu.”
…
“22. Naquela mesma noite ele se levantou com suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e passou o vau do Jaboc. 23. Tomou-os, e os fez passar a torrente com tudo o que lhe pertencia. 24. Jacó ficou só; e alguém lutava com ele até o romper da aurora. 25. Vendo que não podia vencê-lo, tocou-lhe aquele homem na articulação da coxa e esta deslocou-se, enquanto Jacó lutava com ele. 26. E disse-lhe: “Deixa-me partir, porque a aurora se levanta.” “Não te deixarei partir respondeu Jacó, antes que me tenhas abençoado.” 27. Ele perguntou-lhe: “Qual é o teu nome?” “Jacó.” 28. “Teu nome não será mais Jacó, tornou ele, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste.” Jacó perguntou-lhe: 29. “Peço-te que me digas qual é o teu nome.” “Por que me perguntas o meu nome?”, respondeu ele. E abençoou-o no mesmo lugar. 30. Jacó chamou àquele lugar Fanuel: “porque, disse ele, eu vi a Deus face a face, e conservei a vida”. 31. O sol levantava-se no horizonte, quando ele passou Fanuel. E coxeava de uma perna. 32. É por isso que os israelitas, ainda hoje, não comem o nervo da articulação da coxa, porque aquele homem tinha tocado nesse nervo da articulação da coxa de Jacó”. (Gn 32)
…
Se o senhor perceber, a guerra de Israel com Deus é para ter BÊNÇÃO!!! !!! !!! e aí não há inimigo de Israel que não seja vencido no decorrer da História … só a Igreja Católica é que se mantém de pé – isto ainda veremos no momento apropriado.
Caro Lionço,
Espero que você vença a sua depressão. O ser humano é assim mesmo: quando não tem problema, procura um ou acha que tem.
Mas imagine a vida sem os nossos corre-corre e problemas diários. Seria a mesma coisa que morar em Guantánamo.
Para começo, peço licença e que você conheça o site Universidade Falada. Lá tem vários livros interessantes que podem ser lidos “nos escuro”, até o sono chegar. Alguns pagos e outros gratuitos.
VSa pode começar baixando grátis o CD mp3 “Uma noite com o mitos” – Os Mitos na Educação das Crianças e dos Jovens Gregos e a Arte de Viver – o que eu considero o melhor de todos (na verdade, só ouvi esse e outro, Os Doze trabalhos de Hércules – que retrata como os gregos, 600 anos antes de Cristo, transformavam crianças em cidadãos – coisa que até hoje não sabemos fazer).
A maneira como o autor narra o livro dá a impressão que ele está na nossa frente, em um papo informal. Muito bom para ser ouvido já na cama, antes de dormir.
Baixe aqui:
http://www.universidadefalada.com.br/audiolivros-gratis-audio-livro-gratuito/curso-de-mitologia-gratis-viktor-salis-mp3.html
Abraços e boa sorte.
Obrigado, amigo … no meu caso, começo dormindo muito bem … lá pelas 4 da madruga perco o sono … e venço a depressão rezando, meditando, cantando; muito me ajuda o treinamento autógeno, que é uma técnica de relaxamento baseada na auto-sugestão criada pelo psiquiatra berlinense Johannes Heinrich Schultz (1884-1970) … vou dormindo … e acordando … quando me levanto, começam a me aparecer pensamentos novos – que os compartilho com vocês colegas … … … já não tenho pensamentos de morrer é a solução; após ter atingido o auge da depressão quando vivenciei momentos em que morria … foi uma sensação muito doidona – parecia que a alma saía e o corpo, numa ação pegajosa, a segurava … isto pelo meio de 2007 … tinha um compromisso com o mantra “aing” da Meditação Transcendental, que cobrava minha sujeição a ele (Satanás) … me agarrei no ” Jesus Cristo é o Senhor” … venci a batalha mortal, ouvindo uma VOZ: “Quem enviarei?” … e aceitei a Missão!!! !!! !!!
É isso aí!
A vida é a coisa mais preciosa do universo. 13,7 bilhões de anos de evolução da matéria!
Tem hora que eu acho que aquele que atenta, dolosamente, contra ela deveria ser condenado à morte!
“Raciocine: No Antigo Testamento, Deus é retratado como uma propriedade
exclusiva dos judeus (hebreus). Por quê? Porque foram eles quem inventou Deus!”
…
Em http://www.conteudojuridico…com…br/artigo,socrates-no-banco-dos-reus-ou-as-varias-versoes-de-socrates,43616.html temos: “O passado jurídico sempre traz à baila a reflexão sobre as relações entre direito, história e filosofia. As narrativas sobre o julgamento de Sócrates é menos que realmente do que teria acontecido e, muitas vezes, o narrador sofreu influências não só do meio social em que viveu mas sobretudo do relativismo epistemológico.
Pois o leitor com os olhos de hoje ousa fazer a leitura do mundo antigo e não está livre de sua época conforme já advertiu Adam Schaff. A filosofia da história permite questionamentos e persegue o passado enquanto a ação se perdeu no tempo.
…
E na miragem helênica identificamos contradições no julgamento de Sócrates (que antes de ser condenado pelos homens de seu tempo, fora condenado pela sua própria crença em sua consciência).
Ao enfocar a biografia de Sócrates mergulhamos em contradições. Como homem, Sócrates fora reverenciado como um não conformista e que se rebelara contra a sociedade aberta, sendo admirador de sociedades fechadas. Como ateniense[1] desprezava a democracia e elogiava Esparta.
Sócrates fora filho do escultor Sofroniscos e da parteira Fenereta, era cidadão diligente, combateu na guerra, tendo salvado a vida Alcibíades. Casou-se com Xantipa[2] a quem se apontava uma reputação de rabugenta e mal humorada e, por contra, das intempéries da esposa, passava muitas horas na rua. Proseava, perguntava e desconcertava.
O método dialético[3] de Sócrates era a maiêutica ou “parto de ideias” onde o interlocutor descobre a verdade, parindo o conhecimento. Uma das características pessoais era o fato de ser irreverente tendo suscitado ódios e invejas que culminaram na acusação de impiedade.
A morte de Sócrates por ter sido condenado a ingerir cicuta[4] é um traço definidor na história da filosofia, provocando inúmeras reações eloquentes.
Sócrates vivia descalço e sem camisa, destituído de bens e de categoria social, retratando um professor inconformado cujo principal problema resumia-se em delimitar o próprio objeto ensinado.
A própria didática da maiêutica[5] nos remete não só ao autoconhecimento mas sobretudo a construção da aprendizagem instigada por perguntas e respostas sucessivas.
Del Vecchio aduziu: “Discutia Sócrates de modo peculiar, multiplicando as perguntas e a elas dando respostas de maravilhosa e contundente simplicidade. Ao contrário dos sofistas, que tudo afirmavam saber, declarava ele nada saber. Molestava-os com a sua ironia, e confundia-os, interrogando-os (ironia-pergunta, interrogação) sobre questões aparentemente simples, mas no fundo, muito difíceis. Deste modo, constrangia-os, indiretamente, a darem-lhe razão.” (DEL VECCHIO, Giorgio, in Lições de Filosofia do Direito).
Sócrates fora acusado[6] por Meleto, Aniton e Lícon de não reconhecer os deuses da cidade, e introduzir novas divindades e de corromper a juventude. Ação intentada contra Sócrates era um graphai, asebeias, ação de impiedade.
Qualquer manifestação de dúvida ou indiferença a respeito da religião da cidade era considerada atentado à unidade da comunidade sendo passível de uma ação pública.
Incumbiu-se Sócrates da própria defesa[7], e finda esta Anito e Lícon se apresentaram para ajudar Meleto cujos argumentos, Sócrates refutou. O quorum do tribunal que julgou Sócrates foi em quinhentos e um juízes, onde duzentos e oitenta votaram pela condenação enquanto somente duzentos e vinte e um votaram pela absolvição.
Mas existem pelo menos três versões de Sócrates, se é que existiu um Sócrates histórico. A versão de Aristófanes, a de Xenofonte e a de Platão.”
…
MESMO NA DEMOCRÁTICA HELENA … NÃO SE PODIA CULTUAR DEUSES ESTRANGEIROS!!! !!! !!!
Caro Benigno,
VSa se esqueceu de dizer que MOISÉS foi o primeiro INFANTICIDA da história, ao matar os primogênitos egípcios.
Não teria sido MENOS CRUEL se deus tivesse matado logo o faraó de um ANEURISMA CEREBRAL ou de um fulminante ATAQUE CARDÍACO, ao invés e castigar homens, mulheres e crianças por anos a fio?
Imagine de quanto SADISMO teria poupado os inocentes!
Caso discorde, TENTE assistir algum capítulo das “Histórias Bíblicas” que deve está passando na Record e TENTE achar algum deles que não tenha SANGUE ou ESPADA!
PURO SADISMO.
Lamentável que essas histórias estejam sendo contadas para crianças.
A confirmação está em: “16. Enquanto Paulo os esperava em Atenas, à vista da cidade entregue à idolatria, o seu coração enchia-se de amargura. 17. Disputava na sinagoga com os judeus e prosélitos, e todos os dias, na praça, com os que ali se encontravam. 18. Alguns filósofos epicureus e estóicos conversaram com ele. Diziam uns: Que quer dizer esse tagarela? Outros: Parece que é pregador de novos deuses. Pois lhes anunciava Jesus e a Ressurreição. 19. Tomaram-no consigo e levaram-no ao Areópago, e lhe perguntaram: Podemos saber que nova doutrina é essa que pregas? 20. Pois o que nos trazes aos ouvidos nos parece muito estranho. Queremos saber o que vem a ser isso. 21. Ora (como se sabe), todos os atenienses e os forasteiros que ali se fixaram não se ocupavam de outra coisa senão a de dizer ou de ouvir as últimas novidades. 22. Paulo, em pé no meio do Areópago, disse: Homens de Atenas, em tudo vos vejo muitíssimo religiosos. 23. Percorrendo a cidade e considerando os monumentos do vosso culto, encontrei também um altar com esta inscrição: A um Deus desconhecido. O que adorais sem o conhecer, eu vo-lo anuncio! 24. O Deus, que fez o mundo e tudo o que nele há, é o Senhor do céu e da terra, e não habita em templos feitos por mãos humanas. 25. Nem é servido por mãos de homens, como se necessitasse de alguma coisa, porque é ele quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. 26. Ele fez nascer de um só homem todo o gênero humano, para que habitasse sobre toda a face da terra. Fixou aos povos os tempos e os limites da sua habitação. 27. Tudo isso para que procurem a Deus e se esforcem por encontrá-lo como que às apalpadelas, pois na verdade ele não está longe de cada um de nós. 28. Porque é nele que temos a vida, o movimento e o ser, como até alguns dos vossos poetas disseram: Nós somos também de sua raça… 29. Se, pois, somos da raça de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra lavrada por arte e gênio dos homens. 30. Deus, porém, não levando em conta os tempos da ignorância, convida agora a todos os homens de todos os lugares a se arrependerem.31. Porquanto fixou o dia em que há de julgar o mundo com justiça, pelo ministério de um homem que para isso destinou. Para todos deu como garantia disso o fato de tê-lo ressuscitado dentre os mortos. 32. Quando o ouviram falar de ressurreição dos mortos, uns zombavam e outros diziam: A respeito disso te ouviremos outra vez. 33. Assim saiu Paulo do meio deles. 34. Todavia, alguns homens aderiram a ele e creram: entre eles, Dionísio, o areopagita, e uma mulher chamada Dâmaris; e com eles ainda outros”. (At 17)
…
Paulo reconhece serem os gregos muito religiosos; porém, informa que não prega um deus estrangeiro … prega o Deus desconhecido que tinha até altar próprio.
Destaca que a Filosofia procura Deus … sendo que Deus estabeleceu Jesus – Revelação Divina!!! !!! !!!
Também no Antigo Egito dos Faraós era proibido cultuar deuses estrangeiros:
“1. O Senhor disse a Moisés: “Vai procurar o faraó e dize-lhe: eis o que diz o Senhor: deixa ir o meu povo, para que ele me preste um culto. 2. Se recusas, infestarei de rãs todo o teu território. … 5. O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão: estende a tua mão com a tua vara sobre os rios, os canais e os lagos, e faze subir as rãs sobre a terra do Egito.” … 7. Os mágicos, porém, fizeram outro tanto com seus encantamentos: fizeram subir as rãs sobre a terra do Egito. 8. O faraó mandou chamar Moisés e Aarão: “Intercedei, disse-lhes ele, junto do Senhor, a fim de que afaste as rãs de mim e de meu povo, e deixarei partir o vosso povo para que ofereça sacrifícios ao Senhor”. … 13. Fez o Senhor o que pedia Moisés: morreram as rãs nas casas, nas praças e nos campos. … 15. Mas, vendo o faraó que havia descanso, endureceu o coração; e, como o Senhor havia predito, não ouviu Moisés e Aarão. … 19. Então os mágicos disseram ao faraó: “Isso é o dedo de Deus”. Mas o coração do faraó permaneceu endurecido e, como o Senhor havia predito, não ouviu Moisés e Aarão. 20. O Senhor disse a Moisés: “Irás amanhã de manhã apresentar-te diante do faraó, quando ele sair para ir à margem do rio, e dir-lhe-ás: eis o que diz o Senhor: deixa partir o meu povo, para me prestar culto. 21. Se recusares, mandarei moscas sobre tua pessoa, tua gente, teu povo, tuas casas: as casas dos egípcios serão todas invadidas por elas, bem como a terra em que moram. 22. Farei, porém uma exceção naquele dia para a terra a de Gessém, onde habita o meu povo. Ali não haverá moscas, para que saibas que eu, o Senhor, estou no meio da terra. 23. Farei, pois, uma distinção entre o meu povo e o teu. Amanhã terá lugar esse prodígio.” … 25. Mandou então o faraó chamar Moisés e Aarão: “Ide, disse-lhes ele, oferecer sacrifícios ao vosso Deus, (mas) no país.” 26. Moisés respondeu: “Não convém que seja assim: os sacrifícios que oferecemos ao Senhor, nosso Deus, seriam uma abominação para os egípcios. Se oferecermos, sob os seus olhos, sacrifícios que lhes são abomináveis, não nos apedrejerão eles? 27. Havemos de ir ao deserto, a três dias de caminho, e ofereceremos (lá) sacrifícios ao Senhor, nosso Deus, conforme ele nos ordenou.” 28. “Consinto, replicou o faraó, em vos deixar partir: oferecereis sacrifícios ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente não ireis muito longe. Rogai por mim”. 29. Moisés respondeu: “Logo que eu sair de tua casa, intercederei junto ao Senhor, e amanhã as moscas se afastarão do faraó, de seus servos e de seu povo. Somente não continue o faraó a nos enganar, recusando-se deixar ir o povo para oferecer sacrifícios ao Senhor”. 30. Moisés saiu da casa do faraó. Rogou ao Senhor, 31. e fez o Senhor o que lhe era pedido: as moscas afastaram-se do faraó, de sua gente, de seu povo e não restou uma sequer. 32. Mas ainda esta vez endureceu o faraó o seu coração, e não deixou ir o povo”. (Ex 8)
Prezado Virgílio,
Evidente que não bastaria apenas a Educação para que nos transformássemos subitamente em um País desenvolvido, no entanto, sem ela é impossível!
Sem que reformulemos o sistema educacional, isolando-o do aspecto ideológico sempre prejudicial e retrógrado, igualmente de nada adiantará o Ensino Integral sem que se reveja o conteúdo programático ministrado aos alunos.
Penso que uma comissão de especialistas, APARTIDÁRIOS, deveria se encarregar desta função, determinando ao governo que após a demonstração desse plano, ele deve cumpri-lo à risca ou continuaremos nesta estagnação como País e sociedade.
Grato pelo comentário, Virgílio, oportuno e pontual.
Os povos tentavam encontrar Deus adorando os deuses nacionais, conforme sua cultura … até que o próprio Senhor começa a Revelação e prometendo terra onde fosse cultuado: “1. O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. 2. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. 3. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.” 4. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos, quando partiu de Harã. 5. Tomou Sarai, sua mulher, e Lot, filho de seu irmão, assim como todos os bens que possuíam e os escravos que tinham adquirido em Harã, e partiram para a terra de Canaã. Ali chegando, 6. Abrão atravessou a terra até Siquém, até o carvalho de Moré. Os cananeus estavam então naquela terra. 7. O Senhor apareceu a Abrão e disse-lhe: “Darei esta terra à tua posteridade.” Abrão edificou um altar ao Senhor, que lhe tinha aparecido. (Gn 12)
…
Caro Francisco Bendl, invadi tua seara … estou procurando facilitar a reflexão recomendada pelo senhor dias atrás … continuarei no post sobre Oswaldo Aranha … Abraço firme.
CONTRADIÇÕES NA BÍBLIA (1)
A Bíblia tem cerca de 2.000 contradições explícitas ou implícitas.
Coonestá-las é uma questão de subjetividade, idiossincrasia, escólio,
exegese, hermenêutica, preconcepção, eufemismo, parábola, panurgismo,
ecolalia, faccionismo, antítese, alienismo, apriorismo, casuísmo,
simbolismo, paramnésia, personalismo, sofisma, impingimento, fideísmo,
abstração de conceito, palavras de efeito, força de expressão,
circunlóquio, diacronia, jeitinho brasileiro, puxar brasa para sua
sardinha, colagem ou clonagem, indução etc? Eis algumas delas:
A Bíblia nos fala que toda a escritura foi inspirada por Deus (II Timóteo 3:16).
Mas em alguns trechos é negada a inspiração divina (I Coríntios
7:6;5:12) (II Coríntios 11:17).
Os Gigantes existiam antes da inundação (Gênesis 6:4).
Somente Noé, sua família, e os animais da Arca sobreviveram à
inundação (Gênesis 7:23).
Mesmo depois da Inundação os gigantes continuaram existindo (Números 13:33).
Deus diz para Noé que tudo o que se move e tem vida servirá de
alimento para ele, e também
toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida,
ou seja, com sangue (Gênesis 9:3-4).
Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).
Toda a terra tinha uma só língua e as mesmas palavras, até que Deus criou vários
idiomas diferentes, fazendo com que ninguém entendesse um ao outro
(Gênesis 11:1,6-9).
Anterior a isto, a Bíblia fala de diversas nações, cada um com sua
própria língua (Gênesis 10:5).
Deus admitiu que Ele é a causa da surdez e da cegueira (Êxodo 4:11).
Contudo, Deus não aflige os homens por vontade própria (Lamentações 3:33).
Deus envia Moisés para o egito resgatar os filhos de Israel (Êxodo
3:10. 4:19-23).
No caminho, Deus ameaçou Moisés de morte. Não proveu de explicação
(Êxodo 4:24-26).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência.
Nenhum sobreviveu
a pestilência (Êxodo 9:3-6).
Deus mata todos os animais dos egípcios com uma chuva de granizo (Mas
eles já não haviam
morrido com a pestilência?) (Êxodo 9:19-21,25).
Deus não foi conhecido por Abraão, Isaac e Jacó pelo nome de Javé (Êxodo 6:2-3).
O nome do Senhor já era conhecido (Gênesis 4:26).
Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4).
Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).
Proibição do assassinato (Êxodo 20:13).
Deus manda Moisés matar todos os homens de Madiã (Números 31:7).
Proibição do roubo (Êxodo 20:15).
Deus manda roubar os egípcios (Êxodo 3:21-22).
Proibição da mentira (Êxodo 20:16)
Deus permiti a mentira (I Reis 22:22)
Você tem que julgar o próximo com justiça (Leviticos 19:15).
Não julgue ninguém para não ser julgado (Mateus 7:1).
Deus jamais se arrepende (I Samuel 15:29).
Deus se arrepende (Gênese 6:6) (Êxodo 32:14) (I Samuel 15:11,35) (Jonas 3:10).
Deus não pode mentir (Números 23:19).
Deus deliberadamente enviou um “espírito” mentiroso (I Reis 22:20-30)
(II Crônicas 18:19-22).
Deus faz pessoas acreditarem em mentiras (II Tessalonicenses 2:11-12).
O Senhor engana os profetas (Ezequiel 14:9).
Aarão morreu no monte Hor. Imediatamente depois disso, os israelitas foram para
Salmona e Finon (Números 33:38).
Aarão morreu em Mosera. Depois disso, os isralelitas foram para Gadgad
e Jetebata
(Deuteronômio 10:6-7).
Deus diz a Moisés que Aarão morreu no monte Hor (Deuteronômio 32:50).
Nós temos que amar Deus (Deuteronômio 6:5) (Mateus 22:37).
Nós temos que temer Deus (Deuteronômio 6:13) (I Pedro 2:17).
Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).
Josué queimou a cidade de Hai e reduziu-a a um monte de ruínas para
sempre (Josué 8:28).
Hai ainda existe como uma cidade (Neemias 7:32).
Josué destruiu totalmente os habitantes de Dabir (Josué 10:38-39).
Os habitantes de Dabir ainda existem (Josué 15:15).
Saul destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 15:7-8,20).
David destruiu completamente os amalecitas (I Samuel 27:8-9).
Finalmente os amalecitas são mortos (I Crônicas 4:42-43).
Isaí teve sete filhos além de seu mais jovem, David (I Samuel 16:10.11).
David foi o sétimo filho (I Crônicas 2:15).
Saul tentou consultar o Senhor (I Samuel 28:6).
Saul nunca fez tal coisa (I Crônicas 10:13-14).
Saul cometeu suicídio (I Samuel 31:4-6) (I Crônicas 10:4-5).
Saul foi morto por um amalecita (II Samuel 1:8-10).
Saul foi morto pelos filisteus (II Samuel 21:12).
Davi tomou 1.700 cavaleiros de Adadezer (II Samuel 8:4).
Davi tomou 7.000 cavaleiros de Adadezer (I Crônicas 18:4).
Davi matou aos arameus 700 parelhas de cavalos e 40.000 cavaleiros (II
Samuel 10:18).
Davi matou aos arameus 7.000 cavalos e 40.000 empregados (I Crônicas 19:18).
Israel di spõe de 800.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá
dispõe de 500.000 homens (II Samuel 24:9).
Israel dispõe de 1.100.000 homens aptos para manejar espadas, enquanto que Judá
dispõe de 470.000 homens (I Crônicas 21:5).
Satã provocou Davi a fazer um censo de Israel (I Crônicas 21:1).
Deus sugeriu Davi a fazer um censo de Israel (II Samuel 24:1).
Davi pagou 50 siclos de prata por gados e pelo terreno (II Samuel 24:24).
Davi pagou 600 siclos de ouro pelo mesmo terreno (I Crônicas 21:25).
Rei Josias foi morto em Magedo. Seus servos o levam morto para
Jerusalém (II Reis 23:29-30).
Rei Josias foi ferido em Magedo e pediu para seus servos o levarem
para Jerusalém, onde
veio a falecer (II Reis 23:29-30).
Foram levados 5 homens dentre os mais íntimos do rei (II Reis 25:19-20).
Foram levados 7 homens dentre os mais íntimos do rei (Jeremias 52:25-26).
São citados os nomes de 10 pessoas que vieram com Zorobabel (Esdras 2:2)
São citados os nomes de 11 pessoas que vieram com Zorobabel (Neemias 7:7)
(Esdras 2:3 & Neemias 7:8) Estas passagens pretendem mostrar a quantidade de
pessoas que voltaram do cativeiro babilônico. Compare o número para
cada família:
14 deles discordam.
A terra vai durar para sempre (Salmos 104:5) (Eclesiastes 1:4).
A terra perecerá (II Pedro 3:10) (Hebreus 1:10-11).
Deus fala a respeito de sacrifícios com os filhos de Israel libertos
do egito (Levítico 1:1-9).
Deus nega que houvesse dito algo sobre sacrifícios naquela ocasião
(Jeremias 7:22).
O filho não deve ser castigado pelo erro do pai, ou vice-versa
(Deuteronômio 24:16)
(Ezequiel 18:20) (II Crônicas 25:4).
Deus vinga a crueldade dos pais nos filhos até a quarta geração (Êxodo 20:5)
(Deuteronômio 5:9).
Todos os homens são culpados pelo pecado de Adão. A culpa passou de
pai para filhos
por diversas gerações (Romanos 5:12).
Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).
O pai de Salathiel foi Jeconias (Mateus 1:12).
O pai de Salathiel foi Neri (Lucas 3:27)
Abiud é filho de Zorobabel (Mateus 1:13).
Resa é filho de Zorobabel (Lucas 3:27).
São citados os nomes de todos os filhos de Zorobabel, mas nem Resa e
nem Abiud estão
entre eles (I Crônicas 3:19-20).
Jorão era o pai de Ozias que era o pai de Joathão (Mateus 1:8-9).
Jorão era o pai de Occozias, do qual nasceu Joás, que gerou Amazias,
que foi pai de
Azarias que, finalmente, gerou Joathão (I Crônicas 3:11-12).
Josias era o pai de Jeconias (Mateus 1:11).
Josias era o avô de Jeconias (I Crônicas 3:15-16).
Zorobabel era filho de Salathiel (Mateus 1:12) (Lucas 3:27).
Zorobabel era filho de Fadaia. Salathiel era tio dele (I Crônicas 3:17-19).
Sale era filho de Cainan, neto de Arfaxad e bisneto de Sem (Lucas 3:35-36).
Sale era filho de Arfaxad e neto de Sem (Gênese 11:11-12).
Ninguém jamais viu a Deus (João 1:18, 6:46) (I João 4:12).
Jacob viu Deus cara a cara (Gênesis 32:30).
Moisés e os anciões de Israel viram Deus (Êxodo 24:9-11).
Deus falou com Moisés cara a cara (Êxodo 33:11) (Deuteronômio 34:10).
Ezequiel viu Deus em uma visão (Ezequiel 1:27-28).
Jesus curou um leproso depois de visitar a casa de Pedro e Simão
(Marcos 1:29,40-42).
Jesus curou o leproso antes de visitar a casa de Pedro e Simão (Mateus
8:2-3,14).
O Diabo levou Jesus primeiro ao topo do templo e depois para um lugar
alto para ver todos
os reinos do mundo (Mateus 4:5-8).
O Diabo levou Jesus primeiro para o lugar alto e depois para o topo do
templo (Lucas 4:5-9).
Quem crê no filho de Deus tem vida eterna (João 3:36).
Quem ama a Deus e ao seu próximo tem vida eterna (Lucas 10:25-28).
Quem guarda os 10 mandamentos tem vida eterna (Mateus 19:16-17).
O sermão conteve 9 beatitudes (Mateus 5:3-11).
O sermão conteve 4 beatitudes (Lucas 6:20-22).
Jesus adquiriu Mateus como discípulo depois de acalmar a tempestade
(Mateus 8:26).
Jesus adquiriu Mateus(Levi) como discípulo antes de ter acalmado a
tempestade (Marcos 2:14, 4:39)
Obs: O contexto identifica Levi como outro nome para Mateus. Compare
[Mateus 9:9-17] com [Marcos 2:14-22] e com [Lucas 5:27-39].
O centurião se aproximou de Jesus e pediu ajuda para um criado doente
(Mateus 8:5-7).
O centurião não se aproximou de Jesus. Ele enviou amigos e os anciões
dos judeus (Lucas 7:2-3,6-7).
Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo
(Lucas 8:41-42).
Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido
(Mateus 9:18).
Jesus disse aos seus discípulos que deveriam andar calçados com
sandálias (Marcos 6:8).
Jesus lhes disse que não deveriam andar descalços (Mateus 10:10).
Deus confiou o julgamento a Jesus (João 5:22) (João 5:27,30 8:26) (II
Coríntios 5:10) (Atos 10:42).
Jesus, porém, disse que não julga ninguém (João 8:15,12:47).
Os santos hão de julgar o mundo (I Coríntios 6:2).
A transfiguração de Jesus ocorreu 6 dias após a sua profecia (Mateus 17:1-2).
A transfiguração ocorreu 8 dias após (Lucas 9:28-29).
A mãe de Tiago e João pediu a Jesus para que eles se assentassem ao
seu lado no reino (Mateus 20:20-21).
Tiago e João fizeram o pedido, ao invés de sua mãe (Marcos 10:35-37).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com dois homens cegos (Mateus 20:29-30).
Ao sair de Jericó, Jesus se encontrou com somente um homem cego
(Marcos 10:46-47).
Dois dos discípulos levaram uma jumenta e um jumentinho para Jesus da
aldeia de Bethfagé
(Mateus 21:2-7).
Eles levaram somente um jumentinho (Marcos 11:2-7).
Jesus amaldiçoou a árvore de figo depois de ter deixado o templo
(Mateus 21:17-19).
Ele amaldiçoou a árvore antes de ter entrado no templo (Marcos 11:14-15,20
“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas
espada”. – Mateus, 10:34
“Então Jesus disse-lhe: mete no seu lugar tua espada, porque todos os
que lançaram mão da espada, à espada morrerão.” – Mateus, 26:52
“Porque a ira destrói o louco, e o zelo mata o tolo.” – Jó, 5:2
“…não se ponha o sol sobre vossa ira.” – Efésios, 4:26
“Nenhum homem subiu ao céu, se não o que desceu do céu, o filho do
homem que está no céu.” – João, 3:13
“…e Elias subiu ao céu num redemoinho.” – 2 Reis, 2:11
“Se eu sou testemunha de mim próprio, o meu testemunho não é
verdadeiro.” – João, 5:31
“Eu sou aquele que testemunha sobre mim próprio…” – João, 8:18
“O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos…” –
Provérbios, 13:22
“Vendei o que tendes e daí esmolas…” – Lucas, 12:33
“Bem-aventurado o homem que teme do Senhor… Fazenda e riquezas haverá
na sua casa…” – Salmos, 112:1-3
“É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar
um rico no reino de Deus.” – Mateus, 19:24
“Eu e o Pai somos um.” – João, 10:30
“…vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu.” – João, 14:28
“…vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua
voz.” – João, 5:28
“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura
nunca tornará a subir.” – Jó, 7:9
“…darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé
por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por
golpe.” – Êxodo, 21:23-25
“…não resistais ao mal, mas se qualquer te bater na face direita,
oferece-lhe também a outra.” – Mateus, 5:39
“Honra teu pai e a tua mãe.” – Êxodo, 20:12
“Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e
filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode
ser meu discípulo.” – Lucas, 14:26
“Não ajunteis tesouro na terra…” – Mateus, 6:19
“Na casa do justo há um grande tesouro.” – Provérbios, 15:6
“…tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.” – Gênesis, 32:30
“Deus nunca foi visto por ninguém.” – João, 1:18
“…o filho não levará a maldade do pai.” – Ezequiel, 18:20
“…porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade
dos pais nos filhos até à terceira e Quarta geração daqueles que me
aborrecem.” – Êxodo, 20:5
“Bem-aventurado o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire
conhecimento.” – Provérbios, 3:13
“Na muita sabedoria há muito enfado, e o que aumenta em ciência,
aumenta em trabalho.” – Eclesiastes, 1:4
“…benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre minha ira.”
– Jeremias, 3:12
“O fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.” – Jeremias, 17:4
Lucas 6:35: Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada
esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; …
(Lucas 19:27) Quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu
reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim. …
… Ap. 13:10 Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar
à espada, necessário é que à espada seja morto.
Deut. 20: 13-15……e logo que o Senhor teu Deus a entregar nas tuas
mãos, passarás ao fio da espada todos os homens que nela houver; porém
as mulheres, os pequeninos, os animais e tudo o que houver na cidade,
todo o seu despojo, tomarás por presa; e comerás o despojo dos teus
inimigos, que o Senhor teu Deus te deu. (Assassinar seus inimigos para
depois comer o despojo deles.) contrariando os mandamentos: 5º Não
Matar; 7º Não furtar e 10º Não cobiçar as coisas alheias. Embora uns
destes disparates tenham se passado no Antigo Testamento, mas o
narrado em Lc.19:27 foi em plena vigência dos 10 mandamentos. Mesmo os
anteriores não dá para desconsiderar, pois Deus é onisciente do
passado, presente e futuro.
Gal. 3:13… (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado
em madeiro), Jesus foi pendurado no madeiro, Ele é também um maldito?
Ex. 20:4 “Não farás para ti imagem de escultura”. Não teria sido Deus
o primeiro escultor? Conforme Gênesis 2:7 “Deus formou o homem do
barro da terra e insuflou-lhe nas narinas um sopro de vida” . O mesmo
Deus mandou que, no deserto, Moisés fizesse a imagem de uma serpente
de bronze, a fim de que os que olhassem para ela fossem curados (Num.
21:8-9).
2Sm 24: 1 A ira de Iaveh (DEUS) tornou a acender-se contra Israel, e o
Senhor incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel.
1Cr 21: 1 Então SATANÁS se levantou contra Israel, e incitou Davi a
numerar Israel.
Devemos Nossas EXISTÊNCIAS Ao DIABO?!
Examinando em Gen.3, seremos induzidos a constatar que nós humanos
chegamos até aqui graças à uma sugestão de satã (a serpente). Haja
vista ter sido a cobra quem sugeriu à Eva que desse de comer a Adão do
FRUTO do MEIO do PARAÍSO, terminantemente proibido por Deus. Pode-se
subentender paraíso como o corpo de Eva e/ou Adão? E o MEIO? Logo,
salvo o melhor juízo, há de se convir que Deus não queria que o casal
procriasse, e nós fatalmente não existiríamos hoje. Lá adiante, Deus
deixou patente, mais uma vez, o Seu propósito de não permitir que o
casal primitivo reproduzisse, quando, para punir Eva (e todos as
mulheres, por extensão), impôs-lhe um parto doloroso. E em Gen. 6:6,
Deus afirmou ter-se arrependido de criar o homem. Outrossim, na
Epístola de Paulo aos Coríntios 7:1 ….”bom seria que o homem não
tocasse em mulher”.
Ora, o latão é uma liga de cobre + zinco; ele não existe na natureza.
Se não houver um engenheiro metalúrgico (a serpente) para sugerir as
devidas proporções dos metais cobre e zinco, e repassá-las a um
fundidor (o casal Adão e Eva), a fim de fundi-los, jamais teríamos o
latão. E depois, que outra forma conceptiva teriam Adão e Eva, senão o
consórcio carnal? Agora, que Deus forneceu a “matéria-prima”, Eva e
Adão, isso é irrefutável.
DEUS JOGOU ABEL CONTRA CAIM?
A Deus também o papel de pivô do primeiro fratricídio lavrado na
bíblia, ao ficar grato pelas ovelhas recebidas de Abel, e se mostrando
indiferente para com as batatas de Caim. Percebendo que o Senhor não
reconheceu a sua humilde oferta na mesma medida das ovelhas doadas
pelo seu irmão Abel, isso despertou um sentimento de inveja em Caim;
levando o segundo a assassinar o primeiro. (Gen. 4:8).
DEUS FOI O PRECONIZADOR DAS GUERRAS QUÍMICA E BIOLÓCA, E O INICIADOR
DOS MÉTODOS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA?
– Envenenamento das águas do rio Nilo e a infestação da praga de
gafanhotos respectivamente (Ex. 7:14 e 11:10).
– Deus destruiu duas cidades inteiras ( Gen. 19:1-29).
– Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se
arrependa. Num. 23:19.
– Gen. 6:6, Deus afirmou ter-se arrependido de criar o homem.
–
* COPROFAGIA OU ESCATOFAGIA (HÁBITO DE COMER FEZES OU EXCREMENTOS) NA BÍBLIA?
Ml 2 : 3 Eis que vos reprovarei a posteridade, e espalharei sobre os
vossos rostos o esterco, sim, o esterco dos vossos sacrifícios; e
juntamente com este sereis levados para fora.
Ez 4 : 12 Tu a comerás como bolos de cevada, e à vista deles a assarás
sobre o excremento humano.
Ez 4 : 15 Então me disse: Vê, eu te dou esterco de bois em lugar de
excremento de homem; e sobre ele prepararás o teu pão.
Is 36 : 12 Rabsaqué, porém, disse: Porventura mandou-me o meu senhor
só ao teu senhor e a ti, para dizer estas palavras e não aos homens
que estão assentados sobre o muro, que juntamente convosco hão de
comer o próprio excremento e beber a própria urina?
A Bíblia e a Mulher Objeto do Homem (foi o homem quem escreveu a
grande maioria dos livros bíblicos, daí o seu cunho machista).
– Ora, se o corpo humano consta de 206 ossos, como poderia a mulher se
resumir à fração de 1/206 de um homem, já que Eva foi feita duma
costela? (Gen. 2:22).
Obs: Para um melhor entendimento, aconselho que haja o devido
acompanhamento das passagens bíblicas citadas.
Deus disse à mulher: “Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e
a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo,
sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará”.
-Gênesis 3:16
Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas
se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas.
– Levítico 12:2-8
Quando um homem e uma mulher se unirem com emissão de sêmen, se
banharão e ficarão impuros até a tarde. Se uma mulher menstruar,
ficará impura até sete dias após o término do fluxo, sendo que tudo o
que ela tocar ficará impuro até a tarde. Se alguém tentar tocá-la ou
tocar em um móvel deixado impuro por ela, ficará impuro até a tarde.
Quem se juntar a ela durante este período ficará impuro por sete dias.
– Levítico 15:18-33
“Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor”
– Colossenses 3:18
As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos.
– I Pedro 3:1
Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo
mais frágil, possam orar.
– I Pedro 3:7
A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de
Cristo é Deus.
– I Coríntios 11:3
O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.
– I Coríntios 11:9
As mulheres devem ficar caladas nas assembléias de todas as igrejas
dos santos, pois devem estar submissas, como diz a lei.
– I Coríntios 14:34
Se a mulher trair o seu marido, ela será feita em objeto de maldição
pelo Senhor, sua coxa irá descair e seu ventre inchará.
– Números 5:20-27
Se uma jovem é dada por esposa a um homem e este descobre que ela não
é virgem, então será levada para a entrada da casa de seu pai e a
apedrejarão até a morte.
– Deuteronômio 22:20-21
“É melhor alojar-se num canto do terraço, do que com mulher rixenta em
casa espaçosa”.
– Provérbios 25:24
“Aquela que é verdadeiramente viúva e desamparada, põe em Deus a sua
esperança e persevera, noite e dia, nas súplicas e nas orações.
Aquela, porém, que se entrega aos prazeres, mesmo vivendo, está morta.
”
– I Timóteo 5:5-6
Que a mulher aprenda em silêncio, com total submissão. A mulher não
poderá ensinar nem dominar o homem.
– I Timóteo 2:11-12
O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da
igreja. Do mesmo modo que a igreja é submissa a Cristo, assim também
as mulheres sejam em tudo aos maridos.
– Efésios 5:22-24
* Conclusão: se a bíblia fosse escrita por um simples mortal, sem a
supervisão divina, até dava para se perdoar estes absurdos e
contradições. Mas em se tratando de um conjunto de livros
psicografados por homens inspirados pelo espírito de Deus; um ente
onisciente, onipresente, onipotente e todo misericordioso. Das duas
afirmativas, uma é verdadeira: Deus não é o que foi transcrito a Seu
respeito, ou a bíblia é uma mentira milenar.
Caro Benigno Dias … grande pesquisador és tu … parabéns!!!
…
Estou indo à Missa. Responderei item por item sempre no post diário logo após as 7 horas da manhã.
…
Saudações amigáveis do Lionço. Até amanhã!!!
Benigno Dias, seu comentário é a pura verdade. O antigo testamento, é
sem dúvida história para boi dormir. Para dar credibilidade aquilo que os
“profetas” queriam, diziam que foi a mando de Deus. Engraçado que naquela
época, falava-se com Deus com a maior facilidade.
Deus, ou o Grande Espírito, ou outro nome que queiram dar, Está muito além
da imaginação do ser humano. A maioria da religiões enriquecem as custas
do medo do ser humano de ir para o inferno.
O que se salva na Bíblia, são os ensinamentos de Cristo.
Senhor Benigno Dias, saudações.
Digo eu:
” Creio no Deus que fez o homem e não no Deus que os homens fizeram”
O que imagino:
Deus vive em todos os homens; nós somos a Catedral; e dela,temos que cuidar…
Caro Lionço,
Considerando um dos seus textos acima, não teria sido melhor que o deus de Moisés, SUPONDO QUE GOSTASSE DOS ISRAELITAS, tivesse transferido todos os judeus em um barco para a AMÉRICA DO NORTE, para a AUSTRÁLIA ou, até mesmo, para o atual BRASIL, continentes inteiramente desprovidos de seres humanos, cheio de riquezas, do que levá-los todos para o EGITO, um rio no meio do deserto?
Pelo menos neste lado do mundo não precisariam bombardear criancinhas, brigar por causa de um punhado de terra árida ou, tampouco, ficar espremido entre inimigos! E, ainda por cima, esse deus teria poupado a vida de milhões de seres humanos e animais, executados naquela MALDITA região do oriente médio!
Na minha TOLA INTELIGÊNCIA, não consigo entender tamanho SADISMO DIVINO PARA A GUERRA e para o SOFRIMENTO HUMANO e para SACRIFÍCIOS, FOME E LÁGRIMAS! Não entendo como pode enviar tantas PRAGAS e, depois, suportar ficar vendo TODAS AS DESGRAÇAS de cima, de braços cruzados em um camarote, inerte, quando se tem o poder de mudar, de uma vez, tudo isso!
Pois é!
Abraços.
(PS: Ou será que Deus, naquele tempo, ainda não sabia da existência desses continentes?)
Francisco, ele deve ter sussurrado aos ouvidos de Moises, Abraão, David ou qualquer um deles: ‘Perto daquele lugar vai ter petróleo pra caramba’. ‘Mas o que é petróleo, Senhor ?’ ‘Na hora você vai saber …’
Bom dia … Acertou … Migro para o post da pomba.
Tenho que dormir … gostei muito de nossas conversas … inté mais. Abraço.