Em matéria de corrupção, a realidade brasileira supera os roteiristas de Hollywood

Charge do dia 26-12

Charge do Tacho (Jornal NH)

Francisco Bendl

O Brasil é surpreendente, porque nenhuma pessoa no mundo poderia ser capaz de imaginar do que acontece neste país em matéria de corrupção e desonestidade. Uma manchete do site da Rede RBS, aqui no Rio Grande do Sul, noticiou o lema dos advogados dos políticos envolvidos na Lava Jato: “Mexeu com um, mexeu com todos!”. Certamente jamais houve qualquer enredo literário ou cinematográfico que caracterizasse – mesmo que de longe – a realidade brasileira neste sentido, com uma declaração formal de que políticos corruptos, ladrões dos recursos públicos, estão publicamente unidos contra a Lei.

Ah, a reunião dos advogados, evidentemente, foi feita em um famoso restaurante e paga com honorários oriundos do dinheiro do povo. E ninguém diz nada, não há a mínima repercussão, as pessoas de bem simplesmente se omitem.

TEMER GRAMPEADO – A propósito da corrupção, tenho defendido a tese de que a gravação contendo um diálogo entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista já se tornou irrelevante, nessas alturas.

Se legítima ou não, fraudulenta ou não, isso não vem mais ao caso, pelo simples fato de Temer admitir ter conversado com o empresário corruptor e sonegador, altas horas da noite, no subsolo do Palácio Jaburu.

E tem mais: Temer também confirmou parte desta conversa onde o Batista declara ter dois juízes e um procurador nas mãos. Ora, o correto seria o presidente ter chamado a segurança e dado voz de prisão ao meliante, mandando que fosse conduzido à Polícia Federal, mas calou-se.

MODUS OPERANDI – Por outro lado, o teor da gravação é reforçado e praticamente chancelado como autêntico, em função dos vídeos filmados nos depoimentos em que Joesley confessou o “modus operandi” das propinas, delatando para um país estarrecido que nada escapa à corrupção e à desonestidade.

Ao contratar o espalhafatoso “técnico em áudio e som” Ricardo Molina, o presidente Temer tenta se apegar a um laudo sob encomenda, extremamente mal feito e às pressas, como se fosse sua tábua de salvação, mal sabendo que a questão não é boiar, mas se sustentar, e esta pequena prancha não tem a menor condição de atravessar o mar de lama que está tragando o chefe do governo e sendo cúmplices.

Aliá, as defesas dos acusados têm sido patéticas, peças de um humor pastelão, mal escritas e pessimamente interpretadas, porque os roteiristas e atores são absolutamente canastrões.

Mesmo assim, Temer insiste em prosseguir um espetáculo, que está sendo permanentemente vaiado e a plateia está cada vez mais vazia.

 

18 thoughts on “Em matéria de corrupção, a realidade brasileira supera os roteiristas de Hollywood

  1. Acho que grande parte dos brasileiros diriam amém à sua conclusão. O Temer é culpado e está nos envergonhando com a sua maquinação para permanecer no poder, talvez por contar com o apoio do inimigo numero um do povo, Gilmar Mendes.
    O problema maior que temos pela frente é o complô dos facínoras do Senado para alterar a proposta do senador Alvaro Dias sobre o foro privilegiado para proteger presidente e de ex-presidentes. Eles estão com a corda no pescoço e são bem capazes de cometer o crime para sobreviverem.

    • Toga,

      Obrigado pelo comentário.

      De fato se a situação de Temer está insustentável, a nossa, do povo, se encontra insuportável!

      O Brasil está sem comando, à deriva, sem norte.

      A falta de autoridade moral dos Três Poderes impede que qualquer pessoa de bem recupere o leme e nos faça atracar em qualquer porto, de modo que possamos consertar os estragos gravíssimos ocasionados pelas fortes ondas que enfrentamos.

      Interessante que essa corja não se dá conta que esta navio não tem escaleres. Não que sejam insuficientes, não, não existe barco salva-vida!

      Ou todos nos salvamos ou todos afundam com o navio!!!

      Um abraço, Toga.
      Saúde e paz.

  2. Enquanto o povo não provocar alternância de partidos no poder, PMDB, PSDB,DEM e partidos nanicos, sempre haverá corrupção neste país, os caciques vão continuar se locupletando com o dinheiro publico e o povo vai continuar a viver das migalhas.

    • Sr. Roberto,
      Como diz nosso Comentarista Sr. Alex, só com a ruptura do sistema.
      Enquanto isso, seremos desgovernados eternamente por ladrões……

    • Roberto,

      Obrigado pela participação.

      Na verdade a maioria das siglas partidárias já deveriam ter sido anuladas após os roubos contra a Petrobrás, e envolvimento em recebimento de propinas!

      PT, PMDB, PP, PCdoB … e outros menos votados, não deveriam mais existir, comprovando que, no Brasil, o crime compensa, além de ser comprovado que a impunidade impera!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

    • Armando,

      Obrigado pela tua participação.

      De fato, oferecemos roteiros para qualquer tipo de filmagem, principalmente de um país que tem sido roubado há décadas pelos seus governantes e parlamentares, que seria para outras nações um filme de ficção, que, no entanto, para nós é uma película realista!!!

      Um abraço.
      Saúde e paz.

  3. A meu ver, é imperioso uma Reforma Política que reduza em 80% o Custo de ganhar uma Eleição
    no Brasil e sustentar os Partidos Políticos.

    Enquanto ganhar Eleições os que tem mais RECURSOS, que é quase sempre o que acontece hoje, a tentação será muito grande.
    A solução começa reduzindo o tamanho da TENTAÇÃO. É possível fazer isso. Começa com Distritalização Pura, etc.

    Sendo a Natureza Humana o que é, quando a TENTAÇÃO chega a um ponto muito alto, a maioria CEDE.

    Num dos Livros de Leitura de meu Curso Primário havia uma historinha que ilustrava bem isso.
    Na Guerra da Secessão Americana, a Marinha do Norte bloqueava os Portos do Sul. Um Rico Sulista na Inglaterra, tentava expedir um carregamento de Armas estratégicas para o Sul bloqueado via Marinha Mercante do Norte que era a única que navegava ao largo.
    Quando o Preço ( Propina) que o Sulista oferecia a Capitão do Navio chegou a um certo ponto, o Capitão puxou do revólver e gritou: Suma já do meu Navio, porque estás chegando perto do meu Preço!
    Aí tem muita SABEDORIA.

    • Mestre Bortolotto,

      Sinto-me honrado com a tua participação, pela qual também agradeço.

      Concordo plenamente que urge uma reforma política, concomitantemente uma reforma eleitoral, pois tantos os altos custos para se manter o poder Legislativo quanto elegermos uma pessoa são incompatíveis às necessidades do país.

      Ao mesmo tempo, admito que a quantidade de partidos políticos hoje existentes precisam ser drasticamente diminuídos, pois a cada eleição o que constatamos são agrupamentos dessas agremiações – mesmo que adversárias ferrenhas em termos filosóficos – unidas em prol de um candidato, significando a luta pelo poder tão somente, pois jamais haverá consenso naquele grupo tão diferente!

      Enfim, existem tantas exigências neste país que clama por mudanças, que dificilmente a política e eleitoral resolveriam nossos problemas mais urgentes e importantes, pois deixaríamos de lado a tributária, outro fator decisivo às pretensões nossas de voltarmos a nos desenvolver.

      Um forte abraço.
      Saúde e paz.

  4. Caro Bendl, assino teu artigo e dos comentaristas indignados pelo roubo do cofre público, as leis penais, o sistema de nossa justiça capenga, com prescrição,. imunidades, foro especial, os passos de cágado, tem que mudar, da maneira que estar, roubar bilhões vale a pena, pois, a justiça dos tribunais superiores, favorece os ladrões de alto coturno, e os 3Ps, pobre, presto e puta, por furtar 1k de feijão, pega anos de penitenciaria, em 6 meses, por não ter dinheiro para advogados achincalhar a Srª Justiça.
    Essa almas trevosas, terão o Ranger de dentes por suas obras maléficas a sacrificar 229 milhões. O Pastor Luther King: ….o que preocupa não é o barulho dos maus e corruptos, mas, o silêncio dos bons, acrescento:omissão, Roguemos a Deus pelo Juiz Moro e equipes do MPF e PF, e os jovens que o os tomam como exemplo de Dignidade.
    Os 3 poderes estão podres, verdadeiras quadrilhas hediondas.
    Mais de 14 milhões desempregados. Tenho ações populares, contra a prefeitura de Guapimirim, a justiça, sentada em cima.
    Muita saúde e longa vida. Théo

    • Meu querido Théo, decano deste espaço democrático,

      Obrigado sempre pela tua participação.

      E mais ainda me alegro porque concordas com o teor do meu artigo, sinal que minhas palavras encontram eco junto à tua experiência e sabedoria.

      Sabe, Théo, eu diria que estamos na antessala do inferno!

      A próxima porta a ser aberta e nos defrontaremos com o demônio, diante do padecimento do povo e sua falta de esperança!

      Enfim, precisamos jogar nos braços do diabo quem nos prejudica, explora e rouba, cuja identificação é fácil, pois estão reunidos no antro da ladroagem vulgarmente conhecido como Congresso Nacional, agora acompanhado por outro palácio da corrupção, o Planalto!

      Eis os alvos a serem atacados, caso quisermos continuar vivos por mais algum tempo.

      Um abraço, forte e caloroso.
      Saúde e paz.

  5. Já houve no passado, dezenas de caso de corrupção no Brasil, passaram anos e anos e continua a mesma situação, há no meio político corruptos e se a lei fosse mais rígida o país não estaria assim, vejam o filme ” : The Wizard of Lies “, traduzindo ” O Mago das Mentiras “, são tantos e ainda conseguem delação premiada, mesmo com tantos documentos apresentados pelo MPF e PF, o problema está na bondade do poder judiciário, este é que ajuda este estado de situação que o país se encontra.

    • Roberto,

      Obrigado pelo comentário.

      Concordo que a corrupção sempre existiu no Brasil, no entanto, após om regime de exceção que tivemos este crime a cada ano aumentava vertiginosamente!

      Hoje, incontrolável e instituída nos poderes, a corrução destrói o país, e esmaga o povo pelo peso da falência ética e moral de nossas autoridades.

      Um abraço.
      Saúde e paz.

  6. Caro Bendl.
    Como você, eu também defendo a mudança do sistema político, judiciário e principalmente o eleitoral. Esse sistema que está aí, propicia toda sorte de corrupção;
    Foi nesse sistema, que o governo do PT e seus aliados encontraram margem para levar o país a essa crise, proveniente da corrupção.
    A cúpula do PMDB, incluindo o Temer e de outros partidos sabiam e também se locupletaram dessa mega corrupção.
    Pode-se contar as poucas dezenas de políticos, que não participaram desse oceano de lama.
    Um abração, saúde e paz

  7. Caro Jacob,

    Grato pela participação.

    Escreveste corretamente ao mencionar que o sistema político e eleitoral devem ser alterados.

    Esta falsa democracia nos conduziu ao pior momento da história do Brasil, justamente porque ainda vivemos sob a égide de uma ditadura, que é a do Legislativo.

    Em consequência, o processo eleitoral não pode mudar, pois é o sustentáculo da democracia que atendo ao gosto de uns e outros, manipulada, arranjada, preparada para que o país e povo sejam explorados, roubados, extorquidos, e siga permanentemente esta trilha de corrupção e desonestidade, hoje instituídos nos poderes.

    Um abraço, Jacob.
    Saúde e paz.

  8. Para reflexão: existe governo corrupto com povo honesto?

    Quanto à omissão dos homens de bem, Dante Alighieri já dizia que “os lugares mais sombrios do inferno estão reservados àqueles que se mantiverem neutros em tempos de crise moral”.

    Parabéns pelo artigo!
    Abraços!

  9. Caro dr. Fernando Orotavo Neto,

    Sinto-me honrado com a sua participação e alegre porque me parabeniza pelo artigo!

    Inegavelmente recai sobre o povo brasileiro, mesmo explorado e roubado permanentemente pelos governantes e parlamentares, a omissão imperdoável, a irresponsabilidade de ter deixado o país chegar neste estágio de falência ética e moral, sem reagir, sem esboçar qualquer reação.

    Principalmente entre uma outra casta nacional, a dos intelectuais, alienada, divorciada das necessidades da população, desinteressada pela nação, que poderia orientar o cidadão como agir nesses momentos de extrema gravidade.

    Lamentavelmente o Brasil está dividido internamente. Não temos união, objetivos comuns, planos de governo, e ambição!

    A estagnação não é somente econômica, mas de ânimo, de vontade, de decisão. Falta-nos o ingrediente mais importante, o Patriotismo, o amor pela terra, o sentimento nacional, o orgulho.

    Um forte abraço, dr.Orotavo.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *