Gilmar diz que TSE pode concluir o julgamento antes de julho. Será Piada do Ano?

Resultado de imagem para gilmar mendes

Presidente do TSE diz que pode haver “rapidez”

Daniel Carvalho
Folha

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, disse na noite desta quarta-feira (5) que o julgamento da ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer pode ser concluído ainda no primeiro semestre de 2017. “Acho que daqui a a pouco vamos retomar [o julgamento], vamos cumprir todo esse calendário, a oitiva dessas pessoas, a alegações finais, novo prazo e em seguida retomamos”, afirmou Gilmar Mendes.

“Talvez a gente termine ainda neste semestre. Como já brinquei com vocês, prognóstico só depois do jogo, mas a gente pode julgar com maior rapidez”, disse o presidente do TSE em uma rápida passagem por um evento em uma churrascaria em Brasília.

MAIS PRAZO – O TSE suspendeu o julgamento do processo de cassação da chapa Dilma Roussef-Michel Temer após o plenário decidir nesta terça (4) conceder mais cinco dias de prazo para manifestação das defesas.

O relator Herman Benjamin recuou da posição dos últimos dias e durante a sessão aceitou dar o prazo, além de concordar em ouvir novas testemunhas. Com isso, a data de retomada do julgamento fica incerta.

Questionado se um prazo mais razoável para a conclusão do julgamento não seria o segundo semestre, Gilmar Mendes apenas afirmou que “pode ser”.

“É possível que a gente tenha pedido de vista. O processo está muito longo, muito complexo e tudo mais. Temos muitas questões preliminares ainda para serem definidas, embora as questões mais delicadas, eu acho que já foram contempladas agora e já foram corrigidas, evitando o regresso no meio do processo. Acho que vamos andar bem”, disse Gilmar Mendes.

“VAMOS AGUARDAR” – Quando indagado se, politicamente, a eventual cassação da chapa seria temerária, o presidente do TSE disse que “primeiro é preciso julgar para depois condenar”.

“Vamos aguardar. O tribunal vai deliberar com tranquilidade sobre isso. Tem um bom ambiente, bastante serenidade. O tribunal vai conduzir bem esta matéria com todos Adões, Evas, serpentes e tudo mais”, afirmou o ministro, brincando com uma declaração do relator do processo.

Benjamin disse na sessão de terça-feira que, para evitar a procrastinação, “não podemos ouvir Adão e Eva para que se intime a serpente”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A declaração otimista de Gilmar Mendes tem duas traduções simultâneas: ou é Piada do Ano ou ele tem certeza de que Temer, seu amigo há 30 anos, será inocentado. É mais provável, porém, que seja Piada do Ano, porque a pressão da opinião pública será muito forte e os ministros do TSE podem recuar e votar de acordo com a jurisprudência, que manda cassar Dilma e Temer, que então vai recorrer ao Supremo, e está tudo dominado até o final de 2018. (C.N.)

9 thoughts on “Gilmar diz que TSE pode concluir o julgamento antes de julho. Será Piada do Ano?

  1. Sugiro botar uma toga numa lesma, fazer nela um brainwashing de modo a torna-la nociva, chata, ineficiente e arranjar um jeito de instalá-la no STF. Aposto que os excrecelentíssimos nem vão notar!

  2. Esse dr. Babaca, deveria procurar um circo para ser a estrela do mesmo.
    Como se diz no nordeste, vá mangar dos outros assim, na casa da peste………

  3. Pior do que tudo dominado, até o final de 2018 vamos estar, isto sim, todos asfixiados financeiramente, sem nenhuma margem à reação, sendo esta a lógica de tamanho absurdo que está acontecendo neste país com a população e o dinheiro disponível entregue de porteira fechada aos banqueiros que achacam a tudo e a todos via juros extorsivos, criminosos, com a conivência de governantes corruptos, esquemosos, perseguidos pela força-tarefa da Lava Jato, que, na verdade, se o Brasil fosse um país sério, já deveriam estar todos na cadeia, o establishment bandido completo.

    • Quem sabe os tatuzões encontrados parados no Ceará conseguem ajudar a furar os bloqueio$. Vou ter que acampar a Revolução Redentora na Praça dos Três Poderes, urgente, não há outra saída.

  4. E o que dizer do cinismo do novo ministro do TSE Admar Gonzaga, que indica que Corte deve absolver Temer e punir apenas Dilma, levando em conta o atual momento do país. Afinal, todo juiz “tem responsabilidade política” https://goo.gl/7sM6OR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *