Greenwald ainda estava fora da mira da PF, mas agora deve passar a ser investigado

Resultado de imagem para greenwald charges

Agora vamos saber como as gravações chegaram até Greenwald

Carlos Newton

Reportagem de Amanda Pupo, no Estadão, revela que o diretor-geral de Polícia Federal, Maurício Valeixo, informou ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, dia 23, que não há inquérito policial instaurado para apurar a conduta do jornalista Glenn Greenwald, que está divulgando mensagens de celular do ministro Sérgio Moro e de procuradores da Lava Jato.

PETIÇÃO DA REDE – A manifestação da autoridade policial foi feita na ação em que a Rede Sustentabilidade, partido fundado por Marina Silva, pede que o STF declare inconstitucional a abertura de investigações contra o jornalista norte-americano, que é fundador e editor do site The Intercept Brasil.

Como se sabe, o partido de Marina entrou com essa ação no Supremo em 10 de julho, após o vazamento de supostas mensagens entre o então juiz federal Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, e membros da Operação Lava Jato, publicadas pelo site The Intercept.

QUEBRA DE SIGILO – No pedido ao Supremo, revela Amanda Pupo, a Rede Sustentabilidade afirma que “possivelmente” teria havido um pedido, no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), de quebra de sigilo de movimentações financeiras de Greenwald.

Recentemente, após um pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), o Coaf alegou sigilo e não esclareceu se está realizando algum tipo de análise sobre movimentações do jornalista. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também enviou ao tribunal um ofício no qual se disse “intrigado” com o pedido do TCU e disse que apenas o Coaf, por ser um órgão autônomo, poderia dar informações.

PEDIDO DO TCU – A reportagem do Estadão esclarece que os documentos foram enviados após o ministro Bruno Dantas, do TCU, relator de uma representação feita pelo Ministério Público de Contas, ter solicitado esclarecimento sobre uma notícia publicada no site O Antagonista, segundo a qual a PF pediu ao Coaf análise de movimentações financeiras do jornalista.

A notícia de O Antagonista era fake news, porque agora o delegado Valeixo confirma ao STF que foram consultadas as áreas técnicas da PF, “restando evidenciado que não há inquérito policial instaurado com o objetivo de apurar a conduta” do jornalista norte-americano.

CONCLUSÃO – Outros jornais deram matérias sobre o mesmo assunto, confirmando que Greenwald estava fora das investigações. Mas o jornalista pode passar a ser investigado a qualquer momento, dependendo do teor dos depoimentos dos hackers, que foram encontrados com “significativa quantia em dinheiro vivo” e o casal Gustavo/Suellen movimentou R$ 627 mil em apenas dois meses. Com certezam estavam sendo remunerados por elementos que têm interesse em destruir a Lava Jato, como tudo indica.

Confirmando-se que se trata de denúncia encomendada e remunerada, o caso policial muda de figura, aumenta a responsabilidade criminal dos envolvidos, de uma ponta a outra. Ou seja, desde o início, com os hackers que fizeram a captação ilegal, até o final, com o órgão de imprensa que as divulgou.

###
P.S.Assim, nota 10 para a Polícia Federal, que segue dando shows de eficiência. E agora tudo terá de ser explicado pelos hackers, em seus mínimos detalhes. E já se pode dizer que a batata de Glenn Greenwald está assando… (C.N.)

16 thoughts on “Greenwald ainda estava fora da mira da PF, mas agora deve passar a ser investigado

  1. A batata do Gegê vai assar rápido. E ele terá a oportunidade de escrever um livrinho bas-fond, vender para uma editora petista (ainda deve haver!) e tentar acertar as contas com o fisco americano. Ai, aí, aí…

  2. Tudo isso é para desviar a atenção do que está sendo publicado por Greenwald. Ninguém de cabeça boa pode admitir que um profissional como Greenwald vá dar uma pixotada dessa. Greenwald recebeu seu material de profissionais que militam fora do Brasil. Essa turma presa não passa de gente recrutada para tumultuar. O PT não tem dinheiro nem para comprar um cafezinho. Se fosse verdade faria o que com cagada dos hackers. Ia se complicar ainda mais.

    • Prezado Sr. Aquino, escrevestes bem sob o tema em tela …Lá vem mais uma armação da turma mafiosa , agora já estão armando para dizer que foi o PT … que como vc bem escreveu não tem grana nem para comprar um cafezinho …Kkkkk (mito boa colocação …) Mais uma vez o foco está sendo desviado pelos “policiais federais” que tb estão “recrutados” a serviço da destruição nacional … Tudo agora é PT..isso PT aquilo … MAS ninguém sabe onde está o “queiroz” ..onde vai a situação dos “laranjas”…etc..etc.. A verdade é o que vc escreveu TUDO P/ DESVIAR ATENÇÃO…das armações da máfia da lava jato ..cujo lider não sai dos EUA ..prestando contas a cia e ao dpto. de Estado …E com isso ninguém se preocupa …o modus operandi é tudo culpa do PT …pt..pt..pt… Um mantra dos infernos … e o PAÍS indo para o saco com o resultado desta podridão toda que é a lava jato …cujos lideres até insinuam ..”abrir empresa” para faturar em cima de uma situação armada … Como já dissemos aqui no blog …o PT ..já era …seu tempo passou ..teve a sua chance traiu os seus eleitores , agora é a vez do atual sistema por ora eleito ..e a cousa tá tão pior quanto a era do PT ..traira …O presidente eleito é um ASNO …nas devidas proporções da palavra, uma besta idiota ..cujos eleitores …estão ai ..decepcionados …e não tendo vergonha de assumir que elegeram uma mula ..que está destruindo a unidade nacional como tb o que resta de nossa pobre economia , jogam suas decepções somente no PT…PT..PT..PT…iSSO É LAMENTÁVEL.. pois quando deviamos OLHAR para o nosso futuro ..o futuro de nossos filhos e netos …estamos nós que estamos beirando a casa dos 60 para cima ..vendo a nação sendo destruida por um sistema que foi eleito só para dividir a nação …detonar o mercado interno e acabar de vez com nossa economia …
      Profundamente lamentável …
      ” O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre ..

  3. Para a PF será fácil rastear o dinheiro. Se for do PT ou de Greenwald em pouquissímo tempo a sociedade saberá. Só não podem é querer enganar com falsa versão.

  4. A REDE de Marina Silva ao pedir ao STF que declare inconstitucional a abertura de investigação contra o jornalista norte americano, mostra bem seu DNA petista.

  5. Quem diria, a Tribuna da Internet defendendo a violação do sigilo da fonte, só para enaltecer o Ministro Justiceiro e o Dallagnol, falam da Globo mas são idênticos.
    Quero ver a PF descobrir com essa rapidez o Queiroz e o mandante da execução de Mariele e seu Motorista.
    Que vergonha Tribuna da Internet, a partir de hoje vocês serão TRIBUNDA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.