Entenda como nasceu a crise no Oriente e como chegou à França

Reprodução do vídeo divulgado pela Forbes

Mário Assis Causanilhas

O site da revista Forbes Brasil está exibindo um vídeo muito interessante sobre o Oriente Médio, que começa a despertar interesse e fazer sucesso na internet. “O que ocorre exatamente na Síria? De onde vêm mais de quatro milhões de refugiados? Foram essas perguntas que incentivaram o grupo #WhyMaps a fazer um vídeo, no começo de outubro, que explica em pouco mais de 10 minutos e 15 mapas a história da Síria e da região, que têm sido o centro das atenções do mundo neste ano, em grande parte graças ao grupo terrorista Estado Islâmico (Isis)”, diz o texto de apresentação na Forbes.

Como este vídeo é narrado em espanhol de forma didática, por meio de mapas, é fácil entender como vem transcorrendo a História do Oriente Médio, pois o roteiro abrange desde a Mesopotâmia da antiguidade aos dias de hoje, para explicar por que a região é tão importante para o resto do mundo (dica: envolve petróleo) e como a Síria se tornou um país tão conturbado, marcado por conflitos armados, golpes de Estado e guerras civis.

O vídeo foi lançado no dia 8 de outubro, portanto, bem antes dos ataques terroristas à França, e explica como o Estado Islâmico usa um antigo discurso para conseguir seguidores em uma luta contra o “Ocidente”.

Detalhe importante: além de tudo disso, o projeto tem um fundo social. Segundo o grupo, qualquer benefício financeiro que o vídeo possa gerar será destinado à campanha síria “Save the children” (Salve as crianças).

http://www.forbes.com.br/videos/2015/11/entenda-em-10-minutos-como-nasceu-a-crise-no-oriente-medio-que-chegou-a-franca/?ogimage=default

One thought on “Entenda como nasceu a crise no Oriente e como chegou à França

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *