Entidades sindicais representam contra Bolsonaro no Tribunal de Haia por crime contra a humanidade

Bolsonaro negou incansavelmente os riscos da pandemia

Gustavo Uribe e Ricardo Della Coletta
Folha

Um grupo de entidades sindicais brasileiras ingressou neste domingo, dia 26, com uma ação no Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda), contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade.

A Rede Sindical Brasileira Unisaúde, formada por entidades de Saúde e que representa mais de um milhão de trabalhadores do setor, acusa o presidente de “falhas graves e mortais” no combate à pandemia do coronavírus. Segundo ela, desde o início da crise sanitária o governo brasileiro tem adotado postura negligente e irresponsável que contribuiu para que o país atingisse a marca de mais de 80 mil mortes pela nova doença.

EM RISCO – A Unisaúde é coordenada pela UNI Americas, um braço regional da UNI Global Union, federação sindical que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços em cerca de 150 países. “O governo federal deveria ser considerado culpado por sua insensível atuação frente à pandemia e por se recusar a proteger os trabalhadores da saúde”, afirmou o secretário regional da UNI Americas, Marcio Monzane. “Buscar a Corte Penal Internacional é uma medida drástica, mas os brasileiros enfrentam uma situação extremamente difícil”, acrescentou.

Além da Unisaúde, responsável pela iniciativa, assinaram o pedido representantes da UGT (União Geral dos Trabalhadores), da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Nova Central Sindical, além de movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

A iniciativa se baseia no Estatuto de Roma, que define os crimes considerados internacionais, como o genocídio e a tortura. No documento, as entidades sindicais alegam que o presidente cometeu crimes contra a humanidade quando se recusou a tomar medidas que, segundo elas, visavam a proteção da população brasileira em meio à pandemia.

CLOROQUINA – Para os representantes dos trabalhadores, o presidente colocou em risco a saúde da população ao promover aglomerações sem o uso de máscara e ao fazer propaganda de medicamentos como a hidroxicloroquina. Segundo o maior estudo feito no país sobre a substância, ela não tem eficácia no tratamento da doença.

“O Brasil está há mais de dois meses sem um titular na pasta da saúde, no meio da maior crise sanitária do último século, que já ceifou mais 80 mil vidas e deixou mais de 2 milhões de pessoas doentes”, afirmou o grupo de entidades de saúde em um comunicado.

23 thoughts on “Entidades sindicais representam contra Bolsonaro no Tribunal de Haia por crime contra a humanidade

  1. Canalhice pura dessas entidades, pois está muito tarde para isso.
    Teria que ter feito na terceira aparição do tosco, naqueles eventos.

  2. Caro CN … Bom dia!

    Esta atitude de Sindicatos … é a maior prova de que o Governo Bolsonaro nada tem de Fascismo … cuja principal característica é a de manipular sindicatos no intuito de impor o Nacionalismo.

    Como é liderada por trabalhadores da Saúde … podemos ter algum entendimento positivo … porém, Sindicato é para defender os interesses da Classe que representa e não para fazer Política … muito menos a Internacional … … … deste modo, a ação deles está mais para Sovietismo … em que os trabalhadores são manipulados em benefício dos Partidos do Comunismo Internacional.

    Ou seja … há Sindicatos que não entenderam o recado de Temer, MDB-SP, na execução do Programa de Governo Ponte para o Futuro, com Travessia Social … em que foi eliminada a Contribuição Obrigatória para acabar o Peleguismo kkk KKK kkk

    Sds.

  3. Os SUSPEITOS de sempre. Se esta morrendo gente, tem que perguntar aos prefeitos e governadores o porque. O STF disse que a doença era municipal e estadual.
    Ao Bolsonaro só restou pagar a conta.

      • Lionço Ramos Ferreira
        A “Cidadã ….” é muito ordinária!
        Mas vá lá, vamos usá-la.
        Na tua opinião, o que o governo federal deixou de fazer? Mandar mais dinheiro, já sabemos. E o resto?
        Fallavena

        • A “Cidadã ….” é muito ordinária!

          Caro Fallavena … este é o problemão dos senhores … não aceitam que o próprio povo é que tenha elaborado a Constituição por meio de seus Constituintes legitimamente eleitos para tal … e certamente querem restaurar a de 69?!., né???

          Foi muito difícil para nós do MDB histórico chegarmos em 88 … tivemos até que dar apoio sutil a Geisel em sua disputa com seu Ministro Sylvio Frota que via Comunismo em tudo kkk KKK kkk quando só os da Dissidência Interna do Comunismo Brasileiro é que enfrentaram sem respeitar LEILEILEI!

          O Pecezão, seguindo o chamado Centralismo Democrático de Moscou se manteve quieto … pois Moscou procurava manter o que tinham kkk KKK kkk

          Frota acabou sendo demitido … e a Abertura Lenta Gradual Segura foi vencedora com Figueiredo … que foi seguido por Trancredo-Sarney sem quebra da Constituição de 69.

          Tem horas em que Bolsonaro e seus ceguidores (créditos ao Vidal) dão-me pensar que são do Frota!

          Sds.

  4. Antonio Fallavena … muito obrigado por ter lido, comentado e questionado (créditos ao excelente Dr. Béja!)

    o que o governo federal deixou de fazer?

    Acho que não entende a Cidadã … visto que o chamado guru Olavo de Carvalho é do Perenialismo em o governo é forte … porém, a Cidadã define que nosso Estado, suas FFAA, todas as Instituições etc são de Direito Democrático.

    Todo Estado é de Direito … só que quando é de Direito Democrático é o povo que Exerce o Poder … e quando é só de Direito – é o próprio Estado que tem o Poder.

    Por exemplo … andam se lembrando de Códigos e Leis de épocas não democráticas!

    Sds.

  5. José Mentor da lista CC5Vip do BanestadoLeaks morreu…
    A operação abafa está atuante para não deixar vir à tona o que se escondeu.

    Quanto ao Bolsonaro. Desde antes de sua eleição já se apresentava como indivíduo de péssimas condutas e mesmo assim houve todo tipo de ataca ao adversário Haddad no segundo turno, reforçando fale news, que mesmo com todo aparato restou, das acusações montadas, todas arquivadas… Restou o bode expiatório denominado “antipetismo” que ainda uns e outros justificam.

    Quero ver a autocrítica da TI – até agora não li.

  6. Devida Vênia, ordinária,(o), são os governantes corruptos que VCS, vós, elegeram..
    Paradoxo,ganharam não sabe governar.
    Quem perdeu não assimilou.
    Os menos favorecidos e classe média contínua alienada ao sabor dos ventos.
    Continua em pauta é ódio X pseuda ideologia..

  7. O que faz a falta da teta!!!!!
    Enquanto a teta pingava, e os brasileiros morriam nos hospitais, por faltas mais variadas desde médicos a clips de papel e os celerados canhotos contratando os escravos cubanos todo mundo calado, mas a teta secou deu nisso.

  8. Corte de Haia ….? Corte de Haia …?

    Esse “organização” degenerada ..nada faz e nada fez com relação as atrocidades cometidas no vasto território africano ao longo do século passado e em alguns casos pontuais ao longo deste século ..vai agora “punir” o nosso Governo por causa de sua “omissão’ desta tal gripe?

    Tem Brasileiros que se metem em cada bobagem, desconhecem o “jogo’ politico internacional e sua nuances macabras …e ficam com essas bobagens de levar sua pátria a essa “corte’ que nada mais é do que um instrumento do “sistema” internacional com seus macabros interesses.
    Cambada de gado idiota, nunca aprenderam que “roupa suja se lava em casa” ?
    Ignorantes insanos…imagino que o povo lá fora ficam rindo deste bando de celenterados vomitando suas asneiras sem pé e sem cabeça.

    Paz e saúde a todos …

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE ….

    • Sabemos,tem Bacharel em Direito,que não passariam nos exames da ordem hj.

      Sabemos tbem,tem médico confunde peste com gripezinha,
      Sabemos,tem denegeradoshistoriadores idiotas,serviçal da burguesia com posição eclesiastica.
      Mataram Cristo,e ficaram com espólio, até hoje..
      Canalhas,na real adoram e louvam Lúcifer..

  9. É pouco provável que o International Criminal Court julgue o Bolçanaro pelos gestos gerais dele na COVID19, porque se aplicam a muitos governantes. PORÉM, o lidar dele com os indígenas é específico e tem indícios de volição deliberada que precedem à COVID-19.

    Os crimes do quais o Bolossauro pode responder é o de tentativa ou ação de genocídio, na minha opinião. Porque há indícios mais que abundantes de que o Salles estabeleceu, sob os auspícios dele e com a plena cumplicidade dos milicos, a política ambiental de passar a boiada.

    Entre os indícios de tentativa de genocídio, como política OFICIAL do Executivo Brasileiro (1):

    Como a ‘MP da grilagem’ pode mudar o mapa de regiões da Amazônia

    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51071810

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *