Fatos, apenas alguns fatos

Paulo Brossard
Zero Hora

Foi lamentável o pronunciamento da chancelaria de Israel acerca da atual conduta do nosso país no plano internacional.  Isto posto, imperioso é salientar que o velho Ministério de Estrangeiros, desde a República denominado Ministério das Relações Exteriores, ultimamente tem se amesquinhado.

Dir-se-ia que a senhora presidente da República não morre de amores por ele. Contudo, seu declínio é inegável.

Já não falo dos tempos do Barão, de Oswaldo Aranha, Raul Fernandes, João Neves… que em momentos difíceis fizeram com que o solar da Rua Larga continuasse a enriquecer o acervo diplomático do país. Basta dizer que o vocábulo Itamaraty se tornara sinônimo da política externa do Brasil. Em verdade, as reiteradas ações e omissões não podem ser menosprezadas.

ALGUNS EXEMPLOS

A título de exemplo, vão mencionadas algumas:

1) Autoridades brasileiras, aliás, contrariando manifestações de servidores legalmente qualificados para opinar a respeito, abrigaram terrorista condenado pela justiça de seu país, Battisti;

2) O Brasil expulsou dois boxeadores cubanos, que aqui participavam de uma competição esportiva e queriam aqui homiziarem-se para não voltar à ilha sovietizada, despachando-os em avião venezuelano;

3) A Bolívia invadiu instalações da Petrobras, legal e publicamente instalados, como era óbvio, e o Itamaraty não viu nem notou o frontal agravo à Nação;

4) O governo namorava abertamente com o Irã no que tange aos seus planos nucleares, cujas implicações podem ser de consequências mundiais;

5) O governo tornou-se parceiro da mais antiga ditadura da América, firmou contratos secretos com Cuba e Angola e a senhora Presidente cantarolava no Porto de Mariel, financiado pelo Brasil, proclamando que seu ideal era a união entre os dois países;

6) O Itamaraty estimulou a introdução da Venezuela no Mercosul, quando é condição para ingresso o Regime Democrático;

7) O Brasil silenciou quanto às violações dos Direitos Humanos na Venezuela e ao contrário, tem se acasalado com aquele país;

8) O Brasil tem dois supostos ministros de Relações Exteriores, um que é conselheiro da senhora presidente, como se os ministros não fossem conselheiros natos, por expressa disposição constitucional, o outro ocupa o belo edifício que abre uma das fileiras de ministérios;

9) O comportamento do Brasil em relação ao asilado boliviano na embaixada em La Paz, numa espécie de prisão.

Os estilos do Itamaraty desde muito eram outros e bem melhores.

(artigo enviado por Celso Serra)

13 thoughts on “Fatos, apenas alguns fatos

  1. A coleção de equívocos e erros da política externa brasileira se aproxima em demasia do célebre Festival de Besteiras que Assola o País, do saudoso Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto).
    As contradições são tantas, que nos confundem saber o rumo que o ministério responsável está seguindo.
    O caso Batistti é o mais escandaloso e inaceitável que protagonizamos, ao dar proteção para um criminoso sanguinário, um assassino cruel, mas criticamos veementemente a chacina israelense conta os palestinos!
    Em outras palavras:
    Matar a varejo pode, por atacado não!
    Atletas que nos pediram asilo, gente pacífica e ordeira, foram mandados de volta para Cuba no primeiro voo.
    O bandido Batistti foi condecorado pelo Tarso Genro, o bizarro, em pleno Palácio Piratini, e goza de plena liberdade em nosso solo como escritor ou conselheiro petista para atos violentos.
    Berramos a plenos pulmões que somos um País democrata, no entanto, os aliados mais íntimos do Brasil são chefiados por ditadores ou arremedos de déspotas!
    Qualquer subalterno de chancelaria estrangeira critica a política externa brasileira, e ficamos calados, sem qualquer resposta à altura pela audácia e desrespeito ao Brasil.
    Os “amigos” e que professam a mesma ideologia retrógrada que nos atrasa o desenvolvimento, sequestram o nosso patrimônio ou não cumprem com os acordos estabelecidos e emudecemos, afora permitir que nos roubem e nos deem prejuízos incalculáveis.
    Eis um governo que não sabe se relacionar com quem poderia contribuir para que saíssemos desta estagnação, e que prefere aliar-se a nações em pré-falência, ditadores que nos exploram para que lhes perdoemos as dívidas, além de investimentos a fundo perdido para o verdadeiro e grande chefe do PT, Fidel Castro!
    Quanto às escolas, saúde pública, segurança, não temos dinheiro para resolver suas carências, mas o BNDES está à disposição de países que não conseguem saldar seus compromissos e libera mais financiamentos como ato de caridade e compreensão do povo brasileiro!
    FORA, PT!

  2. Tudo isso por estarmos sendo usados não como país que constrói o seu futuro, mas, como instrumento do FORO DE SÃO PAULO para a concretização dos planos de José Dirceu, Genoíno, Delúbio, Lula, Fidel e toda a grei, que quer que o Brasil e toda a América Latina exista debaixo da bota dos Castro. Debaixo da bota do comunismo e eles se deliciem do usufruto do poder.

    É a nova elite déspota comunista do mundo.

    Não com o meu Brasil!

    FORA PT!

    FORA DILMA, E LEVE O PT JUNTO!

  3. Os golpistas de 64 criaram Lula para detonar o trabalhismo, mas o tiro saiu pela culatra. Acuado, Lula trombou com os interesses da agiotagem internacional. O pior é que está difícil descartá-lo. A conjuntura internacional não ajuda; EUA, Inglaterra e parceiros desmoralizados por Snoden. Assim, mesmo contra a força do dinheiro e a manipulação da fé, Dilma ganhará no primeiro turno.

    • Dilma não ganha no primeiro turno e pelo andar da carruagem perde no segundo turno. O rei (ou a rainha como queiram) está nú. O petismo acabou e vai ser a maior derrota de um partido político nos últimos anos. Pena que a oposição seja tão burra e pequena.

  4. Mais um “bom” exemplo: a presença do presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, na embaixada brasileira em Tegucigalpa. O Brasil poderia tê-lo impedido de ingressar, ou condicionado sua entrada ao asilo político, que teria o respaldo do direito internacional.

  5. Sr. Paulo, me responda quem apoia os EUA está melhor ou pior situação que o governo do BRASIL? Vejamos a Democradura dos EUA: Iraq = 600.000 mortos/4,5 milhões de desabrigados, Líbia, só em Trípoli : 45.000 mortos fora a destruição; Síria: 150.000 mortos fora as destruições; Afganistão … ; UScrânia … ; Somália … ; …etc. Então Sr. Paulo Brossard da próxima vez faça um artigo não só de aconselhamento para o nosso governo, mas faça também, elogiando, aqueles que tem virtudes que lhe agradam, e que indiretamente deveriam servir, no seu modo de pensar, de espelho para o comportamento do BRASIL como nação, Minha Pátria.

    P.S. Qto ao caso Batistti , pergunte aos EUA porque não entregaram o terrorista (agente da CIA) que derrubou um avião civil da Venezuela que matou mais 50 pessoas. Até hoje está livre e solto, morando em Miami.

  6. Senhor “enganado”, não continue enganado: o mundo é uma hipocrisia e como tal dominado pelos hipócritas. Entretanto, se for possível “separar o joio do trigo”, convém escolher os menos piores. E o pior dos piores que nos governa parece ter vindo do fundo do poço. Está na hora de mudar, embora, certamente, a mudança – se ocorrer – nos trará ativa atuação de baderneiros.

    • Caro Juscelino

      O seu discurso mostra que a mudança sugerida retorna para aqueles que sempre estiveram no poder desde 1500 até o governo do Lula. Então significa dizer que de Lula a Dilma o BRASIL foi de mal a pior, mesmo com FHC, Geraldo Brindeiro (engavetedor geral), Paulo Renato, Armínio Fraga (homem de 2 cidadanias : americana e infelizmente Brasileira), José “INÁBIL”, Gustavo Franco … etc. Está é a sua Direita sugerida, a tal mudança? Não esquecendo que o GAFE & cia não lutam pelo BRASIL, obedecem aos ditames de Washington. É isso meu caro, por essas e outras que uma pessoa como a Dilma não tem valor no BRASIL, valor aqui são os Bolsonaros que elogiam iSSrael, chincheiros de Ipanema (preferidos dos EUA para os serviços sujos da CIA/NSA com propósito de se tornarem o novo Collor, acabando com Salário Mínimo, PIS, FGTS, nos colocando de quatro no NAFTA/ALCA, ruindo os BRICS, PETROBRAX (adeus Pré-sal, não é çERRA! Futuro Presidente da estatal para terminar o servicinho)…etc. Enfim o povo será trocado por dólares em contas secretas no exterior, não aquela do Caymam que todos sabem. Ah sim! Não se esqueça de chamar o George Soros para continuar sua atuação aqui no BRASIL tão logo termine de acabar com a UScrânia. Por favor Anjo ISMAEL nos socorra!

  7. Paulo Brossard conseguiu ser um dos piores Ministro do governo Sarney, tão ruim quanto um Mailson da Nobrega, concordo quando dizem que seu Ministerio, era nihil.
    Passou pela vida escrevendo mais bobagens que coisas uteis, mas caiu nas graças de Ulisses e Tancredo e Sarney tiveram que nomea-lo ministro, a falencia da Justça começou, eu acho, por aí.

  8. A democracia praticada nos EUA e tão idolatrada por alguns, onde 2 partidos se revezam no poder compartilhando o mesmo pensamento intervencionista /imperialista; não è melhor que a venezuelana,que a brasileira até mesmo a iraniana .Tentem nascer nos EUA na próxima encarnação ,façam esse favor para o BRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.