Erro de Haddad abala tática petista de culpar ‘fake news’ pela desvantagem

Imagem relacionada

Haddad ofendeu o general e não pediu desculpas

Pedro Dias Leite
O Globo

Ao repetir sem checar uma acusação grave, e que se provou falsa, Fernando Haddad cometeu um erro que abala sua principal estratégia na reta final do segundo turno. Nos últimos dias, o candidato do PT à Presidência vinha creditando a vantagem de Jair Bolsonaro a uma indústria maciça de “fake news”. A distância de 20 milhões de votos do capitão reformado seria, única e exclusivamente, pelas mentiras espalhadas por seus partidários. Como insistir nisso depois de propagar, ele mesmo, uma notícia falsa?

Agora, toda vez que Haddad reclamar do massacre de notícias falsas contra sua campanha, partidários do adversário do PSL já têm pronta a resposta: quem espalha “fake news” é o petista, que acusou, injustamente, o general Hamilton Mourão de ser um torturador durante a ditadura militar .

GRANDE MANCADA – O erro estratégico denota, também, o grau de pressão e de exaustão no quartel-general petista. A acusação a Mourão foi deliberada e repetida por Haddad na sabatina promovida pelos jornais O Globo, Extra, Valor Econômico e a Revista Época, com o objetivo de obter repercussão: “Deveria estar em todas as primeiras páginas amanhã”, disse o candidato.

Mas bastou uma busca no Google, assim que a frase foi dita, para mostrar a inconsistência da afirmação. Mourão tinha 16 anos à época em que o cantor Geraldo Azevedo foi barbaramente torturado – e as sevícias a que foi submetido são verdades comprovadas, é bom destacar. Uma acusação dessa gravidade, feita por um político que luta contra as fake news, jamais poderia ter sido feita com leviandade.

PEDIU DESCULPAS – Em pouco mais de uma hora, a máquina de checagem do jornalismo profissional entrou em ação, e o erro estava esclarecido: Mourão afirmou que ainda estava no colégio, e Geraldo Azevedo disse que se equivocou e pediu desculpas pelo seu erro.

O equívoco do cantor pode ter acontecido de boa fé, ao contrário das fake news clássicas, criadas para desinformar. Mas ao ter sua repercussão ampliada contribuiu ainda mais para quem aposta na confusão de informações.

A situação eleitoral de Haddad antes do episódio já era delicada. As pesquisas praticamente não se alteraram desde o começo do segundo turno, com larga vantagem para Bolsonaro. Sua principal e última aposta dos últimos dias, de creditar a desvantagem a uma tática suja de fake news do adversário, sofreu um enorme baque com o erro da manhã desta terça-feira.

21 thoughts on “Erro de Haddad abala tática petista de culpar ‘fake news’ pela desvantagem

  1. “BOLSONARIANOS DELIRANTES, ASSIM COMO O PRÓPRIO BOLSONARO, ESTÃO MORRENDO PELAS PRÓPRIAS BOCAS, NÃO PARAM DE PRODUZIR PATACOADAS CONTRA ELLE$ ME$MO$ NA RETA FINAL DAS ELEIÇÕES, E POR ISSO DESPENCAM NAS PESQUISAS. O que essa mulher, aparentemente desequilibrada mental, está falando é grave, ela está anunciando que sabe de um crime, gravíssimo, que está prestes a acontecer, dizendo que se acontecer não é culpa dela e nem do pessoal dela, tentando assim se isentar de culpa antecipadamente. E vindo da patota violenta do Bolsonaro tudo é possível. Essa mulher precisa ser chamada às falas pela Polícia Federal. Tudo tem que ser investigado com profundidade, inclusive o tal “atentado” contra Bolsonaro. A Polícia Federal, tem que intimar essa mulher com urgência urgentíssima, antes que o crime que ela está anunciando aconteça. E se for denúncia vazia, idiota, polítiqueira-eleitoral ela que responda criminalmente pelo que está dizendo. A impressão é que ela, traída pela cabeça fraca, está confessando que o tal “atentado” contra Bolsonaro foi tudo armação, fake, cujo know-how é deles, e que o PT estaria pensando em copiá-lo na reta final das eleições. https://www.facebook.com/tobiasprata/videos/2298893370155760/UzpfSTEwMDAwNzA5NTQzNDAxNDoyMjI1ODc4MjEwOTkyMDA1/

  2. Médica indignada, desabafa.

    Tenho ouvido falar tanto em tortura, que tive que me manifestar! Não vivi a Ditadura, logo não comento sobre a mesma…
    Mas sobre tortura, posso falar:
    ⛓Tortura é ter que reanimar um paciente no chão, porque não há sequer uma maca
    ⛓Tortura é precisar de uma Tomografia de urgência e não dispor sequer de uma ultrassonografia no serviço público
    ⛓Tortura é ter que improvisar uma incubadora para um bebê prematuro, em uma caixa de sapatos
    ⛓Tortura é ter que escolher entre 2 pacientes, qual deles irá usar o único respirador disponível
    ⛓Tortura é precisar prescrever um medicamento, ouvir do doente que não tem dinheiro pra comprar e saber que na rede pública, também não há o remédio e o paciente não poderá se tratar
    ⛓Tortura é chegar com um paciente grave ao hospital e não haver um leito disponível para acomodá-lo
    ⛓Tortura é ver o Governo culpar ao médico e ao corpo clínico do hospital por todas as mazelas da saúde e desviarem ainda mais dinheiro com o pretexto de trazerem médicos cubanos – como se a culpa fosse nossa
    ⛓Tortura é ver o idoso indo para a fila às 4h da manhã, ser atendido por profissionais não habilitados do Mais Médicos, enquanto os ladrões se tratam com os melhores especialistas no Sírio Libanês de SP
    ⛓Tortura é dar a alta para o paciente e o mesmo pedir para ficar, porque em casa não há comida
    ⛓Tortura é fazer um juramento no dia da nossa formatura e perceber que a corrupção no Brasil nos impede de cumprí-lo
    Se você nunca viveu este tipo de tortura e está só replicando o que leu, pare, pense e seja menos egoísta!
    Chega de roubo
    #ForaPT

    Texto de Giselle Freihat.

  3. Desculpe, mas não houve qualquer boa fé neste caso. Ninguém esquece seu torturador e se o general Mourão já fosse militar nesta época, dificilmente escaparia de ser acusado, tendo ou não qualquer culpa. A acusação foi leviana e vil. O acusador caiu em desgraça pela total inconsistência da acusação, mas demonstrou o quando tem usado um fato negativo na história deste país, tanto para angariar altas somas de indenização e pensão, como para derrubar o caráter de algum desafeto.

  4. Insisto em não conhecer como inteiramente falsa, e sim meia verdade, a afirmação.
    Isso porque se alguém estava no colégio militar com 16 anos no período quando a alegada vítima teria sido torturada. Porém, reconhecido tal fato com relação a esta última, inegável é o fato, por outro lado, que fez parte do regime que praticou torturas, visto que formado na AMAN na década de 70.
    O período da ditadura empresarial-militar 64-1985 não houve tortura?
    Qualquer que tenha servido no período e esteve à frente como militar, não pertenceu ao regime?
    Ainda permaneço com dúvida sobre.

    • Aos 16 anos de idade, Bolsonaro dedurou Lamarca em Eldorado, Vale do Ribeira, SP, terra donde saiu aos 18 anos, para se apresentar no quartel em Campinas, apadrinhado pelos militares acampados na terra dele à procura do Lamarca, conforme reportagem completa da Revista Época. Eldorado, SP, onde mais tarde, depois de ganhando muita grana no Rio, Bolsonaro investigou em garimpagem de ouro no Rio Ribeira de Iguape. Ouro, ouro, ouro, onde é que está a mina ?

      • Aliás, por que todos vocês petistas não falam alguma coisa de bom do Poste? Porque não tem? Sim, o melhor do Poste está em falar mal do Bolsonaro! Que candidato excremental o PT tem para o qual não existe nada de bom. Os petistas viraram vermes rastejantes que fuçam no excremento dos outros.

        • Epa, o que é isso agora, Coronel, vai querer engrossar para o lado do Leão tb ? Peraí, peraí, o General do Revolução é o Leão, sossega o facho aí. O Leão só está tentando conduzir as birrentas da direita, da esquerda e do centro, para o caminho certo, tal seja o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, a Revolução Redentora, da política, da nação e da população. O que é isso agora, vc acabou de chegar na fila e já está querendo ocupar a cabine do comando, à moda Bolsonaro ?

        • Vocês só sabem fazer isso, ofender-se mutuamente, ou ofender quem não é da laia de vocês, quem não come no mesmo prato com vocês. Rapa fora mané, não entrei nisso para ser comandando por ignorante, mas, isto sim, comandar. De comandante ignorante, maria-vai-com-as-outras, basta o Lula.

  5. Paulo2…não se trata de Leão da Montanha fumar maconha….
    Trata-se de doença mental mesmo!
    Veja o post dele!
    Merece ser citado tal a imbecilidade. !
    É inacreditável a inaceitação dos fatos por petistas sem neurónio.
    Veja…ele quer que o circulo entre no quadrado. ..a pulso.
    Veja: “Insisto em não conhecer como inteiramente falsa, e sim meia verdade, a afirmação.
    Isso porque se alguém estava no colégio militar com 16 anos no período quando a alegada vítima teria sido torturada. Porém, reconhecido tal fato com relação a esta última, inegável é o fato, por outro lado, que fez parte do regime que praticou torturas, visto que formado na AMAN na década de 70.”..
    Imagine que pobreza de espírito!
    Um adolescente com 16 anos no Colégio Militar preocupava-se (hj tambem..) com matemática física quimica e afins. Basta aceitar que errou e pedir desculpas…isso que o “Malddad” deve fazer!
    Eu heimm…..
    Digno de pena esse gatinho de pelúcia. …

  6. Eu fico imaginando a reação do sinistro do supremo, primo do Color, se ele emitir uma sentença contra um senador, o alagoano, por ex, e este cag** mole pra ordem do sinistro e ainda chamar toda a juizada de juizecos – sendo que a própria presidente admitiu apecha de juizecos no momento em que não exigiu uma retratação do “representante do povo alagoano”. E a reação do carequinha: vai mandar a PGR abrir investigação contra o alagoano?
    E se um deputado do pêtê diser que tem de fechar o supremo? E se um JD do pêtê, condenado, declarar que tem de tirar todos os poderes do STF? Qual será a reação do primo do Color e do Carequinha? Vão mandar ambos para o paredon?
    É muita palhaçada, né não? Quando é um garoto que fala uma bobagem, eles se vestem de valentes. Quando são os deles que falam coisas sérias, reagem como galinhas!

  7. Agora… esse engano do cantor, Geraaaaaallllldo, pareceu combinado com os companheiros, né não?
    Como é que um cara, cerca de 50 anos depois, afirma ter sido torturado por um milico citando o seu nome como se fosse uma coisa líquida e certa? E como é que o poste2 sai espalhando e cobrando as primeiras páginas dos jornais, pela notícia que tiraria, na cabecinha de asno deles, votos do Bolsonaro?
    Isso está com a cara de fake news paga a mortadela (no caso, caviar, que é a mortadela de ‘artistcha’)
    Né não?

  8. Em 1971, servia eu ao exército, e muito me orgulho disto, em um Quartel em Curitiba, onde existiam presos políticos.
    Todos os dias víamos estes presos serem levados sob escolta, para depoimentos na AD5, todos eles bem de saúdes e em perfeito estado físico.
    Nos contavam os soldados que tiravam guarda no presídio, que eram proibidos de falar com eles, e se aproximarem.
    Nosso alojamento ficava em frente ao presídio e nunca escutamos ou vimos qualquer ato de agressão a quem quer que fosse.
    Estes presos eram tratados dentro da normalidade, e quando saímos deste quartel, a maioria deles já havia sido libertada.
    Portanto, acho altamente exagerada estas tais denúncias de torturas que andam fazendo, parece que todo brasileiro foi torturado e que todo milico foi um torturador.
    Agora começaram até a acusar gente que na época era apenas criança, como torturador.
    Estas acusações tão infundadas, só tem servido para que o povo em geral, passe a desconfiar de quem ainda vive naqueles tempos e recusa sair dele.
    Os últimos 16 anos produziram bem mais males ao Brasil, que os anos da dita ditadura.
    Os militares entregaram o poder pacificamente, mas o PT esta armando toda esta guerra para continuar mamando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *