Eletrobras quer impor péssima proposta salarial aos trabalhadores da energia, que responderão com novas greves

Carlos Newton

Na terceira rodada de negociação com os trabalhadores do Sistema Eletrobras, a proposta apresentada pela holding foi no mínimo indecorosa, pois ofereceu apenas a reposição da inflação, o IPCA de 6,51%, sem a possibilidade de ganho real, o que representa na realidade uma ruptura com o ciclo iniciado no governo Lula e que agora querem jogar na lata do lixo.

Além de apresentar uma péssima proposta, os representantes do Sistema Eletrobras afirmaram que esta era a última rodada de negociação, tipo pegar ou largar. Infelizmente, após a mudança na direção da Eletrobras houve uma reviravolta no tratamento com os trabalhadores, a presidência se omite das responsabilidades do cargo e dos seus compromissos.

É preciso destacar que em seu primeiro encontro com os trabalhadores o presidente da holding assumiu o compromisso de resolver a situação da participação nos lucros e resultados, reconhecendo que o atraso no pagamento não era culpa dos trabalhadores e sim do atraso na divulgação do balanço. E para os trabalhadores, parece que falta unidade na atual direção da holding, que historicamente sempre participou ativamente das negociações.

O Conselho Nacional de Energia defende a manutenção da política do ganho real, como tem acontecido nos últimos anos e que é fruto de muitas luta. Porém, esse discurso não sensibiliza a direção da Eletrobrás, que mantém a posição intransigente e sempre subserviente ao DEST (Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), um órgão criado na ditadura e largamente usado pelo governo neoliberal de FHC, cujos técnicos não tem nenhum compromisso com os trabalhadores.

A holding alega que a concessão de ganho real gera inflação, todavia, seus administradores conseguiram aumento substancial, tendo obtido um reajuste de 18,9% no ano de 2010, muito acima da inflação. Ou seja, o exemplo não vem de cima, e os trabalhadores responderão com novas greves.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *