Geólogos fazem protesto nacional contra projeto que prejudica mineração

Cansados de esperar para serem ouvidos em um assunto que causa o desemprego e uma enorme apreensão no setor, geólogos saíram às ruas nas capitais Brasileiras. Foi o dia da  Consciência Mineral quando centenas de geólogos se manifestaram contra o MRM . 

Em destaque a manifestação no Esposibram (veja vídeo)  e a entrega da carta aos Parlamentares em Brasília. Até o momento Movimento Consciência  Mineral, já tem mais de 3.888 assinaturas contra o Marco Regulatório da Mineração (MRM), um número muito  elevado considerando que existe um pequeno número de geólogos em atividade no  Brasil.

Apesar de manifestações, protestos, matérias publicadas na mídia e divulgadas em inúmeras reuniões com os Parlamentares ainda é incerta a situação sobre o MRM. Se os deputados aceitarem o MRM sem o regime de prioridade teremos o caos instalado na mineração brasileira. Será o fim da pesquisa mineral e das pequenas empresas de mineração que são as maiores investidoras na pesquisa do Brasil.

As incertezas causadas pelo mau gerenciamento que o Ministério está fazendo já causaram milhares de desempregados nas empresas de geologia, sondagens, laboratórios e demais empresas ligadas ao setor.

Enquanto isso o ministro Lobão, que deveria ser um dos maiores defensores da mineração e das empresas que fazem a pesquisa mineral confirma que o MRM será aprovado ainda esse ano sem maiores modificações. O Ministro quer que o povo passe a pagar pelos mais de 1 bilhão e quatrocentos milhões de Reais que as empresas junior investem, do próprio bolso, todo o ano em pesquisa mineral.

É um paradoxo!!! O Brasil deveria investir esse dinheiro em saúde, educação e infraestrutura, áreas onde somos carentes e não em pesquisa mineral que já é financiada pelos empresários da área privada. Alguém deve falar com a presidente e com o ministro sobre isso…

(artigo enviado pelo geólogo Ricardo Sales)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 thoughts on “Geólogos fazem protesto nacional contra projeto que prejudica mineração

  1. Creio que o sistema de administrar uma nação é arcaico, e por este motivo se cria e sempre se evidencia um circulo vicioso que acarreta prejuízos ao povo em todas as atividade social e econômicas, principalmente na área de mineração. Sou contra o novo MRM – PL 5.807/2013, relato minhas justificativas e indignações no blog em defesa dos oprimidos e indefesos garimpeiros e pequenos mineradores em nosso Brasil. Vejam todos os detalhes acessando o blog: cooperativa-ccga.blogspot.com.br. Divulguem este blog, agindo assim estará contribuindo para a nossa manifestação e o beneficio do nosso povo. Outra opção de acesso; digitem na internet – Sobrevivendo das Esmeraldas – CCGA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *