Êxito do protesto em São Paulo mostra que Lula pode incendiar o país

Resultado de imagem para avenida paulista fora temer

Protesto na Avenida Paulista exibe a força do lulopetismo

Carlos Newton

Em fevereiro de 2015, quando começou a ser esboçada a possibilidade de haver impeachment e tirar o PT do poder, o ex-presidente Lula do Silva fez um provocador pronunciamento no auditório da Associação Brasileira de Imprensa, dizendo que iria colocar nas urnas o “exército do Stedile”. No mesmo momento em que ele discursava no sétimo andar, a ameaça começava a se concretizar em frente ao histórico prédio da ABI, com militantes do PT espancando manifestantes que defendiam o afastamento da então presidente Dilma Rousseff.

Depois, Lula começou a falar em “incendiar o país” e outros dirigentes petistas e coordenadores de movimentos sociais passaram a fazer idêntica ameaça, especialmente Guilherme Boulos, um jovem de classe média que lidera o movimentos dos sem-teto, organizado nas principais cidades do país pelo PCdoB e que invade imóveis públicos e particulares para transformá-los em “ocupações”.

De lá para cá, começaram as manifestações com cenas de violência e depredação, embaladas pela Mídia Ninja e pelos Black blocs. Eram incidentes esporádicos, não colocavam em risco a democracia. Mas agora a situação se definiu, o PT foi mesmo derrubado do poder, há um clima de revolta nos movimentos sociais, que perderam suas fontes de renda, e tudo pode acontecer.

TEMER ERROU – Não há dúvida de que o presidente Michel Temer mostrou inabilidade ao menosprezar a importância dos protestos, pois foi logo desmentido pelo êxito da manifestação na Avenida Paulista neste domingo, sem dúvida uma extraordinária demonstração de força das bases do lulopetismo.

Na China, o ministro Henrique Meirelles foi mais hábil nesta segunda-feira, ao destacar que esses protestos são democráticos e devem ser encarados com naturalidade, porque são fruto da insatisfação da minoria, e o novo governo conta com apoio da maioria da população.

De toda forma, o domingo na Avenida Paulista virou motivo de preocupações, pelas dúvidas que desperta. A principal delas é saber se Lula tem mesmo condições de incendiar o país, com os exércitos de Stédile e Boulos atraindo novos adeptos para os dissidentes sociais que se intitulam “Black blocs”.

RECURSOS ESCASSOS – A tendência deve ser no sentido de que os protestos se mantenham, mas acabem perdendo força, por falta de recursos para transportar, alimentar e até remunerar grande parte dos manifestantes, como aconteceu na última etapa do julgamento de Dilma Rousseff no Senado.

No dia 26 de agosto, a jornalista Natuza Nery, editora da coluna Painel, já antecipava na Folha o esvaziamento, ao noticiar: “CUT e os movimentos sociais informaram à direção do PT que, por causa da falta de recursos, será difícil levar militantes para acompanhar da Esplanada a fala de Dilma. Sugeriram que, além de vaquinha entre senadores, Dilma use o que sobrou do crowdfunding que custeou suas viagens para bancar os ônibus que levarão manifestantes a Brasília”.

De toda forma, o protesto desde domingo na Avenida Paulista era fundamental e emblemático para manter acesa a militância. Os recursos então apareceram e o ato foi mesmo um sucesso. Resta saber o que virá daqui para a frente.

PRISÃO DE LULA – A situação é inquietante, porque o repetitivo  discurso de “golpe das elites” funcionou junto aos jovens carentes e da classe média, sem a menor dúvida, e eles podem reforçar os exércitos de Stedile e Boulos.

Diante desse quadro, é conveniente que o juiz Sérgio Moro evite qualquer precipitação em suas decisões. Sabe-se que já são abundantes as provas de envolvimento direto de Lula na corrupção, como chefe da quadrilha que quase quebrou a Petrobras e outras estatais. Mas não será oportuno – nem mesmo necessário – decretar a prisão preventiva do ex-presidente.

Uma decisão desse tipo transformará Lula em “vítima” e pode funcionar como combustível para incendiar o país, cumprindo a própria ameaça dele. E isso só interessa aos inimigos da democracia, que ainda é frágil no Brasil e precisa ser preservada.

39 thoughts on “Êxito do protesto em São Paulo mostra que Lula pode incendiar o país

  1. Se marcos valério, leo pinheiro e outros delatarem lula e apresentarem provas “robustas” a justiça deverá sim prendê-lo. Estas manifestações são orquestradas para impedir a prisão de lula. Camisetas mostravam “fora temer moro na prisão”. O que tem a ver o C com as calças, como se dizia antigamente? Se o país quer ser passado a limpo prendam o chefe. O que não dá para continuar é a guerrilha homeopática sempre impedindo um e outro de ser criminalizado. Que o lulopetismo mostre a sua cara junto com pcc, mst, etc. Só assim os inocentes úteis poderão sentir que são massa de manobra de interesses espúrios.

  2. Se mostrarmos medo agora, eles nos dominarão para sempre. Temos forças de segurança suficientemente preparadas para acabar com isso, infelizmente até com violência, em último caso.

  3. Jânio Quadros renunciou e esperava voltar pelos braços do povo. Ledo engano.
    Se Lula for preso, e deve, pelas provas abundantes que já se tem, haverá algumas manifestações que vão durar até acabar o estoque de mortadelas.

    • Qualquer tentativa de estabilizar a vida no país será combatida pelos seguidores do lulopetismo. O que interessa a eles é ter o poder de volta. Desafiam a democracia sem nenhum constrangimento.

  4. Todo esse protesto é o desesperos dos que perderam a boquinha e para inibir a prisão do Lula.
    Foram 9 absurdos meses para a defesa da Dilma, dentro dos preceitos constitucionais, que no final a Dilma teve direito de se defender pessoalmente pelo tempo que quisesse. Esses protestos dessa cambada de desocupados é perigoso e antidemocrático, é caso de polícia.

  5. Muito tempo está passando, a PF está lotada de documentos incriminatórios contra Lula, mas a estratégia de ação sugere que ainda não é o momento para deflagrar o início das operações “apoteóticas”.
    Deixemos passar o 2º turno das eleições.
    Enquanto isso, eles estão se aproveitando para mostrar suas forças e, como diz o amigo lá em cima, “… até acabar o estoque de mortadelas”.

  6. Se a justiça já tem provas suficientes para prender o Sr. Lula, que o faça imediatamente e que se comece logo uma verdadeira desconstrução de sua imagem política de homem defensor dos menos favorecidos, porque se o deixarem chegar incólume a disputa presidencial em 2018, ele ganhará de qualquer um. Não vejo ninguém no espectro político nacional capaz de confrontá-lo num debate. Aí sim, ele vai incendiar esse país.

  7. Concordo com Carlos Newton. Lula disse que faria o diabo para ganhar as eleições, e agora fará vários diabos para o PT não sair do poder. Acho também que se Lula for preso haverá um tsunami no País!

  8. Qual é a dificuldade de determinar a prisão, por incitamento à desordem pública, dos bandidos Stedile e Boulos, líderes do MST e do MTST, além do criminoso líder da CUT?
    O capo de todos eles também, é claro.
    Sem as cabeças dos psicopatas comunistas a Hidra morrerá.
    Basta de melindres e de covardia das autoridades (?) constituídas. Que elas enfrentem, sem demora, os terroristas urbanos, em favor do povo trabalhador que sustenta esses mesmos políticos oportunistas. Ou que saiam do Teatro de Operações e deixem a missão para quem sabe cumpri-la eficazmente.

    • O problema maior é que as prisões, há muito tempo, já não suportam tanto marginal.
      O Estado está despreparado, sem infra-estrutura para combater o mal.
      E a bandidagem sabe disso.
      Há algum tempo os bandidos só cumprem parte de suas penas por falta de vaga nos presídios.
      Aí vão para o regime semi-aberto, até não não mais voltar (antes de cumprir totalmente a pena).
      Como vamos arrumar lugar para os vândalos petistas?
      Fazer o quê?

  9. Calma Newton, que eu saiba você não é medroso. Esses protestos são mais que naturais. A democracia não se faz no “Silêncio dos Cemitérios”. Black Blocks são infiltrados. Como se explica que só no final do movimento apareçam meia dúzia de irresponsáveis querendo fazer arruaça? Lula sempre foi homem dos militares e dos americanos. Não mete medo a niguém. Essa manifestações só metem medo a medroso. Na democracia o protesto é livre. Os que estão no poder não têm razão.

  10. Só acho que um problema tão sério como esta crise brasileira está demorando demais para chegar á solução.

    A quem estão protegendo? Mercado? Porque se for o povo está claro que a gang petista solta só favorece a instabilidade; e o que o povo ganha com isso?

    O que vamos ter pela frente? Guerra…
    Forma-se um tribunal, juntam-se as delações e as provas, senta o molusco barbado no assento do reu, televisiona, dá a sentenca, enquadra. E esquece…
    Seria inconstitucional esse tribunal? E a guerra ja anunciada, está na constituição? Entao por que permitem continuar?
    Ja começou, e de pacífica só a carochinha…
    Pergunta pro cidadão que teve seu carro incendiado na garagem por morar a 500m da casa do Temer…

    Tranquem os bandidos. Lula na cadeia e imprescindivel!
    E vamos em frente que há um país parado a construir…

    O Brasil está quebrando, envelhecendo, e a continuidade dessa desestabilização só traz beneficios individuais, não beneficia a Nação Brasileira…

  11. Expliquem para o Povo: Dois dias depois do impeachment o Congresso aprova lei que beneficia Michel Temer. Legalizando “Pedaladas e Decretos”? Os “hunos” que se apossaram do poder têm razão?

  12. Da maneira que a elite incita o povo contra Lula e muitos se deixam inflamar de ódio. Vão findar elegendo Lula em 2018. Lula não quer ser candidato, mas todo dia para vender jornal e revista a mídia faz propaganda “para” o Lula. Desconfio que essa turma é de petistas disfarçados.

  13. Matéria é, no mínimo, estranha. Se o Lula é culpado e existem abundantes provas, por não prendê-lo? Esse medo de que os vagabundos incendeiem o país é ridículo. Se houver tumultos, façam como fizeram com os professores, quando dos protestos no Sul do país. Quando o protesto é justo, os protestantes podem apanhar, ser presos, vilipendiados. Quando se trata de arruaceiros, pagos para defender bandidos e tumultuar o país, não podem ser tocados??????

  14. Embora o ex-Presidente LULA (70), tenha governado o País sempre com duplo Deficit ( Fiscal, e do Balanço de Pagamentos Internacional), de dizer que seu PT -Base Aliada eram “Vestais”, e na prática ficar constatado coisa muito diferente, etc, etc,ele foi mais NACIONALISTA, e defendeu os INTERESSES NACIONAIS, mais que o Governo Anterior.
    Ele que representava Forças Políticas Sindicais, boa parte das Igrejas e Proletariado ( Aqueles que não tem Propriedade dos Meios de Produção), fez união com a Burguesia Nacional com Matriz no Brasil, representados pelo saudoso Vice-presidente, Mega-Empresário JOSÉ ALENCAR da FIEMG ( Federação das Indústrias de Minas Gerais), etc, e não era Xenófobo ao Capital Internacional – Empresas com Matriz no Exterior. Unindo boa parte do Proletariado a totalidade da Burguesia Nacional e sem Xenofobia a Burguesia Internacional, fez relativamente bom Governo.
    O erro maior do Governo TEMER é alardear demais as Reformas ( Previdenciária, CLT, Fiscal, etc), em vez de PROCLAMAR: Nosso único objetivo é acabar com a Recessão/Desemprego e nada mais. Que somos antes de tudo NACIONALISTAS.
    Cada vez que se fala em vender partes do “Pré-Sal” para Multi-nacionais com Matriz no Exterior, Importar desbragadamente, não enfatizar a importância para a Indústria Nacional da PETROBRAS SA que é âncora de +- 13% do PIB Nacional, escancarar mais nossos Mercados ao Capital Internacional, desregulamentar mais ainda a entrada e a saída de Capitais Internacionais no Brasil, etc,etc, mais se dá Força Política ao Presidente LULA.

  15. A milícia petralha intenciona, com apoio das mesmas estrelas globais que os apóiam desde sempre, como Chico Buarque e grande parte da classe artística, forçar a barra para novas “diretas já”, como querem o rebanho de Marina e outros petistas enrustidos. Quem grita fora Temer, invariavelmente, votou nele… Acusam-no de quê? Golpistas são os ditos letrados da horda petralha! Há que se fique claro que Marina Silva e Ciro Gomes são o plano b do PT.
    Força, Moro!
    Avante Brasil!

  16. Ofélia, por favor não me compara com ninguém eu eu sou de outra geração. Minha leitura é baseada na lógica das coisas . Meu partido os mais antigos e Newton sabe qual é. Minhas convicções não chegam a querer massacrar ninguém. Havendo injustiça com qualquer pessoa eu sou contra.

  17. Newton, eu posso até pintar o “pavão com cores diferentes”, mas não invento. Li no Blog do Jornal do Brasil ontem. Até o professor Lodi disse que não tiveram nem escrúpulos. Acho também que seria uma irresponsabilidade darem uma notícia mentirosa. Sei lá! Tudo é possível. Vamos ver.

  18. Lula não incendeia nem mesmo sua churrasqueira no sítio los fubangos. Por conta desse excesso de precaução e MEDO, passou-se 10 anos desde o mensalão para que esses criminosos fossem apeados do poder. Lula sendo preso seria uma grande festa nacional. Cadeia na Jararaca falastrona.

  19. Essa manifestação escrita foi apologia ao crime. Olhando a manifestação não tinha o povo. Se o povo alí estivesse teria 3 milhões de pessoas. Olhem as candidaturas nem a cor do partido querem usar. Mas vamos caminhar que só a força gera bom comportamento. Não adianta o povo em geral não esta com Lula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *