EUA e Rússia anunciam acordo e dão prazo para Assad

Leandro Colon
(Folha)

Os governos dos Estados Unidos e da Rússia anunciaram neste sábado, em Genebra (Suíça), que chegaram a um plano para que o regime de Bashar al-Assad na Síria entregue suas armas químicas.

Segundo o secretário de Estado americano, John Kerry, o governo sírio deverá apresentar todo seu material químico, uma espécie de inventário, à comunidade internacional no prazo de uma semana. Depois, começará o processo de destruição “segura” deste arsenal até meados de 2014.

O plano inclui ainda acesso ao material químico por parte de inspetores externos até o mês de novembro deste ano.

FORMA DE SANÇÃO

O secretário americano afirmou que o ditador sírio deve permitir que o plano seja totalmente “implementado”. “O mundo não vai esperar para Assad honrar seus compromissos”, afirmou. De acordo com Kerry, se Assad não cumprir o plano, EUA e Rússia vão buscar uma forma de sanção, incluindo até mesmo uma ação militar, com base em resolução da ONU (Organização das Nações Unidas). “Temos o compromisso de impor medidas com base no capítulo 7 do Conselho de Segurança da ONU”, disse Kerry, mencionando trecho da Carta da ONU que abre caminho para um ataque à Síria.

Esse foi o terceiro dia de negociações entre EUA e Rússia em Genebra. O governo americano tem ameaçado agir na Síria se Assad não entregar suas armas químicas à comunidade internacional. O presidente Barack Obama o acusa de usar gás venenoso para matar civis no conflito local.

No meio da semana, a Rússia, parceira da Síria na discussão da crise, anunciou a disposição de o regime abrir mão das armas químicas em troca de não sofrer intervenção militar.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *