Faz sucesso na internet uma pérola de Lula sobre Roosevelt e a Segunda Guerra Mundial

O comentarista Luiz Fernando Brito Pereira nos manda um texto que faz sucesso na internet, revelando mais uma “pérola” do repertório de Lula. Realmente, quando ele resolve falar de improviso é uma verdadeira tragédia, porque ele não tem o menor verniz cultural. Não é à toa que se orgulha de jamais ter lido um livro. Afinal, nunca é tarde para começar.

###
LULA AO VIVO, DE IMPROVISO

Em discurso na posse dos diretores do Sebrae (04/02/2009), o Presidente Lula demonstrou todo o seu “conhecimento histórico” dos fatos, a pretexto da crise econômica mundial:

Temos que reconhecer que a situação é delicada, que essa crise é possivelmente maior que a crise de 1929 e temos que reconhecer que o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial. Como não queremos guerra, queremos paz, nós vamos ter que ter mais ousadia, mais sinceridade, mais inteligência, por que eu não admito que uma guerra para resolver um problema econômico tenha 6 milhões de mortos”.

###
COMENTÁRIOS ESPECÍFICOS

1. A Segunda Guerra Mundial não teve absolutamente nada a ver com a crise americana de 1929;

2. A Segunda Guerra Mundial foi motivada pelas condições impostas à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918;

3. A Segunda Guerra Mundial encerrou com perto de 52 milhões de mortos, quase dez vezes mais que o número citado pelo então presidente Lula;

4. Seis milhões foram as vitimas do Holocausto, patrocinado pelos nazistas. Lula confundiu tudo o que a Assessoria dele informou (tenham paciência, não queiram que ele decore tudo que lhe passam).

5. Em 1929, o mundo não tinha e nem imaginava o que seria uma economia globalizada;

6. Franklin D Roosevelt resolveu a crise americana diminuindo custos e impostos, e reduziu drasticamente as despesas do governo, exatamente o contrário do que o Presidente e seus ministros estão fazendo;

7. Pela declaração imbecil, Lula imagina que a crise só será extinta por meio de uma guerra mundial, mas ele, “o grande pacifista e magnânimo líder” não admitirá uma guerra mundial para que a crise seja solucionada;

###
O EPISÓDIO É VERDADEIRO

Fernando Lemos

Recebi o texto acima via e-mail e resolvi pesquisar. Eis o resultado da pesquisa:

O discurso aconteceu realmente, e tudo que o e-mail diz  é verdade. Esse discurso, ele o fez na posse dos diretores do Sebrae em Brasília no dia 04/02/2009 em solenidade no salão do Grande Oriente.

O único ponto divergente, seria quanto ao número de mortos na segunda guerra, que o e-mail menciona 6 milhões e o documento oficial do Palácio do Planalto menciona 100 milhões. Para acabar com a dúvida, baixei o áudio do discurso e ele realmente fala em 6 milhões (um pouco embolado o áudio). Vejam que a pronúncia das palavras se parecem muito (cem e seis) e isso poderia causar um erro de transcrição.

Se você quiser ler ou ouvir o discurso na integra, entre no endereço abaixo (copie e cole no seu navegador) e localize o dia 04/02/2009. O link é do Palácio do Planalto, totalmente seguro e livre de vírus.

www.info.planalto.gov.br/exec/inf_discursos.cfm

Quem não quiser perder tempo lendo ou escutando todo o discurso, as declarações mencionadas acima estão na página 08 (oito) do discurso. E no áudio, quase no fim.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

3 thoughts on “Faz sucesso na internet uma pérola de Lula sobre Roosevelt e a Segunda Guerra Mundial

  1. Senhor Luiz Fernando, acho que o senhor nao esta bem informado ou o senhor nao escreveu exatamente oque o ex president disse, eu nao li nem ouvi o discurso,mas seguindo oque o Sr escreveu, as palavras do Lula foram:devemos reconhecer que Roosevelt so conseguiu resolver a crise de 1929 com a segunda Guerra, ele nao disse nenhuma mentira, ele esta certo, e mostrou que nao e tao burro como dizem,so nao concordo quando comparou o problema brasileiro com a crise de 29, achei um exagero,mas em fim, se tiver qualquer duvida quanto a crise de 29 e a segunda Guerra,leia a Historia dos Estados unidos http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_dos_Estados_Unidos_(1918-1945)mas lei ate o final,nao tente adivinhar,e adar sua versao da historia, talvez dessa maneira o public brasileiro ficara realmente mais informado,estou cansada de gente copiando em facebook e me mandando email,sobre coisa que desconhecem, por favour ajude a eleminar o lixo eletronico!

  2. Prezada Maria Manoel,
    O fato de o autor de um artigo da wikipedia ter afirmado que “… os efeitos da Grande Depressão terminaram definitivamente graças à guerra …” não é suficiente para se assegurar que “o Roosevelt só conseguiu resolver a crise de 29 por causa da II Guerra Mundial”.
    Sou um leitor voraz de livros de história e, só nos últimos 5 anos, li mais de dois metros de livros escritos pelos mais diversos autores, desde historiadores americanos e ingleses a dissidentes russos e militares dos dois lados da II Gerra. Em todos esses livros, não existe uma linha sequer que sustente afirmativa tão absurdamente distorcida.
    Dizer “só conseguiu… por causa …” implica a impossibilidade ou incapacidade de solução da crise por outros meios. Isso é um total disparate e distorce até o citado artigo da wikipedia. Note que “os efeitos da grande depressão terminaram” não é o mesmo que “resolver a crise”; a crise foi aguda, mas teve efeitos duradouros; a crise não se estendeu de 1929 até 1941, apenas os seus efeitos de mais longo prazo. Quando os USA entraram na guerra, a crise de 1929 já era história, o pior já tinha passado havia muito tempo, mas a recuperação da economia ainda não era completa. Não existe absolutamente nenhum argumento capaz de sustentar que, sem a guerra, a economia americana não se recuperaria.
    O pior problema da afirmação do Lula, porém, é o explícita referência ao mito (mentira mesmo) dos comunistas, que alardeiam que os USA são malignos, que exploram a guerra como meio de enriquecimento, etc. Essas pessoas deveriam ler mais do que páginas da Internet, escritas por outros desinformados; só assim elas poderiam aprender, por exemplo, que NÃO EXISTE NO PLANETA NENHUMA AGRICULTURA TÃO PRODUTICA E EFICIENTE QUANTO A AMERICANA! De cada 4 grãos de cereal produzidos no mundo, um é americano). Outro fato absolutamente incontestável é que ROOSEVELT E OS AMERICANOS NÃO QUERIAM ENTRAR NA GUERRA! O fato de insinuar que eles entraram pra resolver a crise de 1929 chega a ser leviandade.
    Defender as asneiras do Lula é, sem dúvida nenhuma, produzir mais lixo eletrônico!

  3. O Lula não deixaria de falar besteiras, mesmo que fosse mudo!
    Se isso ocorresse, ele teria que se valer da lingua brasileira de sinais – LIBRAS.
    Como lhe falta um dedo em uma das mãos, comunicaria tudo errado!
    Viu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *