Era só o que faltava! Fachin diz que candidatura de Lula em 2018 teria feito ”bem à democracia”

Justiça | Pádua Campos

Charge do Vascaí (Arquivo Google)

Renato Souza
Correio Braziliense

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu, nesta segunda-feira (17/8), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria ter sido autorizado a manter a candidatura nas eleições de 2018. Na época, o magistrado, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou a favor da autorização para que o petista continuasse no pleito.

O ex-presidente Lula foi impedido de participar das eleições de 2018 por seis votos a um, em decorrência de condenações em segunda instância na Lava-Jato. Em processos controversos, Lula foi sentenciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o que gerou a inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.

DIREITOS POLÍTICOS – No Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, Fachin relembrou o caso, após citar diversas ameaças democráticas e dizer que as eleições de 2022 podem ser comprometidas. “No julgamento no TSE em que esteve em pauta a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fiquei vencido, mas mantenho a convicção de que não há democracia sem ruído, sem direitos políticos de quem quer que seja. Não nos deixemos levar pelos ódios”, disse Fachin.

Ele criticou políticos eleitos que desacreditam a instituições e espalham notícias falsas e chamam oponentes de criminosos. “Atentemos para aqueles que consideram os princípios constitucionais um estorvo”, completou o magistrado.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Da mesma forma que Fernando Henrique Cardoso admitiu ter um pé na senzala, embora até hoje continue negando o romance com uma doméstica negra, com quem teve um filho que hoje trabalha no Senado, o ministro Edson Fachin precisa reconhecer que tem um pé no PT, partido pelo qual fez campanha antes da indicação para o Supremo, em 2015. Nessas atuais declarações, o ministro não falou como jurista, apenas como adepto do petismo. Em 2018, Lula não pôde ser candidato devido à Lei da Ficha Limpa, que ele próprio sancionou em 2010, cinco anos antes de Fachin chegar ao Supremo. Com essa declaração, o ministro mostra ser um personagem de “Duas Caras”, parecido com Lula e com a maioria dos políticos brasileiros. (C.N.)

17 thoughts on “Era só o que faltava! Fachin diz que candidatura de Lula em 2018 teria feito ”bem à democracia”

  1. E eu até que gosto do velhote. Dessa versão, “Com um pé no PT”, feliz definição do nosso editor, tenho-lhe, com todo o respeito, um vade retro sassafraz!

  2. O Ministro tem até razão ” a candidatura do Lula ia fazer bem à democracia” à democracia, como conceito, tudo bem…mas e do eleitor, ninguém se compadece?

  3. Fachin está errado. Existe uma lei e ela deve ser cumprida. A justiça se auto-esculhamba por causa disso. Os que julgam deveriam se ater ao que está escrito e não conforme suas convicções.

  4. Vamos devagar, senhores paladinos das normas estritas e algozes implacáveis do STF. Não tenho visto tanto ardor cívico em condenar as normas legais lenientes com a corrupção e impunidade dos verdadeiros abutres da nação.
    O senhor Fachin, assim como os demais colegas ministros, são responsáveis por muita coisa errada, mas não são responsáveis, volto a repetir, “por serem ministros”
    O ministro Fachin, que nunca negou seu histórico petista, foi indicado pela presidente Dilma e não me lembro de algum voto tendencioso em favor de réus “companheiros” inclusive não há como negar sua lisura na relatoria da Lavajato (talvez seja essa a causa da condenação dos puristas de plantão), pelo tanto acho exagerado condená-lo por um comentário, sem poder judicante, simpático ao real padrinho da sua atual posição.
    Agora, criticar a “cidadã” que inventou a jabuticaba de, o presidente da república indicar os únicos juízes que têm o poder de julgá-lo e condená-lo, isso, os nobres colegas da TI não fazem, não dá Ibope.

    • Só que o Fachin não apenas deu uma simples opinião, ele votou a favor que o lula participasse das eleições, contrariando a lei vigente e baseado apenas na sua opinião.

  5. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e pervertido, quem o conhecerá?…” (Jeremias 17,9)

    Se você busca a verdade para persegui-la, você faz muito mal. E o que significa conhecer a verdade sem fazer dela um juízo de valor? Significa que você não lhe dá nenhum valor. E se a verdade não tem nenhum valor, para que buscá-la? Fachin busca a verdade? Seus pares buscam a verdade?
    Bem, o retorno do molusco significaria favorecimento e controle estatal da economia, a interferência ativa do governo em todos os setores da vida social, colocando o ideal igualitário acima de outras considerações de ordem moral, cultural, patriótica ou religiosa.
    Sabemos que a esquerda prega submissão integral da sociedade a uma ideologia revolucionária personificada num só Partido-Estado, a extinção completa dos valores morais e religiosos tradicionais, o igualitarismo forçado por meio da intervenção fiscal, judiciária e policial.
    O terror estaria presente com a volta desse sujeito.
    “O Terror é a maneira mais rápida de se criar uma nova sociedade”.
    Enfim, o que tem haver Fachin com isso? Simples, ele e seus pares são esquerdistas, logo pensam da mesma maneira.

  6. O ministro foi infeliz em suas palavras.

    Se o Stanislaw Ponte Preta estivesse vivo o ministro, certamente, seria homenageado em uma nova edição do Febeapá – O festival de besteira que assola o país.

  7. Sua sacrossanta excrescência prova que quem sai aos seus não degenera, ou seja, continua sendo pestista de carteirinha, uma vez pestista para sempre pestista. E a suprema corte faz jus a mais este membro, um time inteiro de canalhas.

  8. Ser coerente pra que? Primeiro o cara é a favor da lei da ficha limpa, até que essa atinja o seu corrupto de estimação. É a favor da lei, mas acha que ela não deveria ser aplicada ao Lula. Por que? Por que sim horas!

  9. Parece que ele tem uma recaída, de quando em vez, uma espécie de encosto petista. Contudo enquanto estiver apenas na retórica, va bene cosi.

    Tram recta!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *