Haddad desmoralizado: Russomanno faz sucesso até entre os petistas

Carlos Newton

Era só o que faltava. Além de estar liderando as pesquisas, o candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, já faz mais sucesso entre os eleitores petistas do que o próprio petista Fernando Haddad.

Segundo o Datafolha,  Russomanno tem 33% dos votos no grupo dos que dizem ser simpatizantes do PT, que são 24% dos eleitores. No mesmo universo, Haddad tem apenas 21%.

E não é só Russomanno que “rouba” petistas de Haddad. José Serra (PSDB) tem 13% entre os admiradores do PT. Gabriel Chalita (PMDB), Paulinho (PDT) e Soninha (PPS) têm 6% cada. E 8% dos simpatizantes do PT ainda não sabem em quem votar.

O comportamento dos simpatizantes do PSDB (8% dos eleitores) indica que 76% dos tucanos preferem Serra. Entre eles, Russomanno tem apenas 7%.

Esses dados mostram a dificuldade que Haddad encontrou até aqui para tornar-se conhecido. Enquanto Serra é conhecido por quase 100% do eleitorado (70% o conhecem muito bem), Haddad é de alguma forma conhecido por 64%. Mas só 13% dizem conhecê-lo muito bem.

Mesmo entre petistas a taxa de conhecimento de Haddad é baixa. Só 17% deles o conhecem muito bem. Outros 52% dizem conhecê-lo pouco ou só de ouvir falar. E 31% dos petistas simplesmente não conhecem Haddad. Por isso, ele pede que Lula e Dilmaapareçam mais vezes no horário gratuito. Lula até aceita, já que foi ele quem inventou o candidato petista. Quanto à presidente Dilma, é melhor Hadda não contar muito com ela.

Outro modo curioso de ver como está agindo o eleitor petista é dissecando o perfil dos eleitores de Russomanno, que lidera a disputa com 31%, tecnicamente empatado com os 27% de Serra (a margem de erro é de três pontos).

No grupo dos “mannos”, expressão usada nas campanhas para designar esses eleitores, 54% não tem simpatia por partido algum, taxa considerada normal. Mas 26% são simpatizantes do PT.

Quantos desses acham que Russomanno é petista? Se alguém fez essa pesquisa, preferiu não divulgá-la.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *