Esquentou o Brasileirão!

12
Tostão (O Tempo)

Parabéns ao Atlético pela conquista merecida da Libertadores. O time, novamente, usou muito bem as jogadas aéreas. Funciona, quando há gigantes e bons cabeceadores. Cuca é um excelente treinador, pelo que já fez na carreira, e não apenas porque é campeão da Libertadores. Alguns técnicos apenas razoáveis também já ganharam esse título.

O Atlético e as melhores equipes brasileiras, por causa da economia, têm estruturas profissionais e elencos muito superiores às dos outros times sul-americanos. Já no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é mais importante, o Brasil está atrás de Peru, Venezuela, Uruguai, Argentina e Chile.

O Brasileirão, como sempre, tem vários fortes candidatos ao título. O Inter é um deles, pelo conjunto e pela qualidade individual. Dunga faz, novamente, um bom trabalho. O Inter é uma das poucas equipes que não joga no esquema da moda, 4-2-3-1, com dois volantes, três meias e um centroavante. A equipe atua com três no meio-campo e três mais adiantados (o meia ofensivo D’Alessandro e mais dois atacantes). Podem chamar de 4-3-3 ou de 4-3-1-2. Não faz diferença.

Flamengo e Botafogo fazem hoje o clássico carioca. O Flamengo, com pouco tempo sob o comando de Mano Menezes, já tem um time organizado. Mas isso não basta. Falta mais talento individual para pensar em título. Os jogadores precisam de um ótimo conjunto para brilhar, mas os times, com ótimo conjunto, só brilham se tiverem excelentes jogadores. O Botafogo continua jogando bem, sob o comando de Oswaldo de Oliveira, fora de campo, e de Seedorf, no gramado.

No clássico, no Maracanã, haverá um irônico e criativo protesto contra os altos preços dos ingressos. Os homens irão de terno e gravata, e as mulheres, de vestidos longos e saltos altos.

São Paulo e Corinthians fazem o clássico paulista. Paulo Autuori está perdido. O clube cometeu muitos erros, principalmente o de gastar uma fortuna para trazer Ganso, para uma posição em que já tinha outro ótimo jogador (Jadson). É o único time do mundo que joga com dois atacantes, dois meias ofensivos, que só voltam para receber a bola, e dois volantes sozinhos na marcação. O clube descartou Casemiro, uma ótima promessa, que está bem no Real Madrid, e valorizou o mediano volante e lateral-direito Rodrigo Caio.

Nesta semana, morreu Djalma Santos. Na Copa de 1966, eu tinha 19 anos, e ele, 37. Apresentei-me à seleção em Lambari, Minas Gerais. Cheguei na hora do jantar e sentei-me à mesa, com Djalma Santos e dois estreantes, como eu. Ele, com seu conhecido bom humor, nos tratou e a todos os funcionários e garçons do hotel com enorme educação e carinho. Assim foi durante toda sua vida.

DIA DE CLÁSSICO

Depois das comemorações do título, é mais que compreensível o Atlético escalar os reservas. Até a torcida está de folga. O Cruzeiro não tem nada com isso e só pensa nos três pontos e em ficar entre os primeiros. Diferentemente do que pensava, antes de iniciar o campeonato, acho, agora, que o Cruzeiro tem condições de lutar pelos primeiros lugares e até pelo título. Júlio Baptista será um reforço, além de Dagoberto, que, brevemente, voltará a jogar.

A melhor maneira de o Atlético se preparar para o Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos, é fazer ótimas campanhas no Brasileirão e na Copa do Brasil, título com mais chance de vencer. Mesmo se Bernard sair, a equipe continuará forte.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

4 thoughts on “Esquentou o Brasileirão!

  1. Em 1966,veteranos como Garrincha, Belline e Djalma Santos foram titulares pela história que representavam. O grande Djalma Santos já vinha da Copa de 1954. Didi e Zagalo já tinham percebido que mais uma Copa era muito para eles.
    Aqui na minha Curitiba, em 1968, ainda pudemos ver no Atlético Paranaense as exibições de Beline e de Djalma.
    Eu estava no campo do Coritiba (inimigo mortal do Atlético Paranaense)no dia da despedida do Beline. Vestindo a camisa do Atlético,a sua torcida aplaudia de pé a sua última volta olímpica.Para a minha surpresa , quando Belline foi chegando próximo à torcida do Coritiba, esta também se levantou e começou a aplaudir e gritar o nome dele. Foi emocionante ver as torcidas do Atlético e do Coritiba, juntas , em pé, gritando “Belinne,Belline …. “

  2. O ATLÉTICO MINEIRO NÃO É UMA GRANDE EQUIPE. PERDEU OS ÚLTIMOS DOIS JOGOS DE IDA E GANHOU NOS PENALTIS ( LOTERIA )NOS JOGOS DE VOLTA. TORNANDO SE CAMPEÃO DE UMA TAÇA LIBERTADORES, QUE DE LONGE NÃO É MAIS A MESMA COMPETIÇÃO DE OUTRORA.
    PARA SE TER UMA IDÉIA SE ESTE TIME FOSSE CONVIDADO PARA PARTICIPAR DA COPA DOS CLUBES CAMPEÓES DA EUROPA SEGURARIA COM CERTEZA A LANTERNA DESTE MAIS IMPORTANTE EVENTO DO FUTEBOL MUNDIAL. LÓGICAMENTE LOGO ABAIXO DA COPA DO MUNDO.

  3. observador, estás caolho, míope, com astigmatismo, etc, etc, etc, pois a dor de cotovelo e inveja o impedem de observar (kkkkk, esqueci que é cegueta), que, se o GALÃO DO MEU CORAÇÃO é tão fraco quanto afirmaS, imagina oS outros (times brasileiros, e principalmente o seu, se realmente entender de futebol) que nem alcançaram o status de ser o MELHOR DA AMÉRICA EM 2013!!!!!!!
    BICA GALOOOOOO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *