Exploração mineral no Brasil a perigo

Ricardo Sales

Enquanto o Congresso e a imprensa em geral discutem os royalties do petróleo, que vão acabar sendo decididos pelo Supremo Tribunal Federal, a situação das atividades de mineração no país se complica cada vez mais. Vejam o que extraímos do site geólogo. com.

Desde que o DNPM parou de liberar Alvarás de Pesquisa em 2011 assim como decretos de lavra os investidores da mineração começaram a agir com cautela protelando e congelando investimentos.

A única forma de conseguir os alvarás desde então, foi por via judicial como ocorreu recentemente em relação a quatro Alvarás, no Pará, que o DNPM foi obrigado, pela justiça, a outorgar. Some-se a isso a desinformação causada pelo Ministério de Minas e Energia, sobre o Marco Regulatório e o cenário negativo sobre o Brasil estará completo.

Aos poucos muitos investidores e empresas de mineração passaram a concentrar seus investimentos em outros países e viraram a página Brasil. Um verdadeiro desastre, um enorme retrocesso sem tempo para terminar, se abate sobre a exploração mineral brasileira. Laboratórios, empresas de sondagens e prestação de serviços demitiram, paralisaram ou, em muitos casos, simplesmente quebraram.

Sabemos que a crise mundial é um dos componentes dessa equação que tende a agravar ainda mais os problemas do setor. O nosso Governo, em frente a essa crise, não auxilia, fomenta, atrai ou mesmo mitiga.

Hoje, os empresários brasileiros voaram ao PDAC, o maior evento de mineração do mundo, em busca de oportunidades que o nosso próprio governo espantou. Possivelmente eles não serão capazes de influenciar os investidores a mudar seus conceitos sobre o Brasil. A maioria voltará, infelizmente, de mãos abanando, amargando mais uma decepção sem perspectivas para o futuro imediato.

Essa é a realidade da exploração mineral brasileira! Até quando teremos que suportar essa indefinição? Existem bilhões de dólares à espera de um sinal claro por parte do Governo Brasileiro, para serem investidos no Brasil (veja matéria). Até agora, o Governo simplesmente vira a cara e parece se esquecer de sua responsabilidade maior para com o País.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “Exploração mineral no Brasil a perigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *