
Câmara vai reestruturar toda a sua grade de televisão e rádio
Paulo Cappelli
O Globo
Parlamentares de diferentes partidos avaliam que a Câmara dos Deputados não divulga suas ações da forma como deveria e que, por isso, foi o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quem faturou politicamente com o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, apesar de, originalmente, o governo ter defendido um valor mais baixo.
Para tentar melhorar a comunicação, a Câmara vai reestruturar toda a sua grade de televisão e rádio a partir do ano que vem. “O governo queria dar R$ 200 de auxílio emergencial. Foi a Câmara que batalhou muito para que o valor fosse aumentado. Mas, depois que o dinheiro caiu no bolso das pessoas, foi a popularidade do Bolsonaro que cresceu, ao passo que a do Congresso diminuiu. Acho que a Câmara não se comunica com clareza. Insisti para que o (presidente da Casa) Rodrigo Maia (DEM) fizesse um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV sobre a conquista do auxílio emergencial, mas ele não quis”, disse a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).
LICITAÇÕES – Em junho, Maia passou a estrutura da comunicação da Casa para a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), com formação em Jornalismo. Ela afirma que prepara licitações para alterar toda a grade da TV Câmara e da Rádio Câmara, à exceção das transmissões das sessões plenárias ao vivo.
“Todo mundo quer ser pai de filho bonito. O auxílio emergencial era um filho bonito, e o governo chamou de seu. A Câmara não alardeou que o filho era nosso. Então acabou ficando um filho de só um cônjuge. Tem um ditado que diz: “Galinha boa cacareja quando bota ovo”. O governo cacarejou em cima do ovo do outro “, disse a deputada.
COMENTARISTAS NA TV – Segundo Joice, a partir de 2021 a TV Câmara dará mais espaço para comentaristas analisarem e explicarem projetos discutidos pela Casa. Assim como Perpétua, ela avalia que Maia errou ao não usar a cadeia de rádio e TV para divulgar o auxílio emergencial, argumentando que o deputado opta pela discrição. Procurado, Maia não comentou.
À frente da Secretaria Digital da Câmara, responsável pela divulgação nas redes sociais, Orlando Silva (PCdoB-SP) reconhece que a capacidade de comunicação da Câmara é “bem pequena”, mas diz que o número de seguidores tem aumentado nas redes sociais.
ESTRUTURA – “A Casa não tem uma estrutura profissional de comunicação como o governo federal tem, com agência de publicidade e verba para propaganda. Bolsonaro tem uma estratégia de microtarget (propaganda específica direcionada para cada segmento), uma engenharia que utiliza desde a campanha eleitoral, e conta com militância política. A Câmara não tem militância para ajudar a divulgar. O Rodrigo Maia tomou a decisão de ter um orçamento austero, até por conta da dificuldade provocada pela pandemia, o que faz sentido, mas isso também limita o poder de comunicação da Casa”, afirma o parlamentar do PCdoB.
Segundo Orlando Silva, a disputa pela paternidade do auxílio emergencial era uma batalha difícil de ser vencida pela Câmara. “Por mais que o parlamento tenha lutado por um valor maior para a população, enquanto o Planalto resistia, a execução do pagamento se dá por meio do governo federal, que é quem efetivamente efetua os depósitos nas contas das pessoas”, avaliou Orlando Silva.
Sr. Newton
A fila é grande, mas um fisgado na ratoeira dos Corruptos.;.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/09/08/paes-denunciado-pelo-mp-rj-por-corrupcao.htm
No mesmo site, alguém comenta: “Tenho visto que quando um caminhão tomba em qualquer parte do Brasil,a população saqueia a carga sem vergonha na cara. Diante disso eu me pergunto: Como podemos reclamar da roubalheira dos nossos políticos se o povo é tão ladrão quanto”.
O Executivo, o Legislativo e o Judiciário são amostras do povo.
Sr. Baleia
Boa parte da população está contaminada pelo jeitinho brasileiro.
Se eles lá de cima podem, lá embaixo também…..
Salve-se quem puder.!!!
PS.
Eu mesmo já vi com esses dois olhos um caminhão tombado sendo saqueado., 30 metros de uma Delegacia de Puliça…….
Mais uma denuncia de tantas contra Eduardo Paes que ficara esquecida ate as próximas eleições.
A Comunicaçao faz parte para o lado positivo da Camara Federal – temos no Brasil entidades da classe Fenai, Abi e OJB sempre em defesa da Comunicação e de todos os Jornalistas do Brasil.
Esses caras podem mudar a grade das suas TVs sem problemas.
Dinheiro jogado fora, ninguém assiste essa porcaria…
Não divulga não, Câmara, senão a sujeira aparece mais.
Só justifico os saques porque o povo sente fome, MUITA FOME!!
Já os políticos sentem muita sede e muita fome, DE ROUBAR!!
São muito piores que o esfomeado povo!!
Vamos nos esborrachar com força!!
Atenciosamente.
Câmara de Gás Zyklon B, criado por Fritz Haber, usado em Auschwitz-Birkenau.