Ibope: 41% estão otimistas com 2018, mas 86% acham que o governo é corrupto

Resultado de imagem para reeleicão de temer charges

Charge do Duke (dukechargista.com.br)

Daniel Bramatti
Estadão

A expectativa no governo federal é de que a melhora lenta da atividade econômica – incluindo os indicadores de crescimento, renda e emprego – se transforme em um ativo eleitoral para impulsionar um candidato governista na disputa presidencial do próximo ano.  Porém, a mais recente pesquisa do Ibope traz más notícias para Temer: mais de 80% da população considera que o governo brasileiro é corrupto, está no rumo errado e não respeita a vontade dos cidadãos. A pergunta específica sobre a economia em 2018 revela que 28% dos brasileiros preveem mais dificuldades em 2018, e que quase metade (48%) prevê que nada mudará em relação a este ano.

“Apesar de a economia dar sinais de melhora, ela ainda não está sendo percebida pela população, por isso a expectativa em relação ao próximo ano é a pior da série histórica medida desde 2010”, disse Márcia Cavallari, diretora executiva do Ibope.

MEIRELLES CITADO – O futuro de Temer está atrelado ao bom desempenho da economia principalmente porque o nome mais citado entre os possíveis candidatos da coalizão governista é justamente o de seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do PSD. A avaliação do Palácio do Planalto é a de que os indicadores de emprego e renda estarão mais favoráveis no próximo ano, o que dará aos governistas capital político para disputar a Presidência.

No final de setembro, levantamento do Ibope revelou que apenas 3% da população consideram a gestão de Temer ótima ou boa. Agora, o instituto fez um questionamento menos específico, sobre como será o ano que vem “de maneira geral”. Para 41%, será melhor (queda de 27 pontos porcentuais em relação à pesquisa de 2016). Para 29%, será pior (os pessimistas eram 17% há 12 meses).

O Ibope fez a pesquisa como parte de um estudo internacional sobre as expectativas em relação a 2018 e a percepção das populações de diferentes países sobre diversos governos e líderes mundiais.

CORRUPÇÃO – No caso do Brasil, 86% concordam com a afirmação de que o governo é corrupto. Para 81%, a vontade da população não é respeitada. Apenas 12% consideram que o País está sendo conduzido pelo caminho certo, e 85% opinam o contrário.

Segundo a pesquisa, há diferenças significativas nos níveis de otimismo em relação à economia nas distintas regiões do País. No Sul, por exemplo, apenas 14% dos moradores esperam prosperidade no ano que vem – sete pontos porcentuais a menos do que na média nacional. No outro extremo, o Norte/Centro-Oeste, 29% estão otimistas.

O levantamento do Ibope foi realizado entre os dias 20 e 27 de novembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95% – ou seja, se 100 pesquisas fossem feitas com a mesma metodologia, 95 teriam resultado dentro da margem de erro.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Ao contrário do que se pensa, a pesquisa é favorável a Temer, que vai considerar o resultado como um incentivo à sua candidatura. Afinal, 41% acham que 2018 será melhor do que 2017. Isto é tudo o que Temer queria ouvir para ficar animado com a possibilidade de reeleição. Para ele, não importa que 86% achem que o governo é corrupto. Temer não está nem aí e só pensa “naquilo”... (C.N.)

5 thoughts on “Ibope: 41% estão otimistas com 2018, mas 86% acham que o governo é corrupto

  1. O Brasil merece e precisa do repeteco de 2014-2018, quadriênio, que até agora ainda não começou, posto que tudo continua emperrado de mal a pior, graças à política-partidária-eleitoral e as eleições dos me$mo$ ? E TOME MAIS OBA-OBA ELEITORAL,da turma do mais dos me$mo$, ou seja, da confraria do continuísmo da mesmice. É como se o país fosse delle$ e nós suas vítimas, reféns, súditos e escravos, mantidos a pão e água no cativeiro dos me$mo$ , senhores e senhoras da ditadura partidária, do sistema político podre, do monopólio da dita cuja sobre as eleições, e a plutocracia putrefata dos me$mo$, fantasiada de democracia, com as suas portas completamente fechada para o Novo de Verdade, e nos quais, de quebra, somos obrigados a votar sob as penas da lei. É mole ? https://www.brasil247.com/pt/247/rs247/330013/Manuela-defende-em-vez-de-um-só-craque-um-time-para-a-disputa-política.ht

  2. OS POMBOS MAIORES, e menores, do sistema político apodrecido, bandido, só pensam naquilo: eleiçõe$, eleiçõe$, eleiçõe$…, nada mais lhes importa senão apenas eleições, mesmo com o país em frangalhos, arrasado, falido, por culpa das eleiçõe$ dos me$mo$. O fato é que os pombos maiores, e menores, do sistema político apodrecido, bandido, do capital velhaco, do establishment financeiro bandido, do partidarismo eleitoral, do golpismo ditatorial e dos seus tentáculos, velhaco$, da plutocracia putrefata dos me$mo$ com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia fantasiada de democracia, da guerra tribal primitiva, permanente e insana dos me$mo$ por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda tudo para elle$ e o resto que se dane, da política, do estado e do mercado capturados, dominado e manipulado por bandidos, do famigerado “quanto pior, melhor”, do fundo partidário, do fundo público e privado de campanhas, do famigerado “caixa dois coisa de bandidos”, do velho que já morreu mas que nem morto deixa o novo ocupar espaço e se estabelecer, não pensam noutra coisa senão eleiçõe$, eleiçõe$ e eleiçõe$”, à moda 171, nem que sejam sobre os cadáveres do país e da população. O pior de tudo é que disputar eleições contra os bravateiros, sofistas e esquemosos do sistema político podre é causa perdida, é a mesma coisa que jogar xadrez contra pombo: elle$ sobem no tabuleiro, derrubam as pedras, fazem a maior lambança, sujam tudo e depois ainda batem no peito e dizem que venceram a partida. http://www.tribunadainternet.com.br/ao-lancar-candidatura-alckmin-se-declara-exemplo-de-trabalho-e-seriedade/#comment-493931https://www.brasil247.com/pt/247/poder/329898/At%C3%A9-base-de-Temer-j%C3%A1-quer-apoiar-Lula-em-2018.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *