Executiva nacional do PSDB começa a analisar pedido de expulsão de Aécio Neves

Aécio é acusado de corrupção passiva e obstrução da Justiça

Deu no G1

O PSDB decidirá nesta quarta-feira, dia 21, durante reunião da Executiva Nacional se abrirá processo que poderá levar à expulsão do deputado Aécio Neves (PSDB-MG). O encontro está marcado para as 14h30, na sede do partido em Brasília. Aécio é réu por corrupção e obstrução de justiça e sofre pressão para se afastar do partido. O processo ao qual ele responde corre na Justiça Federal em São Paulo.

DELAÇÕES – A denúncia, apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, foi recebida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em abril de 2018 e o parlamentar se tornou réu. Como Aécio deixou de ser senador, o processo foi enviado para a primeira instância, porque apura fatos que não têm conexão com o atual mandato de deputado federal. A acusação foi feita a partir de delações de Joesley Batista, do Grupo J&F, que afirmou ter pago propina no valor de R$ 2 milhões ao deputado.

Também são acusados de corrupção passiva a irmã do senador, Andréa Neves, um primo dele e um assessor parlamentar do congressista. Em troca, ele teria prestado favores políticos a Joesley. Aécio nega as acusações. O advogado do tucano, Alberto Zacharias Toron, sustenta que o deputado é vítima de ação criminosa de Joesley Batista. “A meu ver, o deputado Aécio Neves tem todo o direito a formular a sua defesa na plenitude, confiante na sua inocência, e confiante também na Justiça, mas pode fazê-lo fora do PSDB”, afirmou nesta terça-feira, dia 20, o governador de São Paulo, João Doria

EXPULSÃO – Ainda nesta terça-feira, o governador foi à Câmara dos Deputados para apresentar o deputado Alexandre Frota, recém filiado ao PSDB, à bancada do partido na Casa. O presidente da sigla, Bruno Araújo, também estava presente. Segundo Araújo, há representações do estado e do município de São Paulo e uma menção do Rio Grande do Sul que pedem a expulsão de Aécio do PSDB.

Nesta quarta, o partido decidirá se dá sequência aos pedidos. Se decidir abrir o processo, o caso será encaminhado ao Conselho de Ética do partido. “O fato é que do ponto de vista objetivo nós temos uma representação que se inicia e o partido, na sua instância, com a sua Executiva, apurando os votos e ouvindo o relatório a ser apresentado pelo deputado Celso Sabino, toma a primeira decisão”, afirmou Araújo.

IMPARCIALIDADE – “Cabe a mim, enquanto presidente do partido, presidir um processo com absoluta imparcialidade”, declarou o presidente da sigla. O presidente estadual do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do governo Doria, disse que recebeu representações de vários diretórios de cidades do estado.

“Várias manifestações de filiados. Ontem (segunda-feira) na Executiva surgiu espontaneamente e, por unanimidade, a Executiva Estadual definiu a representação baseada no caso Joesley, que foi o caso que gerou o inquérito para o Aécio no Supremo Tribunal Federal, para que a Comissão Executiva Nacional possa julgar esse caso com a seriedade devida à representação de um estado do tamanho do estado de São Paulo e com a importância que tem para o PSDB”, afirmou.

ARQUIVADO  – Nesta terça-feira ainda, o diretório estadual do PSDB em São Paulo arquivou o pedido para cancelar a filiação do deputado federal Alexandre Frota . O pedido foi apresentado na última segunda-feira, dia 19, pelo ex-presidente nacional da sigla José Aníbal e pelo ex-presidente da executiva paulista Pedro Tobias. A executiva diz que não tem atribuição para processar o caso.

Segundo Anibal e Tobias, a entrada do deputado no PSDB “fere a honra e a memória de todos os filiados” ao partido. No pedido de impugnação, eles lembram que Frota já proferiu ofensas “de termos chulos” ao ex-governador Geraldo Alckmin. Eles afirmam também que Frota defendeu a candidatura de Joice Hasselmann à Prefeitura de São Paulo no mesmo dia em que seria apresentado como novo quadro do partido, quando, em vez disso, deveria ter endossado a candidatura do tucano Bruno Covas, atual prefeito e candidato natural à reeleição. Assinada pelo presidente do diretório paulista do PSDB, Marco Vinholi, a decisão pelo arquivamento informa que “a impugnação não tem qualquer condição de procedibilidade, pois não cabe a este órgão estadual receber a impugnação apresentada”.

 

16 thoughts on “Executiva nacional do PSDB começa a analisar pedido de expulsão de Aécio Neves

  1. Um diz que jamais nomearia o filho embaixador, o outro, depois da publicação da lista do BNDES, tb pode dizer que jamais emprestaria R$ 15 milhões do BNDES para comprar jatinho particular, e o outro talvez diga tb que sem propinoduto os pedágios de SP podem ser reduzidos em 50%, e por ai vão. Enfim enquanto ele$ ficam ai, na cena política do sistema rico porém podre, pobre de espírito, um fazendo xixi no sapato do outro, ou jogando titica um no ventilador do outro, o país, estados e municípios continuam padecendo de Solução, cada vez mais quebrados do que arroz de terceira a cada novo golpe ou eleição dos me$mo$, valendo lembrar que jamais conseguiremos resolver o Brasil no varejo, nos municípios, sem resolvê-lo antes no atacado, em Brasília, na Ilha da Fantasia do sistema político apodrecido, Solução essa que carece de Estadistas para pilotá-la e não de moleques calças curtas, que não sustentam na janta nem sequer o que comem no almoço. https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2019/08/21/jamais-nomearia-meu-filho-embaixador-diz-doria/?fbclid=IwAR1M2mtLy_2p5rQI0Voz9-pJYlW771kG1kRXPmPOQEG9LBsZS9ykr_Zb_Gw

  2. Todo estrago já foi devidamente assimilado e digerido pelo PSDB. Expulsar Aécio agora é fato sem qualquer tipo de mérito. Perderam o bonde para darem uma resposta ao eleitor, fica imagem de protetores de caciques errantes. Mais do mesmo na velha e desonrosa política.

    • O PSDB perdeu o bonde quando comprou a reeleição de FHC. Depois que a ilusão da “estabilidade econômica” evaporou logo após a eleição de 1998, na qual os tucanos ainda conseguiram engabelar gente suficiente para manter aquela figura lastimável no cargo, ficou impossível para o PSDB ganhar eleições a nível nacional. O resto foi só a confirmação da verdadeira natureza desse partido tão cheio da presunção de ser melhor que os outros.

  3. PSDB sempre foi um partido e portanto nefasto como o PT, PDT,PSOL,REDE, PCB. Apenas conseguia enganar a população com sua “fina ” educação.
    Com as manifestações populares, de mais de 5 milhões de brasileiros contra as desgraças esquerdistas que arruinaram o país, o PSDB mostrou sua posição verdadeira: estava do lado dos corruptos ao ficar em cima do muro. Com a Lava-jato isso se confirmou,etc,etc,etc.

      • Por falar em partidários de ideologias nefastas como as da esquerda, em que o HEDIONDO encontra justicativas para sua prática, Bolsonaro levantou uma hipótese bastante provável de que as ONGs é que estão incendiando áreas de matas na Amazônia, para criarem mais indisposição contra o governo brasileiro no mundo, por haverem perdido as verbas bilionárias que as sustentavam.

        Lembram quando a esquerda inoculou a doença Vassoura de Bruxa nas plantações de cacau da Bahia, o que a destruiu praticamente e levou à miséria milhares de famílias de trabalhadores que eram empregadas nesta atividade agrícola?

        • Continue com essa sua papagaiada leviana e nessa sua leviandade anônima, com os seus fakes news doentios, Deus está pondo tudo na ponta do lápis e mais tarde Ele lhe dará o castigo que fazes por merecer, com certeza.

          • Continue acreditando no humano e sua arrogância da salvação da humanidade por suas ideologias e verá o quanto você se distanciará cada vez mais de Deus.

          • Foram 3 elementos do PT que executaram esta tarefa. O fato aconteceu há 10 ou 15 anos. No google deve ter detalhes desse crime contra a humanidade.

    • Na minha opinião, não deveria extinguir os partidos e nem deixar seu filiados fazerem troca troca, se o cara não convence nem os do seu grupo, como ele ira convencer o parlamento, e só assim teríamos a ficha do partido e dos meliante mais claramente, bem como sendo eterno o fardo que carregariam pensariam duas vezes antes de fazer asneira e duas antes de deixar outros fazerem asneiras.
      E caso se extingua o partido consequentemente a extinção dos filiados politico, passando também a inexistir na vida politica, não podendo ser nem sindico de prédio, terá de sobreviver do próprio suor.

  4. Quando falo da condição nefasta do esquerdismo não eximo os criminosos daqueles que não acreditam nesta religião política.
    Contudo, ainda se encontram no outro lado pessoas com um mínimo de bom senso, o que é proibitivo na ideologia esquerdista, que tem suas cláusulas pétreas que devem ser cumpridas à risca, mesmo que contrarie as convicções morais de alguns de seus crentes.

    ….”Suspeita-se dos espertos,dos velhacos; dos farsantes; no entanto , não poderíamos atribuir-lhes nenhuma das grandes convulsões da história; não acreditando em nada, não vasculham nossos corações, nem nossos pensamentos mais íntimos; abandonam-nos à nossa indolência, ao nosso desespero ou a nossa inutilidade; a humanidade deve a eles os poucos momentos de prosperidade que conheceu: são eles que salvam os povos que os fanáticos torturam e os idealistas arruínam.” CIORAM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *