Fim de semana de manifestações específicas no Rio. Alckmin pede a Deus: “Quero Mercadante como adversário”. E Dornelles fulminando o ministro: “Mercadante fala muito e pensa que está forte”. Renan arma contra Dona Dilma, “arquivando” vetos antigos. Em 2007 revelei: “Pré-Sal só em 2020”. 13 anos de antecedência numa informação.

Helio Fernandes

Os que insistem na tolice de confundir plebiscito e consulta podem tomar aula prática sobre o assunto. No mês que vem a Irlanda faz plebiscito, naturalmente com uma única pergunta: Você quer a Irlanda independente ou confirmando como parte do Império britânico?

Pode parecer que todos preferem a independência. De certa maneira, é verdade. Mas um grupo considera que a independência enfraquecerá economicamente o país, então dirá NÃO a essa independência.

Um só exemplo: Andy Murray, tenista que é irlandês, não fala ostensivamente, mas deixa entrever que prefere “a situação como está”. E deve ganhar da rainha o cobiçado título de Sir. De qualquer maneira, como eu já disse com insistência, plebiscito é isso.

PRÉ-SAL A QUE PROFUNDIDADE?

Há 5 ou 6 anos, ainda na Tribuna impressa, quando começou o festival “patriótico” do Pré-Sal, e já começavam a recolher os lucros dessa descoberta, logo no amanhã, escrevi: “O Pré-Sal só passará a existir em 2020, talvez um pouco antes, “ligeiramente antes”. E fui explicando:

1 – Não existem equipamentos para retirar essa fortuna do fundo do mar.

2 – Ninguém sabe a que profundidade está esse petróleo.

3 – São totalmente desconhecidos os obstáculos que terão que ser ultrapassados até chegar ao objetivo.

4 – Quanto tempo levará até descobrirem os caminhos do petróleo?. Isso apenas para descobrirem.

5 – Qual o custo dessa tramitação, e quanto tempo será necessário para considerar o caminho “desbravado”?

6 – As companhias fabricantes de equipamentos para a extração do petróleo comum no mundo inteiro, atentas e observando tudo, mas totalmente imobilizadas.

7 – Interessadíssimas, mas sem saber o que fazer, aguardavam notícias da Petrobras. Só que esta, sem ter o que dizer, mas sem poder desmentir o repórter ou a Tribuna impressa, mentia.

8 – Dizia descaradamente, mas sem o menor constrangimento: “Já conseguimos retirar milhares de barris do Pré-Sal, diariamente”. E eu, tranquilo, insistia: “Se não há nem equipamento, como extrair alguma petróleo do fundo da terra?”.

9 – Continuava a dizer: petróleo do Pré-Sal, só em 2020. O que era confirmado pelos fabricantes que não sabiam o que fabricar. A situação era complicada. E se, em vez de mentir, a Petrobras tivesse utilizado a verdade e se entendesse com a opinião pública, muito mais importante e relevante?

10 – Agora, oficialmente, a Petrobras informa: “Em 2018 estaremos produzindo milhões de barris por dias”. E a informação anterior de que já estava produzindo no Pré-Sal?

11 – E que diferença faz, 6 anos depois, confirmar (?) a data de 2018, que antes desmentiam? Os industriais então terão agora 5 ou 7 anos para a fabricação de equipamentos, para a produção num caminho que nem conhecem?

12 – Como não chegarei aos 100 anos, não estarei aqui nem em 2018 ou 2020. Mas os milhares de participantes deste Blog-livre estarão e cobrarão.

13 – Sem falar que o mundo está descobrindo petróleo da forma mais simples. “À flor da terra”, de madeira, da pedra, de vários produtos. A custo BAIXÍSSIMO e em tempo CURTÍSSIMO.

FIM DE SEMANA COM MANIFESTAÇÕES

Desde 6 de junho, pensava-se que seria o primeiro fim de semana com ruas desertas e silenciosas. Mas o Rio de Janeiro manteve a pressão. No sábado, um grupo de ativistas protestou em frente à tradicional igreja do Carmo, onde acontecia o casamento da neta de um dos principais empresários do setor de transportes da cidade, Jacob Barata. Vestidos com roupas de festa junina e carregando cartazes, os manifestantes pediam a instalação de uma “CPI dos Transportes”.

Foi uma manifestação bem carioca e divertida. Uma jovem vestida de noiva tentava entregar baratas de plástico aos policiais militares e agentes particulares que fazia a segurança do evento. O cartaz carregado por ela dizia: “Dona Baratinha, vai de ônibus para o Copacabana Palace”, em referência ao local onde foi realizada a recepção de convidados da cerimônia.

Policiais militares tiveram que fazer um cordão de isolamento para que a noiva, Beatriz Barata, pudesse entrar na igreja. Após a cerimônia, os manifestantes seguiram para o Copacabana Palace.

Enquanto isso, moradores de Santa Teresa faziam outra manifestação diante do Palácio Guanabara, com cartazes, além da réplica de um bonde e de caixões. Entre as mensagens estão “Bonde Já! Dois anos sem o bonde já é demais”.

Como se sabe, o tradicional bonde de Santa de Teresa parou de circular em agosto de 2011, depois que um deles descarrilou, deixando seis mortos e mais de 50 feridos.

No domingo, mais manifestações pacíficas contra Serginho Cabralzinho Filhinho, o governador “virtual”, em frente ao Palácio Guanabara e à residência dele, no Leblon. Ele merece. É um político que envergonha o Rio de Janeiro.

O FUTURO DE RENAN CALHEIROS

Tendo renunciado para não ser cassado, estabeleceu: tenho que voltar à presidência do Senado, no máximo em três mandatos de outros senadores. Acertou em cheio. Embora não conheça História, fez o mesmo que o general MacArthur, quando o presidente Roosevelt mandou que saísse das Filipinas, na Segunda Guerra Mundial. Saiu, mas garantiu: “Eu voltarei”. Voltou mesmo, embora os personagens e as motivações, inteiramente desiguais e diferentes.

Agora, Renan trama se reeleger para o Senado e para a presidência. Dona Dilma, que tinha alergia (só suposta ou aparente), fez a proposta.”Dispute o governo de Alagoas, tem todo o meu apoio”.

Renan agradeceu e recusou. E já trabalha para continuar presidindo o Senado. Deu demonstração de “homem forte”, no jeitinho do jatinho. Não está nem assustado. E já trabalha para agradar a Dona Dilma. Tenta não votar nenhum dos milhares de vetos, só começariam a ser apreciados a partir de agora. Dona Dilma ficaria “sensibilizada” com o arquivamento do Código Florestal. E ninguém reclamaria.

Alguém reclamou até agora? Só um exemplo: na votação do Código Florestal, discussões devastadoras no plenário, a impressão é que os dois lados “salvavam a pátria”.

Os mais conservadores ovacionavam Aldo Rebelo, gritavam: “Aldo Rebelo para presidente da República”. E todos se entendiam. “Líderes” da base (o Congresso não se livra, nem quer, da ditadura dos “líderes”, que controlam tudo, a imensa maioria vota no que mandam) tentavam aprovar alguma coisa, mas quem apoiava a pauta dos reacionários era o comunista Aldo Rebelo.

COMUNISTA E MINISTRO

Depois, Dona Dilma vetou o que bem entendeu, ninguém mais comentou, silêncio total. E o veto ficou perdido entre outros 3 mil. Agora, Renan Calheiros tenta chantagem com a presidente, com a proposta: “Todos esses vetos ficam suspensos, podem sair do arquivo, A PEDIDO”. O planalto percebeu, mas não sabe o que fazer.

Para terminar, um ministro comunista (o PCdoB é comunista?) foi demitido por irregularidade, Aldo Rebelo entrou como ministro do Esporte. Escrevi então: “Aldo Rebelo ficará ministro durante a Copa das Confederações, do Mundo e Olimpíada, Dilma nomeou-o, Lula a partir de 2014 certamente irá mantê-lo”. A não ser que as ruas façam uma cirurgia ampla, geral e irrestrita no processo eleitoral.

(Agora, em Brasília, falam que Rebelo deixará o ministério. Duas coisas que têm trânsito permanente na capital: falar e corromper. Às vezes os alvos não são os mesmos).

COM UM TIRO DE ESCOPETA,
DORNELLES DERRUBOU MERCADANTE

O senador do Rio, com um caminhão de títulos e uma carreira que vem desde os 23 anos, sem parar, não é de andar armado dia e noite. Mas quando atira, é pra valer. Mercadante está assustado até agora.

O que Dornelles falou foi colocado num cartaz, por parlamentares e ministros. O que doeu mesmo: “Mercandante pensa que está forte”. O “Mercadante pensa” já foi bonificação do senador. Antes eu já havia revelado aqui, o Alckmin pede a Deus todos os dias: ter Mercadante como adversário.

Em relação ao senador Dornelles, há anos combatemos “o voto proporcional, como o maior inimigo da representatividade”.

PS – A Época produziu esta semana, notável capa. Pegaram a frase-chave de Obama em 2008 (“Sim, nós podemos”), compararam com a sua fase de agora, violando e violentando a privacidade do mundo, magnífico.

PS2 – Eu, que passei uma parte de minha vida dentro de revistas (O Cruzeiro, onde comecei. Manchete e Revista da Semana, as três únicas ilustradas do Brasil) fiquei profissionalmente feliz.

PS3 – Ideia admirável, admiravelmente executada. Não precisam comprar a revista, que não tem nada de importante. Basta passar numa banca perto de casa e olhar a capa.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

13 thoughts on “Fim de semana de manifestações específicas no Rio. Alckmin pede a Deus: “Quero Mercadante como adversário”. E Dornelles fulminando o ministro: “Mercadante fala muito e pensa que está forte”. Renan arma contra Dona Dilma, “arquivando” vetos antigos. Em 2007 revelei: “Pré-Sal só em 2020”. 13 anos de antecedência numa informação.

  1. Prezado Jornalista Hélio Fernandes, abaixo, segue o artigo retirado da internet:

    Produção no pré-sal bate novo recorde e alcança 300 mil barris de petróleo por dia

    28 de fevereiro de 2013 / 20:07 Informes

    A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela Companhia na província do pré-sal nas bacias de Santos e Campos atingiu, no dia 20 deste mês, a marca de 300 mil barris de petróleo por dia (bpd). Desse volume, 83% (249 mil bpd) correspondem à parcela da Petrobras e o restante, à das empresas parceiras da Companhia nas diversas áreas de produção da camada pré-sal.

    A produção de 300 mil barris por dia foi alcançada sete anos, apenas, depois da primeira descoberta de petróleo na camada pré-sal, ocorrida em 2006. Trata-se de um intervalo de tempo inferior ao que foi necessário para se chegar ao mesmo patamar em outras importantes áreas de produção marítima no mundo.

    Na porção americana do Golfo do México, por exemplo, foram necessários 17 anos, depois da primeira descoberta, para se alcançar a produção de 300 mil barris de petróleo por dia. Na Bacia de Campos, foram 11 anos. E no Mar do Norte, nove. Diferentemente dessas áreas, na camada pré-sal toda a produção de petróleo ocorre em águas profundas, o que torna esse resultado ainda mais expressivo.

    A marca de 300 mil bpd, além disso, foi obtida com a contribuição de somente 17 poços produtores. Isso evidencia a elevada produtividade dos campos já descobertos na camada pré-sal. Desses poços, seis estão localizados na Bacia de Santos, que responde por 43% da produção (129 mil barris por dia). Os demais 11 poços estão localizados na Bacia de Campos e respondem por 57% da produção (171 mil barris por dia). A produção de gás natural nesses poços é de 9,8 milhões de m3/dia.

    A produção média mensal de petróleo na camada pré-sal, no mês de fevereiro de 2013, já atinge 281 mil barris por dia, o que representa um crescimento de 138% em apenas 12 meses.

    Atualmente, a produção do pré-sal ocorre em oito diferentes plataformas, quatro delas produzindo exclusivamente da camada pré-sal:

    · FPSO Cidade de Angra dos Reis, operando desde outubro de 2010 no campo de Lula, na Bacia de Santos;

    · FPSO Cidade de Anchieta, operando desde setembro de 2012 no campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos;

    · FPSO Cidade de São Paulo, operando desde janeiro de 2013 no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos;

    · FPSO Cidade de São Vicente, uma unidade itinerante utilizada para a realização de testes de longa duração que, desde fevereiro de 2013, está em operação também no campo de Sapinhoá, na área denominada Sapinhoá Norte.

    As outras quatro plataformas são unidades que foram instaladas, no passado, na Bacia de Campos, para a produção de petróleo da camada pós-sal e que, por apresentarem capacidade disponível, viabilizam a rápida interligação de poços descobridores de petróleo na camada pré-sal.

    Em maio deste ano, mais uma plataforma será colocada em produção no pré-sal da Bacia de Santos: o FPSO Cidade de Paraty, com capacidade para processar 120 mil bpd e 5 milhões de m3/dia de gás. Essa plataforma, que se encontra em fase final de montagem, em Angra dos Reis, será instalada na área Nordeste do campo de Lula, na Bacia de Santos.

    Entre 2014 e 2016 outras 11 novas plataformas entrarão em operação para a produção do pré-sal: dez na Bacia de Santos e uma na Bacia de Campos. Isso permitirá que a produção de petróleo operada pela Petrobras na camada pré-sal, já em 2017, supere 1 milhão de barris de petróleo por dia.

    – See more at:

    http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/02/28/producao-no-pre-sal-bate-novo-recorde-e-alcanca-300-mil-barris-de-petroleo-por-dia/?gclid=CLPn24ehsbgCFcti7Aodg3QARA#sthash.w3oZoNWZ.dpuf

    • Mais uma velhinha de Taubaté que acredita no milagre da Petrobrás. O milagre é tão grande que a produção brasileira caiu 15%. E a mentira corre solta. Os campos papagaiados, não são do pré-sal.

  2. Jornalista Hélio Fernandes, o senhor está, e sempre esteve, absolutamente certo.
    O pré-sal foi uma perola da propaganda petista e de lula.
    Como ex-empregado da Petrobras, há algum tempo – meados da década de noventa – já se ouvia falar de rumores vindo das áreas de Exploração da Empresa, em uma nova Bacia de campos sob a Bacia de Campos. Muito provavelmente esses comentários se referiam ao pré-sal.
    Os levantamentos sísmicos executados pela Petrobras, foram muito mais intensos em outras épocas, o que também leva a supor que o mesmo já era do conhecimento de muitos.
    O principal entrave para a produção é o custo de produção, que no mar já é elevado, imagine-se nas novas áreas, que ficam muito distantes da costa.
    Houve internamente um ufanismo elevado, já que foi conseguido o que a empresa conseguiu na exploração marítima no pós-sal, seria evidente que conseguiríamos conquistar o pré-sal.
    A gigante do petróleo Statoil compara a conquista do pré-sal a retirada de diamantes do solo marciano.
    Ou seja, pode até ser viável, mas ainda falta tecnologia, e o custo é altíssimo.
    Talvez nem compense. Imagine a comparação desse petróleo competindo com o gás de xisto, que está sendo introduzido pelos americanos.
    Além disso, de que adianta, para o Brasil, produzir grandes quantidades de óleo cru, se nossa capacidade de refino está estagnada, com baixíssimas possibilidades de crescimento em curto e médio prazo.
    Caso esse aumento de produção ocorra, nos tornaremos fornecedores de petróleo para as grandes refinarias estrangeiras, ou seja, estremos fornecendo muito dinheiro para ser torrado por nossos governos corruptos e ineficientes, sem nenhum ganho real para o País.

  3. O modello político-partidário-eleitoral, mercenário e esquemoso,com o advento da reeleição e eleições de 2 em 2 anos,revelou-se um lixão a céu aberto,visto a olho nú nas bases,afloraram-se todos os seus defeitos,demonstrou, claramene, o quanto o seu prazo de validade está vencido, e o pior de tudo é que quem está dentro do lixão e se alimenta do dito cujo não sente o seu fedor.E o pior de tudo é que a vontade do povo-patrãos expressa nas ruas parece diametralmente oposta às vontades de coninuismo dos”seus representantes”face ao modello,uma distância abissal,nó górdio esse que faz do voto uma emboscada contra o eleitor,que,além de tudo,depois de usado,é tachado pelos mesmos de “a besta do apocalipse eleitoral”,gozação embutida na frase:”cada povo tem o gov. que merece”, como se não fossem os partidos que impõem ao povo suas candidaturas. O relacionamento entre povo,partidos e seus”representantes” é tão grave,que até já obrigou o povo ir às ruas do Brasil e emitir um enorme S.O.S, claro, firme e forte,dizendo que não deseja mais o continuismo da relação infiel. Estão esperando mais o quê do povo ? A RPL ?

  4. O que representa o “Não me representa”.
    .
    E o voto? Ah! Sim, o voto…
    O voto é uma ficção que se insere noutras mais perversas: democracia e representação.
    .
    “um povo que é representado não é livre, porque a vontade não pode ser representada – em H. Arendt”
    .
    Muito especialmente na conturbada conjuntura o sentimento de que “os outros” votam mal é quase generalizado. É ou não? A internet prova. Aliás, o insuperável saber popular avisa: filho feio é sempre o do vizinho. Posso acrescentar que os indigentes físicos e mentais são os mais visados. Para estes faço curta e vigorosa defesa: o estômago é o pior eleitor. Os privilegiados, bafejados pela oportunidade ou eventualidade da vida não devem se exasperar. É compreensível. Povo nenhum nunca dirigiu, governou ou dominou.
    Governos corruptos são próprios dos tempos modernos; do vertiginoso crescimento econômico (ampliação cada vez maior da esfera privada) caracterizado pela invasão do privado no público. O inverso não é verdadeiro. O privado por seu próprio significado não exige luz, visibilidade. Governos corruptos surgem do seio da própria sociedade que os elege nas recentes republicas igualitárias.
    A corrupção (criminosa ou não) embora imanente no homem somente incomoda quando fora do controle moral ou institucional. A medida é sempre a sociedade na qual os governos se inserem. Governos corruptos são ocorrências verificáveis em instantes circunstanciais nos quais a sociedade deixou de perceber a linha divisória entre o público e o privado.
    .
    O voto esgota na urna eleitoral a participação no poder público sem conceder oportunidade de uma mais ampla participação às opiniões públicas que vá além do dia das eleições. Como diz Arendt:
    .
    “Em outras palavras, o perigo era que todo o poder fora dado ao povo em sua qualidade privada e não se estabelecera um espaço para o povo”
    .
    Jefferson, ao final da vida, com sua inquestionável experiência política que produziu uma nação séria será a que o Brasil necessita?

    “Ama a teu próximo como a ti mesmo, e a teu país mais do que a ti mesmo”

  5. O BRASIL ESTÁ FALIDO?

    Governo gasta.

    R$1.000.000.000.000,00 (Trilhão)

    BNDES PERDEU VALOR PARIMONIAL.

    ANTES:

    R$76.000.000.000,00

    HOJE:

    R$45.000.000.000,00

    PERDEU:

    R$31.000.000.000,00 (Bilhões)

    PETROBRÁS.

    DEVE:

    R$42.000.000.000,00

    CAIXA.

    R$. 8.000.000.000,00

    PAGAMENTO DE JUROS DA DÍVIDA:

    R$2.730.000.000,00

    AÇÕES:

    PREÇO/ VALOR PATRIMONIAL DESDE 1.999

    PERDA EM 2 ANO É DE:45,57%

    PERDEU.

    R$188.000.000.000,00 (Bilhões)

    BABOU GERAL!

  6. GOVERNO BRASILEIRO SE HUMILHOU PERANTE EVO MORALES

    No final do Governo Lula, o chanceler Celso Amorim estava na Bolívia e quando ia voltar ao Brasil em avião da FAB, Evo Morales mandou seu exército invadir o avião da FAB até com cachorros treinados para saber se Celso Amorim não estava trazendo ao Brasil um senador boliviano adversário de Evo, escondido dentro do avião.
    Esta humilhação ficou em segredo e nada foi feito contra este ato vergonhoso de Evo.
    Agora recente, quando em Viena o avião de Evo foi parado e revistado pra saber se Evo não levava dentro dele o espião americano que estava na Rússia, Dilma fez um pronunciamento público protestando contra o ato.
    Que vergonha ter um governo brasileiro deste porte subserviente a uma Bolívia governada por quem é o presidente boliviano.
    Alguma coisa muito misteriosa tem neste governo.
    do blog do James Akel

  7. Este protesto de sábado no casamento da ‘Dona Baratinha’ foi o que de melhor ocorreu desde o início das manifestações há 1 mês atrás, superando até a operação ‘Occupy Cabral Street’.

  8. “Não precisam comprar a revista, que não tem nada de importante. Basta passar numa banca perto de casa e olhar a capa.” Muito bom!!!!!

  9. Simples como o gesto de beber água.

    Com resultado negativo das investigações sobre bolsa família. Isto é. NÃO HOUVE CULPADOS

    Então:

    A oposição tem que pegar cópia do relatório da PF e processar:

    Os seguintes acusadores:

    a)Ministra Maria do Rosário por difamação e injuria.

    b)Ministro Eduardo Cardoso

    c)Dilma

    d)Lula

    e)Ruy Falcão

    Redução da corrupção política:

    a)Orçamento impositivo

    FIM DO FORUM PREVILEGIADO.

    Resultado:

    Aumento do preço de vendas de sentenças na 1a.Instâncias, tribunais superiores e etc.

    FIM DOS VOTO SECRETOS;

    a)Escolha de autoridades vai babá

    b)Votação dos vetos presidências.

  10. Se o desfecho desta história for Lula candidatando-se em 2014, está confirmado o fracasso do Governo Dilma pelo prórpio PT.
    O povo tem que acompanhar de perto agora é a questão das dívidas de Eike Batista e o que a Petrobrás e o governo farão para auxiliá-lo (mais ainda, leia-se BNDS).

  11. “Cada povo tem o líder que merece”
    .
    Ainda este final de semana numa de minhas idas ao banheiro refolhava “A genealogia da moral” de Nietzsche” e deparei com um interessante parágrafo. Nele o sarcástico Nietzsche satiriza o fato de filósofo algum ter se casado e após citar Heráclito, Platão, Descartes, Spinoza, Leibnitz, Kant, Schopenhauer, lembra que salvo o “maldoso Sócrates”. Contudo, segundo lhe parecia, se casou por ironia,” precisamente para demonstrar esta tese”.

    A irônica hipótese de Lula presidente em 2014, certamente, se provada, servirá tão-somente para comprovar a conhecida tese de que: “Cada povo tem o líder que merece”

    A pensadora Arendt tem uma visão mais cruel ainda:

    “É difícil perceber onde as organizações da ralé do século XIX diferem dos movimentos de massa do século XX , porque os modernos líderes totalitários não diferem muito em psicologia e mentalidade dos antigos líderes da escória, cujos padrões morais e esquemas políticos, aliás, tanto se assemelhavam aos da burguesia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *