Ex-ministro chinês condenado à morte. Enquanto isso, no Brasil…

Liu Zhijun, considerado o país do trem-bala chinês

Deu no El País

O ex-ministro chinês das Ferrovias Liu Zhijun foi condenado à morte por corrupção, com pena suspensa por dois anos, informou a agência oficial de notícias Xinhua. Essas sentenças são geralmente comutadas para prisão perpétua, se o prisioneiro mostrar bom comportamento. Liu é o mais alto nível oficial julgado e considerado culpado de corrupção desde que Xi Jinping tornou-se chefe de Estado.

O tribunal de Pequim que emitiu a pena diz que os crimes de Liu têm a ver com “uma quantia de dinheiro, especialmente enorme”, “ter causado perda colossal de bens públicos” e “violou os direitos e os interesses do Estado e do povo “.

Considerado o “pai” do sistema de trens de alta velocidade na China, Liu foi considerado culpado de usar sua posição para ajudar 11 conhecidos a conseguir contratos e promoções, e de aceitar 64,6 milhões de yuans (€ 8,2 milhões) em subornos entre 1986 e 2011. O tribunal também o condenou a 10 anos de prisão por abuso de poder e confiscou todos os seus bens.

PENA DE MORTE SUSPENSA

A lei chinesa prevê a aplicação da pena de morte por aceitar subornos em mais de 100.000 yuan (€ 12.680). A agência Xinhua disse que, no caso, a pena capital de Liu foi suspensa por dois anos porque ele admitiu sua culpa e mostrou remorso. Segundo o relatório do tribunal, ele colaborou no inquérito, disse a verdade sobre os crimes cometidos, forneceu informações sobre outros casos que as autoridades não sabiam e ajudou a recuperar a maior parte dos fundos desviados.

ESCÂNDALO BILIONÁRIO

Em 2011, quando já estava no cargo há oito anos, ele foi demitido por violação da disciplina partidária, que não foi detalhada. O escândalo em que ele estava envolvido foi estimado em cerca de 800 bilhões de yuans (101 bilhões de euros).

Embora Liu Zhijun tenha sido preso antes da chegada ao poder da quinta geração de líderes chineses liderados por Xi Jinping, a sua convicção surge em meio às promessas feitas pelo presidente chinês para combater a corrupção, um flagelo que tem dito ameaça a sobrevivência do PCC. Xi prometeu em janeiro não haverá etapa misericórdia para aqueles que violam a lei.

Alguns internautas e especialistas criticaram, no entanto, o que eles consideram um tratamento discriminatório. Eles afirmam que, enquanto pessoas normais cometeram crimes econômicos inferiores aos de Liu recebem duras penas, o ex-ministro evitou a pena de morte.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Enviada pelo advogado Celso Serra, a notícia é antiga, de 2013, mas vale a pena ver de novo, porque recordar é viver. No Brasil, existe uma impressionante conivência com a corrupção, as pessoas demonstram solidariedade a quem é corrupto. Talvez seja por isso que Francelino Pereira continue perguntando: “Que país é esse?” (C.N.)

 

4 thoughts on “Ex-ministro chinês condenado à morte. Enquanto isso, no Brasil…

  1. “No Brasil, existe uma impressionante conivência com a corrupção, as pessoas demonstram solidariedade a quem é corrupto.”

    Sr. Newton, dois casos clássicos de como as pessoas demonstram solidariedade a quem é corrupto.
    Um é o famoso PitBul do Capo don Fhcapone, carlos sampaio, ele é contra a corrupção, tem vários ataques de fúria no palanque do Congresso, coloca o dedo em riste na cara de todos berrando ao gritos de Ética,ÉticaÉtica, mas seu Partideco está atolado até o pescoço no lamaçal da corrupção.
    O outro menos famoso mas que se somar as contas dá para fazer várias linhas de Metrô neste caos no transportes público em que as ratazanas franco-tucanas-suiças nos meteu.
    Ao invés de afastar o corrupto, o casal Das-lú deu-lhe de brinde um cargo no Tribunal de Faz de Conta do Estado de são Paulo.
    E veja Sr. Newton, nem foi a Justiça daqui que deu a cabeça do robson marinho , a Justiça da Suiça e da Alemanha que entregou o corrupto ao autoridades brasileiras.
    Até porque, 5 contas na Suiça referente ao Roubo do Metrô de SP, entre ele e a esposa não é qualquer brasileiro que as tenha..
    Se fosse na China, já estariam com o pescoço descolado do tronco………
    eh1eh!eh!eh

    VIVE LA FRANCE.!!!!

  2. Enquanto isso…
    1. Na FSP

    “O ex-presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva foi intimado a depor , pela 2a vez , na segunda-feira 25, em Brasília, no âmbito da Operação Zelotes, que investiga compra de medidas provisórias durante seu governo.Sua assessoria jurídica avalia, no entanto, a possibilidade de ele não viajar a Brasília, valendo-se da prerrogativa de pedir para depor onde reside. Nesse caso, Lula terá que pedir a remarcação do depoimento para que ocorra em São Paulo.Segunda-feira, data programada para o depoimento, é aniversário da cidade de São Paulo e feriado municipal”.

    2. No Antagonista

    “Lula prepara atestado médico.Será internado no Sírio Libanês no sábado, para um check-up. O anúncio do exame surpreendeu investigadores da Operação Zelotes, que esperavam sua presença em Brasília na segunda-feira, para depor como testemunha do lobista APS.Lula foi intimado hoje a depor.Interlocutores de Lula disseram ao Estadão que o ex-presidente não conhece APS e consideram sem consistência a acusação de compra de medidas provisórias em seu governo.É impressionante como Lula não conhece ninguém.

    //

  3. Prende e confisca todos os bens; no caso dos políticos também caça o mandato, para sempre. No Brasil esta seria uma pena satisfatória, pois mesmo que saisse de trás das grades depois, estaria sem eira e nem beira, materialmente falando. E como estes seres são movidos a matéria, o destino seria o ralo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *