Gilmar Mendes sinaliza que pedido de vista vai retardar julgamento de Temer

 

Resultado de imagem para gilmar mendes

Pedido de vista é normal, avisa o ministro

Juliana Arreguy
O Globo

SÃO PAULO – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira que o tribunal “não é joguete de ninguém”, e que “não cabe ao TSE resolver crise política”. Indagado sobre o julgamento da chapa Dilma-Temer, marcado para começar na semana que vem em meio à crise política, Gilmar Mendes voltou a criticar “especulações da mídia” sobre os votos.

— Há muita especulação na mídia sobre pedido de vista, não pedido de vista. Se houver pedido de vista é algo absolutamente normal. Ninguém fará por combinação com este ou aquele intuito. Também não cabe ao TSE resolver crise política. Isso é bom que se diga. Tribunal não é instrumento para solução de crise política. O julgamento será jurídico e judicial. Então não venham para o tribunal dizer ‘vocês devem resolver uma crise que nós criamos’. Resolvam as suas crises — disse Gilmar, em congresso promovido pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), em São Paulo.

“NÃO É JOGUETE” – Questionado sobre declaração dada antes do evento ao jornal “Folha de S. Paulo”, de que o tribunal não era “joguete nas mãos do governo”, Gilmar repetiu suas palavras, demonstrando clara irritação:

— (O TSE) Não é joguete de ninguém.

Durante a palestra, realizada num hotel em São Paulo, o ministro disse que o país se encontra em um período de “normalidade institucional” — apesar da crise política. Mesmo mencionando a possibilidade de uma nova troca de presidente em menos de um ano, o ministro defendeu que todos os procedimentos foram realizados respeitando a liberdade e os direitos dos cidadãos.

— Tudo isso foi tratado sem convulsão social — afirmou.

JULGAMENTO COMPLEXO – Apesar da dura declaração, o ministro acredita que o processo será tranquilo, embora exija “grande esforço” dos envolvidos.

— Com certeza vai ser muito tranquilo. É um julgamento complexo, um processo complexo. Só o relatório do ministro Herman Benjamin tem mais de mil páginas. Isso exige de todos nós um grande esforço.

Gilmar Mendes comentou a troca de ministros do governo Temer de forma amena, focando apenas nas competências dos envolvidos e sem mencionar a possibilidade de Torquato Jardim ter sido realocado para agilizar a defesa do presidente.

— Conheço o ministro Serraglio e reconheço ele como um homem competente. Conheço também o ministro Torquato Jardim, foi nosso colega na Justiça Eleitoral, é muito reconhecido. Um profissional que está há muitos anos em Brasília e certamente desempenhará essa função.

FASE DE TRANSIÇÃO – As modificações no cenário político foram atribuídas pelo ministro como parte de um processo de transição.

— O Brasil vive essas crises prolongadas e óbvio que nós estamos de novo numa fase de transição. Sem dúvida nenhuma nós estamos vivendo essa situação peculiar desde a crise iniciada no governo Dilma, que não se encerrou, e certamente estamos caminhando para uma nova fase.

O ministro defendeu que a intervenção judicial deveria ser menor no cotidiano brasileiro. Ao declarar que o país é muito dependente do Judiciário, criticou uma suposta cultura da população de só conseguir valer os seus direitos por meio de ações judiciais.

— É preciso que a sociedade se organize de outra maneira.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Gilmar erra na avaliação. A população tem mesmo de recorrer à Justiça, em busca de seus direitos. O problema é que a Justiça não está funcionando a contento. Esta é a realidade. Se a Justiça agisse adequadamente, a impunidade diminuiria e haveria menos crimes, e isso é o óbvio ululante que Nelson Rodrigues tanto perseguiu. (C.N.)

13 thoughts on “Gilmar Mendes sinaliza que pedido de vista vai retardar julgamento de Temer

  1. eu nunca vi uma figura que adora tanto aparecer na televisão,como esse ministro inimigo da lava jato.aliás será que sobra tempo para esse senhor julgar os processos que aparecem na sua mesa?

    • Luiz
      Certamente o ministro se acha bonito e bem falante!
      Assim, aproveita todos os espaços para divulgar suas qualidades.
      Terá mais alguma que não consegui identificar?
      Fallavena

  2. Este falastrão disse: Que o Brasil esta se tornando uma organização Tabajara.

    Isto só é possível pela mediocridade dos nossos políticos e principalmente pela lerdeza da nossa justiça.

  3. O pedido de vistas é utilizado para:
    – tomar conhecimento do processo ou seja, não tomou conhecimento dele até agora;
    – tentar se valorizar, aparecer e parecer que está preocupado e interessado;
    – ver se poderá modificar suas convicções;
    – empurrar decisão para a frente, mais conhecido por “procrastinar a decisão.
    São artifícios utilizados pelos “doutos da lei”.
    Em resumo, é um “me engana que eu gosto”!
    Quanto mais demora, mais processos, mais tempo para decidir, mais custos para a sociedade, mais tempo para os criminosos/culpados. os processos vão se acumulando e a sociedade esperando.
    Da mesma forma que executivo e legislativo tem de passar por profundas, necessárias e sérias reformas, o judiciário também.
    Assim como nos outros poderes será necessário “!aposentar” compulsoriamente muitos, também na “santa corte”.
    Limpeza geral. Sem ela, quem será varrido será o país!
    Fallavena

  4. Fazer politicagem não deixa tempo para que o sinistro Gilmar trabalhe, por isso ele não quer que o brasileiro apele para a justiça.
    O pouco tempo que lhe resta para julgar, ele utiliza para defender os interesses da SORCRIM.

  5. Caro Carlos Newton, é sobremodo lamentável ver o nosso Supremo Judiciário preocupado com a opinião pública, quando em verdade o que o mesmo necessita é simplesmente cumprir o seu papel nesse enredo: JULGAR COM IMPARCIALIDADE, o que passar disso é de procedência duvidosa, eivada de escusos interesses e que só tem feito mal a esta BELÍSSIMA NAÇÃO, que sofre nas mãos que buscam os seus próprios interesses e do grupo a que se encontram atrelados.
    Bom seria que houvesse um verdadeiro levante das pessoas honestas (verdadeiramente honestas), e penso que componham a maioria no universo de cidadãos brasileiros, para cortarem o laço com tudo de ruim que tem atrapalhado, e muito, o progresso desse povo lindo e maravilhoso, que tem sido desgraçadamente enganado a cada eleição, pois me parece que aqueles que realmente desejam o bem para a nação, por não se permitirem corromper, não conseguem alçar o poder.
    A impressão que tenho é que existe uma máfia conduzindo o destino da nação, volto a dizer, em busca de seus próprios interesses, e não do que seria bom para todos, de Norte Sul. e de Leste a Oeste.

  6. “Ninguém fará por combinação com este ou aquele intuito.” É pra rir?
    Acreditem se quiser, mas já paguei 3 despachos na macumba daqui de perto da minha casa. Pedi em todos os despachos que ele seja raptado por um alien tarado.

  7. Analisando a aparência e comportamento de Gilmar Mentes , conclui – se que passou da hora deste sr. ser interditado pois demonstra estar completamente senil .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *