EXCLUSIVO: Entenda como Lula e Dilma quase quebraram a Petrobras

Lula, Dilma e Lobão, em típica formação de quadrilha

Carlos Newton

A Petrobras foi criada em 1953 com o objetivo de garantir o suprimento de derivados de petróleo para o Brasil. Aos trancos e barrancos, tem cumprido sua missão, mesmo que a tão sonhada autossuficiência de derivados nunca tenha sido alcançada (apesar da propaganda excessiva de 2006 acerca da autossuficiência momentânea de petróleo). A busca dos técnicos da empresa sempre foi no sentido de chegar à autossuficiência, mas os governantes têm atrapalhado bastante.

UM ESPECIALISTA – Vamos ao exemplo de um técnico, nacionalista de carteirinha, que começou sua carreira nos fins dos anos 70 e se tornou tão respeitado que suas opiniões acerca da estratégia da empresa para o abastecimento do pais, em meio à política mundial do petróleo, passaram a ser ouvidas pelas mais diversas autoridades, dentro ou fora da companhia. Aí incluem-se Itamaraty, Ministério de Minas e Energia e Presidência da República.

Movido pela razão, não deixou de auxiliar quem fosse – militares, tucanos e petistas. Mas de maneira nenhuma isso quer dizer que suas opiniões foram acatadas, mas pelo menos eram ouvidas e respeitadas.

GOVERNO LULA – Ao chegar a 2003, novamente esse técnico da Petrobras foi chamado a opinar, desta vez para o governo Lula. Perguntaram-lhe qual seria o maior defeito que impedia a empresas de atingir a tão sonhada autossuficiência de petróleo e derivados. Respondeu que o petróleo é uma dádiva da natureza e, como tal, não é plenamente controlável. Ou os brasileiros teriam que encontrar mais em nossas terras e mares ou os brasileiros teriam que se internacionalizar e tomar conta do petróleo dos outros. De qualquer forma, esse é um problema para os geólogos, foi a recomendação do especialista.

E continuou, explicando que, no caso dos derivados, a conta é bem mais fácil. O Brasil importa muito diesel e gasolina. Se o Brasil crescer, vai importar muito mais, a preços altos. Portanto, precisamos de refinarias. Passamos 30 anos sem construir nenhuma refinaria e o déficit de combustíveis já era de 300 mil barris por dia.

INCRÉDULOS – Os membros do governo, surpreendidos, incluindo a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, retrucaram que sempre lhes foi informado que refinaria era um mau negócio.

“Quem diz isso é quem já tem refinaria para autossuficiência. É como creche na Alemanha, é mau negócio quando não precisa mais, quando não tem mais mercado. Vejam só: ninguém chama um navio de gasolineiro ou dieseleiro. O nome é petroleiro. Só se transporta petróleo, porque combustível dever ser refirnado onde se consome. É o jeito mais inteligente. “Refinaria é que nem educação. Ter custa caro, não ter custa muito mais”, explicou o especialista.

Seguindo a conversa, perguntaram-lhe, supondo verdade essa necessidade de uma refinaria, onde seria construída. “No Nordeste, claro. Lá existe déficit enorme de refinados”, disse o técnico da Petrobras, que então exibiu mapas esquemáticos com os volumes de importação e transporte de combustíveis, para demonstrar a incrível ineficiência do país nesta área tão essencial.

ABREU E LIMA – Foi assim que caiu a ficha no governo Lula, que pouco depois anunciaria a construção de três refinarias no nordeste: Abreu e Lima, Premium 1 e 2. E seriam das maiores do mundo. E das mais modernas, reduzindo os poluentes ao mínimo e aumentando a conversão ao diesel ao máximo. E seriam feitas a toque de caixa. Megalomania tripla.

O técnico da Petrobras então se desesperou: Dilma e e o então presidente José Eduardo Dutra entenderam tudo errado. Após tanto tempo sem nenhuma refinaria, deviam implantar apenas uma, básica e barata, de construção rápida, mostrar que é bom, pagar logo o empréstimo ao BNDES. Enfim, tornar o país um pouco melhor, para em seguida dar o próximo passo, com mais uma unidade. Isso se chama progresso.

Depois, raciocinando melhor, percebeu o que realmente acontecera – Dilma e Dutra entenderam do jeito que quiseram. Ou seja, apenas viram a oportunidade de ligar o motor da corrupção à máxima velocidade.

APOSENTADORIA – Um sentimento de culpa, pelo excesso de ingenuidade e de inocência, atingiu este especialista da Petrobras, que acaba de se aposentar. Vários outros técnicos, em condição semelhante, também o fizeram, decepcionados pela exploração política e financeira da estatal.

É nesse clima que muitas idéias excelentes foram corrompidas. E não se pode esquecer que o criminoso é o que comete o crime, e que corruptor é quem corrompe.

Depois, já na Presidência da República, Dilma seguiu desestabilizando a Petrobras. Além da corrupção generalizada, que dilapidava a empresa, ela implantou a política suicida de contenção das tarifas dos derivados, para efeitos meramente políticos e eleitorais.

INTERESSE NACIONAL – Apesar de tudo, funcionários mais antigos da Petrobras ainda se mostram esperançosos. Antes, não existia petróleo em terra para atender a demanda interna, e nos anos 80 a Petrobras foi buscá-lo em águas profundas, em uma iniciativa inédita no mundo. Depois, nos anos 90, com a crise mundial, a Petrobras quase quebrou e esteve ameaçada de incorporação a empresas estrangeiras.

O que sempre salvou a companhia foram seus técnicos, que jamais aceitaram obedecer a ensandecidas diretrizes de sucessivos governos. Com essa postura firme, conseguiram evitar a venda de ativos estratégicos, lutando para defender a posição que sem dúvida era a mais certa para o Brasil, pois o que é do interesse nacional tem de ser do interesse da Petrobras.

Os técnicos mais jovens, que hoje enfrentam sua primeira crise, não sabem que já foi assim antes, pois a empresa passou por 60 anos de altos e baixos. Este ano vários especialistas se aposentaram, incentivados pelo programa de demissões voluntárias, porém esgotados por uma luta de mais de 30 anos, que ainda não acabou.

###
PS – Em homenagem a esses grandes brasileiros, é preciso que o atual governo contenha seus ímpetos de vender os ativos estratégicos da Petrobras, cujo nome já indica que pertencem ao Brasil e não a seus governantes eventuais. (C.N.)

17 thoughts on “EXCLUSIVO: Entenda como Lula e Dilma quase quebraram a Petrobras

  1. Lula e Dilma não quebraram mas chegaram perto.
    Por pouco, muito pouco, a Petrobras se salvou.
    O que me espanta neste país é como a roubalheira, a corrupção e a irresponsabilidade duram tanto tempo, apesar dos instrumentos de controle e fiscalização, apesar de tantos conselhos fiscais, cujos membros ganham muito bem para desempenhar seus papéis nas empresas ligadas ao Governo.

    Agora surgiu o caso dos fundos de pensão.
    Os quatro maiores do país realizaram negócios (suspeitos) prejudiciais aos seus próprios interesses, provocando prejuízos bilionários.

    Cadê os órgãos de acompanhamento e fiscalização?
    Auditorias interna e externa, obrigatórias, conselhos fiscais, representação dos funcionários, PREVIC (PREVIC de Previdência Complementar), órgão da Superintendência Nacional, responsável pela supervisão e fiscalização dos fundos de pensão.

    Faz-se necessário uma discussão sobre a capacidade técnica desses organismos fiscalizadores.
    A porta não pode ficar escancarada para os ladrões dessa forma irresponsável.

  2. 3 – mostra Alavancagem (IFRS – R$ MM) … Endiv Líq. / Capitaliz. Líq. % … destaques:
    no 2º Trimestre de 2006 – 18%
    no 2º Trimestre de 2008 – 19%
    no 2º Trimestre de 2009 – 28%
    no 2º Trimestre de 2010 – 34%
    no 2º Trimestre de 2011 – 17%
    no 2º Trimestre de 2012 – 27%
    no 2º Trimestre de 2013 – 32%
    no 2º Trimestre de 2014 – 40%
    no 2º Trimestre de 2015 – 51%
    no 3º Trimestre de 2015 – 58%
    no 4º Trimestre de 2015 – 60%
    no 1º Trimestre de 2016 – 58%
    no 2º Trimestre de 2016 – 55%

    Caro CN … não sou especialista; porém, os números não mentem … … … muito investimento com pouco aumento de produção levou a Petrobrás quase à falência … tudo indica que não é só problema político-administrativo – tem mais coelho nesta mata … ahhh! tem!!!

  3. Caro Newton, assino em baixo, hoje dia Independência e Soberania Nacional, Temer, governa para o Brasil e seu povo explorado, pelos traidores da Pátria, PMDB e PT sócios majoritários da corrupção, com seus penduricalhos, inclusive o PSDB, que deu inicio a corrupção, fielmente seguida e ampliada pelo PT desgoverno, colocando o Brasil nessa situação de oceano de lama.
    Os poderes ditos por eles:República Democrática só pensam, em aumentar impostos, tirar Direitos conquistados do trabalhador, tornando-o escravos de um Império de corrupção, chega de tanta hipocrisia;
    A Esperança está na UTI.
    Que o Zé e Maria povinho, não reeleja, negue voto aos Partidos corruptos.
    Reeleição, significa, formação de quadrilha para roubar o cofre público.
    O Cidadão assume sua responsabilidade através do voto consciente e honrado, ou não terá o direito de reclamar, das angustia de sobreviver, no meio da corrupção que ele alimenta,com o Voto corrupto, sendo conivente com o mal.

    • Melhor eleição = mais educação.
      Que o rádio e a televisão, que são CONCESSÕES DO ESTADO, prestem mais serviços para os programas educacionais, em vez de utilizar seus espaços, inclusive os nobres, em novelas, programas de crimes, humor escrachado e talk shows de segunda categoria.

      Não significa proposta de censura, mas discutir uma programação mais útil na formação do cidadão brasileiro.
      Não é impactar com uma mudança radical, mas viabilizar uma progressiva transformação.

  4. “Só se transporta petróleo, porque combustível dever ser refirnado onde se consome.”

    Caro CN … gostaria que esse técnico indicasse uma só refinaria em um grande estado consumidor americano – lá, pelo que sei, TODAS AS REFINARIAS ESTÃO LOCALIZADAS nos Estados produtores … e os oleodutos é que distribuem para os Estados consumidores!!! !!! !!!

    Os EUA são Federação … em que cada Estado se enriquece com o que tem … … … avisei que usar o RJ daria problema!!! !!! !!!

    http://tribunadainternet.com.br/a-regra-constitucional-dos-royalties-e-muito-clara-o-que-esta-faltando-e-um-entendimento-politico-de-alto-nivel/ … é de novembro 13, 2012!!!

    Abrs.

  5. Em honra e homenagem a estes técnicos a petrobras precisa ser privatizada! Assim, estará livre da ingerência política e passará a tomar suas principais decisões com base exclusivamente em análises técnicas e econômicas. Assim, contribuirá para toda a nação com empregos de qualidade. Assim, contribuirá para toda a nação com o pagamento em dia de impostos e tributos. Assim, e somente assim, por paradoxal que seja, será uma empresa de todos os brasileiros e não somente de grupelhos que de tempos em tempos se apossa da nação.

    • Prezado Sr. TIAGO,
      Se for vender o controle da Petrobras SA para uma Companhia com Matriz no Brasil, ex. hipotético, Grupo VOTORANTIN de São Paulo-SP, concordo contigo.
      Mas a grande probabilidade é de ser vendida para Empresa com Matriz no Exterior, ex. hipotético EXXON-MOBIL dos EUA, então estaremos fazendo “o pior negócio do mundo”.
      Imagine uma Plataforma em alto-mar, +- 300 Km da Costa, no topo a Bandeira dos EUA, como ficará NOSSA FISCALIZAÇÃO, cobrar Impostos/Royalties, etc, e Poder de valer os Contratos.
      Não precisamos ter mais do que 2 Neurônios, como diz a Sra. OFÉLIA, o tico e o teco, para entender que nessas condições, lá em alto-mar, SOB A PROTEÇÃO da Bandeira dos EUA, eles “deitarão e rolarão”. Abrs.

  6. Excelente e compreensivo Artigo de nosso Editor/Moderador, o grande e experiente Jornalista Sr. CARLOS NEWTON.
    Nada mais justo neste “7 de setembro”, dia em que comemoramos a Guerra de Independência de nossos Pais Colonizadores, os Portugueses, de homenagear o Corpo Técnico da Petrobras SA, ( Engenheiros, Geólogos, Especialistas, Gerentes, Técnicos, Administradores……), eles que são a verdadeira RIQUEZA da Petrobras SA.
    O Ser Humano é de longe SEMPRE o maior Fator de Produção.

    O Governo LULA/JOSÉ ALENCAR, e o Governo DILMA/TEMER, a meu ver, acertadamente no setor da Indústria Petróleo/Gás, tentaram implementar a estratégia da Noruega que possui a StatOil ( a Petrobras deles), usando-a como Âncora para fomentar a Indústria Nacional, produzir aqui o máximo de Implementos ( Plataformas, Navios Petroleiros, Navios Sondas, Equipamentos Sub-Marino, Bombas, Válvulas, Cabos, Rebocadores, etc,etc.), e para evitar aqui “a doença Holandesa” ( Pressões Inflacionárias e desindustrialização), formar com a Renda do petróleo/gás, um Fundo Estratégico para Investimentos Internacionais.
    Além de tudo o que foi apontado no Artigo acima, cometeram a temeridade de colocar “todos os ovos numa mesma cesta”. Quando o petróleo estava a +- US$ 110/Barril com aparente tendência de alta, se endividaram em +- US$ 100 Bi, para em +- 10 anos instalar no Pré-Sal 20 Plataformas de +- 150.000/Barris dia/cada, 2 por ano, para elevar a produção para +- 5.500.000 Barris/dia. +- 2.500.000 Barris/dia instalados e 3.000.000 Barris/dia do ousado plano de expansão das 20 Plataformas em 10 anos. Nesse ínterim o petróleo por razões mais políticas de o que econômicas caiu a +-US$ 28/Barril, estando hoje +-US$50/Barril, o US$ Dollar subiu de +- 2,4 Reais para 4,2 e agora felizmente para a Petrobras SA baixou para R$ 3,2, o que deixou a Companhia em maus lençóis.
    Resumindo: O Plano foi bom ( Estratégia Norueguesa), mas a execução foi horrível.
    Devemos agora com sacrifício, salvar a Petrobras SA da insolvência, vendendo o mínimo de seus Ativos Estratégicos, porque o Mercado de petróleo/gás está francamente COMPRADOR ( Ótimo para os Compradores e péssimo para os Vendedores, no caso a Petrobras SA).

    • Aproveitando o brilhante e pontual Pos Scriptum do autor do artigo, logo acima, a sociedade já DEMONSTROU que NÃO AUTORIZA os TEMPORÁRIOS governantes a realizar NEGOCIATAS que envolvam os PATRIMÔNIOS da UNIÃO!
      Com a ‘experiência’ do PETROLÃO, um Projeto de Emenda Constitucional – PEC, PRECISA ser PROPOSTO e DISCUTIDO COM URGÊNCIA pela sociedade e pelo PARLAMENTO, para que possa CRIMINALIZAR e IMPEDIR a PRÁTICA da NEGOCIAÇÃO dos PATRIMÔNIOS da NAÇÃO!
      NOSSA CONSTITUIÇÃO e LEGISLAÇÕES COMPLEMENTARES, foram INTENCIONALMENTE CONCEBIDAS (principalmente pelos MAÇONS integrantes do Congresso CONSTITUINTE) para PERMITIR A EXPROPRIAÇÃO LENTA E PROGRESSIVA (uma estratégia para tornar imperceptível o PROCESSO de expropriação, devido à perda de memória por se extenter por várias gerações) dos NOSSOS PATRIMONIOS NACIONAIS, pela RÊDE de CONLUIOS DA OLIGARQUIA FINANCEIRA DOMINANTE que vem lhes GARANTINDO a “POSSE LEGAL” de NOSSOS RECURSOS VITAIS!
      NÃO É POR OUTRO MOTIVO que FINANCIAM (e CORROMPEM) TODAS as “CORRENTES” IDEOLÓGICAS para que VENÇAM AS ELEIÇÕES! NÃO LHES IMPORTA A MÍNIMA “QUEM VENCERÁ UMA ELEIÇÃO” CONTANTO que a “CONTA” de seus financiamentos CONTINUE sendo PAGA pelas ‘OPORTUNIDADES’ de EXPOLIAÇÃO do PATRIMÔNIO, pelo AUMENTO DA DÍVIDA, e dos IMPOSTOS, ATÉ A ‘CARTADA FINAL’ da dominação TOTAL!

  7. Governo algum na história desta República roubou a Petrobrás tanto quanto os petistas, simplesmente um bando organizado de ladrões!

    O prejuízo é incalculável, e bastaria este fato para que o PT fosse execrado do meio político junto com seus bandidos!

    No entanto, pagamos o preço pela condição social do Brasil e sua falha gritante na Educação e Ensino, que nos configuram como um país de incultos e incautos, analfabetos absolutos e funcionais, razão pela qual o PT ainda encontra seguidores porque somos um povo alienado e desinformado.

    Diante da tradição dos governantes como corruptos e desonestos, lamento, mas vender a nossa estatal seria salutar!

    Diminuiríamos uma fonte poderosa de recursos ilícitos à disposição do partido eventualmente no poder e de seus cúmplices, afora aumentar a dívida da estatal pelos desvios de verbas que está sujeita através de diretores especialmente escolhidos para facilitarem as falcatruas por meios de contratos com empresas igualmente desonestas e chefiadas por criminosos!

    Unidos, o parlamentar corrupto mais o “empresário” ladrão, não haverá estatal por mais organizada que seja para suportar anualmente a quebra de faturamento pelo dinheiro pago a contratos superfaturados, RESPONSÁVEIS PELO AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS, pois os danos ocasionados pelos ladrões devem ser compensados!

    Desta forma, o povo brasileiro desembolsa valores para preços de combustíveis que se enquadram como os mais caros do mundo, mesmo com a suposta ideia de que a Petrobrás nos possibilita “soberania e independência”.

    LEDO ENGANO!

    Não para esta Nação, permanentemente governada por ladrões, desonestos e corruptos, que se servem desta estatal e de outras e menor porte para seus projetos pessoais e políticos, IMPEDINDO que se desenvolvam e SIRVAM para os objetivos falsamente alegados, as tais soberanias e independências!

    Japão, Alemanha, França … países ricos, não são autossuficientes em petróleo, e estão muito á frente de nós em desenvolvimento, ciência e tecnologia, estas as legítimas soberanias e independências, o domínio de tecnologias!

    Com uma população que se destaca como atrasada, sem cultura, deplorável na sua Educação e Ensino, JAMAIS vamos ascender à categoria de um país em crescimento POR MAIS PETROBRÁS QUE VENHAMOS A CRIAR, pelo fato que carecemos de exemplos de conduta da parte de nossos dirigentes e autoridades!

    O Brasil NÃO PODE TER EMPRESA gigantesca porque os objetivos serão sempre dilapidá-la, usá-la para fins desonestos, então que seja vendida e cortemos pela raiz um de nossos grandes males, a chance de sermos roubados pelos próprios governos que prometem se preocupar com o povo e país, porém quando no poder fazem exatamente o contrário!

    Se antes fui um defensor da Petrobrás como patrimônio nacional, agora apoio a sua venda, mas a estatal não pode mais ser administrada por pessoas escolhidas para abastecer políticos e seus partidos, e a população arcar com os prejuízos pagando por combustíveis caríssimos, de modo a amenizar os roubos praticados!

  8. Não acredito em empresa governamental, este técnico engenheiro se a empresa fosse privada, hoje ele estaria ou no conselho ou na diretoria ou então na presidência. Como sempre o nobre colunista Carlos Newton entende de quase tudo, menos economia que não é sua praia.

  9. Parabéns, Newton. É isso mesmo.

    PS – Em homenagem a esses grandes brasileiros, é preciso que o atual governo contenha seus ímpetos de vender os ativos estratégicos da Petrobras, cujo nome já indica que pertencem ao Brasil e não a seus governantes eventuais. (C.N.)

  10. Qual empresa de comunicação no mundo tem 1300 jornalistas em seus quadros? Nenhuma. Mas o monstro Petrobras Tem. A Petrobras tem mais funcionários que as 3 maiores empresas petrolíferas e é a de menor lucratividade do setor.Qual a vantagem de termos a Petrobras estatal? Nenhuma, temos uma das gasolinas mais cara do mundo e de pior qualidade. Não há como defender a não privatização deste mamute improdutivo e perdulário. Privatização Total do Brasil Já!

  11. O que o PT fez ao Brasil foi monstruoso, corrupção nunca delatada e provada, se locupletaram de tal forma que deixou o país neste frangalho, acho que todos devem responder pelos seus crimes, agora, e em outros governos, José Sarney, Collor e principalmente FHC que privatizou empresas lucrativas a que custo, nada foi apurado, devem ter sido trilhões de reais, o Brasil não merece esta corja de mercenários, parece que o dinheiro público é deles, não há um pingo de respeito pelo erário público, falo de todos os poderes, é o nepotismo escancarado de um judiciário, um poder legislativo corrupto e conivente, um executivo que vende a alma para se manter no poder, este poder é o povo quem lhe outorgou, mas não tem o direito de sair distribuindo benesses, gastando dinheiro adoidado, comprando parlamentares para aprovar medidas, é um escárnio com o povo brasileiro, este não tem para onde correr pede que Deus coloque um verdadeiro cidadão/patriota para cuidar do país e do povo sofrido do mesmo.

  12. Caro Carlos Newton,
    Seu Pos Scriptum é digno de OVAÇÃO meu caro Watson!

    “PS – Em homenagem a esses grandes brasileiros, é preciso que o atual governo contenha seus ímpetos de vender os ativos estratégicos da Petrobras, cujo nome já indica que pertencem ao Brasil e não a seus governantes eventuais.”

    DEVERIA CONSTAR DO JURAMENTO DE POSSE DOS ELEITOS, QUE SÃO IMPEDIDOS DE NEGOCIAR QUAISQUER PATRIMÔNIOS DA UNIÃO! NOSSA LEGISLAÇÃO FOI INTENCIONAMENTE CONCEBIDA PARA A EXPROPRIAÇÃO DOS NOSSOS PATRIMONIOS “PÚBLICOS” PELOS CONLUIOS DA OLIGARQUIA FINANCEIRA DOMINANTE PARA PERMITIR QUE “TOMEM POSSE LEGALMENTE” DOS NOSSOS RECURSOS VITAIS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *