Gilmar encurrala Janot, ao exigir provas consistentes contra Aécio Neves

Denúncia de Rodrigo Janot foi considerada “infantil” por Gilmar

Carolina Brígido
O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou de volta ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Diante de defesa prévia apresentada pelo tucano, Gilmar quer que Janot informe se considera mesmo necessário levar adiante as apurações. São alvos do mesmo pedido de abertura de inquérito o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Esse tipo de procedimento é pouco comum no tribunal. Há duas semanas, Gilmar fez o mesmo no primeiro pedido de abertura de inquérito contra Aécio. Um dia depois de ter autorizado o início das investigações, o ministro mandou paralisar tudo e pediu um parecer de Janot sobre a necessidade das apurações.

O procurador-geral ainda não enviou resposta em nenhum dos casos.

RURAL E FURNAS

O segundo pedido de abertura de inquérito contra Aécio trata de camuflagem em dados do Banco Rural com o objetivo de esconder operações financeiras do mensalão mineiro. Na defesa prévia apresentada, a defesa de Aécio argumenta que não há elementos mínimos para justificar a instauração de um inquérito.

O primeiro pedido de inquérito contra Aécio é sobre o suposto pagamento de propina de contratos de Furnas para o tucano. As duas frentes de investigação iniciaram a partir da delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). O senador nega qualquer envolvimento com os dois casos.

Sobre o mensalão mineiro, Delcídio disse que Paes, então secretário-geral do PSDB, foi um dos operadores da maquiagem dos dados do Banco Rural. Esses dados seriam enviados à CPI dos Correios, que investigou o mensalão e tinha Delcídio como presidente.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG Em tradução simultânea, o ministro Gilmar Mendes encurralou o procurador Rodrigo Janot no canto do ringue. As denúncias contra Aécio Neves não têm consistências. Uma delas, sobre uma conta da mãe de Aécio no exterior, chega a ser ridícula. O valor depositado era tão baixo que nem precisava ser declarado à Receita. A conta não era secreta e não recebeu depósitos. Diante dessa patuscada, Gilmar pressiona o procurador a reconhecer que errou. Janot pagou mico, não tem saída e agora vai ficar esperando, para ver se surge algo consistente contra Aécio, que enfim justifique uma nova velha denúncia. (C.N.)

17 thoughts on “Gilmar encurrala Janot, ao exigir provas consistentes contra Aécio Neves

  1. ###
    NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, o ministro Gilmar Mendes encurralou o procurador Rodrigo Janot no canto do ringue. As denúncias contra Aécio Neves não têm consistências. Uma delas, sobre uma conta da mãe de Aécio no exterior, chega a ser ridícula. O valor depositado era tão baixo que nem precisava ser declarado à Receita. A conta não era secreta e não recebeu depósitos. Diante dessa patuscada, Gilmar pressiona o procurador a reconhecer que errou. Janot pagou mico, não tem saída e agora vai ficar esperando, para ver se surge algo consistente contra Aécio, que enfim justifique uma nova velha denúncia. (C.N.)

    Mais que perfeito.
    Exatamente isso!

  2. É muito estranho que a cúpula pmdbista no Senado esteja há 3 dias falando do Supremo Tribunal Federal na maior das intimidades , como se fosse a Casa da Mãe Joana e os togados …ó…calados!

  3. Então o que você atribui o que disse Jucá sobre Aécio ao Machado, Newton?

    Sobre o q o Machado falava ao dizer que Aécio não tem condição, que todo mundo sabe como ele funciona? Está na gravação.

  4. Essas acusações sobre o Aécio são requentadas, e já foram arquivadas em diversas estâncias.Esse negócio de querer desqualificar uma pessoa por ouvir dizer é falta de caráter.O Aécio pode até ter culpa no cartório por outras acusações, mas não incriminá-lo por ouvir dizer.Então, que o Sr.Delcídio comprove.No meu modo de ver, há uma tremenda incoerência.

  5. Sinceramente, vergonhoso. Quem neste país você pode afirmar quem é honesto? Até bem pouco tempo a nossa esquerda querida demonstrou para que veio.
    Você demonstrou MEDO, e para mudar o mundo para os nossos filhos, netos, não podemos ficar em cima do muro, e pior afirmar o que você não sabe.
    Pergunte ao Hélio Fernandes. Eu lhe admiro,mas não tenha medo, caso seja, pede para sair.
    Sei que meu TCP-IP você possui, e daí.
    Para se fazer um Juiz Sérgio Moro tem existir uns belos pais, que acreditem na vida eterna. Não pense que ao falar “em vida eterna” que eu seja babaca.
    Não tenho medo, Jesus é dono do meu caminho e dos “meus achegados”, entendeu?

  6. Espero que você esteja certo,caso contrário lhe cobrarei e gostaria que você se retratasse como bem disse Michel Temer: não possuo compromisso com os erros; caso os cometa, consertá-lo-ei.

    VIVA JAIR BOLZONARO, vai me criticar? Não podes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *