
FHC diz que, por enquanto, Dória “é um bom líder paulista”
Deu na Folha
Em um tom de conselho ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso disse que, se Doria quiser disputar as eleições presidenciais de 2022, terá de se nacionalizar. Por enquanto, diz FHC, “ele é um bom líder paulista”. As declarações foram feitas durante entrevista ao colunista do UOL Tales Faria nesta segunda (30).
“O Brasil é muito diverso, não adianta você pensar: ‘vamos pegar uma pessoa que é do meu partido e acho que pode ser candidato. O Doria vai ter que se nacionalizar. Ele tem uma vantagem, os pais são da Bahia. Ele vai ter que ‘baianizar’, ‘cariocar’, ‘gauchar’, enfim, se é para expressar um sentimento nacional, você não pode ser de uma parte só, tem que atender essa diversidade do país.”
LÍDER NACIONAL – FHC lembrou como se projetou nacionalmente para disputar a Presidência. “Eu nasci no Rio, sou paulista, minha mãe amazonense, meu pai do Paraná, meus avós de Goiás, eu explorava isso. Não que eu quisesse ganhar politicamente. Queria, mas não é só isso. O Doria tem que usar esses instrumentos que tem para se transformar num líder nacional, por enquanto ele é um bom líder paulista”, concluiu.
Para Fernando Henrique, Guilherme Boulos (PSOL) é uma “liderança emergente” da esquerda que lembra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no começo de sua carreira política.”Tenho notado como ele costuma se desempenhar. Primeiro, mostrou uma coisa importante: dedicação às causas populares. Foi morar mais perto dos bairros populares e está muito ligado ao movimento sem-teto. Ele, quando fala, me dá impressão de imitar um pouco o Lula, é o jeitão dele, só que o Lula tinha o sindicalismo por trás dele, que é uma coisa mais ampla que ocupações. O Boulos simboliza a insatisfação de muita gente com a vida na cidade grande. Vai ser uma liderança para aparecer? É possível, provável”, afirmou o tucano.
“Foi morar mais perto dos bairros populares e está muito ligado ao movimento sem-teto.”
Não lembra Engels ?
Nacionalizar-se por quê? Dória estaria entregando São Paulo para a China?
Aprendi gratuitamente e assim o faço humildemente:
1. Gracefully give and gratefully receive.
2. Remember: JUSTICE is not the same as JUST-US!
Sob o pseudônimo em francês, graceja em inglês.
Nélson Rodrigues definiu.
Vocês repararam que o FHC nunca responde quem é o cara que na opinião dele está talhado para ser presidente da república ? Reparem que qualquer nome que vocês da mídia tentam colocar na boca dele ele pula fora, escorrega pra cá, escorrega pra lá, e responde sempre que tem que ser um cara que diga qual é o rumo a seguir, que seja bom de comunicação, que conheça a problemática social e que tem projeto novo para o país, que tenha porte de estadista , uma cara mente aberta, que resolva o país e a política… Vou contar um segredo pra vocês, ele já tem esse cara em mente e faz tempo, não é de hj, desde os tempos do site Observador Político, o problema é que o cara não é do partido dele, e às vezes faz críticas duras contra algumas medidas dele do passado, daí ele fica meio que constrangido em falar o nome do cara, que ele queria que estivesse no partido dele há muito tempo, é o cara que sugeriu para ele o plano real, um anônimo do interior de SP. Joguem um lero nele, por ai, vai puxando o fio da meada devagarinho que ele vai abrir o bico, vai entregar o nome da fera da renovação política e do país. Essas dicas que ele costuma dá nas suas entrevistas é o perfil do cara.
Há anos ele tem dado muitas dicas de quem seria o presidente ideal na situação em que se encontra o país já há algum tempo, perdido, sem rumo…, preste a virar uma Venezuela. Vejam na entrevista, entre tantas dicas que ele dá o tempo todo, quando ele fala em alguém que seja contra tudo isso que está aí, entre outras. O problema é que na mídia uma parte é facciosa, a outra é songamonga, a outra é retardatária, a outra é inocente, a outra não tem interesse, e por aí vai, mas a hora que ele for entrevistado por um ou uma jornalista de verdade, ele vai abrir o bico. E se não abrir, basta perguntar para ele no final da entrevista, mas e esse tal de Leão, presidente, que está por aí na internet, e esteve debatendo com o senhor lá no seu site, observador político, com um tal projeto novo e alternativo de política e de nação, que a bandidada do sistema apodrecido há anos está fugindo dele igual o diabo foge da cruz, não é ele o cara ideal para resolver o Brasil para os próximos 100 anos com o seu projeto ?
FHC sempre óbvio mas com banca de sábio. francamente. tomara que dória não aceite ser aluno de fhc para assuntos políticos.