Estatais federais lucraram R$187,7 bilhões em 2021, ou seja, o triplo do ano anterior

A relação das charges com a política

Charge do Vêrsa (Arquivo Google)

Deu na Isto É

As companhias controladas diretamente pela União tiveram um lucro líquido de 187,7 bilhões de reais em 2021, contra 60,6 bilhões de reais registrados no ano anterior, informou o Ministério da Economia, ressaltando que o valor é o maior desde 2008.

No ano passado, segundo relatório da pasta, as estatais pagaram 101 bilhões de reais de dividendos e juros sobre capital próprio, sendo 43 bilhões de reais para o governo federal. O número engloba repasses relativos ao lucro de anos anteriores e antecipação por conta do resultado de 2021.

LUCROS E INVESTIMENTOS – O lucro no ano foi majoritariamente gerado por Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Eletrobras, representando 98% do total.

Os dados consolidados mostram que as estatais federais investiram 57,5 bilhões de reais em 2021. Do total, 90,3% foram no setor de petróleo e gás.

No total, os ativos das 47 companhias somaram 5,482 trilhões de reais em 2021. O faturamento total ficou em 999,8 bilhões de reais.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Os números não mentem e revelam uma realidade consagradora. No entanto, ainda há políticos, empresários e banqueiros que defendem as privatizações. São uns imbecis, como diz o Lula. O pior é sabe que as desnecessárias privatizações são defendidas por um governo paramilitar como o de Jair Bolsonaro. Isso significa que já não se fazem militares como antigamente, quando todos eles, sem exceção, eram nacionalistas e defendiam o interesse público. Bons tempos! A gente era feliz e não sabia… (C.N.)

6 thoughts on “Estatais federais lucraram R$187,7 bilhões em 2021, ou seja, o triplo do ano anterior

  1. Está aí o principal fomento da Inflamação.
    Governo criando Impostos de forma velada ( reajustes de Tarifas) para custear O Orçamento secreto, Fundo Partidário, Eleitoral e também, as motociatas daquele que não governa, só se diverte. O Peter Pan realmente é um travesso.

  2. Vivo para testemunhar.
    O editor não meteu a ripa na cacunda dos botões dourados. Pelo contrário.
    Outro patamar, como dizia Bruno Henrique.
    Passado isso tudo, as campanha e o resto, tenho certeza que CN vai votar no JMB. Sei que ele é de boa fé e não gosta de ladrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.