“Governo tem mentor que acredita que a terra é plana”, ironiza Lula sobre Olavo de Carvalho

Lula disse que  Marcos Pontes poderia desmentir o guru  

Ricardo Galhardo
Nicholas Shores
Estadão

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o escritor Olavo de Carvalho, apontado como guru do governo Jair Bolsonaro, na noite desta quarta-feira, dia 11, durante lançamento do livro de seus advogados de defesa no salão nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Lula criticava as políticas do governo Bolsonaro quando, sem citar o escritor nominalmente, começou a falar de Olavo. “É um governo que tem como mentor intelectual um homem que acredita que a terra é plana e agora parece que vai ter um programa na TV pública”, disse o ex-presidente.

“RESGATE HISTÓRICO”  – O escritor radicado nos EUA vai ser uma das estrelas da série “A Última Cruzada” da produtora Brasil Paralelo que promete fazer um “resgate histórico” do Brasil e será exibida pela TV Escola, do Ministério da Educação. Em postagens nas redes sociais, Olavo disse que assistiu alguns vídeos sobre a “planicidade das superfícies aquáticas” e não conseguiu encontrar “até gora nada que os refute”.

Diante da reação favorável da plateia, Lula partiu para a galhofa. “Engraçado que é uma contradição. O mesmo tempo que o Bolsonaro tem o seu orientador intelectual que diz que a terra é plana, ele tem o único astronauta brasileiro (Marcos Pontes) no governo e que poderia desmentir”, provocou o petista.

O ex-presidente participou do lançamento do livro Lawfare: uma introdução escrito pelos advogados Cristiano Zanin, Valeska Martins e Rafael Valim. Os dois primeiros são responsáveis pela defesa do ex-presidente nos processos relativos à Lava Jato.

“LAWFARE” – No evento, que também teve a participação do ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates, os autores tentaram chamar atenção para o fenômeno do “lawfare” (guerra de leis, em inglês), que Zanin conceituou como o “uso estratégico do direito objetivando fins políticos, geopolíticos, militares e comerciais”, e que segundo o advogado é a base da atuação da Lava Jato contra o ex-presidente.

Lula disse que falaria pouco por causa de limitações da voz (ele teve câncer na laringe em 2011), mas fez um discurso de 36 minutos. Na maior parte do tempo o ex-presidente acusou a imprensa e setores do Judiciário de terem feito um complô para tirar o PT do governo e impedir que ele fosse candidato em 2018. Sobraram ataques ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e à Lava Jato.

FASCISMO – No final, o ex-presidente se voltou contra o governo Bolsonaro. “Nós agora vivemos um fascismo neste País. Impressionante”, disse Lula. “Estou com muita vontade de derrotar o fascismo neste País”.

Além de ironizar Olavo de Carvalho, o ex-presidente criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, por “entregar o patrimônio brasileiro” e o presidente da Funarte, Roberto Alvim, por ter ofendido a atriz Fernanda Montenegro. O discurso seguiu a estratégia anunciada por Lula logo depois de deixar a prisão de forçar a polarização com Bolsonaro.

20 thoughts on ““Governo tem mentor que acredita que a terra é plana”, ironiza Lula sobre Olavo de Carvalho

  1. Lula é lixo. Está nos livros de história no rodapé. Começou seu governo bem, mas om a índole que tinha, já tramava o que faria no seu governo para se dar bem. É um corrupto, queiram ou não. Ele pode esbravejar, xingar, babar, mas nada muda o que ele fez. Infelizmente a mídia ainda dá voz e canal para para as sandices dele. Um dia isso acaba, ele vai morrer e os adoradores dele, principalmente os jornalistas formados nas madrassas petistas também morrerão. É só dar tempo ao tempo, todos passaremos, mas uns não atrapalham um país e outros sim. Lula ainda terá o que merece, pela lei da vida. Ninguém fica impune pelos crimes que comete, ainda mais um ex-presidente que não se deu ao respeito, por sí próprio e pelo cargo que ocupou. Para a maioria da população, Lula já encheu o saco, só ele não percebeu isso. Pior pra ele! É a lei de Newton, ação e reação, quanto mais ele brigar para voltar a ser o que já foi, mais haverá rejeição. Sossega Lula, vai pra casa, cuida de seu mais novo romance, entre tantos outros enquanto estava com Dona Marisa e se penitencia por ter feito seus filhos sofrerem tanto pelas safadezas que você fez eles passarem para esconder seus roubos.

  2. .
    se o
    “”” “Governo tem mentor que acredita que a terra é plana” “””
    não sei, pode até ser…

    mas, COM CERTEZA,

    NÃO EXISTE A FIGURA DO EX-LADRÃO !!!
    .
    o Hiper, Super, Magno, Mega, Ultra, Macro, Deca-Maior L.A.D.R.Ã.O
    da história da humanidade,
    o Detento F.I.C.H.A.D.O 700004553820
    foi ENJAULADO e ENGAIOLADO porque É L.A.D.R.Ã.O !!!.

    para ninguém esquecer:
    7 0 0 0 0 4 5 5 3 8 2 0

    para decorar mais fácil:
    70000 455 3820

    L.A.D.R.Ã.O _ F.I.C.H.A.D.O !!!
    e n.i.n.g.u.é.m apagará este número, N.U.N.C.A !!!

  3. O maior ladrão do mundo não pára de falar merda. País corrupto é isto que dá, uma criatura das trevas solta falando M para todo canto que passa. E a mídia apoia e adora a figura do ladrão, bem estilo Folha e Globo. Que país é este?

  4. Independente do Sr. OLAVO DE CARVALHO acreditar no absurdo, se é que acredita mesmo, da Terra ser plana como um gigantesco prato raso, de dizer palavrões quase o tempo todo, etc, ele teve o mérito de enxergar antes que todos os outros a guinada para o CONSERVADORISMO na Política Brasileira.

    Nós mesmo fomos tomados de surpresa ao ver a fácil vitória de BOLSONARO/MOURÃO, contra tudo e contra todos, com um Partido Político inexpressivo então o PSL, sem tempo de TV, etc, e a derrota de Candidatos de Partidos grandes Tradicionais, com Candidatos muito mais experientes como Governadores, especialmente do maior Estado, de um grande Ministro da Fazenda, etc, etc.

    Esse mérito Ninguém lhe tira.

  5. Ele não é ex-presidente. Ele ainda é o presidente e dono do: PT, da CUT, do MST, da UNE, da APEOESP, e de muitos outros sindicatos. A única coisa que ele é “EX” (por enquanto) , é Ex-presidiário.

      • Bolsonaro e sua família são um corpo estranho que a “zelite” que realmente detém o poder nunca aceitou. o verdadeiro representante da “zelite” em Brasília é o louvadíssimo Rodrigo Maia, cortejado por todos, até pelo Lula, e tratado por muitos como futuro presidente, embora não tenha apoio popular para isso. Afinal, povo importa para que, nestes tristes trópicos?

  6. Audácia de um pinguço criminoso à procura de mais minutos de mídia, que certamente tem e sempre terá, pois tá quase tudo dominado.
    Professor Olavo deve estar dando boa gargalhadas e o pudim de cachaça satisfeito com o resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *