Gilberto Carvalho não é o “grilo falante” de Dilma Rousseff. Ele trabalha diretamente para Lula.

Carlos Newton

Na edição do último domingo, O Globo publicou espalhafatosa matéria elogiando o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, em página inteira, classificando-o como o “grilo falante” do governo e dizendo que ele teria recebido da própria presidente Dilma Rousseff a tarefa de ser uma espécie de porta-voz do Planalto.

Caramba, como um jornal como o Globo pode ser tão desinformado. Desde a formação do atual governo, até as paredes do Planalto sabem que Carvalho foi mantido lá única e exclusivamente pela vontade do ex-presidente Lula, que o transformou em seu representante particular no palácio.

E também qualquer analista político já percebeu que é Lula quem fala através dele, como se o ministro fosse uma espécie de boneco de ventríloquo. Como já foi assinalado diversas vezes aqui no blog, Lula usa Carvalho até mesmo para se colocar no xadrez político. O caso da disputa pela prefeitura de São Paulo é o exemplo mais flagrante.

Para não desapontar os demais candidatos (Marta Suplicy, Aloizio Mercadante, Eduardo Suplicy e os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto), Lula diz que apóia a realização de prévias, mas já está em campo fazendo a campanha de Fernando Haddad, que ninguém quer no PT, só ele, Lula.

José Dirceu, que de uns tempos para cá entrou em linha de colisão com Lula, tenta disputar com ele o controle do partido, está se metendo em todos os assuntos e já deu declarações avisando que também apóia as prévias. Detalhe: Dirceu tem grande influência no diretório de São Paulo, onde vai se tratar a disputa pela candidatura.

Então, o que faz Lula? Manda Gilberto Carvalho dizer que não deve haver prévias. O secretário-geral do Planalto imediatamente passa aos jornalistas esta opinião, mas em nenhum momento a atribui à presidente Dilma Rousseff. O jogo então se embaralha todo, conforme Lula pretende. O ex-presidente não sabe jogar xadrez, mas é praticamente imbatível no xadrez político, por pura intuição.

Dizer que Gilberto Carvalho é o “grilo falante” da presidente Dilma Rousseff significa nada entender desse intrincado jogo político, que só pode ser travado por grandes-mestres profissionais, não é coisa de amadores.

Por hora, quem dá as cartas é Lula. Mas Dirceu também sabe jogar, ficou milionário com as “consultorias” que deu a alguns dos maiores empresários que atuam no país, nacionais ou estrangeiros, entre eles o próprio Eike Batista. Por ora, não tem o que fazer e se diverte se tornando uma eminência parda no PT, cujo presidente atual, Rui Falcão, é inexpressivo. E o jogo está só começando. Vamos ver se Dirceu tem alguma carta na manga.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *