Forum de Davos: quando os ricos vão às compras…

Pettersen Filho

Unanimidade mundial, em termos de evento fashion, de exibicionismo e ostentação, a pequena cidade suíça de Davos, recebe uma vez por ano os líderes dos países mais proeminentes do planeta, num misto de paisagem paradisíaca dos Alpes e estação de esqui, e também os milionários, com suas grifes famosas e Mercedes Benz luxuosos, dirigentes dos maiores oligopólios, cerca de poucos, e contados, 80 multimilionários, refletindo a “modernidade” da distribuição de riqueza no globo terrestre, eles, sozinhos, capazes de acumularem, o que o resto do mundo, cerca de 7 bilhões de pessoas, juntas, não conseguem, com a mesma galhardia, acumular.

Esse ano, sem poder contar com a inconveniente (para ela) presença da president’a do Brasil, a senhora Dilma Roussef, ocupada em ver seu eventual prestígio e legitimidade despencarem profundezas do Pré-Sal abaixo, em meio aos escândalos que envolvem seu governo com a Petrobras e a compra do apoio à sua base parlamentar, ao contrário das versões anteriores, em que o Brasil, em meio ao boom financeiro mundial foi presença obrigatória, aos tempos do então “promissor”presidente Lula, com o “marketing” caricato do “homem comum”, operário, que se sagrou presidente da República, tão interessante ao Fórum, apto à demonstrar a pouco representativa mobilidade de classe na perversa dominância econômica do planeta, quando o próprio Cristo Redentor, quando interessante, foi visto na capa da revista britânica “The Economist”, como um “foguete”, prestes à entrar em órbita, mas, depois, em tempos de míngua econômica, foi visto, na capa da mesma revista, em órbita descendente, rumo à colisão com o solo, o Fórum Econômico de Davos, contudo, não perdeu ainda, como evento, o seu glamour, sendo o ambiente perfeito, como agora, para que a União Europeia, em desvantajosa escaramuça com a Rússia, anuncie a injeção de 60 bilhões de euros mensais na sua combalida economia.

HIPOCRISIA

Ambiente perfeito, e hipócrita, para que os pseudointelectuais do planeta dignem-se a discutir, questões, para eles, “elite mundial”, assuntos tão intangíveis, como o atentado terrorista na França ou a questão étnica na Ucrânia, sem que possuam bagagem moral alguma para fazê-lo, sendo, na maior parte, eles próprios, protagonistas do encontro, os grandes promotores econômicos das injustiças sociais no planeta, Davos cumpre sua “missão” circense, uma vez por ano.

Enquanto isso, a nossa presidente Dilma Roussef, ao invés de prestigiar uma maison parisiense, a Casa Dior ou Calvin Klein, em Davos, optou por comparecer à posse do presidente índio Evo Morales, em seu terceiro mandato na obscura Bolívia, que ostenta índices de crescimento de cerca de 5% ao ano, em contrassenso com a “recessão” assumida, num acidente linguístico, emenda ele, em que supostamente queria dizer “contração” ao invés de recessão, em Davos, corrige o ministro Joaquim Levy, num soneto pior do que a rima, graças à encampação bolivariana da usina da Petrobras no país e ao aumento do gás fornecido ao Brasil, porquanto busca um acesso marítimo ao Oceano Pacifico, nem que seja através de guerra com o Chile…

… mas isso, certamente, será tema de outro debate entre os ricos, regado a champagne francesa e caviar russo (?), em tempos de boicote, em Davos, ano que vem… Será?

(artigo enviado por Sergio Caldieri)

13 thoughts on “Forum de Davos: quando os ricos vão às compras…

  1. Sra. Presidente Dilma, chamo-a de presidente, porque presidenta não existe na língua portuguesa e é muito feio, assim como o seu semblante. A senhora trocou Davos por La Paz, bem típico de quem é burro. A senhora deveria se envergonhar dessa escolha, prestigiar um ditadorzinho de meia tigela, se a senhora não sabe, a Bolívia derrama sua produção de cocaína em nosso país, e sabe o que isso significa? A carnificina que estamos enfrentando em nossas cidades. Se a senhora não sabe, somente nesses últimos 10 dias, foram 16 pessoas atingidas por balas perdidas no Rio de Janeiro. A senhora não se condói da pobre mãe da pequena Larissa? Foi uma das cenas mais tristes que pude assistir pelos noticiários nos últimos dias. Não, a senhora não se preocupa com as pessoas de bem, a senhora é amiguinha é dos mal feitores, a senhora só defende bandidos, a senhora é má, tem a maldade em seus olhos, em sua índole. A senhora mente, mente e continuará mentindo o mais que puder. Se a senhora não sabe essa Bolívia de Evo, também legaliza os carros roubados em território brasileiro, e esses carros quando são aqui roubados na maioria das vezes, estão sujos do sangue de seus donos que foram assassinados. A Bolívia de Evo também levou na mão grande uma refinaria da Petrobrás, mas isso nós também já percebemos que vocês petistas, querem acabar com a Petrobrás e creio que conseguirão. O brasil se tornou uma republiqueta de meia pataca, e foi você e essa corja de petistas que fizeram isso. Não gosto da senhora, sei que isso pouco importa, mas quero que saiba que a considero uma governante ridícula, sim a senhora é muito ridícula, só de criar essa aberração de “presidenta” dá para perceber a sua mediocridade. A senhora vai ser apeada do poder, mais cedo ou mais tarde, mas fique sabendo que considero que suas mãos estão indireta ou até mesmo diretamente manchada pelo sangue da pequena Larissa, e o fato de ter trocado Davos pela posse de um cretino a torna cada vez mais cúmplice das balas perdidas no Rio de Janeiro.

    • Bem colocado, concordo com tudo e faço uma sugestão, a palavra presidenta não existe, então como ela é a governante, pode ser chamada de governanta. Que é uma espécie de mordomo. Que como todos sabemos, é sempre o culpado! Senhora governanta, você é ridícula, na sua arrogância mal encarada, na sua ideologia ultrapassada, mesquinha e tacanha! Que todos os bilhões que desviou não só pelo roubo mas também pela incompetência caiam sobre a sua cabeça.

  2. As conexões imternacionais: Nada contra e nem a favor do Fórum Europeu (questão interna deles na qual não estamos familiarizados) mas sim quanto à teoria e a pratica aplicada no caso brasileiro.

    “Para Alexis Tsipras e todas e todos os militantes do SYRIZA

    O Partido dos Trabalhadores, Brasil, saúda a importante vitória alcançada pelo SYRIZA nas últimas eleições do dia 25 de janeiro, coroando o caminho percorrido desde sua fundação em 2004.

    Esta conquista mostra a decisão da população grega em trilhar um novo caminho, dando um basta às políticas econômicas ditadas até o momento pela troika (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) desde que estouro a crise de 2008, tendo como principal resultado os índices alarmantes de desemprego, o desmonte do estado de bem-estar social e uma profunda recessão.”

    http://forodesaopaulo.org/o-pt-brasil-sauda-a-vitoria-do-syriza-nas-eleicoes/

  3. Isso parece piada. O Partido dos Trabalhadores não tem papel próprio timbrado pelo menos para se solidarizar com tudo aquilo que não pratica? Pelo jeito, comanda o foro e já o contaminou. Infelizes os idealistas individuais que acreditam nisso. Estou convencido que alguns governantes latino americanos que contrariam interesses norte americanos sabem perfeitamente que o PT é um cavalo de Tróia e corrupto. Como o Brasil é grande, importante no contexto, se calam e fingem que não sabem. Não duvido que esse foro, se não foi criado, já esteja dominado pela CIA, como o Lula foi pelo Golbery do Couto e Silva e protegido pelo Romeu Tuma.

  4. “Apesar do momento conturbado da economia brasileira, um índice vem se destacando positivamente. Os investimentos estrangeiros diretos (IEDs) no Brasil chegaram a US$ 51,1 bilhões entre janeiro outubro deste ano, o equivalente a 2,71% do PIB, superando o montante acumulado no mesmo período do ano passado – US$ 49,1 bilhões”.
    Interessante: Brasileiros apostam no pior e os estrangeiros no melhor. Quem está com a razão ? O estrangeiro claro , ganha dinheiro investindo no Brasil, especialmente no setor de serviços, enquanto brasileiros tentam destruir a imagem do Brasil para tirar proveito eleitoral. Estes maus brasileiros criam incertezas econômicas para atrasar , para provar que o Brasil vai mal, mas todo mundo já sabe que fazem isso porque não empreendem nada, não investem nada aqui no Brasil, portanto, o Brasil pode afundar, que a grana deles está salva.
    Mas o Brasil não afunda, há 12 anos essa ladainha de satanização. Serão mais quatro anos de escândalos, mas só econômicos, porque outros escândalos piores, nem são lembrados, nem combatidos. Cito o exemplo de nossas polícias , envolvidas em todo tipo escândalos,desvios, fraudes , assassinatos. Agora mais um escândalo, a perícia desconfia que o comandante da UPP foi assassinado pelas costas , pela própria polícia, durante uma ação na favela. Mas querem moralizar o Brasil destruindo a Petrobras. Destruíram a imagem Petrobras para quê ? Para tirar um braço desenvolvimentista do Brasil.

  5. Tá certo, não foi do Brasil: foi do nosso dinheiro. Bando de ladrão.
    Essa petralhada precisa parar com esse negócio de dizer que quem não gosta de ladrão é tucano ou a favor de 64. Até porque acaba sendo um elogio para eles.
    Sou a favor da democracia, sou a favor da liberdades individuais, sou a favor do livre comércio, sou a favor da propriedade particular, sou Republicano e nunca votei em um único tucano. A diferença entre os tucanos e a petralhada é que os primeiros são mais civilizados.
    E parei por aqui.

  6. Não ponha palavra na minha boca, meu caro. Eu não digo quem não gosta de ladrão é tucano porque tucano rouba e engana o povo muito antes do PT. Nem filiado ao PT eu sou como dizem. Sou sindicalizado, eu pago ao sindicato dos eletricitários como qualquer categoria de trabalhador. E pago satisfeito porque o sindicato dos eletricitários ampara o trabalhador. Entre PSDB e PT fico com o PT. E não me venha com churumelas porque quem é honesto na política brasileira ? Fui criado na ditadura, vi sarney, maluf, geisel, e o figueiredo com sua sunguinha fazendo cooper em são conrado acompahado de personal bandido. Nunca, em tempo algum, eu cresci tanto economicamente como nesses últimos 12 anos. Como eu já disse, perdedor tem mais é que reclamar mesmo. Ganhador tem mais que elogiar. Como sou ganhador elogio o PT.

  7. “Não ponha palavra na minha boca, meu caro”.
    “perdedor tem mais é que reclamar mesmo”

    “E não me venha com churumelas porque quem é honesto na política brasileira?”. Moral de esgoto.

    Finalizando de vez: lugar de ladrão é na cadeia, seja petralha, tucano, apoiador de 64…

    PS1.: você é um idiota útil ou um completo alienado: maluf, sarney e muitos outros que apoiaram a ditadura são petralhas de carteirinha. Vai se informar.

    PS2.: “eu cresci tanto economicamente como nesses últimos 12 anos”. Só vejo petista falando esse tipo de coisa. O Brasil está definhando, com as instituições todas corrompidas ou aparelhadas, inflação, desemprego,… Deve ser bom ser petista…

  8. A propósito da moral de esgoto , segue para informação do Sr. Inocente Inútil. Como inútil ? Inutil porque só serve para criticar , não constrói nada, só sabe criticar o PT, mas vota no aécio, que se ganhasse a eleição, dar-lhe-ia uma banana podre, porque nem banana comestível aecio escravagista, construtor de aeroporto suspeito, dá para o povo.

    “Durante a ditadura militar, no governo do general Ernesto Geisel, de 1974 a 1979, o então ministro de Minas e Energia, Shigeaki Ueki, receberia fração de dólar por cada barril de petróleo comprado para a Petrobrás. E isso nunca foi investigado. Indícios do enriquecimento ilícito de Ueki é a compra da maior e mais rica fazenda no Texas”

    Assim como o BNDES, durante a privatização dos tucanalhas, emprestou dinheiro para que estrangeiros comprassem empresas brasileiras , FHC queria vender a Petrobras para Odebrecht, o negócio seria assim: A petrobras emprestaria o dinheiro para odebrecht comprar a Petrobras que depois se chamaria Petrobrecht.

  9. Carlos Luchetta,me desculpe, mas eu pensei que tu fosses eleitor do aecio, porque no teu comentário tu se referes a uma quadrilha que tomou o poder. Este é o discurso do aécio. Eu apenas quis comentar que o aecio para ganhar eleição denunciou os esquemas envolvendo a Petrobras com as empreiteira. Tudo para ganhar a eleição não para moralizar. Denunciou a Petrobras, mas as mesmas práticas continuam em outras instâncias brasileiras,prejuízo para a imagem da Petrobras e do Brasil,porque ao mesmo tempo que o cerveró é submetido aos rigores da lei, a corrupção, os desmandos, o comportamento não republicano continuam a serem praticados em escala nacional. Então para mim é hipocrisia detonar com a maior empresa brasileira, que gera riqueza, pesquisa e desenvolvimento, tecnologia se não mudará o Brasil. Os estrangeiros devem rir da gente e dizer:O povo maluco, nunca estão de acordo em nada, vivem se xingando, se agredindo, um chamando o outro de ladrão, não há um dia que não tenha uma manchete sobre crimes , roubos, assaltos, assassinatos, uma violência assustadora, até trabalho escravo tem e que aumenta,e querem moralizar o país justamente onde brasileiros mostram verdadeira excelência, competem de igual para igual com os profissionais das maiores petroleiras do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *