Ibope: O povo e Bolsonaro não agiram bem para conter a Covid-19, diz pesquisa do IBope

Bolsonaro reconhece falta de comprovação da cloroquina, mas diz que muitos foram curados - 21/05/2020 - UOL Economia

Bolsonaro se tornou o garoto-propaganda da Cloroquina

Pedro do Coutto

Pesquisa do Ibope publicada domingo em O Globo, reportagem de Rafael Garcia, revelou que para 38% a culpa de não ter agido para conter o avanço do coronavirus pertente à própria população do país. Para 33% a responsabilidade é do presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa está correta. Veem-se todos os dias nas emissoras de televisão e nas fotos de jornais aglomerações contra as quais os especialistas em saúde pública são unânimes em considerar um ato nocivo na luta conta a pandemia.

O contágio a curta distância realmente é um perigo, simplesmente ignorado por expressiva e irresponsável atitude de parte da população. Praias cheias contrariando a orientação lógica.

POSTURA ERRADA – Para 33%, a culpa é do presidente Bolsonaro porque adota comportamentos públicos absolutamente inadequados e que também vão de encontro às orientações científicas.

O fato é que a contaminação continua em ritmo desaconselhável, embora tenha se reduzido no país com exceção de no estado do Rio de Janeiro. Nas últimas 24 horas, por exemplo evidenciaram-se 40.000 novos casos para um total em números redondos de 4 milhões de contaminados: 1%. Mas no que se refere aos óbitos no Brasil o percentual de crescimento continua em 3,5% ao dia. Basta ver que para 4 milhões de contaminados o número de óbitos ficou em 128 mil.

VOLTA ÀS AULAS – O IbopeE focalizou também, reportagem de Bruno Alfano, O Globo de hoje, que 72% da população brasileira são contra a volta das aulas presenciais nas redes de ensino. O Instituto esclareceu que as duas pesquisas estão contidas nas classes A,B e C. Não incluindo assim os grupos D e E, os quais compõem as parcelas bastante altas da população em geral. Para mim as classes D e E abrangem cerca de 35% da população.

Entretanto, as classes A,B e C já funcionam para projetar um panorama. Ele seria pior se fossem ouvidas as classes D e E. Vale sempre acentuar que 55% dos que trabalham no Brasil ganham até 2,5 salários mínimos.

APOSENTADORIA – Manoel Ventura, em reportagem do Globo de hoje, revela que 35% dos funcionários públicos do país encontram-se perto da aposentadoria.

Nos próximos cinco anos, 22% terão condições de se aposentar, ou seja, 110 mil. Até 2030 35% reunirão as condições necessárias a passar para a inatividade.

Penso que a ameaça da perda de direitos, embora negada por Bolsonaro, dá margem a que os funcionalismo apressem seus pedidos de aposentadoria.

FHC CONTRA REELEIÇÃO? – Em artigo publicado domingo em O Globo e no O Estado de São Paulo, o ex-presidente FHC afirma que o apoio que deu à reeleição foi um erro. Causou muito mais problemas ao país do que aqueles que se propunha a resolver. O tempo ideal seria de 5 anos como foi no período JK.

A meu ver o equívoco maior foi a comparação feita por FHC com o calendário dos EUA. Me lembro da tese de Santiago Dantas. Nos EUA a economia privada é tão forte quanto a do Estado, o que torna o eleitorado menos dependente das ações de governo. No Brasil os eleitores dependem muito mais dos governos do que da iniciativa privada.

A iniciativa privada, por sua vez, depende substancialmente do governo. Veja-se o caso da Lava Jato que foi capaz até de abalar a Petrobrás.

9 thoughts on “Ibope: O povo e Bolsonaro não agiram bem para conter a Covid-19, diz pesquisa do IBope

  1. Precisou afastar um governador para que começassem a “raciocinar” (?) e perceberem que de nada adiantou STF e Congresso exigirem a liberação de dinheiro para que governadores e prefeitos “combatessem” a pandemia através de suas utilíssimas secretarias (estaduais e municipais, respectivamente) de “saúde”.

  2. O TucaPobe esqueceu de citar o famoso médico-ator da Rede Goebbles.
    Dr. Crauzio Varicela foi um dos primeiros a dizer que a peste comunista ching-lingnesa não ia dar em nada, ele próprio em video que sairia ás ruas sem problemas, era só uma gripezinha de mérida,
    Agora é garoto-propaganda do TSE.,
    Cada vez que abre a boca é um atoleiro de hipocrisia e demagogia.

    • OBS. Enquanto os mesários vão trabalhar de graça, mais de 10 horas, o Partido Corruptos vão dividir o bolo de 3,7 bilhões do fundo partidário….

      Viva os Corruptos!!!

      eh!eh!eh

  3. FHC só “descobriu” agora que a reeleição é um erro porque agora ele já não está mais na presidência e não pode mais usar a máquina pública em benefício próprio, além do que o eleitorado não quer mais saber dele pra nada. Quando foi presidente, FHC não viu nenhum problema em comprar sua reeleição, tanto no Congresso como na eleição de 1998.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *