Ex-presidente do México diz que seu país não pagará pela “porra desse muro”

Resultado de imagem para vicente fox em dubaiFernanda Perrin
Folha

Quando as chances do candidato republicano, Donald Trump, levar a presidência dos Estados Unidos, se tornaram cada vez mais altas, o ex-presidente mexicano Vicente Fox afirmou que seu país “não vai pagar por aquela porra de muro”. Uma das principais bandeiras da campanha do empresário americano foi a construção de um muro na fronteira entre os dois países para conter o fluxo de imigrantes –empreitada que seria paga pelo vizinho mexicano.

Não é a primeira vez que o ex-presidente se refere à proposta dessa mesma maneira (“fucking wall”). Questionado sobre o que acontecerá numa presidência Trump, que já liderava a corrida apos vencer em Estados-chave como Flórida e Ohio, Fox se disse “chocado”. “Uma presidência Trump será complicada, especialmente para o México. Ele tem se mostrado um ignorante em questões macroeconômicas e na diferença entre ser um empresario mediano e comandar uma nação”, afirmou.

A fala de Vicente Foxaconteceu durante um seminário em Dubai (Emirados Árabes Unidos) sobre parcerias entre países do Golfo Pérsico e da América Latina. Fox, que presidiu o México entre 2000 e 2006, foi aplaudido pela plateia formada por investidores e empresários.

A possível vitoria de Trump e tratada como um “elefante na sala” no evento. Com um discurso protecionista e hostil a acordos já firmados, a possibilidade de uma nova administração republicana vem sendo encarada como um retrocesso na integração comercial internacional.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ óbvio que nenhum presidente mexicano aceitará pagar para construir o muro prometido por Trump. Outro ex-presidente, Felipe Calderon, disse que o México não pagará “um cent” pelo muro.  Ninguém sabe se o muro será ou não construído. A única coisa certa é que vai aumentar a repressão aos imigrantes ilegais na fronteira com o México e em todos os Estados americanos. (C.N.)

5 thoughts on “Ex-presidente do México diz que seu país não pagará pela “porra desse muro”

  1. Oras bolas. Quem vai pagar pelo tal muro, se realmente for construído, sera o otário de sempre, aquele que já paga 300 dólares para ser recebido
    para uma entrevista num consulado americano, em busca de visto de entrada, sem a garantia que sera aceito e que na recusa o valor não é devolvido.
    É só aumentar em 100 dólares, que a “galera” paga e não bufa. Enquanto existir cavalo, o São Jorge estará sempre montado.
    A conta sera rateada entre cucarachas e brazucas, europeu e australianos são isentos.

  2. Ora, a idéia do muro sempre foi metafórica e só acreditou nela os desinformados e o governo mexicano. Se o muro fosse construído, quem ficaria com os imigrantes ilegais seria o México e isto aterrorizou o governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *