Em plena crise, FAB quer comprar dois Airbus de longo alcance para substituir o Aerolula

Airbus A330-200 A venda - Ad IDNo. 133069 - AirCraft24.com

Os jatos A-330 da Airbus deixam no chinelo o famoso Aerolula

Igor Gielow
Folha

A Fora Area Brasileira lanou nesta quinta-feira (27) um edital para a compra de dois avies de transporte de longo alcance Airbus A330, prevendo gastar US$ 80,63 milhes (R$ 437,7 milhes hoje) no negcio. A compra vem na esteira da polmica reviso do contrato de compra dos modelos KC-390 da Embraer.

Num acordo fechado em 2014, a Fora gastaria R$ 11 bilhes (em valores corrigidos) para adquirir 28 cargueiros brasileiros, mas no ano passado exigiu um negcio para metade dessa frota.

RENEGOCIAO – “Estamos perto de finalizar os detalhes da renegociao, que sempre um processo de atrito”, afirma o comandante da FAB, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior. Na mesa est a reduo do pedido para talvez 14 aeronaves e tambm do preo final, devido a restries oramentrias. Questionado, ele dissocia os dois processos de compra.

O KC-390, sustenta, um avio de uso pontual, ttico. Carrega at 26 toneladas de carga e multimisso, servindo de reabastecedor areo e para diversas funes. Vazio, percorre mais de 6.000 km. O A330 em modo militar transporta grande quantidade de passageiros e at 45 toneladas de carga, e voa 14,8 mil km vazio.

Essencialmente, so avies para misses diferentes. Baptista Junior cita o envio de dois avies Embraer-190 para resgatar brasileiros em Wuhan (China), no incio da pandemia. Aquela viagem demandou quatro paradas, quando o uso de um A330 a faria com uma s escala.

EDITAL NO EUA – Buscando reduzir custos, a FAB lanou o edital na Comisso Aeronutica de Washington, que cuida de negcios internacionais, requisitando dois A330 de uso civil fabricados a partir de 2014, com no mximo 28 mil horas de voo e capacidade operacional at 2054.

Os aparelhos, contudo, tm de ser adaptveis ao padro MRTT da Airbus, que prev capacidade de reabastecimento areo.

Um MRTT zero quilmetro carssimo, de 150 milhes (R$ 900 milhes) at o dobro disso. Uma converso semelhante de A330 civis da Iberia, encomendada pelo governo da Espanha no ano passado, previa um custo unitrio de R$ 225 milhes por avio, em linha do negcio proposto pelo Brasil.

REFORMA NA ESPANHA – A transformao deve ocorrer na Espanha, que tem a oficina da Airbus credenciada para o servio. possvel execut-la na IAI israelense, mas a pesou a mesma considerao que tirou da competio converter um Boeing-767.

A IAI conhecida por servios de excelncia, mas no a fabricante do avio. E a Boeing hoje no adapta seus 767, preferindo vender o novo KC-46, que baseado naquele modelo civil. Um A330 convertido pela prpria Airbus vem com garantias adicionais, na viso da FAB.

O novo avio, caso seja comprado, ter de ser entregue entre 90 dias (primeira unidade) e 150 dias (segunda). Ele suprir uma lacuna aberta desde 2013, quando foi aposentado o ltimo Boeing KC-137, o famoso Sucato baseado no venerando 707, e desde 2019, quando um Boeing-767 alugado foi devolvido.

NA ERA DILMA – Em 2010, a Folha mostrou que o governo Dilma Rousseff (PT) queria comprar o mesmo modelo. Uma das unidades deveria ter a tal rea VIP, substituindo assim o Airbus A319ACJ usado pela Presidncia o famoso Aerolula, comprado pelo antecessor da presidente.

O negcio no foi em frente, mas presidentes sempre se queixaram da autonomia menor do Aerolula, que obriga duas ou trs paradas numa ida Europa a partir de Braslia. Se Bolsonaro ou quem vier a suced-lo tiverem o A330 mo, isso vira um voo direto.

Mas comprar um avio que pudesse virar o AeroBolsonaro ou alguma outra corruptela pior a esta altura, em ano eleitoral, seria um tiro no p considervel.

###
NOTA DA REDAO DO BLOG
A reportagem fala em dois cargueiros, mas isso non ecziste, diria espiritualmente o saudoso Padre Quevedo. O objetivo real do ectoplasma da negociao comprar dois novos Aerolulas, de maior autonomia de voo, para facilitar as viagens do futuro governante, seja l quem for. Como se trata de recursos pblicos, pagos pelo povo, quem se interessa? (C.N.)

21 thoughts on “Em plena crise, FAB quer comprar dois Airbus de longo alcance para substituir o Aerolula

  1. Melhor entregar o que ainda resta da Amaznia, para que seja devidamente cuidada e preservada, Governos competentes, comprometidos e preocupados com o futuro do Planeta, que entregarem, como ocorrer dentro de pouco tempo, uma terra devastada, intil e destruda pela ambio e falta de responsabilidade de quem diz que cuida…
    Depois reclamam quando a Natureza responde com tantas tragdias…
    Uma vergonha, este e tantos outros Pases vagabundos!
    Credo !

    • Isso eugenismo puro!

      Acha que “pases de primeiro mundo” iro tomar conta da Amaznia ou burrice ou viralatismo descarado!
      V pesquisar para saber como o Canad j devastou regies do prprio pas extraindo minrio.
      V estudar pra saber que multinacionais de pases da Escandinvia j esto aqui no Brasil poluindo nossas florestas e rios, com o apoio da mdia vendida brasileira, judicirio e polticos.
      V estudar para saber que isso acontece h muitas dcadas!
      Como o foi o caso de Henry Ford que chegou a criar uma cidade na Amaznia devastou tudo o que encontrou pela frente, e ainda fez o Brasil ter que pagar o prejuzo dos danos ambientais que eles causaram l no incio do sculo XX.
      Viralata brasileiro o maior mal que o Brasil tem!

        • Eugenistas que pregavam que anglosaxoes germnicos, escandinavos,…eram superiores aos iberos americanos(a gente), africanos, asiticos, etc.
          Se voc sustenta esse pensamento, est claramente apoiando um pensamento eugenista. Mesmo que no saibas.
          Pases como o Titio Sam, Canad, Noruega, Frana, etc, j esto explorando recursos, e devastando o meio ambiente h muito tempo sem nem que a mdia vendida brasileira digam um a.
          Voc sabia que o Brasil faz fronteira com a Frana atravs da Guiana?
          E voc sabia que governo frances j deu ordens para EXPLORAR todo o territrio da Guiana em busca de riquezas naturais?
          Caso achem, ser terra arrasada no territrio da Guiana sem a revolta da mdia.
          Voc sabia que at hoje o governo frances explora suas ex-colnias na frica tirando de l por ano mais de 300 milhes de dlares?
          O macron se diz preocupado com a Amaznia, mas quer explorar o solo da Guiana!

  2. At parece que o governo est nadando de braada, que a economia vai de vento em popa, a idiotices como esta so possveis. Pois , este o Brasil que no precisamos, o Brasil do gasto irresponsvel dos recursos pblicos. A hora de mudar agora, sem a volta do passado e sem a continuao do desgoverno presente.

  3. Pra jogar um rato morto dentro da sopa do Bolsonaro comeam com “Em plena crise”
    Na boca dos mergulhadores de guas turvas s quem presta pra comprar avio Dilma, foi ela que fechou o negcio com os Grifos suecos.

  4. tudo com dinheiro pblico.
    Eles (militares) sempre gostaram de fazer farra…

    A Marinha, por exemplo, quer construir um museu novo no Rio – como se ela tivesse grandes feitos para precisar ter outro – j tem o museu atrs da Alerj mas quer outro maior.

    Est licitando o projeto arquitetnico.

    • Ento juntou um governo civil-militar de milcias… Da j viu. Rachadinha
      Oramento secreto
      Compras superfaturadas
      Aumentos salariais seletivos
      Soldos duplos

Deixe um comentário para Ronaldo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.