Gilmar diz não ter atingido honra das Forças Armadas e que sua crítica foi ao emprego de militares na Saúde

Gilmar diz que política de saúde “não tem se mostrado eficaz”

Deu no O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou em nota que respeita as Forças Armadas, mas não só ressaltou que não cabe a elas formular e executar políticas de saúde como também acrescentou que a política adotada no Ministério da Saúde “não tem se mostrado eficaz”.
 
O texto é uma resposta às críticas que Gilmar recebeu por dizer que o Exército está se associando a um “genocídio”, em referências às mortes causadas pelo novo coronavírus. A declaração do ministro foi feita no sábado. Gilmar questionou o fato de o Ministério da Saúde ser dirigido há quase dois meses por um general da ativa do Exército, Eduardo Pazuello, que levou para sua equipe mais de 20 militares.
 
“LEVIANA” – Na segunda-feira, o Ministério da Defesa classificou a declaração do ministro como “leviana” e disse que vai enviar uma representação contra Gilmar à Procuradoria-Geral da República (PGR).O vice-presidente Hamilton Mourão e o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, também repudiaram a declaração. Ambos são generais da reserva, assim como o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.
 
Em sua nota, Gilmar Mendes disse que as Forças Armadas, “ainda que involuntariamente”, estão sendo chamadas a cumprir uma missão “avessa ao seu importante papel enquanto instituição permanente de Estado”. O ministro disse não ter atingido a honra do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica e destacou que somente refutou “a decisão de se recrutarem militares para a formulação e a execução de uma política de saúde que não tem se mostrado eficaz para evitar a morte de milhares de brasileiros”.
 
No texto, o ministro ressalta que o Brasil já registrou mais de 72 mil mortes por causa da Covid-19 e que “a substituição de técnicos por militares nos postos-chave do Ministério da Saúde deixa de ser um apelo à excepcionalidade e extrapola a missão institucional das Forças Armadas”.

18 thoughts on “Gilmar diz não ter atingido honra das Forças Armadas e que sua crítica foi ao emprego de militares na Saúde

  1. Mas o Gilmar nao atingiu a honra de ninguem mesmo. O problema eh que os militares de pijama mamadores de tetas no estado tem os ouvidos muito sensiveis. Parecem ate mesmo choroes petistas!

    • Coincidência ou azar?
      Nunca li, em tempo nenhum da história da civilização, um projeto de altíssima complexidade – daqueles que exigem genialidade, tocado por militares – que atigisse o seu objetivo com plenitude.
      No projeto Manhattan, por exemplo, o único militar de destaque era o gen. “araponga”, Leslie Groves, responsável por monitorar os passos dos técnicos e cientistas civis: Norris Bradbury, John Manley, Enrico Fermi (meu favorito), J. M. B. Kellogg. Robert Oppenheimer e outros.
      -Será se aqueles gestos catatônicos e brados monótonos, como se estivessem a domar um animal afalado, sem direito a questionar: isso vai atrofiando os cérebros dos milicos?

    • Ouvidos e BOLSOS MUITO SENSÍVEIS. Sr. Renato.
      Nunca esqueça da sensibilidade dos bolsos dessa rapaziada. Já percebemos que se estiverem bem reacheados, deixam o biroliro pilotar o carrinho do trem fantasma.
      rsrs…
      Cordialmente.

  2. Renato, quando o Brasil precisa e seu Cidadão cansado de ser Assaltado por todos os Poderes precisa defender seu futuro e o futuro de sua Família e do Brasil eles só recorrem às Forças Armadas, essa é a diferença. Quem chorou na última na corte de estimação dos lulopetralhas foi o filhotes do Capo do PT é só pesquisar e depois Decretou Intervenção no Brasil e aí o caos foi instalado ! Nós choramos de Amor à Pátria e vocês da frouxidão moral de roubarem o Brasil e agora não poderem , chegou a hora, procuraram a ruptura, ela tá na tua porta, não chore, aceitem !!!

    • Bla bla bla bla. E o PT? E o Lularapio? Bolsonatetes sao os novos petistetes mesmo. Milico vagabundos ganham muito e nao fazem nada. Sao tao parasitas quantos os politicos que estao ai.

  3. Gilmar Mendes é um crápula. Não tem moral para atacar ninguém, como a maioria daquela pocilga.
    Nada sabe a formação dos que dirigem o ministério da saúde. Dois anos de estudo administração pública na AMAN.
    É um acinte, um crime, leviano como o irresponsável Gilmar age.
    Fala e acha que fica assim?
    Sibilino, finge defender o Exército, fazendo um jogo de palavras, premissas falsas.
    Canalha.

    • É verdade.
      Esse rábula famtasiado de rogado vive vida de rei e quando se mete com quem não pode, logo volta atrás.
      Viu que meteu a mão em cumbuca , e tratou logo de arrumar desculpas esfarrapadas para não ter que levar chumbo grosso.
      Quando toma as decisões desrespeitosas contra o povo o indefeso povo brasileiro como foi o caso de arrumar uma saída para não manter Luiz Inácio preso, se sentiu o tal é saiu por aí justificando seu amor pelo bandido.
      Cara de pau é pouco para chamar esse sujeito que ganha rios de dinheiro do pobre povo trabalhador que paga seu salário e as incontáveis mordomias que o mantém cada vez mais arrogante com os indefesos e com o rabo entre as pernas com os poderosos.
      Pobre Brasil que depende de homens desse tipo.

  4. Entre agravantes e atenuantes, razão lhe assisti,o Min.Gilmar Mendes, reafirmou que os descamisados estão abandonados a própria sorte.

    Os militantes Chavistas, desmontaram as estruturas da saúde.
    Neste caso,neste episódio,o Sr. Gilmar,teve a coragem de disser tudo aquilo que nós gostariamos de disser…
    Parabéns pela bravura.

    Hoje o maior escândalo finaceiro,a fora o Guedes, é os militantes ganhando 100 pilas por mês..
    ki.escanio…
    Haia, é logo Alí…

    CHAVISMO VIVE…

  5. Antes de se meter nos deveres dos outros, quem sabe o nobre ministro faz\ o trabalho que o povo, regiamente lhe paga!
    Este ministro e não cidadão comum, não tem mais condições de julgar nada, nem jogo de xadrez!
    Que o senado crie juizo e retire os processos de impeachment contra o ministro, que se encontram engavetados sob a guarda do engavetador-mor Alcolumbre!
    Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *