Fundação Bill Gates processa Petrobras por perdas com ações

Deu na Veja

A Fundação Bill & Melinda Gates entrou com um processo contra a Petrobras para recuperar perdas com ações da petroleira decorrentes do escândalo bilionário de corrupção na estatal de petróleo, investigado pela operação Lava Jato.

Segundo a queixa, registrada na quinta-feira à noite na corte federal de Manhattan, “o esquema de suborno e lavagem de dinheiro” causou à Fundação Gates e a outro autor, WGI Emerging Markets Fund LLC, uma perda de dezenas de milhões de dólares investidos da petroleira. “Na verdade, o escândalo ainda parece aumentar a cada dia, à medida que mais criminosos, mais prisões e mais contas bancárias secretas são descobertos”, disse a ação.

A Petrobras está enfrentando uma enorme quantidade de processos nos Estados, que alegam anos de corrupção, incluindo subornos, que teriam inflado o valor de suas ações e títulos em mais de 98 bilhões de dólares. Criada em 2000 pela Microsoft Corp, a fundação tem como foco a melhoria da educação e da saúde e a redução da pobreza.

AÇÃO ISOLADA

A fundação está processando a Petrobras por conta própria, sugerindo acreditar que poderá ser a melhor maneira de recuperar mais de suas perdas em recibos de ações da Petrobras negociadas nos EUA (ADRs). A filial brasileira da auditora da petroleira PricewaterhouseCoopers (PwC) também é ré.

Procuradas, a Petrobras e a PwC não tinham comentários imediatos sobre a reportagem. Os advogados da fundação não responderam imediatamente aos pedidos para comentar. Westwood Global Investments LLC, uma empresa com sede em Boston, gerencia investimentos para a fundação e para o fundo WGI.

DESPENCANDO

O valor de mercado da Petrobras, que era de quase 300 bilhões de dólares há sete anos, caiu mais de 90% desde então. Em abril, a petroleira anunciou perdas de 6,2 bilhões de reais por corrupção e reduziu em mais de 44 bilhões de reais o valor de seus ativos.

A fundação com sede em Seattle é uma das maiores organizações de caridade do mundo, com doações de 41,3 bilhões de dólares. (Com agência Reuters)

17 thoughts on “Fundação Bill Gates processa Petrobras por perdas com ações

  1. Infelizmente quem vai pagar mais esta conta é o povo brasileiro!

    “Cada povo tem o governo que merece!”
    Conde Joseph-Marie de Maistre (Savoia, 1 de Abril de 1753 — 26 de Fevereiro de 1821) escritor, filósofo, diplomata e advogado.

  2. Caro Jornalista,

    “Segundo a queixa, registrada na quinta-feira à noite na corte federal de Manhattan, “o esquema de suborno e lavagem de dinheiro” causou à Fundação Gates e a outro autor, WGI Emerging Markets Fund LLC, uma perda de dezenas de milhões de dólares investidos da petroleira.”

    ORA,
    Só RECLAMARAM agora porque levaram PREJUÍZO, porque a farinha faltou no prato deles!!!
    A Petrobrás está sendo roubada, no mínimo, desde os tempos do SHIGEAKI UEKI.
    Mas como eles sempre SAÍAM NO LUCRO, nunca foram acometidos por uma crise repentina de ÉTICA e de LISURA…
    -Ora, mercado de ações é assim mesmo. Se querem investimento sem risco apliquem na caderneta de poupança!

    • Eles estão certíssimos, e não tem nada a ver com ética e lisura; simplesmente, como todos os demais acionistas da Petrobrás, foram prejudicados pela derrocada financeira da empresa causada pela corrupção, e estão reclamando, como todos os acionistas deveriam estar fazendo. O risco do mercado de ações é um risco negocial, já um roubo do patrimônio dos acionistas é coisa que se deve reclamar, sim, e pedir ressarcimento.

      • Perfeito Wilson
        Acidente de percurso é uma coisa. Roubalheira é outra.
        Confundir-se as duas coisas seria aceitar o roubo como algo normal,
        os prejudicados arriscaram nos negócios de mercado/produção e não nos riscos de assalto.
        Abraço.

  3. E o povo brasileiro pagará mais esta!
    Interessante a pergunta. Pergunto eu: e terá alguém mais responsável pelo descalabro, corrupção e roubalheira que se proliferou por toda a máquina pública em nosso país, além dos agentes que a utilizaram?
    Se o governo entregou a empresa para administradores incapazes é risco.
    Já para vigaristas, corruptos e ladrões é outra coisa. Nesta hipótese, não pode ser considerado o resultado/prejuízos como risco de mercado/negócio. Assalto é algo imprevisto. mas quando produzido por estranhos. Mas quando pelos que detem sua guarda, bem, nestes casos a empresa/governo são os responsáveis diretos.
    Assim, na minha visão, quem se sentir prejudicado deve ingressar na justiça. E rápido, pois serão muitos, muitos mesmo. Aqui no Brasil são milhares.

  4. Em nossa opinião, se ficar provado que a PETROBRAS SA e sua Auditora PRICEWATERHAUSE COOPERS foram vítima da ação de Diretores que causaram prejuízo à Companhia para enriquecer, a Fundação BILL & MELINDA GATES não ganham a questão. Se porém, ficar provado que os Diretores da Petrobras SA foram lá colocados por indicação Política, e com o conhecimento da alta Direção extraiam “Comissões”, a maior parte das quais metodicamente repassavam a Partidos Políticos, a Fundação BILL & MELINDA GATES ganham a questão. Abrs.

  5. Mestre Bortolotto,
    Mais uma vez as tuas explicações vão ao encontro do que acabei de registrar acima com referência aos processos movidos por americanos contra a nossa estatal, em face dos prejuízos gerados pelas administrações corruptas e desonestas indicadas por partidos políticos, ênfase nas nomeações do PT e PMDB para esta finalidade, isto é, o desvio de dinheiro dos contratos estabelecidos com as empreiteiras e, em consequência, o superfaturamento de preços.
    Correto o raciocínio do mestre ao explicar que, se os diretores agiram por conta própria não caberia a reivindicação na Justiça, todavia, caso a ação danosa dos diretores foi em razão de obterem dinheiro para partidos e políticos envolvidos nessa falcatruas, os processos lograrão êxito nas suas exigências.
    Um abraço.

  6. Prezado Sr. FRANCISCO BENDL, também meu Mestre.

    Lembremos que a PETROBRAS SA e sua Auditora PRICEWATERHAUSE COOPERS devem ter SEGURO contra Imprudência, Imperícia e Negligência, sem Dolo, por parte de suas Administrações. O prejuízo não será total.
    Desculpem-me se falei besteira, porque não sou Advogado, e nesse caso ainda necessita-se ser especialista no Commom Law , Sistema de Direito vigente nos EUA. Abrs.

  7. Os comentários do Chico Bendl foram “matadores”, demolindo com inteligência as frágeis (e vagabundas!) linhas de pensamento daqueles que ainda tentam defender a bilionária roubalheira praticada na Petrobras.

  8. Juca, meu caro,
    Obrigado por concordares comigo quanto à roubalheira praticada pelo PT e aliados contra a Petrobrás.
    Não consigo descobrir qualquer meio que o governo teria para se defender dos processos contra a nossa estatal, em razão dos prejuízos contabilizados advindos de administrações corruptas e desonestas.
    Dificulta sobremaneira qualquer tentativa de os petistas se livrarem dessas acusações, o fato de os diretores serem escolhidos pelos partidos envolvidos, por políticos importantes, além das nomeações diretas efetivadas pelo ex-presidente Lula e presidente Dilma.
    Salta aos olhos que as escolhas dos diretores por Lula e Dilma, deputados e senadores do PMDB, que jamais os critérios utilizados ao preenchimento dessas funções tão técnicas e sofisticadas em uma refinaria do porte da Petrobrás foram aqueles eminentemente técnicos, justamente os desconsiderados, evidenciando o dolo nestas escolhas de pessoas que estavam comprometidas com um sistema que acarretaria graves prejuízos à empresa e acionistas, e não que fossem de oscilações de mercado,não, mas advindos de meios que roubaram da estatal bilhões de dólares, repartidos entre criminosos e grupelhos travestidos em partidos políticos.
    Ora, se eu fosse acionista da Petrobrás, o meu processo já estaria na Justiça pleiteando indenizações por eu ter sido enganado, ludibriado por estelionatários, ladrões, bandidos de alta periculosidade que atuam para desestabilizar uma nação em proveito próprio.
    Desnecessário eu comentar que faria o mesmo com os responsáveis pelas escolhas dos diretores acusados e que estão sendo condenados pelos crimes cometidos em obediência às determinações de seus “comandantes”, que sabemos quem são, por mais que digam o contrário.
    Um abraço, Juca, e obrigado pelas palavras gentis.

  9. O governo brasileiro, como maior acionista da Petrobrás, é também o acionista controlador, e portanto responsável por todos os desvios de governança que ocorreram, ocorrem ou venham a ocorrer nela. E esses desvios ocorreram exatamente porque é o governo, que não se preocupa com o retorno da companhia e nem com o que acontece com seus acionistas minoritários, mas apenas com o dinheiro que pode tirar dela (e, portanto, deles).

  10. Bill Gates apenas disse que não é sua fundação que processa a Petrobras pelas consequências da roubalheira petista.

    Mas sim o fundo “Bill & Melinda Gates Trust” que administra os ativos da Fundação Gates. Ou seja, há realmente mais essa ação judicial contra a Petrobras nos EUA, mesmo que a petralhada tente desviar o foco, ou distorcer as imagens!

    Vejam abaixo a notícia melhor explicada:

    http://oglobo.globo.com/rio/dilma-presenteia-bill-gates-com-mascotes-dos-jogos-de-2016-17621451

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *