Em plena crise, FAB quer comprar dois Airbus de longo alcance para substituir o Aerolula

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Os jatos A-330 da Airbus deixam no chinelo o famoso Aerolula

Igor Gielow
Folha

A Força Aérea Brasileira lançou nesta quinta-feira (27) um edital para a compra de dois aviões de transporte de longo alcance Airbus A330, prevendo gastar US$ 80,63 milhões (R$ 437,7 milhões hoje) no negócio. A compra vem na esteira da polêmica revisão do contrato de compra dos modelos KC-390 da Embraer.

Num acordo fechado em 2014, a Força gastaria R$ 11 bilhões (em valores corrigidos) para adquirir 28 cargueiros brasileiros, mas no ano passado exigiu um negócio para metade dessa frota.

RENEGOCIAÇÃO – “Estamos perto de finalizar os detalhes da renegociação, que é sempre um processo de atrito”, afirma o comandante da FAB, brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior. Na mesa está a redução do pedido para talvez 14 aeronaves e também do preço final, devido a restrições orçamentárias. Questionado, ele dissocia os dois processos de compra.

O KC-390, sustenta, é um avião de uso pontual, tático. Carrega até 26 toneladas de carga e é multimissão, servindo de reabastecedor aéreo e para diversas funções. Vazio, percorre mais de 6.000 km. O A330 em modo militar transporta grande quantidade de passageiros e até 45 toneladas de carga, e voa 14,8 mil km vazio.

Essencialmente, são aviões para missões diferentes. Baptista Junior cita o envio de dois aviões Embraer-190 para resgatar brasileiros em Wuhan (China), no início da pandemia. Aquela viagem demandou quatro paradas, quando o uso de um A330 a faria com uma só escala.

EDITAL NO EUA – Buscando reduzir custos, a FAB lançou o edital na Comissão Aeronáutica de Washington, que cuida de negócios internacionais, requisitando dois A330 de uso civil fabricados a partir de 2014, com no máximo 28 mil horas de voo e capacidade operacional até 2054.

Os aparelhos, contudo, têm de ser adaptáveis ao padrão MRTT da Airbus, que prevê capacidade de reabastecimento aéreo.

Um MRTT zero quilômetro é caríssimo, de € 150 milhões (R$ 900 milhões) até o dobro disso. Uma conversão semelhante de A330 civis da Iberia, encomendada pelo governo da Espanha no ano passado, previa um custo unitário de R$ 225 milhões por avião, em linha do negócio proposto pelo Brasil.

REFORMA NA ESPANHA – A transformação deve ocorrer na Espanha, que tem a oficina da Airbus credenciada para o serviço. É possível executá-la na IAI israelense, mas aí pesou a mesma consideração que tirou da competição converter um Boeing-767.

A IAI é conhecida por serviços de excelência, mas não é a fabricante do avião. E a Boeing hoje não adapta seus 767, preferindo vender o novo KC-46, que é baseado naquele modelo civil. Um A330 convertido pela própria Airbus vem com garantias adicionais, na visão da FAB.

O novo avião, caso seja comprado, terá de ser entregue entre 90 dias (primeira unidade) e 150 dias (segunda). Ele suprirá uma lacuna aberta desde 2013, quando foi aposentado o último Boeing KC-137, o famoso Sucatão baseado no venerando 707, e desde 2019, quando um Boeing-767 alugado foi devolvido.

NA ERA DILMA – Em 2010, a Folha mostrou que o governo Dilma Rousseff (PT) queria comprar o mesmo modelo. Uma das unidades deveria ter a tal área VIP, substituindo assim o Airbus A319ACJ usado pela Presidência —o famoso Aerolula, comprado pelo antecessor da presidente.

O negócio não foi em frente, mas presidentes sempre se queixaram da autonomia menor do Aerolula, que obriga duas ou três paradas numa ida à Europa a partir de Brasília. Se Bolsonaro ou quem vier a sucedê-lo tiverem o A330 à mão, isso vira um voo direto.

Mas comprar um avião que pudesse virar o AeroBolsonaro ou alguma outra corruptela pior a esta altura, em ano eleitoral, seria um tiro no pé considerável.

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A reportagem fala em dois “cargueiros”, mas isso “non ecziste”, diria espiritualmente o saudoso Padre Quevedo. O objetivo real do ectoplasma da negociação é comprar dois novos Aerolulas, de maior autonomia de voo, para facilitar as viagens do futuro governante, seja lá quem for. Como se trata de recursos públicos, pagos pelo povo, quem se interessa? (C.N.)

21 thoughts on “Em plena crise, FAB quer comprar dois Airbus de longo alcance para substituir o Aerolula

  1. Melhor entregar o que ainda resta da Amazônia, para que seja devidamente cuidada e preservada, à Governos competentes, comprometidos e preocupados com o futuro do Planeta, que entregarem, como ocorrerá dentro de pouco tempo, uma terra devastada, inútil e destruída pela ambição e falta de responsabilidade de quem diz que cuida…
    Depois reclamam quando a Natureza responde com tantas tragédias…
    Uma vergonha, este e tantos outros Países vagabundos!
    Credo !

    • Isso é eugenismo puro!

      Acha que “países de primeiro mundo” irão tomar conta da Amazônia ou é burrice ou viralatismo descarado!
      Vá pesquisar para saber como o Canadá já devastou regiões do próprio país extraindo minério.
      Vá estudar pra saber que multinacionais de países da Escandinávia já estão aqui no Brasil poluindo nossas florestas e rios, com o apoio da mídia vendida brasileira, judiciário e políticos.
      Vá estudar para saber que isso acontece há muitas décadas!
      Como o foi o caso de Henry Ford que chegou a criar uma cidade na Amazônia devastou tudo o que encontrou pela frente, e ainda fez o Brasil ter que pagar o prejuízo dos danos ambientais que eles causaram lá no início do século XX.
      Viralata brasileiro é o maior mal que o Brasil tem!

        • Eugenistas que pregavam que anglosaxoes germânicos, escandinavos,…eram superiores aos iberos americanos(a gente), africanos, asiáticos, etc.
          Se você sustenta esse pensamento, está claramente apoiando um pensamento eugenista. Mesmo que não saibas.
          Países como o Titio Sam, Canadá, Noruega, França, etc, já estão explorando recursos, e devastando o meio ambiente há muito tempo sem nem que a mídia vendida brasileira digam um aí.
          Você sabia que o Brasil faz fronteira com a França através da Guiana?
          E você sabia que governo frances já deu ordens para EXPLORAR todo o território da Guiana em busca de riquezas naturais?
          Caso achem, será terra arrasada no território da Guiana sem a revolta da mídia.
          Você sabia que até hoje o governo frances explora suas ex-colônias na África tirando de lá por ano mais de 300 milhões de dólares?
          O macron se diz preocupado com a Amazônia, mas quer explorar o solo da Guiana!

        • Em entrevista à Fox News, Robert James Woolsey, ex-diretor da CIA, admite que a agência intervém em processos eleitorais de outros países pelo que chama de “boas causas”.

          Woolsey foi diretor da CIA durante o governo de Bill Clinton, período em que conduziu atividades de desestabilização contra a China e esteve envolvido na Guerra da Bósnia. Também integrou o think tank “Project for the New American Century” durante a invasão ao Iraque.

          https://twitter.com/historia_pensar/status/1487919205257261057

  2. Até parece que o governo está nadando de braçada, que a economia vai de vento em popa, aí idiotices como esta são possíveis. Pois é, este é o Brasil que não precisamos, é o Brasil do gasto irresponsável dos recursos públicos. A hora de mudar é agora, sem a volta do passado e sem a continuação do desgoverno presente.

  3. Pra jogar um rato morto dentro da sopa do Bolsonaro começam com “Em plena crise”
    Na boca dos mergulhadores de águas turvas só quem presta pra comprar avião é Dilma, foi ela que fechou o negócio com os Grifos suecos.

  4. É tudo com dinheiro público.
    Eles (militares) sempre gostaram de fazer farra…

    A Marinha, por exemplo, quer construir um museu novo no Rio – como se ela tivesse grandes feitos para precisar ter outro – já tem o museu atrás da Alerj mas quer outro maior.

    Está licitando o projeto arquitetônico.

    • Então juntou um governo civil-militar de milícias… Daí já viu. Rachadinha
      Orçamento secreto
      Compras superfaturadas
      Aumentos salariais seletivos
      Soldos duplos

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