Fifa considera desrespeitoso Dilma não ir à final da Copa das Confederações

Jamil Chade (Estadão)

A Fifa tomou como um gesto de desrespeito a decisão da presidente Dilma Rousseff de não ir à final deste domingo no Maracanã entre Brasil e Espanha. Tradicionalmente, a presidente do país sede do torneio está na decisão e entrega a taça ao campeão. Neste sábado, parte da cúpula da Fifa que conversou com a reportagem não escondia surpresa diante da decisão da chefe-de-estado de não viajar ao Rio de Janeiro. Apesar da ausência de Dilma, a ala VIP do estádio do Maracanã estará lotada de políticos.

Dilma foi vaiada no jogo de abertura, em Brasília, e decidiu que diante dos protestos nas ruas e de sua queda de popularidade, não seria o momento de aparecer num estádio, mesmo que seja no evento-teste para a Copa do Mundo e uma espécie de cartão de visita do País.

Parte dos funcionários da Fifa tentavam entender a decisão de Dilma de não estar no estádio. “Isso é bom ou ruim para ela?”, questionou um deles. Para outros mais próximos da presidência, a atitude é um “gesto de desrespeito”.

A relação entre governo e Fifa já não era das melhores. Mas um dos legados do torneio será um esfriamento ainda maior dos contatos. O governo ficou irritado com os comentários da Fifa sobre as manifestações e com as cobranças por mais segurança.

Se Dilma não estará no estádio, o Maracanã não sentirá falta de políticos. Além de governadores e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, deputados, vereadores e senadores estão sendo aguardados na tribuna de honra.

Nas arquibancadas, a torcida já indicou nos meios sociais que irá usar a final para protestar. Nas ruas que dão acesso ao Maracanã, milhares de pessoas prometem protestar. O estádio estará blindado por mais de 6 mil policiais.

IRONIA…

Para fontes na Fifa, a situação chega a ser irônica. Afinal, o governo brasileiro quer usar justamente os megaeventos esportivos para se promover no exterior e as autoridades não têm economizado recursos para o marketing baseado no torneio.

Até mesmo a Agência de Promoção das Exportações, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, se transformou em associada da Fifa, pagando uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões. Já o BNDES e diversos outros órgãos foram fundamentais em bancar estádios e infraestrutura para o evento.

Para outro experiente cartola, o que surpreende é o contraste em relação à participação de outros chefes-de-estado em torneios similares. Em 2009, o capitão da seleção brasileira na época, Lúcio, recebeu o troféu de campeão das mãos de Jacob Zuma, presidente sul-africano. Zuma ainda participou de todos os jogos em Johannesburgo, num esforço de mostrar o compromisso do governo com o torneio. Em 2005, na Alemanha, a cúpula do governo de Berlim também se fez presente.

Fontes próximas ao presidente Joseph Blatter insistem que o cartola suíço “entendeu” a decisão política de Dilma. Mas considerou que sua atitude mostra que o governo não está sempre disposto a bancar o evento e que cálculos políticos pesam mais que o torneio em si. “O que parece é que, quando as coisas vão bem, o Brasil quer usar a Copa para se promover. Mas quando não funciona ou há uma crise, todos querem se dissociar do futebol”, comentou um membro do Comitê Executivo da entidade, que pediu anonimato.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

6 thoughts on “Fifa considera desrespeitoso Dilma não ir à final da Copa das Confederações

  1. Correta a atitudeda senhora Presidente, ela não tem a pbrigação de se colocar ao ridiculo por ordem da toda poderosa fifa, eles que recebam as vaias sozinhos, vaia da elite sai na urina, o que eles não poderam degerir facilmente é o grito do povo , da Imprensa Internacional, essa daqui infelizmente não conta, ressalva a Tribuna da Imprensa e ao JB on line que vem se postando com dignidade. Engama-se aqueles que pensam que as manifestações , são simplesmente um grito soado pelas organizações virtuais, tem muito mais caroço esse angu, ha muito vinha incomodando ao shr lula a crescente aceitação pelo povo ao governo Dilma, lula não tem nenhuma aptidão intelectual, mas bobo não é, hora de entrar em cena a cabeça do pt, Jose Dirceu esse sim sabe muito bem conduzir as massas sem se expor, aliados com desgovernadores como o sergio guardanapo armaram a arapuca e o fator surpresa desmontou toda ação da senhora presidente Dilma. nunca foi segredo que lula foi plantado por goubery e demais generais para bolquear Brisola, até os dias de hj conta com a blindagem e o apoio do que ha de mais podre em nosso país, veja o caso da toda poderosa rede globo, uma imensa divida impagavel, agora prestes a perder o comando da globo São paulo, precisa ter lula novamente no poder, jogo sujo e mais uma vez os brasileiros são manipulados pelo jogo sujo dos interesses , mas como em qualquer jogo, pode se dar uma zebra, não contavam que os brasileiros viessem a descobrir como são fortes e podem sim virar esse jogo , fazendo do brasil um Brasil respeitado e Livre da corrupção e dessa midia podre.

  2. CAROS AMIGOS , ESTE ASSUNTO É MUITO SÉRIO VAMOS FICAR ATENTOS E DIVULGAR NA REDE TORNANDO O MAIS PÚBLICO POSSÍVEL .. PARA QUE ALGUMA PROVIDÊNCIA CONTRA ESTA ESTRATÉGIA DE GUERRILHA POSSA SER TOMADA !!!!
    Existem apenas duas Universidades de medicina em Cuba:

    La Habana – Forma 200 médicos por ano.

    Elam – Escuela Latino Americana de Medicina – Forma 100 médicos por ano.

    Portanto seriam: 200 + 100 = 300 médicos por ano.

    Para juntar 6 mil médicos, seriam necessários todos os médicos formados nos últimos 20 anos, que teriam de estar disponíveis para vir trabalhar no Brasil.

    Portanto, fica descaradamente evidente que vão imprimir 6 mil diplomas e mandar 6 mil agentes da ditadura comunista da família Castro para formar células revolucionárias no Brasil, aliciando a tão sofrida e fragilizada população que depende totalmente da assistência da saúde pública em nosso país.

    ESTÁ NA NOSSA CARA MEUS AMIGOS , SÃO MAIS 6 MIL CABOS ELEITORAIS DO PT !!!!!!!

    A democracia brasileira está correndo perigo !!!!

    Leiam o texto a seguir:

    Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net

    Por José Gobbo Ferreira

    Em primeiro lugar, tenho que lhes pedir que não me considerem paranóico ou adepto de teorias conspirativas. Meu assunto hoje é gravíssimo e peço que o apreciem com profunda atenção.

    Fato portador de futuro: O governo pretende contratar 6.000 médicos cubanos para trabalhar nas áreas carentes do Brasil.

    Em primeiro lugar, chama a atenção o número. Cuba é um país muito pequeno.. Nele é fácil ajustar a formação profissional com as necessidades da sociedade. É no mínimo estranho que haja tantos médicos sobrando, a ponto de nos serem oferecidos nessa quantidade.

    Depois, é preciso levar em conta a qualidade da formação desses profissionais.. Estou anexando reportagem de “O Globo” de hoje, 8/5/2013, que discute esse assunto. A qualidade daqueles profissionais está abaixo da crítica.

    Em seguida, note-se que o destino dessas pessoas será os rincões mais atrasados do país, onde todos os péssimos serviços prestados pelo governo, praticamente inexistem, em particular a segurança.

    Se forem de fato médicos, depois de militarem por algum tempo naqueles lugares, é perfeitamente compreensível que queiram um upgrade, ou seja, oportunidades em locais melhores, e aí com certeza o regime bolivariano brasileiro lhes facultará esse direito, que equivalerá a equipará-los aos profissionais formados nas faculdades brasileiras.

    Por todos esses motivos a vinda desses “profissionais” deve ser abortada.

    Mas agora vem o mais importante: Esse pessoal pode se constituir em uma ameaça gravíssima à Segurança Nacional. Em outras palavras: nada me convence que eles, pelo menos em sua grande maioria SEJAM REALMENTE MÉDICOS, AINDA QUE APRESENTEM OS MAIS DIFERENTES DIPLOMAS CUBANOS.

    Raciocinem comigo: Qual a melhor maneira de infiltrar guerrilheiros cubanos em nosso território sem combate, sem defesa, e em locais onde a ação do Estado brasileiro é deficiente, ou mesmo ausente? Qual a melhor maneira para doutrinar grupos como o MST, por exemplo, do que infiltrar instrutores de guerrilha em seu meio, disfarçados de médicos? Ainda que não seja provável que o governo bolivariano brasileiro um dia quisesse fazê-lo, como fiscalizar a atuação dessas pessoas e, mesmo que ela se torne francamente indesejável, como destruir uma rede de pelo menos 6.000 (eles se multiplicam) pontos estrategicamente distribuída pelas áreas carentes e/ou remotas do país e já solidamente implantada?

    Por amor ao Brasil eu os concito a agir da maneira que estiver ao alcance de cada um, para fazer abortar essa inciativa do grupo bolivariano que nos governa. Repassem o mais possível, enviem e-mails para os CRM´s e para o CFM, mobilizem os médicos que possam ter em seus círculos de amizade e principalmente na família. Não é necessário (ainda) pegar em armas. No momento nossa arma é a internet e o boca a boca.

    Ainda que meus temores sejam indevidos, não há vantagem nenhuma em aceitar essa horda em nosso país. Não há porque correr esse risco pois até mesmo os possíveis benefícios não são compensadores. Isso me parece ser o maior cavalo de Troia da idade moderna.

    Estou anexando também um artigo que mostra a infiltração de guerrilheiros cubanos no Chile de Salvador Allende. Naquele tempo, a maior parte usou passaportes diplomáticos. Hoje, o governo do Brasil é exatamente o que era o governo Allende. E os cubanos usariam desta vez seus diplomas de péssima qualidade para se instalar.

    Acorda Brasil.

    José Gobbo Ferreira é Coronel Reformado do EB.

  3. Parece Piada, essa da Fifa, a presidenta esta certa, vai onde achar melhor e nesse momento o povo é quem esta começando a apitar, antes tarde que mais tarde… e que se dane esses caras de pau. Pensam igual aos politicos, na GRANA do povo. Quero saber se vão pagar os impostos do lucro que estão tendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *