Governo do Irã ataca diplomacia de Dilma e diz que Lula faz falta

Carlos Newton

Em entrevista à Folha, o porta-voz pessoal do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, criticou duramente o comportamento do Brasil em relação a seu país. Sem meias palavras, Ali Akbar Javanfekr atacou diretamente Dilma Rousseff.

Na reportagem de Samy Adghirni, que virou manchete da primeira página da Folha, o porta-voz iraniano criticou duramente a política externa do governo Dilma Rousseff, que é conduzida pelo chanceler Antonio Patriota.

“A presidente golpeou tudo o que Lula havia feito. Destruiu anos de bom relacionamento”, afirmou Javanfekr.

Em sua recente visita à América do Sul, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad não visitou o Brasil. Seu descontentamento se reflete através das barreiras alfandegárias que adotou para prejudicar exportadores de carne brasileira.

A União Brasileira de Avicultura, por exemplo, denuncia que as vendas de frango para o Irã, em alta até outubro, passaram a ser vetadas sem justificativa. E a multinacional brasileira JBS relata ter tido milhares de toneladas de carne bovina retidas por três semanas num porto iraniano.

A declaração do porta-voz de Mahmoud Ahmadinejad é apenas a ponta do iceberg. É melhor os exportadores brasileiros desistirem do Irã.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *