Ibope diz que Dilma continua despencando e Marina já empata com ela no segundo turno

Do Estado de S. Paulo

Pesquisa nacional Ibope feita em parceria com o Estadão entre quinta-feira e domingo passados  revela um cenário bem mais competitivo da sucessão presidencial de 2014. No cenário com quatro candidatos a presidente, Dilma tem 30% das intenções de voto estimuladas, contra 22% de Marina Silva (sem partido), 13% de Aécio Neves (PSDB) e 5% de Eduardo Campos (PSB). Contra os mesmos adversários, Lula chegaria a 41%, e os adversários ficariam, respectivamente, com 18%, 12% e 3%. Por comparação, a taxa de Lula é 37% maior que a de Dilma.

Na simulação de segundo turno entre a presidente Dilma Rousseff  e Marina, as duas aparecem tecnicamente empatadas: Dilma tem 35% contra 34% de Marina. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Outros 19% dizem que, nesse cenário de segundo turno, anulariam ou votariam em branco. E os 13% restantes não souberam ou não quiseram responder. A alta taxa de branco/nulo é mais um indicativo do descontentamento do eleitor com os políticos.

Apenas Marina consegue empatar com Dilma nas simulações de segundo turno pesquisadas pelo Ibope. No confronto dois a dois contra Aécio Neves (PSDB), a presidente leva 12 pontos de vantagem: 38% a 26%. A taxa de branco/nulo, porém, sobe de 19% para 24% nesse cenário, mostrando que parte dos eleitores que votariam em Marina preferem anular a votar no tucano.

Contra Eduardo Campos (PSB) ou contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, Dilma teria uma vantagem mais folgada do que contra Aécio. A presidente bateria o governador de Pernambuco por 39% a 19%, e venceria Barbosa por 40% a 22%, se a eleição fosse hoje. Esses foram os únicos cenários testados pelo Ibope como simulações de segundo turno.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

8 thoughts on “Ibope diz que Dilma continua despencando e Marina já empata com ela no segundo turno

  1. Horridus, melhor pseudônimo não lhe caberia. Mas, neoliberal por neoliberal, pois Dilma e Lula o são, nada melhor que colocar na presidência outro neoliberal, menos ineficiente,porém.Em que estrela ele se esconde?

  2. Com o MPL (Movimento Passe Livre) pressionando até 2014 vamos ter várias pesquisas e várias danças das cadeiras. O único problema é que as moscas ~sao as mesmas.

  3. Candidaturas e pesquisas que aí estão não representam e nem refletem a Verdade das ruas do Brasil. Marina, Itau, Natura, CIA da mesmice e o quebra-quebra das ruas. Marina Antonieta da Silva, talvez seja o nome do novo filme que Marina esteja tentando protagonizar, crente de que seja possível enganar os manifestantes conscientes, decididos e bem determinados que lutam pelo Novo Brasil de Verdade. Aliás, o quebra-quebra preferencial de lojas da rede Itaú, por manifestantes mais exaltados, talvez já seja um recado direto e expressivo para Marina, à moda piruá ou pipoca. E em sendo crente, Marina sabe que é impossível servir a dois Senhores ao mesmo tempo, muito menos navegar com os mesmos pés em várias canoas ao mesmo tempo. A Revolução, todavia, está em marcha, com nome, sobrenome, começo, meio e fim, talhada para a liderança natural que Marina tem consciência que não é ela. E na hora H será impossível o camando em mãos de impostores ou impostoras políticos temporais. Portanto, o ideal é que Marina não brinque com coisa tão séria e diga logo qual é a sua e até que ponto o seu caminhãozinho de pneus arriados é capaz de responder, sinceramente, a tanta e tamanha espectativa popular e a carga tão pesada que vem por aí, face às quais, no frigir dos ovos, ver-se-a que de nada adiantou tentar se apropriar de um discurso novo alheio já pronto e construido a duras penas ao logo dos últimos 20 anos, enquanto a mesma se deleitava no poder, que ela sabe que não é seu, que apropriar-se de coisa alheia dá castigo, que o Paí a tudo vê, e que na hora H o sapato histórico (RPL-PNBC-ME) foi confeccionado para ser calçado nos pés certos . O povo brasileiro, sofrido, não agüenta mais 171 eleitoral. Chega de falsos profetas e profetizas, oportunistas. Aliás, a Revolução Popular Pacífica que está nas ruas não precisa de dinheiro do Itaú e nem da Natura (a elite financeira cheirosa), que tb são alvos das ruas, ao que parece. Entenderam, Marina e marineiros, ou preferem que desenhemos ?

  4. Com esse sistema que aí estar de nada adianta um despencar, pois todos representam amesmice. Agora virou moda, quando chegam ao poder e sofrem pressões, os culpados por todos os desmandos rapidamente são encontrados, dizendo a culpa são dos governos anteriores que nada fizeram, no entanto antes das eleições prometem tudo.

    A maioria destes pseudos candidátos ou já fizeram parte do governo, ou seus partidos formam a base do governo. Eles não significam mundanças, portanto não podem representar a esperança do povo brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *