Folha lidera comunicação nos jornais, mas O Globo tem a rede de TV, a Globo News e a CBN

Saiba como explorar imagens e charges na prova de redação do vestibular | Guia do Estudante

Charge do Laerte (Folha)

Pedro do Coutto       

Na edição de quinta-feira, 21 de janeiro, a Folha publicou, com base no Instituto Verificador de Comunicação (IVC) que o jornal lidera a circulação impressa e também online, seguido de O Globo e do Estadão. A Folha, jornal impresso, alcançou a média diária de 337 mil exemplares, incluindo os assinantes e a venda nas bancas. Nos acessos online registrou 256 mil, totalizando assim 633 mil acessos, o que lhe garante o primeiro lugar entre os três maiores jornais brasileiros.

O Globo teve uma circulação média de 332 mil exemplares e 244 mil acessos online. Em terceiro lugar, o Estado de S. Paulo, com uma tiragem impressa de 239 mil e 151 mil acessos online, que significa que a soma dos dois faz com que sua circulação diária média seja de 390 mil unidades.

BOM DESEMPENHO – O superintendente do grupo Folha, Antônio Manoel Teixeira Mendes. comentou o levantamento. Tem razão em comemorar, porque o desempenho do grupo foi muito bom. Os dados refletem as médias diárias no exercício de 2020.

São os três maiores jornais brasileiros por sua importância política e econômica. Sob este prisma, também incluo o Valor, porém este não se encontra na pesquisa divulgada, além disso o forte do Valor é na área econômica e sua circulação parece ser predominantemente à base das assinaturas. Todas as grandes empresas do país são assinantes dos quatro maiores jornais.

Como se constata representam o laço mais forte de informação e opinião, o que chamo de a usina do pensamento do país.

IMPRENSA MUNDIAL – Esses jornais funcionam também como ponte de ligação do Brasil com a grande imprensa estrangeira, como New York Times, Washington Post, Le Monde, Figaro e os ingleses The Guardian e The Economist. É comum ver os quatro grandes jornais brasileiros publicarem reportagens e artigos editados pela imprensa do mundo.  A recíproca também é verdadeira. Deve-se incluir nessa pista de mão dupla o espanhol El País, o italiano Corriere della Sera, o português Diário de Notícias e o argentino La Nación.

Atualmente, com a internet, a circulação online é universal e a edição impressa depende dos fusos horários. Isso no que se refere as principais matérias do dia. Alguns jornais, populares, podem ter tiragens maiores daqueles que assinalo, porém não possuem a mesma importância política e a força junto à opinião pública.

ORGANIZAÇÃO GLOBO – No caso brasileiro tem-se que abrir um parêntese para assinalar a força e o peso da TV Globo, domínio absoluto no mercado e da Globo News que agora compete com a CNN. Pesquisa interessante, que certamente o Ibope possui, é dizer quantos pontos de audiência tem a Globo News e quantos pontos tem a CNN.

Esses dados citados no artigo com base do IVC representam de forma cristalina a usina de pensamento nacional, principalmente se levarmos em conta que de uns tempos para cá pessoas que atuam na comunicação online também são consideradas formadoras de opinião.

5 thoughts on “Folha lidera comunicação nos jornais, mas O Globo tem a rede de TV, a Globo News e a CBN

  1. Praticamente ignoro esses veículos de comunicação. Afastando-me cada vez mais.
    Se gasto algum tempo na Globonews, por exemplo, não passa de 1 hora durante toda a semana.
    Já a Folha ignoro ainda mais porque não tenhi assinatura. Só leio matéria polêmica e mesmo assim naquele aplicativo que remove o paywall

  2. Alô, jumentinhos borxonaristas!

    Venham zurrar bem alto:

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

    • Os vagabundinhos borxonaristas acham trés chic acusar a Globo de golpismo e perseguição ao jumento da presidência….

      tsc, tsc, tsc….

      Nem nisso conseguem ser originais…

      Os petistas (que a jegada borxonarista pensa combater…) já acusavam a Globo de golpista muito antes deles….

      Numa coisa, ao menos, Bolsonaro tem mérito: emplacar o discurso anti-globo rende frutos eleitorais, especialmente porque a manada de jumentos que o segue é facilmente manipulada por este tipo de discurso…

      “Ainnnnnnnnnnnnnn, eu odeio a Grobolixo!!!!!!!!”

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  3. A Comunicação no Brasil, alem da Folha e do O Globo, temos Correio Braziliense, Estado de Minas ( Diarios Associados ), A Guaraniweb – ligada a Ex. Funcionários da Guarani Fm – agora Clube 96,5 Fm – Belo Horizonte – Mg, a Guaraniweb – pode voltar a qualquer momento agora sm 2021, com uma ótima programação musical toda online com muita qualidade, para o Brasil e Mundo, a Comunicação tem muitos Jornalistas filiados a Fenaj -www.fenaj.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *