Eleição do presidente da Câmara dos Deputados será na próxima terça-feira

Beto Mansur é o atual primeiro-secretário da Mesa

Luciano Nascimento
Agência Brasil

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), convocou para a próxima quinta-feira (14), às 16h, sessão extraordinária para a eleição do novo presidente da Casa. A decisão foi lida nesta quinta-feira pela deputada Erika Kokay (PT-DF), que está presidindo a sessão de debates. Pela decisão de Maranhão, os pretendentes à presidência da Câmara deveriam apresentar as suas candidaturas até as 12h do dia 14. MAs em seguida os líderes partidários se reuniram e anteciparam a eleição para a terça-feira.

O processo de escolha do novo presidente da Casa foi acelerado com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Pouco antes da leitura da decisão de Waldir Maranhão, o líder do governo, André Moura (PSC-SE), anunciou a reunião de líderes partidários no final da tarde desta quinta-feira para tratar do processo sucessório.

Rosso disputa votos com Mansur na mesma facção

O próximo presidente da Câmara ocupará a cadeira para uma espécie de mandato-tampão, comandando a Câmara dos Deputados até fevereiro do próximo ano, quando um novo presidente será eleito.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Há grande número de candidatos. Os mais citados são Beto Mansur (PRB-SP), deputado com quatros mandatos, ex-prefeito de Santos e atual primeiro-secretário da Mesa, e Rogério Rosso (PSD-DF), que presidiu a Comissão Especial do Impeachment na Câmara. Os dois disputam votos do chamado bloco Centrão, que tem outros candidatos, o que facilita a eleição de um terceiro candidato. É um mandato-tampão, que se encerra em fevereiro, mas dá muita visibilidade política ao detentor do cargo, daí a intensa disputa. Beto Mansur já foi pedir a benção de Temer. Os melhores candidatos, a meu ver, são Omar Serraglio (PMDB-PR) e José Carlos Aleluia (DEM-BA) (C.N.)

3 thoughts on “Eleição do presidente da Câmara dos Deputados será na próxima terça-feira

  1. “Lewandowski questiona Moro a pedido de Lula (O antagonista

    Brasil 07.07.16 19:54
    Ricardo Lewandowski acaba de enviar a Sérgio Moro um ofício cobrando explicações sobre os grampos em que Lula mantém contato com os então ministros Jaques Wagner e Nelson Barbosa.

    Lewandowski aceitou nova reclamação feita pela defesa de Lula, acusando Moro de usurpar a competência do Supremo ao autorizar as gravações e sua divulgação.

    Deu resultado a ida de Lula a Brasília.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *