Entidades recorrem ao Supremo contra atuação de médicos estrangeiros

André Richter
Agência Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) entraram hoje (23) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender o Programa Mais Médicos do governo federal.

Na petição, as entidades alegam que a contratação de profissionais formados em outros países sem que sejam aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é ilegal. “A medida retira dos conselhos regionais de Medicina a competência para avaliar a qualidade profissional do médico intercambista, na medida em que suprime a possibilidade de fiscalizar o exercício profissional por meio da análise documental para o exercício da medicina”, informa o documento.

As entidades ainda dizem que a medida do governo promove o exercício ilegal da medicina. “A pretensão do governo federal não garante políticas públicas de qualidade e tem o condão de permitir o exercício irregular e ilegal da medicina no Brasil, eis que é sabido de todos que não existe revalidação”

A ação é relatada pelo ministro Marco Aurélio Mello.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

10 thoughts on “Entidades recorrem ao Supremo contra atuação de médicos estrangeiros

  1. Essas entidades empresariais que atuam sob a “fachada” de entidades de classe profissional, não se dã conta que a população carente apoia (e necessita) de assistência médica? Que a “mercantilização” da medicina é crime de lesa humanidade?

  2. No artigo de ZUENIR VENTURA, publicado no O Globo de 24 de agosto, podemos observar que a atuação de pessoas sem a qualificação necessária éparece ser comum também no Rio de Janeiro.
    A matéria relata que no Rio, há denúncias de que o Tribunal de Justiça estaria praticando desvio de função, ao convocar técnicos judiciários para exercer função de analistas judiciários sem especialidade. Além de prejudicar os concursados, a prática causaria “perda de qualidade e de celeridade na prestação jurisdicional”, segundo acusa um leitor.

    Zuenir Ventura é jornalista.

    http://oglobo.globo.com/opiniao/cronica-de-um-acidente-9682664

  3. Quantos engenheiros e tecnicos extrangeiros atuam na Petrobras, e a gritaria não existe. Por taz desse alarido todo devem estar os grandes Planos de Saúde. Uma investigaçãozinha qualquer da PF esclaresce logo isso. È a máfia sa saúde ou da doença agindo. Um bando de criminosos de branco.

  4. Tem um video no blog do Josias de Souza, contando o que são os medicos brasileiros. O que fazem para acabar com o resto da saude do brasileiro. O video foi postado agora pouco. Vejam os pulhas de branco

  5. Senhores,
    A turma ferrenha da oposição não faz outra coisa a não ser tentar atrapalhar tudo de iniciativa do governo. São obras do tal de PAC, refinaria, estradas e assim o tempo passa sem que o governo consiga realizar seu plano de governo. No mínimo atrasa quase tudo.
    Como já foi dito, eles podem ser responsabilizados no caso de falecimento de doente no interior, que não tenha atendimento por motivo deste atraso.

  6. Causa-me surpresa que, a partir da decisão do governo federal em trazer médicos de Cuba, que os profissionais brasileiros tenham sido eleitos repentinamente como inimigos da população!
    Porém, mais supreendente porque absurdamente contraditório, é que esta mesma categoria tão hostilizada, que é a nossa, passa a ser a solução porque estrangeira!
    Afinal das contas, os médicos nacionais são os responsáveis pelas deficiências do SUS e não o governo?
    Os profissionais da saúde brasileiros são os culpados pela falta de leitos e espera de atendimento meses a fio por um especialista?
    As filas que vemos às madrugadas em hospitais e postos de saúde são ocasionadas pelos médicos e enfermeiras, atendentes e laboratoristas?
    Que país é este e que população é esta que aceitam as explicações mentirosas e enganadoras que os problemas na área de saúde se resumem à presença de um médico, e venha ele de onde vier?!
    E que declaração mais irresponsável e que beira à criminalidade pela sua generalização imperdoável, Francisco de Assis, que fazes ao publicar a existência de UM VÍDEO que dá conta da conduta de TODOS os médicos brasileiros, no caso, condenável e deplorável!
    Tá maluco?
    Perdeste o senso das medidas?
    O sectarismo tomou conta até mesmo do teu juízo?
    Bah, mas este teu serviço em defesa do governo beira à insanidade, pois passaste a alegar esses comportamentos tão escandalosos de nossos médicos após a contratação de estrangeiros pela tua amada presidente e, antes, eles não existiam?
    Ou tu estavas ocupado em defender a corja de criminosos que foram condenados pelo envolvimento no mensalão, que tu escrevias sem parar sobre a “inocências” desses cafajestes?!
    Agora fazes o mesmo na defesa desta contratação mal feita com Cuba – não sobre a vinda dessas pessoas ao Brasil, diga-se de modo a não me acusarem que sou contra os cubanos -, mas eleges os médicos brasileiros como deseja o PT como os culpados pelo caos na saúde há anos?!
    Chê, quanta barbaridade que tenho lido, lamentavelmente, e não vejo uma linha sequer contra os políticos omissos e corruptos como também responsáveis pela situação de penúria dos nosso hospitais e postos de saúde, mas justamente contra aqueles que ainda se esforçam em mantê-los funcionando, mesmo que precariamente.
    Quanta aberração tem sido escrita na Tribuna da Imprensa e, esta, de acusar os médicos brasileiros como inimigos do povo é imperdoável e asquerosa, pelo amor de Deus!

  7. Bendl,

    É claro que é um absurdo colocarem o povo contra os médicos Brasileiros…

    É claro que é um absurdo colocarem o povo contra os médicos Cubanos!

    Não percebem como somos joguetes dos interesses políticos?

    A mídia fede, e sua fedentina está cada vez mais exposta.

    Uns usam a opressão do povo para ganhar popularidade.

    Uns usam argumentos ridículos para colocar o povo contra os médicos estrangeiros e também contra os médicos Brasileiros.

    Porque? Porque isso causará a revolta da classe médica Brasileira!

    Querem apoio dos médicos brasileiros para combater os médicos estrangeiros.

    Quem está por detrás disso??? Os planos de saúde e os carteis médicos, criados desde que o José Serra era ministro.

    A quem interessa todo esse AUÊ???

    Fato: Faltam médicos em áreas carentes. O povo precisa de médicos. Esses médicos nem irão “concorrer” com os médicos Brasileiros…

    Como disse, a direita é muito, muito suja. Me considero “centro” mas quando vejo argumentações como essas, me sinto enojado.

    Ainda bem que sei que existe uma “direita”, como o pessoal do instituto Mises, que não se sujeita a ir tão “baixo” assim.

    E acredito na outra “esquerda”, aquela que realmente se preocupa com o povo e sabe dar o devido valor a algumas iniciativas, sem se levar pelo aspecto “eleitoreiro” das mesmas.

    Chega! Esse assunto já deu!

  8. Tem um video no blog do Josias de Souza, contando o que são grande parte dos medicos brasileiros. O que fazem para acabar com o resto da saude do brasileiro. O video foi postado ontem a noite. Vejam os pulhas de branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *