
Charge do Simanca, reproduzida de A Tarde
José Roberto de Toledo e Daniel Bramatti
Estadão
Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos.
A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope.
TUCANOS EM QUEDA – Os três principais nomes do PSDB, por sua vez, viram seu potencial de voto diminuir ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.
O Ibope testou pela primeira vez o potencial do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma eleição para presidente. Embora seja muito menos conhecido do que seus colegas de PSDB (44% de desconhecimento, contra 24% de Alckmin e 16% de Serra e Aécio), Doria já tem 24% de eleitores potenciais (metade votaria com certeza), ou seja, tanto quanto os outros tucanos, levando-se em conta a margem de erro. Mas sua vantagem é ter uma rejeição muito menor que a dos concorrentes dentro do partido: 32%.
MARINA SEM FORÇA – Assim como os nomes tradicionais do PSDB, a ex-ministra Marina Silva (Rede) sofreu redução de potencial de voto e aumento da rejeição. Agora, um terço dos eleitores a indicam como possível opção – eram 39% há um ano.
Método. Entre os dias 7 e 11 de abril, o Ibope realizou 2.002 entrevistas face a face, em 143 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. As perguntas eleitorais fizeram parte da pesquisa que o instituto conduz mensalmente com questionário variável, o chamado BUS.
Na pesquisa de potencial de voto, o entrevistador apresenta um nome de cada vez e pede ao eleitor que escolha qual frase descreve melhor sua opinião sobre aquela pessoa: se votaria nela com certeza, se poderia votar, se não votaria de jeito nenhum, ou se não a conhece o suficiente para opinar. É diferente da intenção de voto. Se aplica especialmente quando falta muito tempo até a eleição e as candidaturas ainda estão incertas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Em tradução simultânea, o fato é que o presidente Michel Temer, devido a sua extraordinária inabilidade político, já conseguiu ressuscitar Lula politicamente. Temer está enchendo a bolsa de Lula, é isso que as pesquisas estão mostrando. (C.N.)
Quando alguém, com defeitos como possui Lula, começa a aparentar ser “melhor” – comparação entre Lula e Temer,, a tradução correta é que existe uma enorme INCAPACIDADE DE AVALIAR PESSOAS E SEUS ATOS por parte dos eleitores..
Fica assim reafirmada a falta de qualidade, de sanidade, de responsabilidade, de ética e de conhecimento, de uma parcela considerável da sociedade brasileira.
Solução? Se a maioria quer as coisas corretas, tem de derrotar Lula. Se for minoria, ou aguenta o tranco ou procura outras saídas.
Fallavena
Os economistas em geral apontam a política econômica aplicada durante os anos de governos petistas como responsáveis pela crise econômica brasileira atual – mesmo que esta crise tenha sido agravada pelo atual governo, apesar de todos os avanços que foram alcançados nos dois primeiros mandatos do ex-presidente Lula, como o Programa Minha Casa Minha Vida. O Brasil está superendividado, tanto o setor público quanto as famílias e as empresas, além de pagarmos os maiores juros do mundo – sequer temos capacidade para poupar. Se voltar ao poder, a única forma de retormar o crescimento econômico de acordo com os princípios petistas será através da expansão do crédito com mais endividamento para as famílias e empresas. A grande dúvida que se põe – e aqui não se trata de uma questão política – é se a sociedade tem capacidade financeira e os bancos disposição para conceder crédito, pois não há outra forma de fazer voltar a economia a crescer, já que os rendimento salariais estarão congelados nos próximos anos, bem como também os gastos públicos por medida constitucional já aprovada pelo Congresso, a PEC 55. Além do que com a terceirização do emprego avançando, haverá uma precarização do mercado de trabalho, com consequente queda na renda dos trabalhadores que forem terceirizados. Fica uma pergunta: como o PT fará para reativar a economia brasileira em um provável novo governo com tantos entraves, pois não existirão de forma alguma as condições do passado? É preciso desde já entender que toda a campanha presidencial do PT se fará em cima da retomada do crescimento econômico e da geração de empregos. Aguardo comentários.
A única certeza q temos é que o povo sempre foi de esquerda na economia e de direita nos costumes. E tende assim a escolher um candidato alinhado. Além disso, todo candidato que for visto como aliado de Temer vai ser alvo de desconfiança do eleitor. Temer e sua trupe vão ser escorraçados pelo eleitor.
Tudo bem Wagner,
Concordo com algumas colocações desse comentário sobre o meu comentário anterior, pois minhas opiniões se baseiam naquilo que leio diariamente na imprensa. Espero que a terceirização crie mais empregos no Brasil, pois há décadas fala-se da carga trabalhista sobre as empresas. Mas o que realmente me preocupa é a possibilidade do PT voltar ao poder, pois cometerá os mesmos erros que nos levaram a essa crise severa. Embora acho improvável que Lula consiga se eleger com 50% de rejeição. Não fico chateado com qualquer crítica aos meus comentários, porque o que mais admiro aqui nessa Tribuna são comentários que corrigem os eventuais erros cometidos e são sempre bem-vindos. Aguardo mais comentários com este. Um abraço!
A meu ver, o SISTEMA que realmente controla o Poder ( Representantes do Alto Capital Nacional e Internacional, indiretamente também controladores das Medias de Massa, etc), por algum motivo não querem mais o hábil Político Presidente LULA na Presidência da República.
Portanto, quanto mais sobe nas Pesquisas, é maior o risco do Presidente LULA, de alguma maneira, vir a ser INELEGÍVEL.
Vamos esperar para ver.
SITE PARA ACOMPANHAMENTO DA LAVA-JATO
http://lavajato.mpf.mp.br/
PT gastando com pesquisas “ENCOMENDADAS” o que roubou da nação.
Se Lula for à padaria da esquina será linchado.
Filho de Lula não se elegeu vereador no berço do petismo.
LULA ACABOU.
PT TAMBÉM.
Tudo bem Joca?
Há poucos mêses um jornalista que tinha a cara de Lula quase foi linchado. Veja aqui o link. Coitado dele > http://cidadeverde.com/noticias/190266/fotografo-e-confundido-com-lula-e-apanha-em-belo-horizonte
Ah…… meus do céu, quanta mentira e tem trouxa que acredita!!! Mas Temer é péssimo. Fora todos!!!
O mais honesto é delatado semanalmente por diversos crimes e sua rejeição continua caindo. Legal. Isso eu chamo coerência dos institutos de pesquisas e/ou dos eleitores. Se continuar assim vai ser eleito papa no próximo conclave. Te cuida Francisco!
Santa ingenuidade. Acreditar em pesquisas do DATAROLHA, VOX PURPURA E IBÓPIO.
Depois que a mídia foi delatada, e isso aparece aqui no TI eu tenho medo.
Independente da observação de Newton ao final do artigo, acusando Temer como o melhor cabo eleitoral de Lula indiscutivelmente, a questão primordial é o povo optar por este criminoso!
Afinal das contas, que tipo de gente o Brasil é composto?
Idiotas, imbecis, palermas, desonestos, corruptos, alienados, irresponsáveis, patifes, canalhas …
Como pode o cidadão que foi roubado e explorado pelo chefe da quadrilha petista, e esta mesma pessoa querer o retorno do causador da sua desgraça, representada pelo desemprego e recessão econômica?!
Que instituiu a corrupção?!
Que instalou ladrões no poder, a ponto de vários ministros petistas e tesoureiros da quadrilha estão presos?!
Que condenou milhões à miséria?!
Que é o responsável direto e único pela violência no país, que ceifa a vida de milhares de pessoas a cada ano?!
Que povo é o brasileiro?!
Certamente a decepção maior não é constatar a desonestidade dos Três Poderes (no Judiciário refiro-me ao STF), mas registrar a ignorância de um povo e também a sua maldade, quando escolhe uma pessoa abjeta e deletéria como presidente da República!
Qual é a intenção do brasileiro com esta decisão, de eleger Lula, o ladrão?!
O abonador de Temer na Vice-presidência da República sempre foi o ex-presidente.
Temer afinal foi apoiado pelo ex sempre.
A Real Política não aparece sequer nas memórias do Príncipe da Sociologia.
E foi eleito com a ex.
Os votos que elegeram aquela também elegeram este de plantão sempre a serviço do Rei.
Quem pode manda…
Triste realidade…
Caro Jornalista,
Caro Bendl,
Isso já discutíamos por aqui, há uns DOIS ANOS ATRÁS:
-Se, após o PT gastar com a festa, a Dilma deveria prosseguir no governo, convidar os sobreviventes para pagar a conta e ENTERRAR definitivamente a quadrilha ou se ela deveria sair do Planalto antes da conta ser cobrada e o país correr o risco do PT voltar ao poder em 2018.
Como ela saiu antes, o risco do PT posar de bonzinho e voltar em 2018 é real. Ainda mais agora, quando o partido virou o defensor da Previdência…
Perfeito, Francisco Vieira, perfeito!
Dilma deveria ter concluído o seu mandato, e enterrar o pais de vez,
Assim, impediria a candidatura de Lula ou de qualquer outro petita ao Planalto.
Assim, com esta antecipação, o PT tem a seu favor o tempo para ser oposição às reformas absurdas propostas por Temer, e voltar ao jogo das eleições, desgraçadamente!
Agora, vamos e venhamos, e se a queda de Dilma foi um plano do PT?!
E se o impeachment da corrupta e desonesta Dilma não foi proposital, de modo que Lula possa voltar ao poder?!
Um abraço, xará.
Saúde e paz.
Em 2002 dom lula teve a preferência de 34% do total de eleitores no 1° turno. Em 2006 foram 37%. O nordeste tem somente 27% dos eleitores.
Quem acreditar nestas pesquisas feitas em uma esquina, estrategicamente escolhida, ou no celular “sorteado” pouco conhece de matemática.
1) Lula NÃO será candidato.
2) Se for, vai para o segundo turno, MAS NÃO GANHA;
3) Hoje, ele é o candidato dos sonhos da direita.
Issu issu issu! Vai ser reeleito e vai continuar a fazer o que sempre andava fazendo! Sabia desde o princípio!
Em um país onde a pratica da ética é virtude em vez dever , não causa qualquer espanto uma gama da sociedade ainda dizer que vota no bebum de rosemeri , um país onde a qualidade do ensino é o que é , isso por si só desvenda onde vamos chegar !
Caros tribunários,
Faço minhas as palavras de Rodrigo da Silva, editor do Spotniks, abaixo transcritas.
O dono do Vox Populi é um cidadão chamado Marcos Coimbra.
Se você não ligou o nome à pessoa, Marcos é colunista da Carta Capital, revista acusada na Lava Jato de receber mais de R$ 8 milhões da Odebrecht para favorecer Lula junto à opinião pública.
Seu instituto foi alvo de busca e apreensão na sexta fase da Operação Acrônimo, acusado de intermediar repasses da empreiteira JHSF para a campanha do petista Fernando Pimentel ao governo de Minas.
Também está no radar da Lava Jato, acusado de ter recebido clandestinamente R$ 10 milhões da Andrade Gutierrez S.A. para comprar “pesquisas” para a campanha de Dilma Rousseff.
É esse cidadão – sociólogo, militante, historicamente comprometido com uma identidade político-partidária, dono de um “instituto de pesquisa” investigado pela Polícia Federal – que hoje utiliza sua empresa para divulgar uma “pesquisa eleitoral” que decreta a vitória de Lula em 2018 no primeiro turno.
Sim, o mesmo Lula com 57% de rejeição nos demais intitutos de pesquisa.
O mesmo Lula que há meros seis meses literalmente não conseguiu eleger nem o próprio filho vereador em São Bernardo do Campo.
O mesmo Lula que na última eleição viu o seu partido perder seis de cada dez votos que recebeu na eleição anterior, angariando menos apoio ao redor do país que o PTB de Roberto Jefferson.
A pesquisa foi amplamente difundida nessa manhã por sites como Brasil 247 e Rede Brasil Atual, ambos investigados pela Lava Jato.
E o nome que se dá a isso, você já ouviu certamente outras vezes: manipulação de massa.
A receita é simples, fácil de realizar. Cria-se uma “revista”, um “instituto de pesquisa” e “blogs independentes” que possam replicar o discurso oficial de um partido político, capaz de influenciar diretamente a construção argumentativa de seus militantes, que por sua vez repassam esse conteúdo adiante para seus amigos e familiares.
E o discurso agora é: Lula preso será um golpe contra as eleições de 2018. “Imprensa”, “institutos de pesquisa” e “formadores de opinião” confirmam isso. Dureza, não?
Sabe o pior? No país da malandragem, não falta otário para cair nesse esquema ponzi de falsificação da opinião pública.
– Rodrigo da Silva, editor do Spotniks
Caros tribunários,
Convidem o Sr. Luiz Inácio (Lula) da Silva para percorrer toda a Av. Paulista e a Av. Rio Branco na cidade do Rio de Janeiro em um dia útil e certamente saberemos se os resultados dessas pesquisas são verdadeiros ou não.
A sorte da turma incompetente de esquerda ( João Goulart, Lula-Dilma) é que a direita sofre de ejaculação precoce.
Se tivessem deixado Jango completar o mandato do seu governo confuso, nas eleições de 1965 a turma de Jango teria tido um resultado pífio. Mas a direita fez o que fez, e Jango virou mito.
Agora em 2016, TUDO DE NOVO.