Em reunião com ministros, Bolsonaro exige que seu comando seja seguido, e Mandetta se cala

Bolsonaro diz que a sua avaliação sobre a Covid-19 precisa ser ouvida

Naira Trindade e Thaís Arbex
O Globo

O presidente Jair Bolsonaro  lembrou durante a reunião ministerial nesta terça-feira, dia 14, ser dele a cadeira de presidente da República e ressaltou que o comando que deve ser seguido é o dele. O recado veio dois dias depois de o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dizer em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que as divergências no discurso do governo no combate ao novo coronavírus  “levam para o brasileiro uma dubiedade” em não saber a quem escutar.

Durante o encontro, Mandetta não pediu a palavra e ouviu calado as falas do presidente. Em entrevista após a reunião, o ministro disse estar focado em “trabalho”. No rápido discurso na reunião interna, Bolsonaro repetiu o que vem falando desde o início da crise com Mandetta: como mandatário do Presidência, precisa ter suas opiniões consideradas.

INCÔMODO – A auxiliares mais próximos, o presidente relata especial incômodo com o fato de o ministro da Saúde nem sequer apresentar ao Palácio do Planalto os planos de sua pasta para o combate ao coronavírus no país. Bolsonaro disse, mais de uma vez, que mesmo que sua avaliação sobre a Covid-19 não fosse a melhor, ele precisa ser ouvido.

Bolsonaro tem ouvido uma série de aliados para definir quem comandará a Saúde. Como O Globo mostrou nesta terça, a cardiologista e pesquisadora Ludhmila Hajjar, diretora de Ciência e Inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, e Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein, estão entre os cotados.

Além dos 22 ministros, outros nove presidentes de estatais e assessores acompanharam a reunião. Segundo aliados, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, expôs sua preocupação com áreas afetadas com as paralisações, como os pequenos agricultores e também as floriculturas.

RECURSOS – Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, frisou a quantidade de recursos que o governo vem injetando na economia do País durante a crise sanitária. Além de Tereza e Guedes, falaram também os ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Em entrevista após a reunião, Mandetta foi questionado se suas declarações no Fantástico eram uma tentativa de “forçar uma demissão” e respondeu:

“Não vejo nesse sentido. Acho que é mais uma questão sobre a comunicação, sobre como vamos comunicar. É no trabalho que a gente está focado”, disse o ministro ao ser questionado sobre o assunto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Em tradução simultânea, as repórteres de O Globo continuam sendo usadas pelos informantes do Planalto para plantar intrigas contra o ministro. A diferença é que o Mandetta se baseia no conhecimento científico mundial, enquanto o presidente é movido por questões que já nem são eleitorais, mas apenas “eleitoreiras”. Ele não pensa no Brasil, mas exclusivamente na sua reeleição, e seu comportamento compromete a imagem do país no exterior. (C.N.)

32 thoughts on “Em reunião com ministros, Bolsonaro exige que seu comando seja seguido, e Mandetta se cala

  1. 1) Mensagem de *Jimmy Carter* para *Donald Trump* durante a sua recente entrevista sobre a *China*:

    ☆☆☆
    “…Você tem medo que a China nos supere, e eu concordo com você. Mas você sabe por que a China nos superará? Eu normalizei relações diplomáticas com Pequim em 1979, desde essa data… você sabe quantas vezes a China entrou em guerra com alguém? Nem uma vez, enquanto nós estamos constantemente em guerra.

    Os Estados Unidos é a nação mais guerreira da história do mundo, pois quer impor aos Estados que respondam ao nosso governo e aos valores americanos em todo o Ocidente, e controlar as empresas que dispõem de recursos energéticos em outros países.

    A China, por seu lado, está investindo seus recursos em projetos de infraestrutura, ferrovias de alta velocidade intercontinentais e transoceânicos, tecnologia 6G, inteligência robótica, universidades, hospitais, portos e edifícios em vez de usá-los em despesas militares.

    Quantos quilômetros de ferrovias de alta velocidade temos em nosso país? Nós desperdiçamos U$ 300 bilhões em despesas militares para submeter países que procuravam sair da nossa hegemonia. A China não desperdiçou nem um centavo em guerra, e é por isso que nos ultrapassa em quase todas as áreas.

    E se tivéssemos tomado U$ 300 bilhões para instalar infraestruturas, robôs e saúde pública nos EUA teríamos trens bala transoceânicos de alta velocidade. Teríamos pontes que não colapsem, sistema de saúde grátis para os americanos não infectarem mais milhares de americanos do que qualquer país do mundo pelo COVID-19. Teríamos caminhos que se mantenham adequadamente. Nosso sistema educativo seria tão bom quanto o da Coreia do Sul ou Xangai”.

    (Jimmy Carter, na Newsweek Magazine)

    2) Texto acima circulando no Facebook, não sei se é Fake.

    • Jimmy Carter se esqueceu que Trump é o presidente que abaixou a níveis jamais vistos em 50 anos a taxa de desemprego nos EUA, que é de 3%.

      Não existe melhor direito do cidadão no mundo inteiro que o emprego. O resto vem depois.

      Abstrair sobre defeitos irrelevantes e até de natureza cosmética é fácil. Já, procurar perceber honestamente e com apuro, sem pieguices sentimentais, a realidade….

    • Caro leitor e comentarista Antonio Rocha,
      Não existe AMIZADE entre Estados estrangeiros, existem INTERESSES.
      A propósito, a China vem desenvolvendo muitos projetos de infraestrutura por toda a Ásia, notadamente portos estrategicamente importantes e corredores de trânsito.
      Esses projetos começam como um desenvolvimento conjunto, mas podem acabar nas mãos dos chineses.
      O que de fato acabou ocorrendo com o Sri Lanka, incapaz de pagar as suas dívidas da construção do porto, concedeu seu uso à China por 99 anos.

  2. Mais um delírio do editor: “Mandetta se baseia no conhecimento científico mundial”

    Com gente assim e com um ensino que ensina o cidadão a desaprender a realidade, não é de se surpreender que este país está do jeito que tá.

  3. CN você está correto em sua análise, só inverteu os personagens. me desculpe, mas o Bolsonaro pensa muito mais no Brasil do que a turma do Mandetta ( que vc sabe quem são). Outra coisa, a dois dias atrás, voce escreveu que a OMS estava perdida e não sabia o que fazer. Me desculpe mais uma vez, cientificamente não tem nada definido sobre essa pandemia.

  4. “…as repórteres de O Globo continuam sendo usadas pelos informantes do Planalto para plantar intrigas contra o ministro.”

    Caro Jornalista.

    Lembrei-me de um caso acontecido durante guerra do Iraque:
    Saddam, achando que havia traidores próximos de si, disse a um grupo de assessores que iria a uma solenidade em tal local de Bagdá em tal dia e tal hora. Obviamente, que a informação era altamente secreta!
    E assim fez. Só que quando chegou ao local, entrou pela porta da frente e saiu por uma porta de trás, sem avisar aos presentes.

    Em menos de cinco minutos depois, o local sofreu um bombardeio maciço dos Estados Unidos. Não foi noticiado se todos os presentes morreram, mas é o mais provável.

    Retornando ao Palácio, ele não teve dúvidas: reuniu todos aqueles para os quais tinha passado a informação da sua ida à solenidade e fuzilou-os todos, o culpado e os inocentes.

    -O Bolsonaro não pode fuzilar ninguém. Mas pode demitir!

    Abraços.

    • Se ele fosse mais inteligente, passaria uma informação/decisão fake diferente para cada pessoa que fica ao lado dele, pediria segredo absoluto
      e depois ficaria esperando para ver qual das informações seria publicada na Rede Esgoto.

  5. Num país despreparado em infraestrutura e com um povo em sua maioria com educação primária e importante parcela que nem concluiu o primeiro grau, o campo está aberto para Bolsonaro levar o país a um enorme morticínio com seu foco na economia. Mandetta não está errado em querer largar o barco, vem tentando conduzir a saúde do país para que não sejamos um novo EUA, Itália ou Espanha mas…

  6. Jimmy Carter, acertou em dizer qual o motivo da China está ter tanto crescimento.
    Com relação ao coronavírus, se a população não se isolar e sair em massa às ruas como quer o presidente, provavelmente haverá disseminação do vírus, podendo chegar a uma situação de caos e aumento no número de desempregados. A alimentação dos brasileiros se tornará mais difícil.

  7. Veja o nível que os “Doentes Apaixonados e Adoradores, Iguais de Lula e sua Quadrilha” fizeram chegar essa Nação…Hoje desde os Togados da Corte e Amigos de Lula como Tofolli, Lewandovski, Marco Aurélio e Gilmar, os mais Íntimos Amigos de Lula, falam sobre Ciência com uma facilidade que até Hipocrates iria embora da Terra se ouvisse os Conhecimentos de Medicina e todas as Ciências daqueles “Çábios Togados” dizendo que a Cloroquina faz mal a saúde e tudo que Bolsonaro diz ou pensa faz mal. Jornalistas de todas as Mídias dissecam a Cloroquina e todas soluções Medicinais vindas do Ministério da Saúde de tal forma que se Oswaldo Cruz comparecesse a Globonews ou CNN para ser entrevistado por Maria João, Trigueiro, Camarotti, Natuza, Valdo e outros “Çábios Jornalistas Cientistas” , iria correr pelo nível de conhecimento que eles tem e o domínio da Ciência e o Coronavírus na terra. Aliás, quem ligar seu Televisor vai receber “Aula de Excesso de Nada Científico”, nunca ví tanto Infectologista e Cientista que domina tudo e que esse Governo não viu no Governo anterior de Lula onde eles estavam e o que faziam para prol da Medicina e hoje se acham superiores a tudo. Será que estavam farreando com o dinheiro público como foi detectado por Auditorias nas Universidade Públicas Brasileira, que era um tal de viagem (com a Família toda) prá lá e prá cá, e o que fizeram nessas viagens que não ouviram Cientistas Mundiais que já sabiam do Coronavírus em Julho de 2019 e que silenciosamente e criminosamente os “esquerdopatas tupiniquins seguindo orientação do Partidão Chinês” silenciaram e depois vem para a Mídia posarem de Grandes Cientistas, vão se catar ????

    • Perfeito.
      Mas, até que a imprensa falou alguma coisa de negativo sobre Dilma. Mas só um pouquinho para não atrapalhar a festa que faziam com o nosso dinheiro, bilhões, que os governos corruptos repassavam para ela.

  8. Bolsonaro precisa estar sempre dizendo que ele é o presidente, é ele quem manda. Isso acontece quando falta liderança e precisa se impor a força, com ameaças a quem não seguir o caminho errado dele.
    Está claro que o Ministro da Saúde que é médico segue o que manda a ciência de todo o mundo. Por questão de compromisso com a vida das pessoas e caráter, não pode seguir o que manda um leigo no assunto.

  9. Fique com seu inglês para falar ou escrever quando estiver nos Estados Unidos, na Inglaterra, ou, em países que falem este idioma.

    Aqui no Brasil é Português .Português do Brasil. Entendeu?

  10. Se vocês não verem a falta do Dinheiro Público, Qualidade da Saúde Pública Técnica, Operacional e Humanamente falando pelos baixos salários e destruição do Parque de Saúde de todo o Brasil, União, Estados e Municípios, e o Caos Financeiro da União, nunca poderemos falar de tudo isso, sem falar, citar ou acusar, ou cobrar o nome dos Responsáveis Civil, Criminal, Ético, Administrativo e Moral os Criminosos de Lesa Pátria Provados e Comprovados, Lula e a Dilma, que foram os Principais Comandantes, Chefes, Organizadores, Tutores e Condutores desse Caos em que se encontra o Brasil. Por isso todo Homem de Bem dessa Nação que não seguem e nem adoram ou amam esses Traidores da Pátria e Criminosos de Lesa Pátria, só podem falar mal e cobrar que eles estejam numa Prisão. Será que os Trilhões de Reais roubados por essa Organização Criminosa PT(Dito pela Justiça Federal, MPF,TCU,RECEITA FEDERAL E PF) foram parar em Xanadu ? Garanto que o Brasileiro de bem desse País não tem nenhum Amigo Doador e nem vendem porta a porta para ficar Milionários do dia pra noite. Então se conformem, Lula e Dilma tem que estarem presos, só se seus Iguais Rasgarem Novamente a Constituição e os deixarem assumir o Poder via outros tantos Crimes tramados no silencio de sua soltura ! Por favor, não vão dizer que vendem quentinhas porta a porta e tem aplicações milionárias nos Bancos Brasileiros e Internacionais ???

  11. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao24.htm … onde tem Manda logo em seu início … e tem outros Manda.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao91.htm … sem nenhum Manda … Art 41 – Exerce o Poder Executivo o Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil, como chefe eletivo da Nação. … … … é só onde o Presidente é chefe da Nação.

    Certamente Bolsonaro não participou de Reunião de Estado Maior Paraquedista, né???

  12. Esta reunião não passou mais do que um faz-de-conta de apoio ao chefe, hoje mais por baixo do que tapete de porão. Para não ver o governo totalmente desacreditado o chefe convocou todos os caciques disponíveis no momento, falou grosso como os professores faziam antigamente, bateu com a régua na mesa prometeu castigo para os rebeldes. Assim o governo vai administrando o Brasil e esta pandemia, na base da intriga e na competição para ver quem aparece mais na mídia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *