Filho de Lula será convocado para depor na CPI da Petrobras

Eduardo Bresciani e Maria Lima
O Globo

A oposição quer levar Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do ex-presidente Lula, ao Congresso Nacional para explicar a acusação de que teve despesas pessoais pagas pelo lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. Conforme revelou o colunista Lauro Jardim, do Globo, o lobista afirmou em delação premiada ter feito pagamentos de R$ 2 milhões a Lulinha. E o elo entre Fernando Baiano e Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, seria José Carlos Bunlai, pecuarista amigo de Lula.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) vai apresentar um requerimento pedindo a convocação na CPI da Petrobras. Para ele, os pagamentos de Baiano, apontado como operador, ao filho do ex-presidente mostram que o PT participou da divisão de propina mesmo nas diretorias que não comandava na Petrobras.

O pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula é a ligação de Baiano com filho de ex-presidente

 

MUITA EXPECTATIVA

— O esquema todo foi montado acomodando alguma coisa para a bancada A ou B e o PT e a turma que estava no poder ficava sempre com uma parte. Eu esperava com muita expectativa a delação do Fernando Baiano porque ele vai revelar todas as relações da diretoria internacional da Petrobras, que era partilhada por PT e PMDB. Era tanto dinheiro que dava para fazer ação entre amigos até a terceira geração. Porque o “capo” não ia arrumar algo para o “capinha”? — ironiza Onyx.

O advogado de Lulinha, Cristiano Zanin Martins, enviou ao Globo a seguinte declaração: “O sr. Fabio Luis Lula da Silva jamais recebeu qualquer valor do delator mencionado”.

3 thoughts on “Filho de Lula será convocado para depor na CPI da Petrobras

  1. Quem chega em São Paulo num pau de arara e hoje é uma das maiores riquezas do Brasil, deve alguma explicação? Será que ganhou ma Loteria, conforme aquele Deputado Alves?

  2. BRASÍLIA – Líderes da oposição reagiram neste domingo à revelação feita pelo colunista do GLOBO Lauro Jardim, de que em delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal, o lobista Fernando Baiano disse ter pago despesas pessoais de Fábio Luis, o Lulinha, no valor de R$ 2 milhões. Para a oposição, é a prova que pode levar Lulinha e seu pai, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o centro das investigações da operação Lava-jato.

    Em sua página no Twitter, o líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), diz que a notícia é um fato novo grave, que merece uma investigação profunda e aberta.

    “Só assim podemos acelerar a prisão do cabeça de todo o esquema do petrolão”, postou Caiado, completando : “Uma vez comprovada a ligação entre um dos lobistas do Petrolão e o filho do ex-presidente, desmonta qualquer linha de defesa de Lula”.

    O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR) disse hoje que, pessoalmente, tem observado, ao longo do tempo, a situação de um ex-torneiro mecânico que hoje vive “uma vida nababesca” com a mulher e os filhos.

    — Isso chama a atenção, porque tudo isso tem um custo e só pode ter gente bancando, não tenho a menor dúvida de que isso aconteceu. Como disse o ex-deputado Hélio Bicudo, há uma mudança impressionante (de padrão de vida) e isso se deu através de negócios e tráfico de influência. Para mim não é novidade nenhuma. É só esperar que vai aparecer conta, dinheiro, tudo isso — prevê Rubens Bueno.

    Para o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), a ética das relações incestuosas entre o público e o privado encontra em Lulinha talvez seu exemplo mais acabado.

    — O governo levou a corrupção institucionalizada a uma escala amazônica, estratosférica e industrial. E nesse ambiente que o espírito empreendedor de Lulinha encontrou terreno fértil. O enriquecimento meteórico de Lulinha é a face visível do Brasil do PT. Do zoológico para a lista da Forbes — diz Pestana.

    Procurado, Eduardo Cunha disse que não iria comentar as informações de Lauro Jardim.

  3. Excelente furo do jornalista Lauro Jardim. Ainda bem que ele saiu da revista VEJA, o Eduardo Cunha da imprensa ( muita gente gosta porque tem fama de antipetista, mas é suja também )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *