Físico Cerqueira Leite se expõe ao ridículo ao ameaçar o juiz Sérgio Moro

Resultado de imagem para Rogério Cézar de Cerqueira Leite

Cerqueira acusa Moro de “servir às classes dominantes”

Carlos Newton

O professor e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, que há décadas integra o Conselho Editorial da Folha, publicou um artigo comparando o juiz Sérgio Moro ao frade dominicano Girolamo Savonarola, um fanático que se tornou influente na política de Florença no final do século XV. Foi excomungado, preso, torturado, enforcado e queimado. Cerqueira Leite disse em seu texto, publicado na última terça-feira, dia 11, que “Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista”.

E o professor concluiu seu artigo fazendo uma grave advertência ao magistrado: “Cuidado, Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes. Ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira”.

MORO RESPONDE – O juiz Sérgio Moro, que cuida dos processos em primeira instância da Operação Lava Jato, no dia seguinte mandou uma carta à Folha de S. Paulo em resposta ao artigo do professor Cerqueira Leite:

“Lamentável que um respeitado jornal como a Folha conceda espaço para a publicação de artigo como o “Desvendando Moro”, e mais ainda surpreendente que o autor do artigo seja membro do Conselho Editorial da publicação. Sem qualquer base empírica, o autor desfila estereótipos e rancor contra os trabalhos judiciais na assim denominada Operação Lava Jato, realizando equiparações inapropriadas com fanático religioso e chegando a sugerir atos de violência contra o ora magistrado. A essa altura, salvo por cegueira ideológica, parece claro que o objeto dos processos em curso consiste em crimes de corrupção e não de opinião. Embora críticas a qualquer autoridade pública sejam bem-vindas e ainda que seja importante manter um ambiente pluralista, a publicação de opiniões panfletárias-partidárias e que veiculam somente preconceito e rancor, sem qualquer base factual, deveriam ser evitadas, ainda mais por jornais com a tradição e a história da Folha”.

CERQUEIRA TREPLICA – Em carta enviada à Folha, o físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite rebateu a crítica recente que recebeu do juiz Sergio Moro. E insistiu em afirmar que o magistrado “é absolutamente parcial e está a serviço das classes dominantes”.

Respondo aqui ao juiz Sergio Moro, embora ele não tenha se rebaixado a responder a um simples plebeu, preferindo incitar a Folha a censurar meus artigos (Painel do Leitor, 12/10). Acusa-me o juiz de promover atos de violência. O fogo a que me refiro é o fogo da história. Intelectos condicionados por princípios de intolerância não percebem a diferença entre metáforas e ações concretas. O juiz ainda se esquiva de responder à principal acusação que lhe faço, a de que é absolutamente parcial e está a serviço das classes dominantes”.

ALGUMAS REFLEXÕES – Com todo respeito ao Dr. Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp (Campinas, SP) e um dos mais respeitáveis intelectuais brasileiros, é um bocado de exagero considerar o juiz Moro “absolutamente parcial”, sob alegação de que o jovem magistrado estaria “a serviço das classes dominantes”.

É preciso haver limites na solidariedade político-ideológica. Cerqueira Leite está perdendo seu tempo e até se expõe ao ridículo ao defender um falso ídolo como Lula da Silva, que organizou e chefiou a maior quadrilha já instalada para desviar recursos públicos em nosso país.

Como ensinava Sobral Pinto, todo criminoso merece defesa. Em seu artigo, porém, Cerqueira Leite não fez a defesa de Lula e do PT, até porque se trata de missão impossível, que notáveis criminalistas como Nilo Batista e José Roberto Batochio não têm conseguido realizar. Pelo contrário, o renomado cientista se limitou a atacar a honra de um magistrado independente, corajoso e brilhante, que já se transformou num dos homens mais respeitados do mundo.

FOI UMA AMEAÇA, SIM – Agora, Cerqueira Leite alega que a conclusão de seu artigo não foi uma ameaça ao juiz. Mas suas palavras tiveram significado óbvio. Disse ele: “Cuidado, Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes. Ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira”.

É muito triste ver um intelectual como Cerqueira Leite chegar ao final de sua vitoriosa carreira, desenvolvida com total sucesso e brilhantismo no Brasil e no exterior, e jogar na lata do lixo sua biografia, apenas por uma questão de solidariedade político-partidária a um vigarista que conseguiu destruir o prestígio da esquerda brasileira.

87 thoughts on “Físico Cerqueira Leite se expõe ao ridículo ao ameaçar o juiz Sérgio Moro

  1. Impressionante!
    As pessoas idosas, antigamente, faziam tudo para terminar a vida com dignidade.
    Alguns idosos hoje, da política e fora dela, parecem ter prazer de terminar a vida sem dignidade.
    E ser professor, catedrático ou qualquer outra profissão, não significa que a pessoa está imune a transformar-se em um idiota.
    O texto deve estar falando de alguém que não sabe mais o que fala.
    Fallavena

  2. No país onde O POSTE MIJA NO CACHORRO e onde tem magistrado que vive preso por causa de bandido que vive solto é normal que quem ouse obedecer a lei seja chamado de OTÁRIO e quem tem por obrigação fazer cumpri-la seja chamado de MORALISTA…

    A regra é a baderna!

  3. Cerqueira Leite…. ahahah.
    Leite coalhado!
    Azedo!
    Não presta pra nada!
    Vai reaprender a calcular… a essa altura da vida não deve saber nem quanto é a soma de 2+2…
    físico!!!
    Ahahah…

  4. O Dr. Moro não deveria mesmo nem sequer tomar conhecimento de tal sandice. O mal dele, se é que isso é um mal, é respeitar demais as pessoas e a sociedade e de tudo querer dar-lhes satisfação.Que o juiz Moro fique com a admiração e respeito que lhe devotam mais de 85% dos brasileiros. Isso sufoca qualquer mimimi de velhotes que perderam o patrocínio do fim de suas vidas

  5. É livre a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato … Se não gostou processe ! Mas com o caso das contas de campanha da Chapa Dilma / Temer parece que a nossa Constituição foi feita em papel biodegradável.

  6. Esquerdopatas não conhecem limites e o ridículo. Que se danem os milhões de desempregados e falidos, o que importa para esses fanáticos de antolhos são seus ídolos-farsantes, geralmente assassinos cruéis e/ou gatunos. Disse tudo Carlos Newton!

      • Pelo que entendi , o Físico acha que o Dr. Juiz não vai punir os delatados recordistas do outro Partidão Corrupto, fhcerveró, aloisio, serra, alckimin, anibal, azeredo, henriquinho cervero, temer, jucá, cunha, gedel, moreira franco dentre os mais citados na Lava-Jato…..
        Mas temos que aguardar
        O proprio Dr. Juiz de Curitiba já disse que é imparcial e não torce para partidos políticos.
        Vai para cima de todos……
        Por falar nisso, algúém sabe me dizer qual Prisão ou Cadeia está preso o eduardo azeredo???

        • Armando
          No caso do “Azarado” , o processo está fora da lava jato. Parece que teremos de pedir aumento de pessoal em Curitiba. É só lá que vem funcionando. Pena que este indivíduo não tenha sido ainda localizado nas operações tratadas pela República de Curitiba.
          Abraço.
          Fallavena

          • Fallavena.
            O famoso francês foi na conta do Mensalão Tucanico de MInas Gerais.
            Mas suas ligações com o outro tucânico aécio nevers, este recordista de delãções em corrupçãoes na Lava-Jato e também em Minas, leva a crer que se a República de Curitiba ‘”vasculhar” mais, com certeza pega o “Azaradop” também…..
            Vamos aguardar.
            Abraços….
            Boa Semana.

        • Armando nome de pobre. O genro da Henriqueta chama Henri Philippe … Paris, Paris..
          Passou pela Petrobras quando aquela plataforma matou 11. Depois abriu o Banco SRL junto com o Sayad , posteriormente o SRL se fundiu com o American Express…

      • E o heróico Juiz Moro também. Atacar como Pit Bulls aqueles, que sob risco de vida, enquadram vagabundos que roubam nosso país, faz parte da cartilha desses comunistas sem noção e vergonha. Moro não é perfeito mas está infinitamente acima desses canalhas que o atacam.

  7. Não podemos esquecer que o Brasil foi estruturado para fracassar como nação. Quem hoje circulou pelas notícias, constata a podridão que paira sobre a nossa justiça. O Juiz Sérgio Moro faz o que está sob sua alçada, mas consertar o Brasil, depende da reação que nunca será eficaz, de um povo imbecilizado e banana como o nosso. Triste mas real!

  8. Mais alguns instantes e toda essa canalhada vai passar. Estamos vivendo este momento de desequilíbrio por conta desta velharia (de longos verões) que não fez outra coisa senão delinquir na corrupção e roubo, vilipendiar a cidadania brasileira, ou, subsidiariamente, aplaudir e acolher a bandidagem – como é o caso. Que venha a juventude dos “meninos” de Curitiba e arrase de vez essa gentalha.

  9. Conforme a Constituição cada um pode escrever o que bem entender , desde que ASSINE para poder ser responsável por seus atos.
    A função do Moro não é de ser Armando Falcão. Não gostou processe, simples assim.

  10. As elites não precisariam de um juiz para recuperar um poder que jamais perderam.

    Nada muda até onde eu me lembro.

    Qual a taxa selic mesmo?

    Juros bancários e do cheque especial e do frequentemente fraudado cartão de crédito enforcam empresas não associadas ao capitalismo de Estado (e de quadrilhas, inclusive de altos sonegadores) e famílias de trabalhadores e autenticos empreendedores.

    Esta geração septuagenária e octagenária está desembarcando da vida e da história. Sua semente maligna permanece.

    O que há de realmente renovador nesse sistema tão traidor e fracassante?

    • Eu acho que apelar para idade das pessoas – 70 / 80 não é argumento. Temos exemplos de octogenários que ainda vivem e que já partiram e que deixaram legado de cultura e esperança para nós que ainda ficamos um poco por aqui. E os oitentões que temos ainda. E Hélio Fernandes – para mim um exemplo de jornalista! Acho que o físico Cerqueira Leite ao emitir sua opinião, e, nada vai desmerecer o seu trabalho.

      • Uma opinião a que ele tem direito constitucional. Se o Moro se achou atingido que o processa.
        Inclusive teve alguns comentários que acusaram o Rogério de receber favores sem sequer citar quais .
        Indústria da difamação batata.

      • Idade jamais será argumento. Hélio Fernandes, Carlos Newton, muitos dos nossos jornalistas e comentaristas são jovens de espírito, com muita bagagem e valiosa maturidade.

        O que não presta é o conservadorismo, ainda que sob novas roupagens, as dinastias, as ideias e os espiritos atrasados que capturam a nossa nação.

        Mas, prossigamos no bom combate, pelo autentico progresso, pois para isso estamos aqui. Com esperanças, mas sem ingenuidade, com experiência, mas sem amargura.

        • Gratíssimo por suas palavras, Fabio. Como dizia Dr. Ulysses Guimarães, respondendo a um jovem arrogante chamado Fernando Collor de Mello, “sou velho, mas não sou velhaco”.

          Vamos em frente, amigo.

          CN

  11. O Moderador não botou panos quentes na matéria e muito menos nos personagens, retratando uma realidade verificável ´por todos.
    Como ninguém está julgando ninguém, e sim emitindo opiniões, chego junto com a da comentarista Mara:.
    “O Dr. Moro não deveria mesmo nem sequer tomar conhecimento de tal sandice. O mal dele, se é que isso é um mal, é respeitar demais as pessoas e a sociedade e de tudo querer dar-lhes satisfação. Que o juiz Moro fique com a admiração e respeito que lhe devotam mais de 85% dos brasileiros. Isso sufoca qualquer mimimi de velhotes que perderam o patrocínio do fim de suas vidas”

    Digo eu, em complemento: o juiz julga e pune em cima dos elementos constantes do inquérito promovido pelo Ministério Público Federal.
    Dessa situação, só quem fica mal é o professor e químico, também escriba da Folha de São Paulo.

    • Químico ???
      Até hoje quantos políticos com mandato foram presos ? O artigo em si é ridículo da mesma forma que o Moro querer o censurar o é. Se não gostou processe, assim é a lei

  12. Newton, nem seria preciso dizer do respeito e admiração que tenho por você. Mas eu não teria a tua coragem. Moro tem feito muito eu reconheço. Mas também não pode ver um holofote. Para que essa sofreguidão em aparecer? Se fosse só o físico Rogério Cerqueira a reclamar dos exageros do juiz Moro, haveria base para sua defesa. Mas, convenhamos, são inúmeros os juristas, advogados de renome que reclamam. E nessa Moro mostra seu viés autoritário pedindo censura ao jornal.

  13. Ridículo é achar que um senhor de 83 anos pode representar uma ameaça a um jovem magistrado que tem a metade da sua idade e está no auge do poder de intimidação a quem dele discorda. É claro que ao se referir à fogueira, o idoso físico estava se referindo ao ostracismo e ao esquecimento, que foi o destino dado a Joaquim Barbosa e será o mesmo que será dado ao juiz em questão.

  14. Parece que está se formando um clima para o julgamento do grande ídolo Lula da Silva.
    As ameaças ao juiz Moro seria uma fórmula de intimidá-lo?

    As esquerdas preparam suas armas.
    Os periquitos também.

  15. Trabalhei no Banco Nacional. Em 1.989 o nosso gerente do Rio (Carlos Augusto) cortou um contrato com uma empresa que tinha um faturamento mensal de U$ 150 mil. Carlos foi assassinado.
    O Dr. Moro indiretamente “cortou” contratos na ordem do bilhão. Dr. Moro ( e sua família) deve saber que corre riscos.

  16. Quero sonegar meu INPS , meu IR e receber uma Bolsa Empresário.
    Quem está roubando ? Quem pagou a sua aposentadoria em dia ou quem deu o calote e/ou sonegou ?
    Se não querem pagar impostos que TODOS não paguem , que a iniciativa privada faça a sua segurança, que cobre os seus credores na marra e construa a sua infraestrutura pagando por ela …

  17. PEC 241
    O Governo e seus Ministros são os que têm que gastar menos. As leis são facilmente revogáveis. Na minha casa só se gasta com minha autorização. Outra parte importante é o combate a corrupção. Vimos que mesmo com processo aberto ela continuava deslavadamente. Esta PEC deveria ser aprovada por 1 (um) ano relativa ao atual Governo.
    Por que foi fácil nas construções? Uma comissão para avaliação dos contratos antes de ser aprovado.
    Por que no setor de distribuições da Petrobras? Esta parte necessita uma eficiente fiscalização. Pode acontecer firma que vende, mas não emite notas. Sai 100 e são registrados 50. Neste caso sugeri a criação de Associação dos Acionistas Minoritários, que podem defender seus lucros, inclusive o Governo.
    Senhor Alexandre Garcia hoje na Globo News, você deve saber que não há impedimento à inflação por Decreto ou Lei, isto é velho. Tanta discussão por lei ineficiente, porém criadora de impeachment. O Senhor diz que não trabalha na Globo, mas não se afasta da Emissora.

    DINHEIRO SURRUPIADO
    Sugestão para Lei de REPATRIAÇÃO no caso de Políticos e parentes.
    1 – imposto de 50 % no caso de parentes.
    2 – Imposto de 60 % no caso de Políticos.
    NOTA: Afinal o dinheiro é surrupiado do Estado Brasileiro, que deveria ser confiscado. Obrigação do MP.
    PREÇO DA GASOLINA
    Dizem que teve redução no preço da gasolina. Foi pouco mas poderá melhorar se realmente parar a roubalheira. Fica mais dinheiro no caixa e a empresa poderá reduzir ainda mais os preços dos derivados..

  18. O Prêmio Nobel de Física nunca foi ganho por um brasileiro. Sei perfeitamente que não é comum ter-se uma grande idéia na idade do seu Cerqueira, (isso é fato!), mas pelo menos o Físico poderia se empenhar na formação de jovens, em sugerir ao governo providências para melhorar o nível educacional, em vez de estar se intrometendo onde não é chamado.
    Só um lembretinho para o seu Cerqueira: que tal se atualizar intelectualmente e deixar de lado o tempo do Girolamo Savonarola? Estamos no século XXI, seu Leite!

  19. Caro Jared

    Sinto muito, mas Reinaldo Azevedo é inimigo da Lava Jato, Moro & Cia. Além disso se acha o professor de Deus. Já ouvi e vi muito, atualmente quero distância do Tio Azedo.

  20. Gente, está difícil ler os comentários.
    Virgílio, você é um chato, repetitivo, quer vencer pelo cansaço?
    Mesmo pulando seus comentários, vc está poluindo o espaço. Um pouquinho de bom senso te faria bem.
    Nem adianta me responder porque não te leio mais.

  21. Poderia acreditar na justiça do juiz Moro caso ele sentenciasse corruptos oriundos de todos os partidos. E não é assim. Consequentemente o juiz Moro está a serviço de interesses que desmoralizam a justiça. É um juiz facioso alçado a celebridade por interesses espúrios.

  22. Lembrei do físico William Bradford Shockley Jr. que recebeu Premio Nobel com a invenção dos transistores, mas teve a infelicidade de propor um “banco de sêmen dos eleitos” para melhoria da raça humana, bem como propôs que indivíduos com QI abaixo de 100 fossem esterilizados.
    O professor Linus Pauling, famoso por descobrir a vitamina C, quando questionado se concordava com a ideia, disse preferir “a via natural”.

  23. Qualquer pessoa medianamente letrada e com um mínimo senso de discernimento entende que a “fogueira” se trata de uma imagem metafórica: Rogério Cézar Cerqueira Leite não estava incitando ninguém a tocar fogo no juiz, como filhinhos de papai de vez em quando fazem com índios e mendigos pelas noites do Brasil, mas ironizando o fato de que, uma vez cumprida sua missão divina (acabar com Lula e o PT), Sérgio Moro poderá ser descartado pelas mesmas elites que o elevaram à condição de herói nacional, como aliás fizeram com o ex-presidente da Câmara, que ainda nas manifestações pró-impeachment de março passado era homenageado com cartazes: “Eu sou Eduardo Cunha”..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *