Entidades promovem festival online “Virada pela Democracia” neste final de semana

Evento terá debates, além de atividades culturais e manifestos

Deu na Folha

Cerca de 70 entidades da sociedade civil realizam nas redes sociais neste sábado, dia 4, e domingo, dia 5, o festival Virada pela Democracia. Entre outras, participam OAB, ABI (Associação Brasileira de Imprensa), SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Comissão Arns e movimentos sindicais que formam a campanha Brasil pela democracia.

A campanha, lançada no dia 29 de junho, busca se unir aos movimentos com bandeiras em defesa das instituições democráticas e críticos ao governo de Jair Bolsonaro que têm surgido nas últimas semanas. O site da iniciativa frisa que a vida no país está ameaçada pela “descoordenação do governo federal no combate à pandemia” da Covid-19. As ações incluem o uso das hashtags #BrasilpelaDemocracia e #BrasilpelaVida.

MOBILIZAÇÃO SOCIAL – A abertura da virada ocorreu nesta sexta-feira, dia 3, às 18h, com uma live sobre mobilização social para responder à crise, transmitida na página do Facebook do movimento. Entre os participantes estão a bióloga e presidente do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternak, e o médico sanitarista Eugenio Scannavino Netto, do projeto Saúde e Alegria.

A programação ao longo do final de semana inclui painéis sobre liberdade de imprensa, participação política, corrupção, meio-ambiente e ditadura, além de atividades culturais e manifestações, que poderão ser acompanhados nas redes sociais das entidades participantes da campanha.

FAKE NEWS – Neste sábado, às 16h, a ABI promove um um painel sobre o projeto de lei sobre fake news, aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara. No domingo, a OAB realiza a partir das 11h uma live com manifestos em defesa da democracia do presidente da entidade Felipe Santa Cruz e ex-presidentes da ordem.

As atividades deste final de semana buscam promover um evento virtual da campanha, marcado para o dia 19 de julho e cuja programação ainda será divulgada. Paralelo à virada, no sábado, dia 4, organizações realizam um ato em defesa da democracia e contra o governo a partir das 14h, em frente ao Masp, na avenida Paulista, em São Paulo.

11 thoughts on “Entidades promovem festival online “Virada pela Democracia” neste final de semana

  1. Sr. Newton, veja que interessante esta matéria.
    Como tem tudo a ver Tucanos e Petistas.
    È só cavar mais que com certeza vai aparecer os dois juntinhos atolados em corrupção de todo o tipo…

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/07/04/empresa-hexagon-jose-serra-jose-amaro-pinto-ramos-odebrecht-petrobras.htm

    PS. Interessante que esse tal de Gregorio sempre aparece colado ao Vampirão Sanguegussa, será ele o famoso laranja da Famíglia Vampira.???

  2. Parece que a turma dos 70% se uniu em torno de uma campanha inusitada. Não têm mais o que inventar pra aparecer e tentar desvirtuar o que caminha, mesmo lentamente, mas de forma segura.

  3. Já, já vai estourar na mídia outro escândalo com poder devastador comparado a hecatombe nuclear. Mensalinho, mensalão, Lava Jato, escândalo na Petrobras… Tudo junto é bombinha de criança (estalinho).
    BANESTADO-leaks e conta CC5-Gate. Ficarão perplexos. Não é à toa que querem tirar Bolsonaro do poder central. Os “poderosos” envolvidos já se articulam para mais uma vez abafar como fizeram há 20 anos atrás.

  4. Lutar pela Democracia é lutar contra a corrupção mas o que vimos foi o congresso e o stf com o beneplácito do executivo “blindar” o Corruptos-Hediondos de tal maneira que agora nunca mais eles serão presos.
    Entramos na segunda fase que é acabar com as investigações do Ministério Público o que estão fazendo celeremente.
    A impunidade já está de forma definida que eles não se preocupam mais com nadica de nada; vejam o que estão fazendo durante a pandemia.
    COVIDÃO.

  5. Esse movimento todo é pela “descoordenação do governo federal no combate à pandemia” da Covid-19?
    Cá pra nós, isso é má intenção, é deflexão para esconder os problemas maiores como a PEC da segunda instância? Nesse caso há razão em abundância.

  6. “Se for mais 171, vade retro Satanás, o Brasil dilacerado não aguenta mais uma entubada do sistema apodrecido, 171, vai desabar de podre. Basta de confusão e de enganação. O Bicho tem que pegar. BOLSONARO É DOSE PRA LEÃO. Veste azul, ou branco, ou ambas, pela Democracia Direta, com Meritocracia, na administração pública. O Grupo Revelação tem razão, é Deus que escolhe a Estrela que tem que brilhar. E faz tempo que Deus já escolheu a Estrela que tem que brilhar no Brasil, para iluminar o mundo, tal seja a Democracia Direta com Meritocracia, porque evoluir é preciso, o Bicho que tem que pegar, contra o continuísmo da mesmice da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, forjada e protagonizada, há 130 anos, pelo militarismo e o partidarismo, polítiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, à direita, à esquerda e ao centro, à paisana e fardados, via sistema apodrecido, fantasiado de democracia, cheio de fake news, mentiras e enganações, imposta ao sofrido e ludibriado povo brasileiro, há 130 anos, fantasiados de cidadão e cidadã, porém vítima, refém, súdito e escravo, que entra como bucha de canhão na guerra tribal, primitiva, permanente e insana dos me$mo$, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para ele$, e o resto que de dane com os ônus. Tem sido difícil combinar tudo isso com a ambição, a vaidade e os interesses pessoais e, sobretudo, com a selvageria, de direita, de esquerda e de centro, mas é essa a Estrela que tem que brilhar, e a sua hora vai chegar. https://www.youtube.com/watch?v=09_s_Kh8sls

  7. Mais bizarro impossível.

    “Decotelli atualiza currículo e cita que atuou como ministro por 6 dias.” (Globo News)

    Tem ou não tem que tomar uma surra?

  8. Bolsonaro está onerando a independência dos EUA no Itamaraty, junto com o embaixador americano e o ministro das relações xteriores, que vergonha, enaltece os EUA e despreza o Brasil, já que gosta tanto dos EUA, vai pra lá e deixa o Brasil em paz, já prejudicou bastante este país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *