
Orçamento deste ano é pouco mais da metade do de 2015
Ricardo Della Coletta
Folha
Citando falta de recursos, o comandante do Exército, general Edson Pujol, autorizou que o expediente na Força às segundas-feiras do mês de setembro seja cortado para contribuir com a economia de despesas. Em um e-mail enviado nesta quarta-feira, dia 28, ao Alto Comando do Exército, Pujol diz que os comandantes, chefes e diretores da Força poderão “suprimir” a seu critério o dia de trabalho em suas respectivas áreas nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de setembro. “O contingenciamento ora imposto impacta, de forma significativa, a capacidade de custeio do Exército, exigindo medidas severas para que seja possível honrar os contratos com concessionários e outras despesas inerentes à vida vegetativa da Força”, diz o chefe militar.
No mesmo comunicado, ao qual a Folha teve acesso, Pujol alega que o quadro orçamentário do Comando do Exército neste ano sofreu um contingenciamento de 28% do previsto no Orçamento para as despesas discricionárias, incluindo os programas estratégicos. Ele argumenta ainda que o orçamento do Exército autorizado para 2019 é pouco mais da metade (54%) da dotação recebida em 2015. “Em sintonia com a iniciativa do governo federal de equilibrar as contas públicas, a Força vem despendendo os esforços possíveis de racionalização, como cortes e ajustes em contratos, alongamento dos programas estratégicos, readequação da manutenção de material de emprego militar, redução de estoques estratégicos e redução dos gastos com concessionários de serviços públicos e contratos administrativos”, segue o comandante do Exército.
CONTENÇÃO – A ordem que permite o corte no expediente foi disparada por Pujol às vésperas do envio, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional, da proposta orçamentária para o ano que vem. O primeiro projeto de Orçamento de Bolsonaro deve ser encaminhada ao Congresso nesta sexta-feira, dia 30. Não é a primeira medida administrativa de contenção de gastos adotada pelo Exército. No ofício, por exemplo, Pujol determina que seja mantido o meio expediente nas sextas-feiras. Ele encerra o comunicado dizendo que serão transmitidas outras orientações “em caso de evolução da situação orçamentária”.
O próprio presidente Jair Bolsonaro tem abordado em suas entrevistas a situação financeira das Forças Armadas e falta de recursos. Em meados deste mês, ao comentar a situação “grave” das contas públicas, Bolsonaro disse que os ministros na Esplanada estavam “apavorados” e que o Exército “vai ter que entrar em meio expediente”. “Não tem comida para dar para o recruta”, disse o presidente. O ministério da Defesa foi um dos mais afetados pelo contingenciamento do governo. A pasta sofreu um corte de mais de 40% das despesas não obrigatórias.
Off topic:
Não faça isso presidente! Lembre-se! Sergio Moro é LavaJatista! É seu concorrente para 2022! Ele é o criador desse projeto anti-crime que tem o objetivo de prender todos os políticos! Se fizer isso, o acordo com Tofolli e Alcolumbre vai pro espaço! Bolsonaro esta pessimamente orientado!
“Vou atender o Centrão do Bolsonaro”
O Antagonista
Jair Bolsonaro disse neste sábado que atenderá o Ministério da Justiça, a CGU e a AGU em relação ao que vetará no projeto de lei do abuso de autoridade.
“Vou atender o Centrão do Bolsonaro’”, afirmou na saída do Palácio da Alvorada.
Uai, não entendi. Então como é que chegamos a cogitar de fazer guerra com a França se não temos dinheiro nem para as necessidades básicas? (comida, água, luz).
Então temos que esquecer a hipótese de decretar Estado de Defesa, como foi sugerido por um general.
Nesse caso, não sei nem qual seria a solução em caso de agressão até pela Guiana Francesa!
Mas para a preservação do ambiente, de forma eficiente, tenho uma fórmula genial de autoria do nosso digníssimo presidente:
os pobres devem comer menos, ter menos filhos e fazer cocô só de dois em dois dias! E permanecerem contentes!
Por que Bolsonaro não invadiu a Venezuela pra depor o Maduro e empossar o Juan Guaidó? Aliás, por onde anda o Guaidó?
