Hoje, 15 de março, completam-se 30 anos da posse de Brizola, no seu primeiro governo no RJ.

Mário Assis

Eu estava lá, no Palácio Guanabara apinhado de gente. Nunca assisti a manifestação espontânea da população carioca igual. As ruas do entorno do Palácio inteiramente tomadas pelo povo.

Um líder inesquecível

Foram muitas e importantes as realizações do Brizola nos dois governos do RJ. Destacam-se: a Linha Vermelha, sem cobrança de pedágio; o Sambódromo; a Universidade do Norte Fluminense, em Campos; a Fábrica de Escolas; a construção de 516 CIEP’s, gerando vagas para mais de 500 mil crianças; ainda na área da educação, a criação da FAETEC – escolas técnicas; a instituição do conceito de Defesa Civil, conferindo ao Corpo de Bombeiros as atribuições de salva-vidas nas praias e a criação do GSE.

E mais, as ambulâncias para socorrer as pessoas acidentadas na rua; os programas habitacionais e de saneamento, que resultaram numa significativa redução da mortalidade infantil no RJ; a Casa de Cultura Laura Avim; a criação do Parque da Pedra Branca; a assinatura do primeiro contrato para a despoluição da baia da Guanabara – enfim muitas realizações que, até hoje, são importantes para o estado e a cidade do Rio de Janeiro.

Para marcar esse momento, recupero um vídeo que tem um simbolismo extraordinário. O direito de resposta de Brizola, no Jornal Nacional da TV Globo. Uma grande e expressiva vitória política e judicial contra os veículos das Organizações Globo que perseguiram implacavelmente o governador Brizola nos seus dois governos.

Clique no Link abaixo:

http://www.youtu.be./watch?v=6t9azwROXqs

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *