
Charge do Wilmar (Arquivo Google)
Carlos Newton
Embora se trate de uma discussão ultrapassada, antiga e arcaica, sempre desperta polêmica a troca de ideias sobre direita e esquerda, capitalismo e comunismo etc. Todavia, enquanto pessoas altamente intelectualizadas perdem tempo e consomem neurônios nesse tipo antiquado de debate, a humanidade permanece em situação degradante.
A maioria das nações continua vivendo em condições medievais, a metade dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta ainda estão em abandono, com dificuldades de sobrevivência.
DESIGUALDADE SOCIAL – O capitalismo teve uma evolução extraordinária, mas falta muito para que haja justiça social e oportunidades iguais. Por isso, é inaceitável o neoliberalismo, que é apenas o mais novo codinome do velho capitalismo.
Durante a Constituinte (1987/88), eu costumava ir com frequência ao gabinete do então deputado Delfim Netto, para entrevistá-lo e trocar ideias. E fiquei espantado, esperava que ele fosse um ardoroso defensor do neoliberalismo, mas isso não aconteceu. O ex-ministro não aceitava as então famosas do Consenso de Washington e dizia que o Estado precisava ser forte, como no Japão ou na Coreia do Sul, para regular o mercado, sempre que se fizer necessário.
Sobre o liberalismo radical (denominado “laissez faire”, com mínima atuação estatal, Delfim dizia ser impossível, porque o mercado não pode ser totalmente livre nem comandar a economia, trata-se de uma utopia irresponsável.
SINÔNIMOS – Bem, o professor Delfim Netto faz críticas ao neoliberalismo, mas não é nenhum defensor do comunismo ou do socialismo. Apenas se recusa a defender o capitalismo primitivo que predomina na maioria dos países subdesenvolvidos, como sinônimo de ditadura ou democracia incipiente e frágil.
O fato concreto é que o radicalismo político não leva a nada, o equilíbrio sempre está no meio.
Desde os anos 80 eu entendo que as ideologias radicais já acabaram. Escrevi uma série de artigos a esse respeito na Revista Nacional, que na época era o órgão de imprensa de maior circulação no país. Soube que minhas matérias motivaram discussões na Escola Superior de Guerra, uma instituição que permanentemente se interessa pela evolução dos fatos políticos e ideológicos.
FALSO COMUNISMO – O certo é que a antiga União Soviética praticava um falso comunismo. Se Marx e Engels ainda estivessem vivos, estariam presos na Sibéria, chupando picolé de gelo.
É extemporânea essa discussão entre direita e esquerda, que ainda ocorre com intensidade aqui na Tribuna da Internet. Parece um filme antigo, do tipo “noir”, em preto e branco.
Nos países nórdicos, as instituições públicas e privadas convivem em harmonia, a livre iniciativa é respeitada, os três poderes funcionam, a ninguém é dado o direito de enriquecer na política ou na administração pública, não existe abismo entre o menor e o maior salário, essas nações não se deixam dominar pelo sistema financeiro, como ocorre no Brasil e em outros países.
QUALIDADE DE VIDA – O que hoje se deve debater no Brasil é a forma de evoluirmos para atingir o estágio dos países nórdicos, que estão no ápice das estatísticas em termos de qualidade de vida (IDH – Índice de Desenvolvimento Humano), estabilidade econômica, educação pública, assistência médica universal e justiça social. Este é o grande desafio.
É claro que os países nórdicos não atingiram a perfeição. Uma das falhas ainda existentes é a assistência médica de qualidade inferior para quem não possui plano de saúde. Outro problema é a necessidade de universalizar a educação pública, que apenas a Finlândia já superou.
Outros países também caminham nessa direção. O jogador de futebol Raí, quando morou na França, ficou surpreso ao constatar que sua filha estudava na mesma sala onde estava matriculada a filha da empregada da família. Além disso, as duas meninas eram tratadas pelos mesmos médicos, no sistema de saúde francês.
SUBLIME EVOLUÇÃO – Marx e Engels jamais poderiam imaginar que houvesse essa sublime evolução do sistema capitalista. Infelizmente, porém, esses avanços ainda são um sonho distante para o Brasil, onde se alarga cada vez mais o abismo entre as elites e as classes trabalhadoras, como se fosse possível a riqueza total conviver em paz com a miséria absoluta.
De toda forma, debater capitalismo e comunismo, nos dias de hoje, representa uma tremenda perda de tempo. Devemos discutir apenas o que é certo e o que está errado, sem conotações ideológicas.
E quase tudo está errado, com o país sob domínio das elites estatais e privadas, que exploram o restante da população. Os três Poderes estão apodrecidos e seus integrantes nada querem mudar.
###
P.S. – Como ensinava há 400 anos o filósofo e teólogo italiano Giordano Bruno, que se tornou o mais citado aqui na TI, é ingenuidade achar que quem esteja no poder pretenda mudar alguma coisa… (C.N.)
Bom dia! Excelente artigo. Abraços a todos! PEREZ
Belo texto, CN. Marx criticou o capitalismo da época que era muito degradante ao trabalhador. Talvez aplaudisse alguns governos de hoje que criam oportunidades menos desiguais.
A propósito, achei interessante uma definição da diferença entre igualitarismo e igualdade, por isso compartilho:
“IGUALDADE, NÃO IGUALITARISMO
No caminho do igualitarismo você não vai muito longe, mas revertê-lo é sempre mais difícil do que compreendê-lo.
É preciso reconhecer que “a distribuição da riqueza, em correspondência com a complexidade, quantidade e qualidade do trabalho prestado, como a expressão concreta da equidade”.
Devem ser criadas condições, por meio diferenciações de remunerações monetárias, para superar os efeitos nocivos do igualitarismo e realizar o princípio “de cada um de acordo com sua capacidade, cada um de acordo com seu trabalho”.
Os subsídios aos produtos ou gratuidade ou outros subsídios que contemplem igualmente a todos, levam ao caminho do igualitarismo, quando o melhor é o subsídio planejado às pessoas, máxima que parte da igualdade e da justiça social.”
Concordo plenamente, amigo Vidal, o pedreiro que assenta 100 tijolos/dia não pode ter a mesma remuneração daquele que assenta apenas 50 tijolos. O igualitarismo é injusto.
Abs.
CN
Caro CN,
modifiquei o texto original, retirando os nomes. A essência é a mesma.
Acho que o pessoal ficaria surpreso em saber de quem são essas declarações.
Abraço.
Prezado Sr. Carlos Newton,
Na categoria de aposentado e me sentindo lesado pelo INSS, já que foi desconsiderado o tempo de maior contribuição, anterior a julho de 1994, sugiro, se possível ao senhor ou a algum outro tribunário, matéria sobre o assunto, que já foi aprovado
em todas as instâncias e está emperrado no STF.
Obrigado,
Fabio Vale BH
Já postei isso aqui, mas vale a pena, especialmente para as borxonaristas histéricas, os grandes babaquinhas da masturbação ideológica atualmente:
“Se você tem um compromisso fixo com uma determinada ideologia, você vai errar. Quando o pessoal dessa ideologia concorrer em erro, você vai junto. …
Eu digo as coisas conforme eu as vejo, no momento em que eu as vejo
….Quer dizer, não existe uma coisa de assumir um compromisso com determinados valores e ver tudo de acordo com a ótica desses valores. Não. Isso é antifilosofia. Pra mim é o contrário, a realidade vem primeiro, os valores vêm depois.”
(Olavo de Carvalho)
Entenderam, jumentinhos? Cangalha e antolhos ideológicos é isso aí.
Isso explica porque as borxonetes histéricas, que dão ataque de pelanca a qualquer crítica ao Mitozinho Querido delas, fazem silêncio sepulcral quando o mesmo abraça e visita o mas petista doa ministros do STF…………
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD
“Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz”
O editor da TDI,Carlos Newton,é um esquerdista desde sempre.
No alto dos seus 76 anos,defendo a vida inteira a FRAUDE do socialismo,deve estar incomodado,não com os que rejeitam esse engodo (como eu,por exemplo) mas pela exaustão de repetir uma mentira sempre.
PS-A mensagem subliminar do editor Carlos Newton,para os que questionam a FRAUDE SOCIALISTA (como eu),tem a persuasão oculta
de desestimular o contra-ponto.
PS2-“Continuem alimentando corvos que em pouco tempo comerão seus olhos”.
Exercício de maturidade e equilíbrio mental e intelectual. A voz da experiência jornalística e da sensibilidade social. Verdades inatacáveis a não ser por alienados e beócios.
Meu endosso e aplauso!
Una coisa é certa:
A História não terminou, ao contrário do que alguns até já acreditaram.
A TI tem servido de púlpito para aqueles que clamam pelos desvalidos, atualmente em números elevados e aumentando a cada ano.
Essas pessoas não podem continuar sendo esquecidas, abandonadas e desprezadas.
Nego-me, categoricamente, que os poderes constituídos não poderiam diminuir as diferenças sociais. Só não agem neste sentido porque não querem, atendendo interesses alheios ao povo e sua situação de penúria.
Não é mais possível que continuemos ser roubados, explorados e manipulados, e fique por isso mesmo.
Os poderes perderam completamente a moral, e jogaram no lixo toda e qualquer ética em suas funções, em consequência, deixaram de ser autoridades, substituindo-a pelo oportunismo.
A ideia fixa contra o comunismo, socialismo, uma política que dá as costas às necessidades prementes do brasileiro, demonstram que o governo encontrou o seu escudo para se manter alienado quanto às questões sociais.
Falar em distribuição de renda é comunismo;
abordar uma reforma tributária que diminua a carga de impostos sobre os ombros do trabalhador é socialismo;
contestar Paulo Guedes e a sua inutilidade e incompetência na economia é ser um esquerdista.
Milhões de pessoas estão condenadas à miséria, através do maior engodo a título de projeto social, denominado de Bolsa Família!
Milhões foram colocadas em um gueto, onde jamais poderão sair, pois lhes foram proibidas quaisquer chances de crescimento pessoal e coletivo.
Milhões de pessoas, cuja mão de obra não utilizada poderia alavancar esta nação para o desenvolvimento, mas não existe por parte do governo quem tenha um mínimo de intenção para se lembrar do povo e colocá-lo para trabalhar, no lugar de dar-lhe esmola.
Governos pífios, medíocres, mal intencionados, desonestos, corruptos, desmoralizados, ladrões … tivemos nessas últimas três décadas.
Curiosa e ironicamente – e aqui teremos mais um enigma histórico -, Jango foi deposto porque acusado de comunista;
o Brasil teve uma espécie de revolta interna em níveis muito superficiais, mas houve combates entre subversivos e o poder instalado, o militar.
A ameaça comunista fora debelada, porém com um alto custo de vidas perdidas nessa luta.
Hoje, Bolsonaro e militares no poder, berram e vociferam contra o comunismo e socialismo!
Não só existem partidos comunistas e socialistas, como há dezenas de parlamentares que se identificam com esses movimentos no congresso, assembleias e câmaras municipais.
Pergunto:
Por que os militares permitiram o retorno do comunismo, assim como partidos comunistas e socialistas?
Tivemos uma guerra inútil nas décadas de sessenta e setenta?
Quase 500 mortos para absolutamente nada?
Ou, lá pelas tantas, a permissão para os comunistas voltarem, os governos que sucederiam os militares teriam como se desculpar à população suas incompetências, desonestidades, roubos, más intenções, acusando o comunismo como culpado?
Então a queda de Jango não teve a conotação comunista, foi um blefe?
Tanto barulho, para depois o comunismo retornar mais forte como nunca??!!
E querem acusá-lo como causador de nossos problemas sociais, econômicos e políticos?
Mas quanto cinismo e hipocrisia!!
Mas é o caso de um tratador de feras em um zoológico, que leva comida aos leões, tigres e onças.
Antes de dar-lhes o alimento, abre as jaulas e deixa os animais fugirem.
Depois que algumas pessoas são feridas ou perdem membros inferiores ou superiores, sai a berrar que os animais escaparam, e estão comendo as pessoas vivas??!!
Assim fizeram com o comunismo:
lutaram, venceram, prenderam, mas … em quem iria recair a culpa pela incompetência dos governos capitalistas e de direita?
Libera os comunistas; deixa que atuem livremente, assim teremos um bode expiatório para explicar os porquês de a situação nacional se encontrar em um caos absoluto e sem solução!
Enquanto isso, esquerdistas, direitistas, capitalistas, democratas, comunistas, socialistas, roubam, exploram e manipulam o povo!
Antes inimigos figadais, hoje cúmplices na miséria e pobreza de milhões de brasileiros, e de uma política econômica voltada apenas para as castas, elites e sistema financeiro, onde convivem muito bem todas as correntes políticas e econômicas, que representam à população a pantomima de inimigos, mas não passam do mesmo grupelho de bandidos e criminosos!
Enquanto pessoas sérias, socialmente responsáveis e merecedoras de estarem vivas, como você, Carlos Newton e outros companheiros da mesma qualidade moral usam sua inteligência e energia em reflexões neutras sobre comportamentos e relações humanas neste espaço democrático, sou surpreendido com mais borrifo verborrágico da eminência parda da propaganda bolsonarista, o tal de Carluxo, no tuiter, faz importante declaração, não sabemos se em nome do governo ou como portavoz do Gabinete do Ódio: “Limpo a bunda com a gravata dos dois” referindo-se a Sérgio Moro e Santos Cruz.
Mesmo sendo mais escatológica, a diatribe do 02, só terá como consequência a troca das gravatas ou, talvez um pescoção se cruzar com Santos Cruz, já a acusação, destrambelhada ou dirigida, do 03, à China, além da peitada de sua embaixada ao governo brasileiro, poderá ter consequências mais sérias, das quais a menor seria a “chamada do embaixador para consultas”
1) Belo artigo CN !
2) A meu ver e cada vez mais, discutir ideologias hoje prova que a pessoa não aceita democraticamente o direito do outro ser diferente.
3) Mas pelo que vejo, nosso Brasil ainda tem muitos kilômetros pela frente a seguir nesta insanidade.
4) Como diria o filósofo alemão Heidegger: “Agora, só um Deus pode nos salvar”.
Prezado Antonio Rocha !
1) O outro ser diferente ? Em que ?
A tornar o mundo um inferno?
2) Não há insanidade nenhuma,o que realmente falta é mais capacidade cognitiva de perceber o que está a nossa volta.
PS-Você quer aumentar ainda mais a legião de “homens-massa” (*) que assolam este país e o mundo?
(*) vide Rebelião da Massas – Ortega Y Gasset (leitura imperdível para entender
a passividade insana do homem atual).
3) Deus nos deu a inteligência.
Quem vai nos salvar é nós mesmos…
Num pais de desonestos como o Brasil, falar em ideologias, soa como demagogia.
Aqui ladrões estão tanto na direita, na esquerda e principalmente no centro, que diz não ser a favor, nem contra muito pelo contrário, estão em todas.
Com essa “ladrãozada” toda, imagine fazer socialismo,ninguém quer dar nada, só receber.
O capitalismo já sucumbiu a muito tempo, o estado não garante mais a propriedade de nada, até porque as leis são demasiadamente frouxas.
Ainda vamos viver como muitas tribos do centro da África, onde pegar alguma coisa alheia, não é furto ou roubo, é necessidade.
O uso descontrolado de drogas, também tem contribuído e muito para a degradação dos costumes e da moral.
Diante do fracasso retumbante de TODOS os regimes marxistas, a desculpa dos comunas é sempre a mesma: “aíinn, aquilo não era socialismo”. Marx era um tiranete preguiçoso, que nunca bateu um prego numa barra de sabão.
Alguns classificam os governos escandinavos como “social-democracia”, outros como “liberalismo social” (a liberdade individual e o direito de propriedade são sagrados); seja qual for, uma coisa é certa: Marx era um crítico ferrenho da social democracia, pois a considerava um instrumento burguês e, da burguesia, a única coisa que ele gostava era a grana.
E quem são os comunistas da Fiocruz, marmitinha de milícia carlosp? 🙂
Cita os sucessos do capitalismo, por favor.
Caro Germani,
Poucos são os comentaristas que aprecio debater ideias, pois a minha primeira intenção nessas discussões é eu aprender.
Desnecessário eu repetir o teu repúdio pelo socialismo e comunismo ou, sintetizando, pela esquerda.
E és um combatente ferrenho, que não negocia, que não quer conversar a respeito, pois preponderam teus sentimentos contra movimentos que, mesmo teoricamente, se preocupam com o povo.
Antes que tu me critiques, saliento que as experiências que tivemos com o comunismo, e onde ainda esse regime impera não é dos melhores, reconheço.
Mas, não deixa de ser interessante o debate, a comparação entre esses movimentos ditos sociais com o capitalismo, a democracia, a falsa liberdade, o questionado ir e vir.
Por outro lado, se qualquer sistema ou regime ou movimento têm seus problemas, e isso é indiscutível, evidentemente que a origem das falhas e erros advém das pessoas que os comandam, que os lideram, movidos pela vaidade a ânsia pelo poder.
Se até no círculo fechadíssimo da Igreja Católica Romana existem problemas internos, quanto mais aos que misturam o social com o político e o econômico.
Dito isso, e se me permitires, que tipo de movimento ou regime ou sistema, que poderia funcionar para diminuir a pobreza e a miséria?
Se o comunismo e o socialismo são engôdos, o capitalismo elegeu o dinheiro como o Deus a ser reverenciado, de que maneira o pobre e miserável serão atendidos nos seus mais comezinhos dilemas para sobreviver?
Saliento a extrema dificuldade de pessoas que se encaixam nessas condições de carência absoluta a questão do emprego, haja vista a falta de escolaridade, mão de obra qualificada, apresentação pessoal, roupa, dentes, a cor da pele, invariavelmente negra ou parda, que nascem predestinadas a passar muito trabalho.
Ora, se os movimentos que detestas não resolveram ou diminuíram essa chaga na humanidade e, pelo que se constata, a direita, o capitalismo e a democracia muito menos – basta que apontemos os milhões de pobres, miseráveis, desempregados, analfabetos absolutos e funcionais, a saúde precária, educação deprimente e segurança inexistente -, qual seria a tua ideia para amenizar tais graves problemas sociais, se aqueles que defendes com unhas e dentes também falharam, e são os responsáveis pelo aumento do flagelo humano??!!
Obrigado pela atenção.
Saúde e paz.
Obs. Apesar de o meu comentário se dirigir ao Germani, por favor, as perguntas estão abertas aos demais comentaristas que quiserem participar, e nos honrar com suas participações.
Testando,testando!!!!!!!
Bendl,Bendl,Bendl,Bendl,Bendl,Bendl,
Bendl,Bendl,Bendl,Bendl,Bendl(…),ufa !
,
Aprendi: BENDL.
Francisco BENDL !
Como disse no comentário de 23/11/20 – 7:24,não vou responder mais esse comentário seu sobre o que escrevo e defendo,não da maneira que queres,porque além do desconhecimento seu sobre Nova Ordem Mundial,agora,
surge a limitação sobre Socialismo/Comunismo e Capitalismo.
Estou diante da minha biblioteca,selecionando entre mais de 100
livros sobre Socialismo/Comunismo e Capitalismo,para sua iniciação no tema.
(Pausa)
Já selecionados os livros,sugiro que você,antes de debater comigo sobre Nova Ordem Mundial e Socialismo/Comunismo e Capitalismo,leia,reflita,pense sobre as obras a seguir:
Autor Ludwig Von Misses:
1) As 6 lições
2) A mentalidade anticapitalista
3) Burocracia
4) Crítica ao Intervencionismo
5) O Marxismo Desmascarado
6) Planed Caos
7) O Livre-Mercado e seus inimigos
8) El Socialismo:uma análise econômica e sociológica
9)Teoria e História (O cálculo econômico em sociedades socialistas)
(…)
Autor: Murray Rothbard
1) Esquerda e Direita
Autor: Milton Friedman:
1) Capitalismo e liberdade
2) Liberdade de escolher
3) Episódios da história moderna
4) Teoria dos Preços
(Crise nas políticas socialistas)
5) Inflação-suas causas e consequências
6) O Poder do Dinheiro
7) Ciência e Ideologia – A metodologia da economia positiva (M.Friedman /J.Schumpeter)
(..)
Francisco BENDL !
O que vou dizer a você,é uma palavra de um aliado.
Você,”voa” sobre tudo.
Os teus textos são de uma narrativa prolixa sem fim.
Nos últimos dois comentários dirigidos a mim,você fez mais de 100 perguntas.
Onde está a tua verdadeira cultura e intelectualidade?
Porque tantas perguntas?
Eu sei porque.
Trata-se de uma insegurança total para assumir A TUA versão definitiva dos fatos
explícitos e ocultos.
PS-Essa ladainha sem fim carregada de
“coitadismos”,”de desvalidos” ,de “vitimas do capitalismo” ,(…) e por aí vai,nada mais é do que o discurso datado e vencido da fraude socialista.
Prezado Bendl!
Não sei a tua idade (eu tenho quase 70 anos),cuidado com a bajulação dos falsos
amigos que enchem teu ego quase a exaustão.
PS-Plutarco disse muito bem sobre isso.
PS2-Leia muito Bendl. Você precisa.
Faça valer de verdade,o que você disse no início do último comentário:
“Poucos são os comentaristas que aprecio debater idéias,pois a primeira intenção nessas discussões é EU APRENDER.”
Portanto,se permita APRENDER.
E pare de fazer auto-sabotagem.
Abraço,
Germani
Só gostaria de saber NEWTON SE VOCE NEGA A SOCIEDADE DE CLASSES E QUE MARX COLOCAVA COMO OBJETIVO O FIM DO ESTADO BURGUES E UM MUNDO ORGANIZADOS PELOS TRABALHADORES ATRAVES DE COOPERATIVAS.VOCE SUGERE A MELHORA DO CAPITALISMO FATO IMPOSSIVEL JÁ QUE O CAPITAL SO TENDE A CRESCER.VIVEMOS HOJE O CAPITALISMO FINANCEIRO QUE NÃO DEPENDE DA PRODUÇÃO.
O melhor das ideias de Marx e Engels eram as intenções, numa fase sinistra da humanidade. Hoje, as ideias deles precisam ser adaptadas a uma outra realidade, respeitando a evolução do capitalismo rumo a um Wellfare State, o Estado de Bem-Estar Social, algo que soaria bem aos ouvidos de Marx e Engels.
Grato pelo interesse, amigo Zenóbio. E não precisa usar MAIÚSCULAS!!!!
CN
CN, você usou a palavra maiúsculas em caixa-alta ao final de uma frase. Por favor, obedeça às regras do blog.
Rocco
Oh, verdade ! Não existe mais essa conversa de capitalismo e comunismo
é equivalente a
“Não existe mais essa história de chifre, isso é coisa que colocaram na sua cabeça”
Jango quebrou a hierarquia, Jânio condecorou Ernesto.
Para qualquer que seja o brasileiro na titularidade de qualquer poder, independentemente de sua ideologia, precisa ter três requisitos:
1) Ser honesto;
2) Não ser pusilânime;
3) Ter vergonha na cara (Capistrano).
Infelizmente, já é difícil ter um deles, imagine-se os três simultaneamente.
Um minuto de silêncio por Don Diego Armando Maradona, por favor ! Ele e Manoel Francisco dos Santos foram os maiores craques que vi jogar. O último foi Zinedine Zidane.
Países atrasados como o Brasil?!
Ué?!?!?!?!?!?!?!
Desde a vitória do Trump nos States o que mais se vê lá no país do norte é a discussão entre direita x esquerda; comunismo x capitalismo,…
Tem certeza que isso é só em países “atrasados” como o Brasil, C.N.?
Caro Newton,
Artigo irreparável, na linha dos demais nos quais o editor tratou da temática!
Sem esgotar qualquer vertente da abordagem inicial e da discussão que se seguiu, rótulos (nomes) como “direita”, “esquerda”, “capitalismo”, “socialismo”, entre outros, se não estão adequadamente colocados num sistema* que promova o desenvolvimento humano, não passam de palavras sem conteúdo empírico aferível: flatus vocis, sem adentrar no mérito, mas parafraseando a expressão utilizada por nominalistas no debate com essencialistas… Debate este que ganhou relevo e, ao que parece, ainda é mote para muitas argumentações…
(*) inserido no supersistema ecológico, inclusive, posto que este constitui as bases da vida-biológica…
Parabéns e muito obrigado por lançar luzes sobre problemas tão importantes para as atuais e futuras gerações!
Gratíssimo e Abs!
Cordialmente,
Christian.
PS: se o editor identificou na questão da ideologia um problema desde a década de 80, a realidade desde então (ao menos) tem mostrado que sua teoria está correta…
Gratíssimo por suas palavras, Dr. Christian Cardoso. Mande um artigo a respeito para nós.
Saúde e paz.
CN
Carlos Newton, excelente artigo. Está fazendo muita gente pensar e opinar, contra ou a favor. Faz parte da troca de conhecimentos.
Aliás, muito atual é a frase de Giordano Bruno:
“Ignorância e arrogância são duas irmãs inseparáveis, com um só corpo e alma.”
Perfeito CN! Simplesmente Perfeito!
Matéria vanguarda de conteúdo político, com senso de humanidade e de justiça! Parabéns!
Espero que todos que tiverem acesso reflitam e percebam o quanto a humanidade precisa mudar! Vale ressaltar que o que todos queremos na vida é ser feliz ! Mas que nao seja nunca explorando e massacrando o próximo!
Ah! …aí o mundo seria perfeito!
Abraços
Suely
Gratíssimo por suas palavras gentis, Suely.
Abs.
CN