Necessario fazer uma reforma administrativa nas forças armadas, basta ver o organograma da marinha, tem muito cacique para pouco guerreiro.
Boa tarde , leitores (as):
Senhor Ricardo Della Coletta ( Folha ) e Carlos Newton , acontece que os recursos que deveriam ir atender ás necessidades do Brasil e seu povo , estão indo para os banqueiros em cerca 60% á 70%,do orçamento geral da união , sem que ninguém abra o bico , asfixiando ainda mais a economia do país , tendendo piorar mais ainda devido a omissão e conivência do Presidente Jair Bolsonaro que se esconde numa falsa desculpa de não ser economista .
Off topic 2:
Bolsonaro não tem planos e a política externa do Brasil não existe…
Bolsonaro envia Mourão para aproximar Brasil do Reino Unido
https://renovamidia.com.br/bolsonaro-envia-mourao-para-aproximar-brasil-do-reino-unido/
É esse pessoal que irá defender a Amazônia?!?!
É esse pessoal aí vestidos de Chewbacca, e que gritam SELVA!!!!, é que irão proteger a Amazônia e consequentemente nos proteger?!?!
A inversão de valores que o Estado brasileiro implantou nas últimas décadas, o resultado é este, penúria.
Na razão inversamente proporcional à carência de nossas FFAA, temos a abundância de recursos que os poderes Judiciário e legislativo se concedem, e cada vez mais querem aumentos em seus proventos, regalias, mordomias, indenizações, auxílios …
Evidente que, ao disparo do primeiro tiro, esse pessoal se manda do país ou se diz originário da nação invasora, enquanto o povo se somará aos soldados para defender o Brasil, utilizando fundas, facões, revólveres, capoeira …
Indiscutivelmente a situação das FFAA é vexatória.
Diferente, no entanto, do conceito que nossos poderes constituídos recebem da população:
CORRUTOS!
Logo, se estamos à mercê de invasões estrangeiras para internacionalizar a Amazônia, e não temos dinheiro para dar de comer aos soldados, incluindo fardas, armas de defesa pessoal, cantis, cintos de guarnições, coturnos, capacetes … fácil:
Basta destinar a metade dos gastos que essas duas castas ocasionam, que teríamos verbas suficientes para dotar nossas defesas do que precisam!
Agora, a minha curiosidade e dúvida intensas, dizem respeito ao medo, à covardia de nossas FFAA, de não enfrentarem esses inimigos que temos dentro do próprio país, além de não estarem armados!!!
Que receio é este?
Que temor tão perturbador paralisa nossos exércitos – ocasionando nas tropas brasileiras a omissão até mesmo de suas obrigações constitucionais -, de modo que nada é feito para combater a corrupção, os gastos irresponsáveis do dinheiro público, os roubos sistemáticos, e condutas traidoras que são assistidas passivamente?
Alguém saberia explicar?
Olha, seu Bendl, explicar essas coisas eu não sei, mas sei que tenho um medo desgraçado de que os militares tomem o país e ele seja entregue a um gênio político como o Jair.
Imagine um pobre coitado que não tem futuro, não vê horizonte para melhoras, que olha seus filhos e antevê neles a sua mesma sina. Pense, seu Bendl, imagine o quanto deve ser duro para esse operário se prostar diante da TV e assistir o discurso do mandão do dia:
“povo mal educado, coma menos, repoduza-se menos, e reduza as vezes que vocês fazem cocô diariamente…”
Se o senhor, seu Bendl, rever a famosa resposta do presidente Bolsonaro sobre a uma pergunta sobre a preservação do meio ambiente vai encontrar nela a mesma essência.
É um saco, doutor. É um sofrimento. É o pau, é a pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho… (Que saudades do Tom).
Prezado Jaburu (por favor, para de me chamar de senhor),
Reitero que teus comentários merecem a minha atenção:
Escreves muito bem;
culto;
inteligente;
argumentas com propriedade;
Tens posições políticas definidas.
Então, dialogar contigo é uma honra, e me sinto alegre pela tua deferência para comigo.
Dito isso, tentarei responder as tuas indagações e dúvidas postadas.
Em princípio, analisas uma SUPOSTA situação, enquanto comento a realidade atual brasileira;
Se o país for mais uma vez absorvido pelos militares – outra suposição -, certamente Bolsonaro não será mais o presidente, sendo substituído pelos comandantes das FFAA;
As declarações de Bolsonaro estão sendo superdimensionadas. É de conhecimento de todos que ele não prima por frases bem feitas ou de efeito, pelo contrário.
Volta e meia Bolsonaro se mostra truculento, sem dominar o idioma, e fala antes de pensar. Nada diferente dos presidentes que lhe antecederam neste particular, de palavras ofensivas e agressivas contra o povo:
Lula, quando abordou detalhes da genitália de duas companheiras, e que Pelotas, RS era um polo exportador de “viados”;
Ciro, berrando a pleno pulmão que o gaúcho era racista;
Figueiredo confessando que preferia o cheiro dos cavalos ao do povo … e por aí vai.
Quanto à dificuldade de o povo assistir Bolsonaro pronunciar disparates, vendo e ouvindo o presidente tecer suas ideias a respeito do meio ambiente, sendo que o cidadão deveria comer menos, logo, evacuar menos, o chefe do Executivo foi infeliz, admito e concordo plenamente.
Todavia, Jaburu, se as palavras ferem a dignidade do cidadão pobre e miserável, que não tem o que comer, onde residir … nada, os responsáveis diretos pela fome e desesperança desse povo, que foi alvo de declarações estúpidas do presidente da República, eu os mencionei, além de denominá-los de castas:
Legislativo e Judiciário.
As palavras mal colocadas de Bolsonaro machucaram, claro, mas as atuações dessas duas castas nos empobrecem, nos tomam dinheiro, nos empobrecem, nos roubam, exploram e manipulam!
Ora, Jaburu, se temos plena consciência de quem nos prejudica, a solução é uma só: eliminar o mal.
Agora, para que tal aconteça, precisamos de gente com força, com poder, determinada.
E quem seriam essas pessoas especializadas e preparadas?
As FFAA.
Ou, então, o povo se rebelar, e partir para uma revolução, um banho de sangue.
Entretanto, precisa se dar conta (o povo), que as revoluções que tivemos com esta intenção, de melhorias sociais, foram aplacadas com extrema violência contra o cidadão:
Cabanagem, Balaiada, Guerra do Contestado e, principalmente, aquela que julgo a página mais trágica da nossa história, a Guerra de Canudos!
Todas essas que citei tiveram contra si as forças imperiais ou republicanas, que trucidaram aqueles que clamavam por condições melhores e menos injustiças.
Logicamente, se o povo tomasse a iniciativa de protestar e exigir mudanças nas regalias e proventos milionários pagos aos dois poderes, o resultado seria catastrófico, portanto o meu pedido aos militares, que nos ajudem a agir contra essas diferenças sociais tão criminosamente instituídas, e não pelo voto popular, mas pelo autoritarismo do Judiciário e Legislativo, poderes absolutos, sejam abolidas!
Parto de uma situação real, e não de uma suposição, imaginação.
Meu clamor advém das injustiças que sofremos.
A razão de conclamar as FFAA, diz respeito à nossa fragilidade popular, enquanto as castas são poderosas.
Sobre o fim do caminho, a verdade é que estamos trilhando por ele há décadas.
Apenas andamos, seguimos em frente, às vezes regredimos, outras nos dirigimos à esquerda, alguns trechos optamos pela esquerda …
Em resumo:
Pior que o fim do caminho é não chegarmos a lugar nenhum, Jaburu, que é a nossa situação há mais de trinta anos!
Um abraço.
Saúde.
O ALTISSIMO SEJA LOUVADO SEMPRE …
Prezados Srs. FB e Jaburu …
Nossa fundação social como nação foi organizada de uma forma a dar errado, optamos por uma forma social calcada na malandragem e na exploração ilimitada do ser humano, nada desta sociedade foi calcada para se dar um minimo de respeito as leis e a justiça , nossa opção por uma federação nos levou ao que hoje estamos vivendo , nossa opção de valorizar o eu ao invés do próximo nos legou este terrivél momento que passamos..o prezado FB ..enunciou os fatos históricos sociais que tivemos ao longo de nossa história e apesar destes fatos tristes e sangrentos …a nossa forma social NUNCA tirou proveito para evoluir com estes sinais trágicos de nossa história, é fato mas temos que olhar os EUA …e a sua história lá temos uma forma de sociedade baseada na valorização do trabalho …é claro que vimos por lá “fatos trágicos” semelhantes aos nossos mas observem que lá a sociedade TINHA E TEM um enorme RESPEITO pela justiça e as LEIS …vimos algumas vezes tragédias do tipo Escravidão, e a exploração das terras dos nativos americanos ? Sim ..mas observamos um imenso desejo de aplicar e aprender com estes fatos para desenvolver a nação e as LEIS ( Vide o filme Mississipi em Chamas ), Com isso a nação EUA …Após a sangrenta guerra civil… emerge com um poder acima do normal e passa no século seguinte a “dominar” o mundo . E nós aqui no mesmo período buscamos uma forma de sociedade baseada na federação, com uma república criminosa, sem apoio popular , sem uma UNIÃO dos pólos regionais da nação …mergulhamos de cabeça na bagunça Presidencial.
E então com essa forma social e com essa forma criminosa de não se dar o devido RESPEITO AS LEIS DA NAÇÃO (a sua carta magna )..Estamos vendo este fato triste de NÃO termos como ALIMENTAR NOSSOS SOLDADOS. É profundamente triste para nós cidadãos que trabalhamos sol a sol , que ajudamos a construir cada um com seu labor essa nação SABER esse fato, é um vexame …é uma vergonha é simplesmente lamentável ..Se não tem comida TB não tem combustível , não tem munição, não tem uniformes …e então tb não tem treinamento .
”
LEIAM MEUS AMIGOS O DISCURSO DE POSSE DO PRESIDENTE DOS EUA ..ULISSES GRANT ” E vejam como um presidente deve se comportar e agir …para engrandecer a NAÇÃO (a sociedade) QUE LHE CONFIOU O PODER DE GOVERNO …Compare meus amados amigos este discurso com o discurso de posse de TODOS os presidentes do nosso BRASIL desde da República até em nosso dias e vejam por si mesmos o ABISSAL ABISMO .
Paz a todos .
YA SEJA LOUVADO SEMPRE …
Carlos Marchi (via Facebook)
O Orçamento Federal para o ano que vem é um suicídio nacional. Vamos tentar entender.
46,1% do dinheiro federal vai para Previdência; 22,8%, para pagamento de pessoal; 9,6%, para Bolsa Família; 12,6% para seguro desemprego, subsídios, precatórios.
Tudo isso dá 91,1%. O governo gastará 2/3 do Orçamento (68,9%) para pagar funcionalismo e previdência.
E a Reforma da Previdência feita pelo Congresso? Seus efeitos serão sentidos gradativamente nos próximos 10 anos.
Mas em compensação, teremos a piora gradativa da pirâmide demográfica, que vai se agravar muito nos próximos 10 anos.
Para 2020, o Orçamento do “jênio” Paulo Guedes terá APENAS 6% de despesas não obrigatórias.
Pra investimentos – construir escolas, hospitais, estradas e pontes, avançar na segurança, melhorar a máquina – sobrarão APENAS R$ 19,3 bilhões. Peanuts.
Basta lembrar que em 2010 (fim do 2º governo Lula) o total do investimento federal foi de R$ 74,7 bi; em 2014 (fim do 1º governo Dilma) foi de R$ 75,6 bi.
Enquanto isso, estão reservados R$ 12 bilhões para pagar aumentos prometidos ao funcionalismo público.
E 30% desse valor estão comprometidos SOMENTE com aumentos para os militares.
Traduzindo: Bolso não veio para melhorar. Veio para ajudar o país a se suicidar.
Carlos Marchi (via Facebook)
Dudu foi lá entregar o ouro.
A Europa não tem direito de opinar sobre o futuro da Amazônia.
Trump tem. Dudu ofereceu-lhe o cargo de novo imperador amazônico.
Ele dirá o que pode e o que não pode ser feito com a floresta.
A Europa opinar é “internacionalizar” a Amazônia.
Trump determinhar o futuro da região é a solução aceitável para o governo Bolso.
Ora, vá enganar a vovozinha, seu Dudu entreguista barato!